Evolução/Personalização das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta ago 26, 2004 8:59 am

noInfo Escreveu: FAbarm

obrigado já entendi ;)
tb tive a pesquizar...já sei exatamente o que é uma espera :)
Já teria entendido mais cedo se tivesse lido o que lhe foi dito.
E uma coisa é fazer esperas, outra coisa é ser furtivo. E se há coisa que não suporto são caçadores furtivos.
MMPA
Membro Veterano

quinta ago 26, 2004 9:16 am

—1—O exercício da caça ao javali à espera obedece ainda aos seguintes requisitos:

a) Os dias e locais de espera serão estabelecidos pela administração da ZCS e publicitados por edital do IF;

b) As esperas começam em cada dia pelo crepúsculo da tarde (uma hora antes do pôr do Sol) e terminam às 2 horas da madrugada seguinte;

c) A jornada de caça terminará logo que o caçador tenha disparado sobre o animal;

d) Nas esperas ao javali é proibido atirar a outras espécies;

e) É da responsabilidade do caçador cobrar o animal que tenha ferido e cujo ferimento não tenha provocado a sua morte imediata;

f) Para efeitos do disposto na alínea anterior, pode o caçador, na manhã do dia seguinte ao da espera, fazer-se acompanhar de um cão apropriado, respeitando, porém, as limitações ao seu uso que lhe forem indicadas pelo guia indigitado para o acompanhar;

g) A autorização especial de caça dá direito a efectuar esperas em duas noites seguidas;

h) Além do valor da taxa de inscrição, cada caçador pagará ainda uma importância adicional caso o animal abatido seja macho e o comprimento médio da parte exposta das navalhas ou presas exceder 4 cm (o comprimento é medido ao longo da aresta exterior das navalhas), de acordo com os seguintes escalões:

1) Entre 4 cm e 6,5 cm;

2) Entre 6,6 cm e 7,8 cm;

3) Superior a 7,8 cm;

i) Serão ainda devidas taxas adicionais em caso de tiro falhado ou de animais feridos e não rematados;

j) Se por desobediência à indicação do guia o caçador atirar sobre o animal que não o indicado, pagará uma importância a fixar caso a caso, acrescida do valor do respectivo troféu, independentemente de eventual procedimento criminal.

2—As montarias organizadas nas ZCS regem-se pelas normas constantes do Regulamento de Montarias e Batidas aos Javalis, sendo garantida ao proprietário de cada matilha, com o mínimo de 25 cães, participante na montaria a ocupação de um posto.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sexta ago 27, 2004 1:37 am

MMPA

1º a conversa era com o FAbarm, onde já ng estava a discutir se era uma dita espera legal ou nao...apenas estavamos a discutir até que ponto a simples intrevençao dos caes numa espera poderia ser condenavel!

2º para ficar bem claro, lei com atençao pfv
eu nao sou caçador, nem sequer aprecio caça, embora respeite quem a pratique!
dps o meu unico e exclusivo interesse nesta historia toda são os cães e a sua funcionalidade , logo das vezes que eu acompanhei caçadas foi somente no sentido de poder apreciar o trabalho dos cães, desde caça com caes de parar, retrievers, montarias....todas elas legais
agora a situaçao que falei, em que acompanhei 3 vezes..., era de facto uma suposta espera de caça grossa..que pelos vistos, nao pode ser bem encarada como tal...
como já disse foi em propriedade privada de um familiar de um dos caçadores que eu acompanhei(amigo meu), e a unica coisa que foi feita que difere da chamada espera...foi o facto de ter 2 dogos argentinos presentes!
a espera foi feita num local estratégico, tal como a "legal", onde em 1 das vezes ao ser avistada a presa é disparado um tiro..que apenas a debilita! onde entao é dada a ordem aos caes para preseguir a presa com intençao de lhe travar a fuga! o que de facto aconteceu a uns bons metros á frente...onde a presa é intreceptada e agarrada pelo pescoço e focinho por ambos os caes...que lhe levou ao aceleramento da morte devido ao ferimento já existente! ( das outras duas vezes a presa tem morte instantânea, logo os caes embora presentes nao sao utilizados!)
bem... isto pode ser ilegal! eu por acaso desconhecia...mas na minha opinião nao vejo assim grande gravidade na questao!
pq embora nao aprecie caça como já referi, existem coisas que se pensar bem metem-me muito mais confusao, como por exemplo a carne comprada no supermercado..que tantas vezes me alimenta, que é proveniente de exploraçoes animais! onde estes de certeza nao possuem grande qualidade de vida desde o momento que nascem até ao seu abate!

