yorkshier ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jun 19, 2007 11:11 am

Artemysa Escreveu: Em todo caso, se o LOP existe realmente para proteger as raças porque é que não existe uma lei um impeça um cão sem LOP de ser vendido?? Por exemplo, nas lojas? Acho que isso demoveria muita gente de usar cães como fábricas de cachorros. Não sei, é uma ideia.
Ó gente, e porque é que há-de ser proibido vender rafeiros? :o
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

terça jun 19, 2007 11:18 am

Porque é que não faz sentido? Ora, é claro. O LOP simplesmente serve para indicar a genealogia do cão. O tal senhor não tem a certeza quem é o pai e a mãe dos cachorros que criou? OK, se não tiver acho bem que não registe os cachorros, mas que raio de criador é que não tem a certeza de quem são os pais dos cachorros?

E essa do estalão mudar em função das pessoas que o definem então é uma anedota pegada
Bem, eu falo de acordo com aquilo que a pessoa me disse (não posso garantir que seja verdade). Não deve ter lido o que eu escrevi em cima, mas eu volto a dizer, a pessoa em questão sabia quem eram os pais e ambos tinham LOP, portanto ele sabia perfeitamente a genealogia do animal.

Quanto às características da raça, sei que são avaliadas de modo diferente consoante o país, por isso ele tem alguma razão quando dizia que varia com as pessoas que "fazem as regras".
Última edição por Artemysa em terça jun 19, 2007 11:25 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

terça jun 19, 2007 11:22 am

Li sim, e por isso é uma palermice pegada. Se sabe quem são os pais não vejo qual é o problema de registar os filhos. OK, sempre se poupam 20 euros :roll:

Quanto ao resto, é típica conversa de quem tem maus exemplares :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 19, 2007 11:25 am

Isto não está fácil...

Muitas pessoas dizem não ligar às raças mas o facto é que estão obcecadas por elas, basta ver as toneladas de petsites aqui da arca de cães e gatos cujos donos os caracterizam como pertencentes às raças mais extraordinárias... A Sra Bia veio aqui falar da sua experiência, de facto o Kiko parece-se com um Yorkshire, mas o Speed certamente não o é e o outro canito de Pequinês nada tem, porque é que se põem a inventar quando os cães que têm são rafeiros? :roll:

A questão do LOP não ser garantia de pureza é uma falsa questão. Será assim tão comum a falsificação do LOP? Ou será uma excepção à regra?

Será assim tão difícil de entender que um cão pode ter LOP e mesmo assim ser um fraco exemplar da raça? Ele PERTENCE a essa raça e tem ascendência que o comprova, mas simplesmente não é um bom exemplar.

E Artemysa, o argumento do seu conhecido é ilógico. Se ambos os pais da ninhada têm LOP e são de raça pura porque carga de água é que ele não os quer registar? Porque o estalão pode mudar? Até parece que os estalões das raças são revistos a cada 15 dias... Ou não haverá outras razões que o impeçam de fazer como por exemplo um dos progenitores não ter registo?

E quanto ao facto das lojas venderem cachorros como puros sem LOP isso vai continuar a acontecer porque as pessoas desconhecem o básico sobre a canicultura, nomeadamente que um cão de raça não se compra num centro comercial. Todos os dias aparecem pessoas aqui a perguntar o que é o LOP, algumas até pensam que o podem comprar para o seu cachorro rafeiro... Enquanto o consumidor for ignorante há de haver sempre criadeiros e fábricas de cães a alimentar este negócio.
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

terça jun 19, 2007 11:35 am

Desconhecem, mas deviam conhecer... não há maneira de fazer divulgação para não haver tanta gente enganada?? Eu sei que há pessoas que praticamente pedem para serem enganadas mas se calhar se houvesse mais divulgação, evitavam-se alguns casos.

E, sim, também acho que as pessoas andam demasiado obcecadas com as raças...
ninhada
Membro
Registado: quinta jun 23, 2005 1:50 pm

terça jun 19, 2007 11:44 am

As leyes mudan com o tempo, e a maioria é pelo trabalho de certas pessoas. O LOP trabalha por todo isto mas nâo tem capacidade pelo momento para mais.. Podemos falar de paises como França que para registar un cachorro tem que estar confirmado e isso e complicado. A que esperar a que o cachorro tenha um ano e logo ir a un tribunal de 3 juices.

