Campanha de esterilização arranca em freguesias de Lisboa

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 26, 2010 3:50 pm

PauloC1, no caso dos gatos de rua não se colocam problemas de insalubridade e falta de higiene.
Se assim fosse, a própria CML não teria criado o programa CER, que “legaliza” colónias de gatos na cidade de Lisboa. A colónia é identificada, visitada por um veterinário do canil para ver se reúne as condições adequadas, os gatos são capturados, esterilizados e devolvidos à colónia, que tem de reunir determinadas condições e por quem tem de haver uma pessoa responsável. Se forem capturados gatos com graves problemas de saúde, são eutanasiados.
Os gatos castrados não se metem em lutas, causando barulho e transmitindo eventuais doenças, e não marcam território, o que elimina o forte cheiro característico.
Os gatos não transmitem problemas de saúde às pessoas.
E é sabido o papel que os gatos de rua desempenham no controlo da população de roedores, esse sim, causadores de graves problemas.
Quanto à situação que referiu, penso que são imponderáveis que podem surgir noutros contextos: um cão à solta, uma criança que atravessa inesperadamente uma rua atrás duma bola, etc., etc., etc. Não me parece uma razão suficiente para exterminar a população de gatos de rua.

O caso dos cães é diferente, por isso os objectivos da Campanha vão no sentido da sua manutenção condigna em canis ou outros espaços (idealmente até a uma adopção) e na obrigatoriedade de estes esterilizarem os que são dados em adopção.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mai 28, 2010 7:56 pm

Lista de canis/centros de recolha de gatos e cães em Portugal (em 185 concelhos; só 61 licenciados):

http://www.dgv.min-agricultura.pt/saude ... PORTAL.pdf

O de Lisboa, por exemplo, não consta da lista, logo não está licenciado. Nem podia.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
CarinaR
Membro
Registado: terça nov 10, 2009 12:29 am

domingo jun 06, 2010 3:05 am

Alguma novidade sobre o “Guia de Boas Práticas” na esterilização de animais errantes que a Ordem dos Médicos Veterinários iria emitir?
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

domingo jun 06, 2010 8:16 am

E em Santarém já existe o grupo formado para esterilizar os cães e gatos?
Na C.Municipal não houve nenhum contacto até á cerca dum mês, pelo menos foi a informação que me deram .......
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Tassebem
Membro Veterano

domingo jun 06, 2010 9:49 am

CarinaR Escreveu:Alguma novidade sobre o “Guia de Boas Práticas” na esterilização de animais errantes que a Ordem dos Médicos Veterinários iria emitir?
Ainda não, CarinaR. A reunião com a bastonária foi em meados de Maio e ia ser constituído um grupo de trabalho para esse efeito.
Tassebem
Membro Veterano

domingo jun 06, 2010 9:51 am

ludovina Escreveu:E em Santarém já existe o grupo formado para esterilizar os cães e gatos?
Na C.Municipal não houve nenhum contacto até á cerca dum mês, pelo menos foi a informação que me deram .......
A julgar pelo site da Campanha, não existe ainda grupo constituído em Santarém, mas vou informar-me melhor.
CarinaR
Membro
Registado: terça nov 10, 2009 12:29 am

terça jun 08, 2010 4:39 pm

Tassebem, suponho que no Guia de Boas Práticas se fale no método de identificação, ainda mais importante quando falamos de esterilização em massa.

Foi alguma coisa falado sobre isto?
Tassebem
Membro Veterano

quarta jun 09, 2010 3:44 pm

Carina, não sei responder em relação a esse detalhe, pois não fiz parte do grupo que teve a reunião com a bastonária, mas vou informar-me.
De qualquer forma, imagino que isso seja contemplado pelo grupo de trabalho da OMV.
Tassebem
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 4:53 pm

Tassebem Escreveu:
ludovina Escreveu:E em Santarém já existe o grupo formado para esterilizar os cães e gatos?
A julgar pelo site da Campanha, não existe ainda grupo constituído em Santarém, mas vou informar-me melhor.
Ludovina, em Santarém há um grupo constituído por quatro pessoas, mas sem actividade desenvolvida.
Se desejar integrar este grupo e dinamizá-lo (ou para qualquer outro esclarecimento), pode enviar e-mail para a Campanha. O endereço é o seguinte:

[email protected]
Tassebem
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 4:57 pm

Tassebem Escreveu:Carina, não sei responder em relação a esse detalhe, pois não fiz parte do grupo que teve a reunião com a bastonária, mas vou informar-me.
De qualquer forma, imagino que isso seja contemplado pelo grupo de trabalho da OMV.
CarinaR: do grupo que participou na reunião com a bastonária da OMV, informam-me que não se entrou em pormenores.

