Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

segunda dez 14, 2009 6:37 pm

Já tudo foi dito, penso eu, e eu própria ainda me considero uma aprendiz no que aos gatos diz respeito. Tenho aprendido muito com a Lira, e agora com a Eva, e penso que há uns anos atrás não teria ainda tido sequer maturidade para saber cuidar e compreender um gato devidamente. Cometi erros com as gatas da minha mãe, que já não repeti com as minhas. Aliás, sei com toda a certeza que se não tivesse já esse cuidado e essa maturidade, a adaptação da Eva (que era uma gata de rua completamente selvagem e muito medrosa) teria sido impossível, já que ela quando veio para nossa casa, vai fazer um mês esta sexta-feira que vem, nem comia. Sei sem sombra de dúvida que uma atitude errada da minha parte naqueles primeiros dias, uma tentativa de aproximação forçada, um passo em falso, poderia ter ditado um péssimo começo e uma adaptação falhada.

No seu caso, tenho a louvar a sua dedicação, a vontade de aprender e de compreender o Óscar. Se já há tanto dono irresponsável a negligenciar e abandonar animais que são meigos e bem comportados, que fará com um animal que aparentemente não se apega a nós e se mostra agressivo. A solução mais fácil seria tentar "despachar" o animal, e felizmente não foi por aí que optou. Tomara que todos os gatos tivessem a sorte que o Óscar teve e tem. Sabe, eu acredito que as coisas acontecem todas por uma razão, e penso que o Óscar vos escolheu acertadamente, pois demonstram todos (inclusive as duas crianças) ter a maturidade e a vontade de adaptar o vosso comportamento e de procurar solução para o problema, para que todos possam ser felizes em conjunto, e o Óscar possa ter um Lar.

Obviamente que agora é prematuro adoptar outro gato, tal como já referiu. E é sempre preciso ter em mente que os animais, tal como as pessoas, são todos diferentes e que nem sempre dois animais se dão pacíficamente. Contudo, regra geral, e passado o stress inicial, geralmente os felinos dão-se bem entre si. Sobretudo pelo facto de o Óscar estar habituado a outros gatos, isso é um bom prenúncio de que poderá correr bem, mais tarde, a introdução de outro gato ou gata aí em casa.

É indiscutível o bem que faz a qualquer animal ter um companheiro. A minha Lira melhorou a olhos vistos desde que a Eva se juntou a nós. Perde menos pêlo, nas brincadeiras connosco é menos agressiva e cansativa, visto que pode dar vazão à energia e ao tal "instinto de caça" nas suas brincadeiras com a Eva, e é visivelmente mais feliz e menos carente, apesar de continuar a apreciar a nossa companhia e os mimos tanto como antes. Até faz menos "asneiras", como atirar bibelots ao chão, arranhar ou morder objectos nossos, etc, porque tem com quem se entreter!

Quanto à Eva, é espantoso o muito que aprendeu com a Lira. Por mais dedicação e empenho que nós tivessemos, somos "apenas humanos". Quando a Lira, que também era gata de rua mas meiga e sociável, veio para nossa casa, vimo-nos gregos para lhe ensinar como se usava o WC fechado. A Eva, igualmente gata de rua e muitíssimo mais selvagem que a Lira, aprendeu à primeira, porque a Lira lhe mostrou como funcionava. A Eva também não "sabia" brincar, e aprendeu com a Lira, vendo como ela brincava com bolinhas, fios etc que nós lhe dávamos. A Eva vai imitando os comportamentos da Lira, vai seguindo o exemplo dela até em relação aqueles comportamentos que a Lira já sabe que são reprovados pelos donos (como roer fios eléctricos :lol: ).

O facto é que a Lira tem "ensinado" a Eva, e tem sido fundamental na sua integração, brincando com ela, dando-lhe mimo, e incentivando-a a vir para junto de nós. A Eva vê a Lira ao colo a receber mimo, e apesar do receio enormíssimo que tem, vê-se na atitude dela que também quer aqueles carinhos. Quando a Lira se aproxima a pedir festas, a Eva segue-a. Não deixa ainda fazer festas, mas vem para junto de nós, cheira as mãos, às vezes brinca com patadinhas e mordidelas suaves (ainda é mais bruta que a Lira a brincar, mas é nitidamente brincadeira), e até já vem para cima do sofá ou fica a olhar para nós de cima da mesinha.