Na maioría dos paises da Comunidade Europeia esta prohibido vender animais nas lojas e os criadores tenhem que estar reconhecidos pelas autoridades sanitarias. Certos paises fazem control de ninhadas en cada criador reconhecido e com isto e bastante complicado enganar a organizaçao de canicultura de cada pais. Nos, aprendemos dos demais paises, e uma questâo de tempo que mudem as leyes ca, e mudaran de certeza. Logo que mudem avera criadores sem LOP e poderam continuar a dizer este tipo de mentiras mas so acreditara quem quere. Nâo precebo como quando vamos comprar cualquer outra coisa esiximos tanto e sempre pedimos a garantia, e cuando vamos comprar um câo acreditamos en tudo o que vendedor diz e nâo pedimos nada escrito. Tou muito ademirada.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jun 19, 2007 12:58 pm

Eu compreendo e aceito que quando não se conheça os pais e avós de um cachorro não possa ser garantida a pureza da raça. Mas daí a dizer que não tem raça defenida ? Se a um individuo não se lhe conhecem os pais e avós ficamos sem saber se é branco, negro , amarelo ou vermelho ? As caracteristicas estão lá mas não se conhece os antepassados...
Então, como diz Ninhada, qual é o motivo de em França se esperar 1 ano e serem 3 juizes a avaliar o cachorro? Bastam os pais e avós para assegurar a raça...
Desculpem-me mas sou muito ignorante neste campo...e gostava de compreender melhor.
SeaLords
Membro Veterano

terça jun 19, 2007 1:18 pm

Em França é preciso esperar 1 ano para o cão ser examinado e ser considerado apto para reprodução (e isso só pode ser visto com o cão adulto). É que, como muita gente já aqui disse, um cão pode ser puro e ser um péssimo exemplar ...
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jun 19, 2007 1:25 pm

nicosa Escreveu: Eu compreendo e aceito que quando não se conheça os pais e avós de um cachorro não possa ser garantida a pureza da raça. Mas daí a dizer que não tem raça defenida?
Oficialmente, não tem raça definida, uma vez que não há forma de comprovar a sua ascendência. Não é tão raro que um cachorro, proveniente de dois cães de raças diferentes, aparente todas as características de uma dessas raças. Até aí tudo bem. O problema surge quando, esse tal cachorro, é cruzado dentro da raça a que aparenta pertencer e na ninhada aparecem as crias com características da outra raça que estava lá "escondida". :wink:
nicosa Escreveu: Então, como diz Ninhada, qual é o motivo de em França se esperar 1 ano e serem 3 juizes a avaliar o cachorro? Bastam os pais e avós para assegurar a raça...
Mas, pelo que percebi, essa avaliação é feita para além da comprovação dos ascendentes e não em vez de... Penso que a intenção será identificar desvios aos estalões e tentar retirá-los da criação.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jun 19, 2007 1:27 pm

SeaLords Escreveu:Em França é preciso esperar 1 ano para o cão ser examinado e ser considerado apto para reprodução (e isso só pode ser visto com o cão adulto). É que, como muita gente já aqui disse, um cão pode ser puro e ser um péssimo exemplar ...
...ou isso! 8)
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

terça jun 19, 2007 1:34 pm

Pessoal...

Encontrei isto na Net... Talvez sirva para tirar as duvidas...

O que é o L.O.P.?

O L.O.P. – Livro de Origens Português, é o registo genealógico para a identificação dos cães de raça pura existentes em Portugal, foi criado em 1932, sendo o Clube Português de Canicultura (C.P.C.) o seu fundador, gestor e depositário e como tal reconhecido pela Fédération Cynologique Internationale (F.C.I.), na qual está federado.

O Clube Português de Canicultura através da 1ª Comissão (Livro de Origens) é a única entidade competente para aceitar ou recusar os pedidos de registo no L.O.P., ou para cancelar os já existentes e este registo tem como objectivos principais: Instituir as necessárias medidas para conservar puras todas as raças caninas; Classificar as raças caninas portuguesas; Inscrever e catalogar os animais de raças caninas puras; Cumprir e fazer cumprir os regulamentos nacionais da especialidade, bem como os da F.C.I..

A admissão ao L.O.P., dos cães de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, é estritamente reservada os que se encontrem devidamente identificados e ainda se inscrevam numa das seguintes condições: Os seus progenitores estejam registados no L.O.P.; A sua progenitora esteja registada no L.O.P. e o seu progenitor esteja registado num Livro de Origens reconhecido; Estejam registados num Livro de Origens reconhecido pela F.C.I.; Tenham a sua ascendência traçada, sem qualquer interrupção, até à terceira geração inclusive, desde que a pureza de sangue desses ascendentes possa ser demonstrada perante a 1ª Comissão, e a seu contento; Tenham a sua ascendência traçada sem qualquer interrupção até à 3ª geração no R.I. que tenham obtido a qualificação de "Excelente" em qualquer exposição autorizada pelo C.P.C., que tenham idade superior a 15 meses; Que sejam de Raça Portuguesa, com ascendência registada, que tenham obtido a qualificação de "Excelente" em qualquer exposição organizada ou autorizada pelo Clube Português de Canicultura e que tenham idade superior a 15 meses. Esta admissão está ainda condicionada a uma eventual inspecção prévia da respectiva ninhada. (Todos os cachorros da ninhada a que se refere a declaração de beneficiamento e nascimento de ninhada, deverão estar à disposição do inspector para a sua verificação até aos 50 dias de idade, assim como a sua progenitora).