MMPA, devido as suas intervençoes de caracter arrogante, e se dps desta explicaçao ainda tem alguma coisa a dizer contra a minha pessoa diga logo directamente e sem rodeios...
uma coisa que eu nao suporto sao pessoas que não têm a capacidade de ser frontais!

se estou enganado no juizo de valor que lhe tou a atribuir, peço as minhas mais sinseras desculpas!

cmp
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 27, 2004 1:52 am

Bem... este tópico ganhou asas...
noInfo Escreveu: Fang

na sua opinião qual deverá ser o criterio de avaliaçao de diferentes linhas?
O critério deve ser sempre o estalão da raça como é obvio.
Quanto a mim, dentro disso, deverse-ia avaliar em 1º lugar o cão pelo seu conjunto.
Mas bem sabemos que há juizes que valorizam mais a cabeça, outros os movimentos, outros o topline, etc.
noInfo Escreveu: o exemplo destas 2 situaçoes devido á marca pessoal resultante da opção de um criador!
como deverao ser classificadas?
ai é que está o problema! estando dentro do estalao, a avaliçao dependerá da interpretação de um juiz fudamentada pelo seu gosto pessoal!
Se assim não fosse ganhavam sempre os cães de determinada linha.
E não é isso que acontece. Tal como os criadores tambem os juizes têm gostos pessoais.
noInfo Escreveu: mas isto tb foi feito para ser assim..é o que dá luta e interesse á coisa!

cmp
Ora bem... senão teriamos que andar a criar fotocópias e nunca teriamos a NOSSA visão sobre o estalão da raça.
No entanto há raças que têm o estalão mais rígido que outras e que não dá assim tanta margem de manobra... ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sexta ago 27, 2004 2:14 am

Fang

ora ai está! ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 27, 2004 2:41 am

FAbarm Escreveu:
nelsonk Escreveu: as leis de caça são uma pouca vergonha neste país e que eu saiba na maioria dos países europeus mas a verdade é que se ñ se inserir dentro dos casos que o MMPA referiu é muito dificil proibir a caça dentro de um terreno que seja nosso e ser dono do terreno ñ quer dizer que possa caçar ou pescar lá dentro :?

mas posso dar-lhe um exemplo há cerca de 2 anos comprei um terreno de 19ha que estava dentro de uma associativa ( coisa que ignorava na altura ) !
quando descobri dirigi-me á DGF para saber o que era necessário para retirar o terreno da dita reserva e a resposta do responsável era que ñ podia tirar e que me tinha que sujeitar aos caçadores , ñ estando contente telefono para lisboa para a sede da DGF e sou insultado por uma sra. funcionária que me disse que ñ faltava mais nada que proibir que caçassem dentro do que é meu e para estar quietinho se ñ queria levar um tiro entre os olhos !
a minha sorte na altura é que o contracto que tinha com a reserva acabava nesse ano e a condição que pôs para assinar o novo contracto foi colocarem o terreno em santuário e só pode ser feito se o proprietário ñ for caçador !
mas como tenho charcas dentro do terreno passa-se uma situação ainda mais caricata . como está cheio de achigã tinha que deixar os srs pescadores irem pescar para dentro do meu terreno para as charcas que eu limpava e mais engraçado é que se eu quisesse apanhar qualquer tipo de peixe ñ podia pk ñ tinha a licença de pescador :D !
nem sequer me autorizam a passa- los de uma charca para a outra sempre que quero fazer limpeza a uma delas !

ou seja quem paga ao estado pode pagar no que é privado sem problema nenhum e ninguem os pode impedir ( a ñ ser que tenha um dos casos especificados pelo MMPA )

Nelson
Boas

A questão prende-se sobretudo pela forma de estruturação das coisas no nosso pais neste caso concreto.
Assim entende-se que tudo que é do Nelson ou meu é antes do Estado e como tal quem tira as suas licenças esta habilitado a poder usufruir dos "nossos" terrenos para praticar o exercício venatório.