Não quer dizer que isto aconteça automaticamente em todos os casos, mas acredito que na esmagadora maioria dos casos, um novo gato ajuda, mais não seja será uma companhia de brincadeiras e carinhos para o Óscar, mesmo que não influa no comportamento dele para convosco. Mas antes disso, é essencial que ultrapassem a questão da agressividade dele, que lhe dêem tempo para se habituar, e eventualmente que o consigam conquistar, ou pelo menos, que cheguem a um ponto em que nitidamente conseguem cohabitar em paz e com tranquilidade para vocês e para o Óscar.

Com a Lira, apesar de ela ser uma gata tão meiga e dada, e apesar de sempre termos sabido que teríamos de lhe arranjar uma companhia felina, esperámos oito meses antes de adoptar a Eva. A Lira de início não sabia que este ia ser o seu Lar. Não sabia que não ia ser abandonada novamente. Teve que ganhar confiança em nós, que conquistar o seu espaço, criar as suas rotinas, passar pela experiência de os donos irem de férias e verificar que regressamos, que sempre regressaremos para ela.. Isso é tudo muito importante. A Lira hoje sabe que nós somos os seus donos, que aquela é a sua casa, e que nunca nada irá mudar isso.

O Óscar também terá de aprender que vocês são a sua família, e nunca lhe vão fazer mal ou abandoná-lo, e que terá de se moldar um pouco a vocês, da mesma forma que vocês não irão desrespeitá-lo ou forçá-lo a coisas que não queira.. E aí sim, tentar introduzir outro gato, que pode (ou não) operar maravilhas. E que terá de ser um gato sociável com os seus pares.. E os donos terão que estar plenamente mentalizados que as apresentações de dois felinos podem ser complicadas e "espectaculares" (em termos de rosnados, bufadelas e patadas), e demorar o seu tempo. E que são os gatos que criam a sua hierarquia, e os donos não poderão intervir a esse nível.

Sem que isso signifique que exista uma "culpa" (apenas incompreensão de parte a parte, natural), começaram com o pé esquerdo. Isso pode ser corrigido, e pelo que conta dos novos desenvolvimentos no comportamento do Óscar, tudo indica que assim seja. Mas é preciso que estejam cientes de que demorará o seu tempo. De facto, quatro ou cinco meses não são muito. Quando as coisas correm bem de início, são mais rápidas. Assim, demorará mais tempo, até que todos tenham confiança uns nos outros, e tanto o Óscar como os seus filhos saibam que existe respeito mútuo e que não se vão agredir mutuamente. Mas lá chegarão, com toda a certeza :D

Agora é a minha vez de pedir desculpa pelo testamento :oops:
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sexta dez 18, 2009 3:10 pm

lene25392 Escreveu:Olá,

O Napoleão demorou muito a tornar-se companheiro, ele também ficava muito "guardado" no canto dele, mas depois foi se aproximando e "perseguindo" a minha tia para todo o lado, onde ela se sentava ele também estava mas isso demorou mais de 1 ano a acontecer (quando ela abusava das festinhas ele começava a resmungar e a abanar a cauda muito rápido, são os primeiros sinais antes das "bofetadas" e mordidelas.)

Sabe, confesso que o Napoleão é o meu preferido porque sei o que vou receber dele, tão depressa carinho como "bofetada" :D sei que se o irritar vou levar uns belos tabefes, como fazemos com as crianças quando se portam mal :D, temos que perceber,imagine o que é temos uma pessoa a nos melgar muito, também começamos a "torcer o nariz", assim são os meninos verdadeiros felinos.