Fonte: http://whippet.no.sapo.pt/artigos.htm#O ... 0o%20L.O.P.

Vamos lá ver se é desta que nos entendemos... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

terça jun 19, 2007 1:35 pm

nicosa Escreveu: Se a um individuo não se lhe conhecem os pais e avós ficamos sem saber se é branco, negro , amarelo ou vermelho ?.

Ficamos sim senhora. Porque o indivíduo pode ser branco e ter ascendentes negros, negro e ter ascendentes brancos e por aí fora. E por sua vez, pode passar as características aos seus filhos. Ou seja, um "branco" pode ter filhos mulatos se tiver ascendentes negros/mulatos e
um "negro" pode ter filhos "brancos" pelo mesmo motivo. É uma dos razões porque as teorias de "supremacia racial" e "raça pura" são um perfeito disparate, poucos de nós podemos fazer a nossa árvore geneológica longe o suficiente para garantir seja o que fôr. E mesmo naqueles que podem há sempre uns "pózinhos" de mistura, especialmente nós portugueses :wink: .
nicosa Escreveu:Então, como diz Ninhada, qual é o motivo de em França se esperar 1 ano e serem 3 juizes a avaliar o cachorro? Bastam os pais e avós para assegurar a raça....
Porque uma coisa é serem de raça outra é serem de "qualidade" suficiente para se poderem reproduzir. Porque em muitos países e em muitas raças (como a minha) o LOP só é atribuído após uma visita do representante do clube da raça que certifica a "qualidade" da ninhada. E mesmo depois de terem LOP apenas após demonstrarem a "qualidade" em provas de trabalho (porque o estalão de muitas raças tem a vertente beleza e trabalho) podem ser admitidos para reprodução. Já aqui foi repetido até à exaustão, mas um cão pode ser de raça mas não ter qualidade para reproduzir e nos países que levam estas coisas a sério e com clubes de raça activos e fortes ter LOP não é um bilhete mágico para ter/fazer filhotes.
nicosa Escreveu:Desculpem-me mas sou muito ignorante neste campo...e gostava de compreender melhor.
Eu também sou muito ignorante nestas coisas, adoro é uma raça e como tal leio, informo-me, pergunto a quem percebe, sei lá, faço o que posso para tentar perceber a minha raça e sobretudo defendê-la de quem a coberto de desculpas de mau pagador a está a transformar noutra coisa qualquer. Mas graças a Deus a minha vem dum país (Alemanha) onde as coisas são levadas a sério, é pena é não conseguir ver em Portugal bons exemplares da mesma. Lá está, as facilidades e o "safe-se quem puder".

Cumprimentos
Helena
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jun 19, 2007 1:45 pm

Obrigado pela vossa paciência e explicações... :lol:
Existem tecnologias que fazem de tal maneira parte do nosso dia a dia que nos esquecemos que são recentes. Por isso penso que hoje em dia temos cada vez mais meios de nos informarmos e por tal não nos deixarmos enganar tão facilmente. A minha esperança é de que em pouco tempo deixem de haver tantos " barretes". Mas de qualquer maneira há rafeirinhos muito " fixes " .
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 19, 2007 1:50 pm

nicosa Escreveu:Obrigado pela vossa paciência e explicações... :lol:
Existem tecnologias que fazem de tal maneira parte do nosso dia a dia que nos esquecemos que são recentes. Por isso penso que hoje em dia temos cada vez mais meios de nos informarmos e por tal não nos deixarmos enganar tão facilmente. A minha esperança é de que em pouco tempo deixem de haver tantos " barretes". Mas de qualquer maneira há rafeirinhos muito " fixes " .
Se as pessoas se informarem muito dificilmente haverá "barretes". E hoje em dia, felizmente, só é ingenuo quem quer ...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 19, 2007 1:50 pm

Muito bem, Zezere. Quando fala da sua raça de eleição, fala de bracos alemães, não é? Duplo muito bem, adoro-os. :D
Responder

Voltar para “Cães”