Reforçar medo, insegurança e nervosismo. Traumas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta jul 05, 2013 7:45 pm

anja-azul Escreveu:eu falo por mim, tanto mais que os meus cães andam entre os dez e 13 anos. pois...já passaram por muita 2tortura". mas onde é que leu que eu era contra esse tipo de trabalho com outros animais?
de facto para mim este não é um problema prioritário. se não tivesse outros mais graves para resolver, provavelmente já me teria debruçado sobre o assunto.
este é mais uma questão, ou discussão que não leva a lado nenhum. mas obrigado pela sua preocupação
Há duas razões para eu achar que não se estava apenas a referir aos seus animais:

Primeiro, quando a Anja diz:
os cães têm um ouvido muito apurado.
ou
é um comportamento normal nos cães tal como tantos outros.
parece-me que se está a referir a algo de âmbito maior do que o universo restrito dos seus cães; parece-me que se está a referir a uma certa natureza dos cães em geral. Não acha?

Segundo:
imagine que um qualquer user abre um tópico a dizer que está preocupado com o facto, sei lá, de o respectivo cão dormir de dia e não à noite; depois, aparecem algumas pessoas a dar alguns conselhos para que ele reverta a situação; agora imagine que eu entro na discussão e digo que "o meu cão também dorme mais de dia do que de noite e eu não me preocupo"...
O que é que a Anja iria interpretar da minha participação? Que eu estava apenas a falar por mim, e a documentar o "meu caso"? Ou que eu estava a dizer ao user que isso não era motivo algum para preocupação? Se eu estivesse apenas a falar "por mim" e dos meus cães, para que é que eu teria participado no tópico, sequer? Parece-me bastante plausível que a minha intervenção tivesse a ver com algo mais do que, simplesmente, "o meu caso". Estaria, do alto da minha boa fé, a tentar dar o meu exemplo para tentar transmitir ao user do tópico que não era motivo para preocupação. Agora, a falar apenas e só de mim, não parece, pois não?
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jul 05, 2013 9:35 pm

Fica aqui um vídeo para ficarem a pensar
https://www.youtube.com/watch?v=5jg6JXJeTu8

Obviamente não concordo com esta prank, mas já que o vídeo existe que sirva de exemplo.
A única pessoa que agiu de forma correcta foi a que ia com um cachorro (penso que será um futuro cão de assistência, mas não tenho a certeza). Viu que o cão se sentia desconfortável com o objecto estranho, parou, e mostrou ao cão que estava tudo bem e que não tinha que ter medo.

O resto das pessoas ou arrastou o cão para a situação desconfortável ou deram uns puxões em estranguladoras/pinch collars e siga para a frente. Nenhum destes cães aprendeu que o estímulo não era assustador/ameaçador!

O cão cuja dona demonstrou que ele não tinha que ter medo, provavelmente numa próxima passagem por um objecto semelhante já irá mais calmo. (claro que se houver um anormal a saltar de lá lhe pode estragar o trabalho... mas pronto.)
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado jul 06, 2013 12:13 am

MiMoo Escreveu:Fica aqui um vídeo para ficarem a pensar
https://www.youtube.com/watch?v=5jg6JXJeTu8

Obviamente não concordo com esta prank, mas já que o vídeo existe que sirva de exemplo.
A única pessoa que agiu de forma correcta foi a que ia com um cachorro (penso que será um futuro cão de assistência, mas não tenho a certeza). Viu que o cão se sentia desconfortável com o objecto estranho, parou, e mostrou ao cão que estava tudo bem e que não tinha que ter medo.

O resto das pessoas ou arrastou o cão para a situação desconfortável ou deram uns puxões em estranguladoras/pinch collars e siga para a frente. Nenhum destes cães aprendeu que o estímulo não era assustador/ameaçador!

O cão cuja dona demonstrou que ele não tinha que ter medo, provavelmente numa próxima passagem por um objecto semelhante já irá mais calmo. (claro que se houver um anormal a saltar de lá lhe pode estragar o trabalho... mas pronto.)
Ora aí está: à parte o extremo mau gosto da ideia peregrina de se andar a assustar cães no meio da rua, o exemplo da senhora do golden é um bom exemplo de como a socialização (por antecipação) ou dessensibilização ("a posteriori") não tem nada a ver com "expor os cães a torturas". Esse tipo de exposição é exemplificado no caso da senhora de óculos e cachecol, que acha muita piada à reactividade do seu cão... Pôr as duas coisas no mesmo saco é, como está bem à vista, um erro colossal.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jul 10, 2013 4:09 pm

http://dogascopilot.wordpress.com/2013/ ... -behavior/
Mais um artigo sobre o reforçar do medo. O vídeo dá para entender.
Responder

Voltar para “Cães”