Só mais uma coisa, atenção com as pernas, eles, não sei porquê, acham que é razão para brincar quando elas passam ao seu pé, e como verdadeiros felinos que são, não sabem "guardar" as unhas, estão sempre a treinar técnicas de caça. :twisted: (as vezes é melhor pedir ao vet para lhe cortar as unhas)

O Oscar será um menino 5* e um companheiro para toda a vida mas terá de ir com calma esse menino deve ter sofrido bastante na rua e toda esta situação é nova (pode já ter passado algum tempo, mas ele precisa de mais) não é uma bolinha de pêlo para "espremer", mas é um bom ouvinte e uma boa companhia.

Boa sorte, para principiante teve azar, mas acredite que se quiser adoptar outro (não aconselho agora ele primeiro tem de acalmar) será mais fácil e o Oscar será o "cão" de guarda.

lene25392
Obrigado pela resposta. Cá em casa gostávamos de pensar que o Óscar vai demorar muito menos de um ano a aceitar-nos melhor, mas se calhar vai mesmo ser preciso muita paciência até isso acontecer.
Neste momento o Óscar está mais calmo, e já confirmamos que se ninguém o “chatear” não há problema. Mas se os miúdos passarem mais perto dele ainda tem a tendência para lhes tentar morder. Como eles sabem disso continuam a evitá-lo, só que, actualmente, já não vivem com medo dele, simplesmente, mantêm-se afastados.
Diz que tivemos azar, mas não desistimos da ideia de ter um gato mais dócil e amigo, se não for o Óscar, terá então de ser mais um gato cá em casa, um que nos faça companhia a nós e ao seu antecessor.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:13 pm

anjjazul Escreveu:possivelmente o oscar nunca foi acarinhado pelos antigos donos. se calhar até levava pancada e associa isso ao fazerem festas. para ele, tudo tb. é novo. é preciso que ele ganhe confiança para poder ter outro comportamento
Obrigado pela resposta Anjjazul
Estamos a espera dele para lhe darmos o carinho que ele precisar, assim ele esteja pronto para o receber. Vamos deixar que tudo se resolva ao seu ritmo, mas é claro que gostariamos que fosse o mais rápido possível.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:30 pm

leonildecarvalho Escreveu: Boa tarde AmigodoOscar.

Muito obrigada pela resposta e pelas felicitacoes. Aceito e retribuo.

Quanto ao caso do Oscar, muito me alegra o facto da mudanca para melhor. E, com mais tempo ainda, melhor ira ficar. E uma questao de o ir mesmo conhecendo.
Ainda, existem gatos que apesar de meigos, sao de personalidade forte e sem duvida existem imensos gatos com esta caracteristica. Alias sao mesmo quase todos. Nesses com personalidade mais forte, geralmente apesar de meigos nao gostam de ser pegados ao colo. Podem eventualmente deixar-se pegar mas depois nao permanecem no colo. Mas, nao e por isso que deixam de serem considerados meigos. So nao sao e gatinhos de colinho. Tenho uma assim mas que no entanto, adora estar sentada em cima de nos quando vamos para uma cadeira ou sofa. Que fazer? E deixa-la ser o que e! Sao manias de gato! :wink:

Ha efectivamente gatos que sao arredios que sao dos que nao gostam de festinhas por muito tempo. Alguns para demonstrar aos donos que nao estao a gostar, dao a sua patadita ou mordiscadela mas sem serem agressivos. Agressivo e sim quando morde a agarrar o que quer morder. Quando assim acontece, esta a ser sim mesmo agressivo. E, isso e que e de evitar. E dar-lhe espaco e ir esperando que a situacao se venha a resolver, com alguma ajuda comportamental.

Sobre o seu ultimo paragrafo em que menciona o Santana, muito obrigada por se ter lembrado dele... :wink: :D Agradeco imenso.
Mas, a minha opiniao vai de encontra a sua decisao e a opiniao de alguns que por agora, deve mesmo deixar o Oscar adaptar-se ao seu novo Lar e familia. Depois, e como diz: "nao faltarao gatinhos a precisarem"

Muito boa sorte e obrigada,

Leo

Olá Leo, obrigado pela resposta

O Óscar melhorou e agora estabilizou, não é nem de perto o gato que gostaríamos que fosse, mas não também já não é a “fera” de que me queixei algum tempo atrás. Já percebemos que a partir daqui é preciso continuar a ter paciência e a dar-lhe espaço, esperando que seja ele, um dia, a vir até nós.