O grupo de trabalho que ia ser constituído pela OMV é que irá apresentar o tal guia de boas práticas, mas a questão da identificação dos animais esterilizados constará certamente desse guia.
Tassebem
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 5:11 pm

Comentário feito no «site» da Campanha de Esterilização, em 10/06/2010, pelo dr. Luís Cruz, médico veterinário, director clínico da Clínica Veterinária das Laranjeiras, em Lisboa, e membro do Conselho Profissional Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários:

«Estou a par das diligências levadas a cabo pelas associações com as câmaras municipais, nomeadamente de Lisboa. Como veterinário que exerce há mais de 15 anos choca-me o tratamento que continua a ser dispensado aos animais errantes. Muitos colegas me confidenciam as precárias condições em qua trabalham os canis e gatis camarários em Portugal. Verificam-se cortes nos orçamentos destinados à construção ou manutenção dos mesmos. Houve um tempo de vacas gordas de grandes remessas europeias em que as autarquias não fizeram os investimentos necessários e agora é tudo mais difícil de concretizar. Alguém já estudou o assunto em termos de bem estar animal para verificar se existem fundos europeus para estes investimentos e ou procedimentos de controle reprodutivo? Ajuda técnica precisa-se!
Todas as profissões são chamadas a ajudar. Esperamos que o Guia de boas práticas na esterilização de animais tenha uma concretização célere. Da nossa parte, muitas dezenas de veterinários continuam mobilizados nas suas clínicas a fazer medicina veterinária social de forma isolada mas o assunto é complexo pois não faz sentido que se esterilizem animais para posteriormente serem capturados pelos serviços municipais e abatidos!!! É por isso necessário que a tutela – DGV se pronuncie., além da Ordem dos MV. Se o “Estado” não somos nós, é hora do estado se pronunciar acerca de iniciativas que o substituem nas suas obrigações e deveres até agora não cumpridos.»
Tassebem
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 4:36 pm

«Secretaria de Estado das Florestas: reunião adiada de fins de Junho para fins de Agosto

Junho 25, 2010 por campanhaesterilizacaoanimais

A reunião com o Sr. Secretario de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, que tutela a DGV, foi agora marcada para 31 de Agosto.

Mais um compasso de espera, neste caminho pleno de obstáculos e de dificuldades que é o da luta pelos direitos dos animais abandonados.

Mais de 100 000 são mortos anualmente nos canis portugueses.»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
Tassebem
Membro Veterano

quarta jun 30, 2010 1:08 pm

«Direcção Geral de Veterinária – folheto sobre Esterilização

Por campanhaesterilizacaoanimais

Na página da Divisão de Bem Estar Animal da Direcção Geral de Veterinária está o folheto que pode ler aqui (http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... ao.pdf.pdf).

Na resposta a “Esterilizar não é caro?” pode ler-se que “em alguns casos pode haver apoio das câmaras municipais” e aconselha-se as pessoas a informarem-se junto dos médios veterinários assistentes e dos médicos veterinários municipais.

De um lado, a DGV, entidade que é a responsável máxima pelo bem estar animal, nomeadamente dos animais de companhia que, ficamos a saber por este folheto, apoia a esterilização invocando todos os argumentos que também nós defendemos. Do outro, as câmaras e os veterinários municipais de quem depende que se passe à prática e que haja esterilização nos canis…

Falta articular estes dois poderes e teremos um começo de solução para pôr fim ao abate anual de mais de 100 000 animais.