Com isto das associativas, houve necessidade de anexar terrenos de forma a constitui-las... o Nelson de certa forma foi uma vitima do que o antigo proprietário fez pelo que me parece que terá que aguardar pela renovação dessa mesma associativa e nessa altura pedir a desanexação dos terrenos.

O direito à não caça está previsto na lei e acho muito bem que quem não queira disponibilizar o que "é seu" o faça, obrigando-se a cumprir o que a lei determina e é claro quando não se é caçador... não tinha muita lógica o Nelson proibir a caça nos seus terrenos e ir pratica-la nos terrenos dos outros;)

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Tiago
Como o Tiago já exemplificou, a filosofia da caça é esta: as espécies cinegéticas são um bem comum, logo não havendo impedimentos físicos ou legais, podem ser caçadas em todo o território publico ou privado por quem estiver habilitado e mediante pagamento de licença.

Há algumas maneiras legais de impedir acesso a caçadores:

- Vedar a área de modo consistente com uma altura igual ou superior a 1,5m de altura.

- Vedar a área de modo menos consistente, colocando no seu interior gado e requerer "aparcamento de gado", sendo a área sinalizada com placas por conta do proprietário.

- Aquando da renovação da conseção por parte da entidade gestora, requerer á DGRF o direito á não caça, sendo a área sinalizada com placas por conta do proprietário.

Quanto ao acesso de pescadores, só mesmo a vedação da área da propriedade ou a área das represas.

Os acordos feitos com as direcções das associativas podem tornar-se instáveis mesmo como áreas de refugio de caça, vulgo santuários. A não ser que esse "santuário" conste no POEC (Plano de Ordenamento e Exploração Cinegética) da referida zona de caça.

Tiago:
A desanexação pura para "terreno livre", vulgo Regime Geral, já não deverá ser autorizado pela simples razão que teoricamente a partir do ano que vem este deixa de existir. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta ago 27, 2004 3:22 am

fang Escreveu: Tiago:
A desanexação pura para "terreno livre", vulgo Regime Geral, já não deverá ser autorizado pela simples razão que teoricamente a partir do ano que vem este deixa de existir. ;)
Concordo, mas referia-me a desanexar e proclamar o direito à não caça, nesses terrenos.

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta ago 27, 2004 7:48 am

pois fang mas no meu caso ñ é instável pk alem de estar no POEC está neste momento toda ela com rega gota a gota alem de estar vedada com 2 metros de altura e arame farpado (nada que um alicate ñ resolva )

em relação ao regime livre ñ sei o que se passa no resto do país mas no distrito de castelo branco esse já acabou este ano ( graças a Deus )!

em relação ás charcas neste momento já tem as placas de águas privadas já que toda a água de abastecimento das mesmas vem de terrenos meus !

Nelson
MMPA
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 9:40 am

noinfo, penso que não fui arrogante, se pareci, peço desculpa. Continuo a bater na mesma tecla, caça furtiva não obrigada. Não estive com rodeios, disse-lhe o que tinha a dizer. Por mim o assunto está encerrado.

Quanto às explorações agrícolas que referiu, só lhe posso dizer que o noinfo é mesmo "um menino da cidade". Aproveite o fim de semana e dê um saltinho ao Alentejo (p.e.), e veja com os seus próprios olhos se os animais são maltratados.
Mas isto já era assunto para outro tópico.