A Leo diz que tem uma que gosta de estar ao seu colo quando está sentada numa cadeira, será um exemplar do “gato de colo” que refere na sua resposta, e, na realidade, era um desses que nós tínhamos na ideia quando pensamos em deixar que o Óscar fosse connosco para casa.

Só que, por muito que ele evolua, nunca deve vir a ser um gato “de colo”.

O que, cá em casa, nos leva a questão de, agora que nos envolvemos neste mundo dos gatos, de procurar um com características mais próximas dos nossos desejos, que não virá substituir o Óscar, mas fazer companhia também a ele.

Por isso nos lembra-mos do Mr. Santana. Ou ficamos pelo beicinho com um gato alaranjado que foi encontrado na Damaia, como está aqui no fórum num outro tópico. Só que não sabemos quando poderá esse desejo tornar-se realidade, pelo que temos mesmo é que deixar o tempo correr.

AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 3:47 pm

Lira93 Escreveu:Já tudo foi dito, penso eu, e eu própria ainda me considero uma aprendiz no que aos gatos diz respeito. Tenho aprendido muito com a Lira, e agora com a Eva, e penso que há uns anos atrás não teria ainda tido sequer maturidade para saber cuidar e compreender um gato devidamente. Cometi erros com as gatas da minha mãe, que já não repeti com as minhas. Aliás, sei com toda a certeza que se não tivesse já esse cuidado e essa maturidade, a adaptação da Eva (que era uma gata de rua completamente selvagem e muito medrosa) teria sido impossível, já que ela quando veio para nossa casa, vai fazer um mês esta sexta-feira que vem, nem comia. Sei sem sombra de dúvida que uma atitude errada da minha parte naqueles primeiros dias, uma tentativa de aproximação forçada, um passo em falso, poderia ter ditado um péssimo começo e uma adaptação falhada.

No seu caso, tenho a louvar a sua dedicação, a vontade de aprender e de compreender o Óscar. Se já há tanto dono irresponsável a negligenciar e abandonar animais que são meigos e bem comportados, que fará com um animal que aparentemente não se apega a nós e se mostra agressivo. A solução mais fácil seria tentar "despachar" o animal, e felizmente não foi por aí que optou. Tomara que todos os gatos tivessem a sorte que o Óscar teve e tem. Sabe, eu acredito que as coisas acontecem todas por uma razão, e penso que o Óscar vos escolheu acertadamente, pois demonstram todos (inclusive as duas crianças) ter a maturidade e a vontade de adaptar o vosso comportamento e de procurar solução para o problema, para que todos possam ser felizes em conjunto, e o Óscar possa ter um Lar.

Obviamente que agora é prematuro adoptar outro gato, tal como já referiu. E é sempre preciso ter em mente que os animais, tal como as pessoas, são todos diferentes e que nem sempre dois animais se dão pacíficamente. Contudo, regra geral, e passado o stress inicial, geralmente os felinos dão-se bem entre si. Sobretudo pelo facto de o Óscar estar habituado a outros gatos, isso é um bom prenúncio de que poderá correr bem, mais tarde, a introdução de outro gato ou gata aí em casa.

É indiscutível o bem que faz a qualquer animal ter um companheiro. A minha Lira melhorou a olhos vistos desde que a Eva se juntou a nós. Perde menos pêlo, nas brincadeiras connosco é menos agressiva e cansativa, visto que pode dar vazão à energia e ao tal "instinto de caça" nas suas brincadeiras com a Eva, e é visivelmente mais feliz e menos carente, apesar de continuar a apreciar a nossa companhia e os mimos tanto como antes. Até faz menos "asneiras", como atirar bibelots ao chão, arranhar ou morder objectos nossos, etc, porque tem com quem se entreter!