Entretanto, este folheto pode ser muito útil aos Grupos Concelhios nos seus contactos com as autarquias.»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
Tassebem
Membro Veterano

quarta jun 30, 2010 1:40 pm

«37 mil cães e gatos abandonados recolhidos em 3 anos

Alerta. Número de animais aumentou em 10 mil neste período. Falta de fiscalização e incumprimento da lei, que obriga à identificação com 'microchip', explicam tendência

Alergias, férias, o nascimento de um filho, problemas de comportamento, mau desempenho na caça e dificuldades económicas são os vários motivos que levam os donos a abandonar os animais de companhia. Segundo a Direcção--Geral de Veterinária (DGV), entre 2006 e 2009 o número de cães e gatos recolhidos pelos municípios aumentou em dez mil.

Nesses três anos foram resgatados à rua 37 365 animais. Fora deste número estão todas as recolhas feitas pelas várias associações de Protecção Animal e particulares (ver casos). Uma das explicações para a subida dos abandonos é a falta de fiscalização das autoridades. "Antes as pessoas eram abordadas na rua, hoje ninguém é confrontado pela polícia para apresentar o registo dos animais", diz Ana Elisa Silva, presidente da Associação Nacional de Veterinários Municipais.

Um problema justificado pela presidente da Associação de Médicos Veterinários Inspectores Sanitários, com "a falta de recur- sos humanos" e com o incumprimento da lei que exige a identificação dos animais com microchip.

Desde Julho de 2008, todos os animais que nascem têm de ter esta identificação electrónica, mas a legislação não é cumprida, dizem os veterinários, o que dificulta a identificação dos animais abandonados e dos donos. "Na minha opinião, nem 30% dos cães têm microchip. Se se cumprisse a lei, o dono de um cão abandonado era identificado e seria autuado", explica Sofia Almendra. "A falta de identificação animal dá liberdade ao dono para abandonar", acrescenta o veterinário João Alvoeiro,

Em Portugal, o abandono de animais não é considerado crime, mas sim "uma infracção" sujeita a contra-ordenação. As coimas variam de um mínimo de 500 euros e um máximo de 3740 euros.

Segundo a DGV, desde 2009 "foram instaurados 78 processos de contra-ordenação por abandono de animais". A "gravidade da infracção, culpa, situação económica do arguido, bem como as vantagens que retirou com a prática da infracção", são critérios usados para determinar o valor da multa.

Para os veterinários, o combate ao abandono passa pelo aumento da fiscalização, da educação dos donos e uma melhor articulação entre instituições e Governo. "Temos uma equipa empenhada em criar mecanismos para minimizar este problema, com a motivação do poder central e local e motivação da adopção e educação nas escolas", disse ao DN Laurentina Pedroso, bastonária da Ordem dos Veterinários.»

in http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1604727
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

quarta jun 30, 2010 3:21 pm

Tassebem

Obrigado pela sua resposta, mas e lamento o que vou aqui descrever......

Fiz parte duma lista e concorri á Assembleia Municipal dum Concelho de Santarém, estou a dizer isto para perceberem que estou dentro dos municípios no Distrito de Santarém, e poderia ajudar nos contactos com a Câmara Municipal de Santarém, por este facto e sendo a favor da esterilização dos animais, as minhas cadelas têm um máximo de 3 ninhadas e são a seguir esterilizadas ( Nina - 2 partos, está esterilizada), ( Iryna - 2 partos - esterilizada), Detinha - 2 partos, esterilizada), e farei o mesmo a todas as minhas cadelas. As cadelas que dou , uma das exigências é ser esterilizada, se a pessoa não concordar não dou a cadela.

Quando vi este tópico, enviei um email a perguntar se existia algum grupo em Santarém, e que poderia ajudar se quisessem, a resposta ao meu email foi que existia já um grupo de 3 pessoas e não queriam a minha ajuda porque era criadora de cães...... passado algum tempo vejo que afinal o grupo agora tem 4 pessoas mas nada foi feito...... é por estas atitudes que o nosso Portugal não anda para a frente, gostaria que me explicassem quem poder e quiser, claro, porque a razão de eu ser criadora não posso concordar com a esterilização dos animais ?
E o que esse facto tem a ver com a campanha?
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”