Duvidas chinchilas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta jul 17, 2008 1:48 am

Estou feliz. O meu chinchila saiu da gaiola hoje! Andou pela sala, a cheirar tudo. E ainda começou a roer um cesto :P.

Não esteve fora da gaiola por muito tempo, mas já foi bom.

Estou mesmo feliz :D
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quinta jul 17, 2008 2:52 pm

Tal como eu disse... é tudo uma questão de tempo, habituação e paciência! :)

vai ver que ainda vai evoluir mais.
Boa sorte.
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
Pcipriano
Registado: quinta jun 05, 2008 6:17 pm

quinta jul 17, 2008 7:49 pm

Aymara

vc tem razão, eu fiquei com essa dúvida porque no dia que fui buscar meu machinho no pet eu fui olhar as chins na gaiola e ele veio cheio de graça, colocou o fucinho nas grades da gaiola e ficou me olhando com aquele olhar de me leva pra casa, e quando o dono do pet abriu a gaiola ele pulou no meu colo, e ele sempre foi assim, sempre vem na parte mais alta da gaiola quando eu estou por perto, e ela não, ai fiquei com isso na cabeça de macho ser mais "atiradinho" e a femea mais na dela.

Que bom que não faz mal, tenho mtas ideias de túneis de cano, tanto pra colocar na gaiola e também pros passeios a noite, porque ele teima em entrar em baixo do guarda roupa, ele aprendeu a escalar o vão do guarda roupa e da parede rsrs, só vendo mesmo. :D

Obrigada pela resposta, vou esperar um pouco mais para colocar os canos.

Beijos Priscila
Pcipriano
Registado: quinta jun 05, 2008 6:17 pm

quinta jul 17, 2008 8:43 pm

Olá, mais uma vez eu aqui

Li em uma apostila que não pode deichar as chinchilas se relacionarem :oops: no primeiro cio,mas ninguem nunca me falou o porque. O cio começa quando a chinchila completa 8 meses de vida certo? mas como vou saber que a bichinha tá no cio e separar eles 2? é melhor no dia do niver dela de 8 meses já tirar ela da gaiola?

e se eles se relacionarem :oops: o que pode acontecer de ruim??

Desde já agraceço a atenção dispensada Beijoss e ótima quinta para todos :D
Aymara
Membro Veterano

quinta jul 17, 2008 10:09 pm

O problema está no facto de o primeiro cio poder ser muito antes dos 8 meses e nesse caso não é bom ela engravidar pois seria cedo demais.
:wink:
GSfanatic
Membro Veterano

sexta jul 18, 2008 5:17 pm

Agora que é Verão (finalmente posso chamá-lo Verão), sei que as Chinchilas precisam de estar fresquinhas.
Estive a pesquisar e li que podemos dar às chinchilas uns cubinhos de gelo para elas irem lambendo e roendo ou até podemos dar aquelas papinhas de fruta da Nestlé congeladas.

Isto é verdade? Posso fazer isso sem problemas?

Aqui está onde vi isso

http://www.chinspace.com.br/chindica/dic_le.asp?pID=17

http://www.chinspace.com.br/chindica/dic_le.asp?pID=29[/url]

Bom, até está lá uma foto de uma chinchila a comer a fruta, mas mesmo assim achei que deveria pedir a vossa opinião. Quanto mais melhor.
Aymara
Membro Veterano

sexta jul 18, 2008 11:29 pm

Nem pense em dar nada disso à sua chinchila... :( iria ser mau demais! Elas têm uma alimentação própria e mais do que isso não se deve dar.
Pode dar um pedacinho de maçã do tamanho de uma amendoa, mas apenas 1 vez por semana. Quanto ás papinhas da nestlé, esqueça! Nem tudo o que se lê na net está correcto.
Pode não a matar já, mas certamente lhe iria encurtar a vida!
Quanto aos links que colocou... acredite que eu não daria nada disso às minhas chinchilas... gosto demasiado delas para correr o risco de as perder!
Há malucos para tudo!
Ração própria e feno são mesmo o mais indicado e saudável. Se lhe mudar a água todos os dias, ela terá sempre água "fresca" (não choca) o que já ajuda a refrescar.
Boa sorte.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado jul 19, 2008 12:18 am

Obrigada Aymara.

Realmente eu achei aquilo estranho, mas tambem não posso dizer que seja expert. Afinal de contas nunca tinha tido uma chinchila.

Mas não existem outras formas de refrescar o bichinho? Apenas a água? É que está muito calor e nós não temos ar condicionado, nem ventoinha... fico preocupada com o que possa acontecer com o meu Freddie.
Aymara
Membro Veterano

sábado jul 19, 2008 1:53 pm

Há uma coisa que pode fazer: Arranje uns quadrados (ou rectangulos) de tijoleira (daquela que se usa no chão da cozinha ou da casa de banho e de preferência da vermelha, mas outras também servem) tipo estas que estão no seguinte link:
http://www.azulima.pt/no_vidrada_vermelha.htm
Coloque 1 no frigorífico e quando já estiver fresca, ponha-a dentro da gaiola, no fundo da mesma. Compre mais que uma para poder ir trocando, ou seja, quando tirar uma do frigorífico, coloque a outra para refrescar. Assim vai mantendo um local mais fresco para a sua chinchila se refrescar :)
GSfanatic
Membro Veterano

sábado jul 19, 2008 2:32 pm

Ok, farei isso. Obrigada mais uma vez. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”