Quanto à Eva, é espantoso o muito que aprendeu com a Lira. Por mais dedicação e empenho que nós tivessemos, somos "apenas humanos". Quando a Lira, que também era gata de rua mas meiga e sociável, veio para nossa casa, vimo-nos gregos para lhe ensinar como se usava o WC fechado. A Eva, igualmente gata de rua e muitíssimo mais selvagem que a Lira, aprendeu à primeira, porque a Lira lhe mostrou como funcionava. A Eva também não "sabia" brincar, e aprendeu com a Lira, vendo como ela brincava com bolinhas, fios etc que nós lhe dávamos. A Eva vai imitando os comportamentos da Lira, vai seguindo o exemplo dela até em relação aqueles comportamentos que a Lira já sabe que são reprovados pelos donos (como roer fios eléctricos :lol: ).

O facto é que a Lira tem "ensinado" a Eva, e tem sido fundamental na sua integração, brincando com ela, dando-lhe mimo, e incentivando-a a vir para junto de nós. A Eva vê a Lira ao colo a receber mimo, e apesar do receio enormíssimo que tem, vê-se na atitude dela que também quer aqueles carinhos. Quando a Lira se aproxima a pedir festas, a Eva segue-a. Não deixa ainda fazer festas, mas vem para junto de nós, cheira as mãos, às vezes brinca com patadinhas e mordidelas suaves (ainda é mais bruta que a Lira a brincar, mas é nitidamente brincadeira), e até já vem para cima do sofá ou fica a olhar para nós de cima da mesinha.

Não quer dizer que isto aconteça automaticamente em todos os casos, mas acredito que na esmagadora maioria dos casos, um novo gato ajuda, mais não seja será uma companhia de brincadeiras e carinhos para o Óscar, mesmo que não influa no comportamento dele para convosco. Mas antes disso, é essencial que ultrapassem a questão da agressividade dele, que lhe dêem tempo para se habituar, e eventualmente que o consigam conquistar, ou pelo menos, que cheguem a um ponto em que nitidamente conseguem cohabitar em paz e com tranquilidade para vocês e para o Óscar.

Com a Lira, apesar de ela ser uma gata tão meiga e dada, e apesar de sempre termos sabido que teríamos de lhe arranjar uma companhia felina, esperámos oito meses antes de adoptar a Eva. A Lira de início não sabia que este ia ser o seu Lar. Não sabia que não ia ser abandonada novamente. Teve que ganhar confiança em nós, que conquistar o seu espaço, criar as suas rotinas, passar pela experiência de os donos irem de férias e verificar que regressamos, que sempre regressaremos para ela.. Isso é tudo muito importante. A Lira hoje sabe que nós somos os seus donos, que aquela é a sua casa, e que nunca nada irá mudar isso.

O Óscar também terá de aprender que vocês são a sua família, e nunca lhe vão fazer mal ou abandoná-lo, e que terá de se moldar um pouco a vocês, da mesma forma que vocês não irão desrespeitá-lo ou forçá-lo a coisas que não queira.. E aí sim, tentar introduzir outro gato, que pode (ou não) operar maravilhas. E que terá de ser um gato sociável com os seus pares.. E os donos terão que estar plenamente mentalizados que as apresentações de dois felinos podem ser complicadas e "espectaculares" (em termos de rosnados, bufadelas e patadas), e demorar o seu tempo. E que são os gatos que criam a sua hierarquia, e os donos não poderão intervir a esse nível.

Sem que isso signifique que exista uma "culpa" (apenas incompreensão de parte a parte, natural), começaram com o pé esquerdo. Isso pode ser corrigido, e pelo que conta dos novos desenvolvimentos no comportamento do Óscar, tudo indica que assim seja. Mas é preciso que estejam cientes de que demorará o seu tempo. De facto, quatro ou cinco meses não são muito. Quando as coisas correm bem de início, são mais rápidas. Assim, demorará mais tempo, até que todos tenham confiança uns nos outros, e tanto o Óscar como os seus filhos saibam que existe respeito mútuo e que não se vão agredir mutuamente. Mas lá chegarão, com toda a certeza :D

Agora é a minha vez de pedir desculpa pelo testamento :oops:

Olá Lira93

Obrigado pela sua resposta.