Bom fim de semana!
nelsonk
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 12:15 pm

MMPA Escreveu: Quanto às explorações agrícolas que referiu, só lhe posso dizer que o noinfo é mesmo "um menino da cidade". Aproveite o fim de semana e dê um saltinho ao Alentejo (p.e.), e veja com os seus próprios olhos se os animais são maltratados.
Mas isto já era assunto para outro tópico.

Bom fim de semana!
bem neste caso você tb deve ser menino da cidade é que se acha que eles são todos bem tratados das duas uma ou é muito naif ou então a unica realidade que conhece é as grandes herdades do alentejo mas se quizer tenho o prazer de lhe mostrar casos em que isso ñ acontece ! :o

aliás aqui em castelo branco esta semana é capa de jornal as mortes devido á fome de bastante gado bovino que pura e simplesmente é deixado ao abandono pelos proprietários !

Nelson
MMPA
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 12:47 pm

nelsonk Escreveu: bem neste caso você tb deve ser menino da cidade é que se acha que eles são todos bem tratados das duas uma ou é muito naif ou então a unica realidade que conhece é as grandes herdades do alentejo mas se quizer tenho o prazer de lhe mostrar casos em que isso ñ acontece ! :o

aliás aqui em castelo branco esta semana é capa de jornal as mortes devido á fome de bastante gado bovino que pura e simplesmente é deixado ao abandono pelos proprietários !

Nelson
Não, quanto muito sou meninA da cidade, mas realista, coisa que o noinfo não é. E falei dos casos que conheço, é óbvio que casos de maus tratos há em toda a parte, mas grande parte da carne consumida (p.e. Carne Alentejana, passo a publicidade) vem de esplorações agrícolas de proprietários que só têm aquela fonte de rendimento, e por essa razão não maltratam os animais.
Também teria todo o prazer de lhe mostrar várias herdades onde os maus tratos não acontecem. Eu mostro-lhe o meu lado, e o nelsonk mostra-me o seu, combinado? ;)
nelsonk
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 1:25 pm

eu ñ quis de forma alguma defender o que disse o noinfo mas concerteza que ele ñ estava a generalizar da mesma forma que a menina ;) tb ñ deve generalizar !
a verdade é que como em todas as actividades há e bom e mau , eu que sou agricultor ñ me dedico á produção animal pelo simples facto que mais tarde ñ ía conseguir mandar abater o gado , quanto mais trata-lo mal !

mas como tb já disse algumas vezes neste forum a verdade é que nós juntamente com os espanhois somos os unicos a ter como obrigatoriedade assinar um papel a dizer que vamos respeitar o bem estar animal antes de receber qualquer subvenção europeia !

acho que isto quer dizer algo ;)

olhe que infelizmente o que se passa no alentejo ñ é a foto do resto do país , é que sabe tratar mal o gado dá trabalho e os alentejanos ñ são conhecidos por serem trabalhadores :D

Nelson
MMPA
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 1:30 pm

Olá mais uma vez ;) Não generalizei, até escrevi que só falei dos casos que conheço. e reconheço que o Alentejo não é a foto do resto do país, mas também não me venha dizer que a maior parte (de Norte a Sul) dos agricultores maltrata os animais.

Quanto à piadinha , já estava à espera... ;) :D
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

sexta ago 27, 2004 4:01 pm

Fabarm escreveu:
Ou seja não é permitido sair de casa com 2 ou 4 dogues e faca e ir caçar javalis.
Uma pena, pois para mim este tipo de caça é que vale a pena, tanto pelo facto de os cães trabalharem explorando todas as suas capacidades como o facto da ligação entre o caçador e a sua pequena matilha ser sólida, e pelo facto do caçador também ter que trabalhar. Pessoalmente para mim não vejo qual o interesse de estar numa porta à espera que a caça passe por lá para lhe dar um tiro.
Mas mesmo sendo proíbida há quem a faça cá em Portugal
MMPA
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 4:15 pm

FallenAngel Escreveu: ... Mas mesmo sendo proíbida há quem a faça cá em Portugal
Não estará a confundir isso com o trabalho do matilheiro? O matilheiro acompanha os cães, não atira, quanto muito pode rematar o animal.
Responder

Voltar para “Cães”