Nós cá em casa, de facto, tínhamos boa intenção mas poucos conhecimentos. E, principalmente eu, cometemos erros. Eu queria que o Óscar se integrasse e se sentisse bem connosco, e então procurava-lhe fazer festinhas quando não era essa a sua vontade. E provavelmente foi isso que, pouco a pouco, foi complicando as coisas.

Como estamos todos a aprender, nós e o Óscar, temos mesmo que lhe dar espaço e tempo. Se o tivéssemos abandonado depois de termos optado por tomar conta dele, não estaríamos a proceder de forma correcta, nem em relação a nós, nem a ele, nem perante as nossas crianças. Obrigado pelo seu elogio em relação à nossa postura, mas achamos que só fizemos o que todos deveriam fazer quando assumem um compromisso. E ainda que neste caso esse compromisso seja "só" para com um gato, é na mesma um compromisso a honrar.

A sua experiência positiva com duas gatas “companheiras” uma da outra, a Lira e a recém chegada Eva dá-nos ainda mais motivação para pensar noutro gato cá para casa. E, se por um lado temos receio de que o Óscar “desencaminhe” o recém-chegado, por outro, também temos a esperança de que este suavize a atitude do Óscar, que este se torne mais amigo e com menos tendência para a asneira. O que irá realmente suceder quando tal acontecer, isso é que é a grande incógnita. Mas temos que pensar positivo, achamos que é esse o caminho. Como refere, o tempo é um factor importante nesta questão.

Mais uma vez obrigado pela ajuda e não foi nada um testamento, foi um prazer ler a sua experiência com as suas gatinhas e os seus simpáticos conselhos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 18, 2009 4:05 pm

AmigodoOscar Escreveu:
Olá Leo, obrigado pela resposta

O Óscar melhorou e agora estabilizou, não é nem de perto o gato que gostaríamos que fosse, mas não também já não é a “fera” de que me queixei algum tempo atrás. Já percebemos que a partir daqui é preciso continuar a ter paciência e a dar-lhe espaço, esperando que seja ele, um dia, a vir até nós.

A Leo diz que tem uma que gosta de estar ao seu colo quando está sentada numa cadeira, será um exemplar do “gato de colo” que refere na sua resposta, e, na realidade, era um desses que nós tínhamos na ideia quando pensamos em deixar que o Óscar fosse connosco para casa.

Só que, por muito que ele evolua, nunca deve vir a ser um gato “de colo”.

O que, cá em casa, nos leva a questão de, agora que nos envolvemos neste mundo dos gatos, de procurar um com características mais próximas dos nossos desejos, que não virá substituir o Óscar, mas fazer companhia também a ele.

Por isso nos lembra-mos do Mr. Santana. Ou ficamos pelo beicinho com um gato alaranjado que foi encontrado na Damaia, como está aqui no fórum num outro tópico. Só que não sabemos quando poderá esse desejo tornar-se realidade, pelo que temos mesmo é que deixar o tempo correr.

De nada tem que agradecer. :wink: :D

A minha gata que referi; que gosta de vir para o colo quando estamos sentados, e das que se lhe pego ao colo normalmente quando me apeteca, tenta fugir! E, se a aperto para a obrigar a estar ao meu colo, com as patas de tras, a tentar desenvencilhar-se, "faz-me umas belas tatuagens com as garras posteriores" :twisted: :P :lol: So vai para o nosso colo quando estamos sentados e quando ela muito bem entende faze-lo ou pedir. :wink:

Nao existe tempo limite (tempo concreto de espera...) que determine sucesso no desejavel... Esta, a que referi, so ao fim duns 4 Anos comecou a vir, por ela, para o nosso colo e ainda e das que de vez em quando, se eu receber visitas, esconde-se de forma tal que se as mesmas nao souberem de que a tenho, nem se apercebem da sua existencia :wink:

Deixei-a ser como ela queria ser, sem interferir ou obriga-la ao que nos pretendiamos ate que a atitude dela vir para o nosso colo, foi tida como uma dadiva felina :wink: :twisted: :P :lol: :D

Sim, de tempo ao tempo que primeiro ele se adapte melhor ao seu novo ar e depois arranje entao um amiguinho :wink:

Obrigada...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta dez 18, 2009 4:07 pm

Algo para lhe dar um pouco de alento: quando a Eva veio para nossa casa, já estava há alguns meses em casa da senhora que a recolheu e cuidou dela. Foi-me dito que ela nunca seria uma gata de colo, que nunca aceitaria festas nem carinhos. Já esteve uma vez ao meu colo no sofá, deitadinha a receber festas.. E já me veio pedir uma festa uma vez, de livre vontade. Na maior parte do tempo, continua muito medrosa e mal nos aproximamos demasiado ela foge ou fica alerta. Mas aos poucos vai-se aproximando.

Quem sabe o Óscar não venha também a ser mais carinhoso convosco, mesmo que nunca seja daqueles gatos melosos que andam sempre ao colo.. E sim, também tenho uma "fezada" que um novo gato irá ajudar, mas como disse, ainda é prematuro.

Felicidades e vá dando novidades da "pestinha" :D
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 4:22 pm

Obrigado Leo e Lira93 por mais estas palavras.

A conclusão que retiro é que poderemos ter esperança, mas dando tempo ao tempo.

Certamente não será para amanhã nem para a semana, e talvez demore quatro anos ou mais, e será preciso muita paciência. E nunca esquecer que o oscar também já é um adulto com a sua personalidade formada e que não será de um momento para o outro que mudará.

Quando houver novidades vou passar por aqui para contar, e deixar mais umas fotos, quando o Óscar se deixar retratar em condições minimamente aceitáveis.
LauraMM
Membro
Registado: sexta set 25, 2009 3:41 pm

sexta dez 18, 2009 4:35 pm

A Lira teve muita sorte em as meninas rapidamente se darem bem. Eu não tive a mesma sorte e com as minhas tem sido mais dificil e muito stressante. Oscar, deixe acalmar primeiro a situação, porque levar outro para casa cria sempre situações de stress nem que seja só por uns dias como foi o caso da Lira. Tem duas crianças que ainda estão a aprender a conviver com a saga actual, não me parece nada bom colocar mais stress em casa agora. Tambem, um novo inclino vai perturbar o Oscar e isso, logo á partida, numa altura destas, podia implicar um voltar á estaca zero com ele. É só a minha opinião, talvez por estar a passar por uma situação que tem sido algo difícil, e a minha primeira é uma gata meiga e que já estava perfeitamente adaptada cá em casa...
Tudo se resolve quando temos vontade disso, o que quero dizer é que me parece muitissimo cedo para isso, essenciamente devido às crianças, ao feitio do Oscar e ao facto de ainda estarem a construir uma relação de confiança com ele.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta dez 18, 2009 10:52 pm

AmigodoOscar,

Mesmo que o Oscar nunca venha a ser o vosso gatinho de colo, acredito que mais dia, menos dia, ele vai-se aproximando da família ou pelo menos aproximando-se, de um de vocês, normalmente os animais têm o seu amigo favorito...

Imagino a sua ansiedade...ver tantos gatinhos a precisarem de um lar...estar disposto a dar-lho e não o poder fazer de imediato.

Seria uma carta fechada, até poderia fazer bem ao Óscar,
mas mais prudente será mesmo dar um tempo a toda a família...gatinhos lindos a precisarem de ser recolhidos haverá sempre.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado dez 19, 2009 2:31 pm

está visto que o menino foi bastante atazanado por crianças e reage mal à sua presença. devia falar com um especialista de modo a ultrapassar este problema. a partir daí, quase tudo estaria resolvido
anjjazul
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

domingo dez 20, 2009 12:02 am

Boa noite :D

Em relação à tal clínica em Tomar, falei com a tal minha amiga, com outra que eu sabia que também já lá tinha ido, e ainda com um familiar que também costumava frequentá-la. Todos foram unânimes, a clínica está muito bem equipada a nível de aparelhos de diagnóstico. No entanto, ficaram todos muito desiludidos:

As minhas amigas tinham animais (uma um gato e a outra um cão) com doenças fácilmente identificáveis e andaram meses nessa clínica a fazer exames sem nunca lhes ter sido detectado o problema e assim que mudaram de clínica e consultaram outros profissionais, desvendaram logo o problema, infelizmente foi tarde demais para ambas.

O meu familiar tinha uma cadelinha com uma simples fractura numa pata e puseram-lhe uma tala com uma ligadura tão apertada que a circulação sanguínea parou, e se ele não tivesse ido rápidamente com ela a outra clínica, a cadelita teria perdido a pata, foi por pouco.

Depois de ouvir estes testemunhos, desisti, já nem quis saber o contacto.

Sendo assim, mando-lhe MP com o contacto das minhas vets que eu considero impecáveis em todos os aspectos.

Espero também que a situação com o Óscar esteja a evoluir favorávelmente.

Muitas felicidades para todos :P
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta dez 25, 2009 5:24 pm

Mais uma vez muito obrigado pelas respostas e ajudas, caríssimas LauraMM, MiausRafa, anjjazul e Chenri. À Chenri agradeço-lhe ainda os contactos que enviou, lamento as histórias menos boas que aconteceram aos animais que frequentaram a clinica que descreve.

Em relação ao comportamento do Óscar, nestes últimos dias este continua a deixar-nos tranquilos a nível do que nos chamávamos “ataques”, na medida em que nada disso aconteceu novamente.

No entanto, a relação de confiança que estamos a construir estará, pensamos nos, a evoluir, mas de forma muito lenta. Continua a não existir interacção entre a nossa família e este gatinho, excepto o ele chegar perto de nos quando passamos na zona onde guardamos a sua comida, ou, pela nossa parte, o tentarmos falar bastante com ele quando ele está na mesma divisão que nós. O brincar mandando-lhe bolinhas, papeis amarrotados outras coisas do género continua a não ter quaisquer resultados. Mas, como já disse, só o ter parado os “ataques” já é bastante positivo, e vamos continuar a dar-lhe tempo e esperar que um dia passemos à fase seguinte.

Em relação à possibilidade de um segundo gato para “acalmar” o Óscar, como toda a gente por aqui concorda, é uma incógnita que poderia ter resultados positivos, ou não… Como tal, é um plano em stand-by, primeiro vamos deixar primeiro Óscar ter mais tempo para se “soltar”.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta dez 25, 2009 5:49 pm

Imagem

Imagem

Um dos sítios cá de casa onde o Óscar gosta muito de estar é em frente ao aquário, a olhar de forma muito atenta para os peixinhos que lá estão dentro.
De quando em vez, há um qualquer que passa mais perto do vidro. Então, lá se agita o Óscar, raspando com as patas no vidro, de forma frenética, tentando-o apanhar como se ele estivesse ali, à mão de semear.
Depois acalma, lá se senta sossegado por mais algum tempo, até que outro peixe passe perto do vidro, dando origem a nova tentativa. E assim passa imenso tempo.

Imagem

Quando o trouxemos para casa, improvisamos uma cama com um alguidar grande, duas almofadas velhas e uma pequena e macia carpete. Foi um improviso. Depois compramos a cama que está na foto. No entanto, é muito raro ele aqui estar, nunca largou o tal alguidar que improvisámos no primeiro dia.
volcanoes
Membro
Registado: terça dez 01, 2009 11:54 am

sexta dez 25, 2009 7:16 pm

Que bonita cama que ele tem!

Nunca pensou que os "ataques" do Oscar fossem apenas brincadeiras?
Responder

Voltar para “Gatos”