GENÉTICA DAS CORES

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado nov 17, 2007 1:28 pm

Juro que não quero "marrar", mas
SeaLords Escreveu:
O teu texto dá-te luzes:

fawn: a dog which is predominantly tan (phaeomelanin) sometimes with black tipped hairs or interspersed black hairs.
Já disse lá atrás que fulvos e lobeiros fazem fronteira e que a diferença entre eles é apenas questão de grau (ou seja, largamente subjectivo).
Pois, por isso mesmo ... assim sendo "lobeiro" é igual a fulvo carregado.

Até porque indo um pouco mais atras, o Paco mais jovem:

Imagem
Penso que dificilmente se poderá duvidar da sua "fulvidade".
SeaLords Escreveu: Não, não está. Há autores que falam que o alelo presente na raça é o (ay). A distinção só poderá ser feita examinando o pêlo do cão mas o aspecto será muito semelhante (superfície escura, base clara).
Todos os autores que eu li até agora apontam para aw, até porque aquelas marcações palidas (face e membros) não são propriamente tipicas de um ay.

Um Serra assim, nos dias de hoje, ainda estou para ver. Até porque muitos criadores já abandonaram a classificação de lobeiro, porque todos os lobeiros fulvos (pelo menos que eu vi) eram efectivamente tigrados e os cinzas (que tb eram lobeiros) não são mais que fulvos sobre o Cch.
SeaLords Escreveu: OK. De qualquer forma, já vi que não pode ser um brindle porque nenhum dos pais o é :wink:
Não, brindle era mesmo fora de questão. E graças a Deus, raio de cõr que foram por nos Serras :p

Ainda no lobeiro, deixo aqui um excerto de uma conversa:

With respect to the 'wolf grey' coat, all the genetic
basis you mentioned in your email may give a 'colour'
or pattern, which may be classed under the umbrella of
wolf grey. (..)
In the wolf, the 'grey' coat is given essentially by
the wild agouti gene Aw. Most hairs will be 'banded',
that is, will have a black tip, an intermediate yellow
or light coloured band and a black zone near the root.
As the hairs are of different lenght in different
areas of the body, the zones will not be superimposed
exactly. Hence, different 'shades' throughout the
body.

The wild aguti gene Aw ( genome Aw-)is still present
in some dog breeds, namely certain Scandinavian or
Spitz-type breeds. An example is the Norwegian
Elkhound. But, in the majority of breeds, namely,
flock-guardians, the 'wolf-grey' coat can be given
either by Ay- chch or 'negative' balance of poligenes
rufus. The genoma Ay dd would give a coat, which we
could call 'blue wolf grey'.

In the flock-guardian, the wolf-grey or lobeiro is fundamentally
composed by black hairs interspersed by pale or very
pale 'yellow' hairs. In other words, the coat is sable
with a heavy load of black hairs and pale feomelanic
(yellow) hairs. The chinchila gene or allele will
reduce the saturation of the yellow in the feomelanic
hair, without doing much to dilute the black hairs. A
negative balance of rufism will have a similar effect.
The rufism with a heavy balance of 'positive'
poligenes rufus will give a redish or, at least a very
saturated yellow shade, to the hairs. On the contrary,
a negative balance or negative poligenes rufus will
desaturate the shade of yellow, giving a pale or even
creamy colouration to the feomelanic hairs. Hence, the
resulting 'grey wolf' pattern. I have seen some
Istrian Shepperd dogs with this pattern and I assume
that the same may apply to the Illyrian Sheppherd Dog.
Certainly, this is what happens in the Serra (genotype
Ay- with a heavy sabling effect given by the poligenes
umbrous and a pale yellow or cream colouration for the
feomelanic hairs. The latter can theoretically result
from a genetic basis chch or simply from a heavily
negative balance of the poligenes rufus).

So the wof grey coat of the flock guardian is made up
of abundant black hairs intersperced with pale yellow
or creamy hairs.
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

sábado nov 17, 2007 1:32 pm

Estás a ver o que eu digo?

Umas vezes dizes uma coisa, noutras , o contrário....
SeaLords Escreveu: De qualquer forma, a nomenclatura das cores fez-se para identificar de relance os animais, não é suposto andar a escarafunchar até descobrir um pelito preto perdido algures.
Então agora já não dá para identificar de relance, pois não?
SeaLords Escreveu: A distinção só poderá ser feita examinando o pêlo do cão mas o aspecto será muito semelhante (superfície escura, base clara).

Baseares-te no fenótipo...é muito bonito, mas não serve.....

Já te demonstrámos que ao longo da vida, um Basset pode ir perdendo o preto......e por exemplo nos de sela preta, às tantas têm mais vermelho que preto, parecendo fulvos......mudam o fenótipo? ahhhh pois mudam.....mas o genótipo mantem-se......e como os classificarias? Como tricolores ao inicio e fulvos a partir dos 6 anos? Tal como chamaste ao Uthy???? :o
SeaLords
Membro Veterano

sábado nov 17, 2007 2:04 pm

casadotrevo Escreveu:Sim está a andar às voltas, como já aqui foi escrito, não não são bicolores porque têm permissão de preto
(suspiro grande) A cor da pelagem e o respectivo nome depende da(s) cor(es) que a pelagem apresenta e não da(s) cor(es) que PODE potencialmente apresentar. Acho que só alguém com o Tico e o Teco desligado é que não percebe isto.
casadotrevo Escreveu:Ninguém é Deus inquestionável, agora quando a esmagadora maioria de criadores desta raça, com credibilidade, que criam ou já criaram esta cor, têm a mesma opinião, não é certamente a sua que terá mais valor.
Obviamente que a minha opinião não tem mais valor. O que não significa que a minha opinião esteja errada e que a do sr. Lamarca esteja certa.
casadotrevo Escreveu:Sendo criador das duas raças, percebe que não são a mesma coisa.
A este ponto, voltei atrás para confirmar. Uf, ainda sei ler :roll:
If you check the hair of a mahogany you can see very is a black tip there, just like most of the red Dachshunds..
Quer que traduza? Ou tem algum amigo licenciado em germânicas que o possa fazer e, quiçá, interpretar o texto?

Quanto a "nhurros", nunca vi um "nhurro" "nhurrar" sozinho.

Passe muito bem.
mosquito01 Escreveu:O problema aqui, Isabel....é que deste uma resposta errada aquem te foi perguntar a opinião......e agora, não queres de maneira nenhuma voltar atrás....... e então, andas à voltas e voltas e voltas......
És um prato :roll: Ninguém me veio perguntar nada, não dei uma resposta errada, pelo que não tenho necessidade de voltar atrás, e ando às voltas porque VOCÊS andam às voltas :roll:
mosquito01 Escreveu:Quanto ao fulvo ser côr.....não me parece.......aliás...tanto já lhe "chamaste" côr como deste a entender que era padrão.....
É as duas coisas. Vá lá que conseguiste perceber alguma coisinha :roll:
mosquito01 Escreveu:E porque não me respondes?
Porque já o disse, e mais que uma vez, e não estou para escrever "n" vezes a mesma coisa. Se não sabes ler, arranja alguém que o faça por ti.
mosquito01 Escreveu:Então agora já não dá para identificar de relance, pois não?
Pois não, não dá para ver por uma foto. É preciso abrir o pêlo. O que não deixa de ser um exame muito rápido para quem tenha o cão à mão. Bastam 10 s. Não será de relance, será só de lance 8)
mosquito01 Escreveu: Baseares-te no fenótipo...é muito bonito, mas não serve.....

Já te demonstrámos que ao longo da vida, um Basset pode ir perdendo o preto......e por exemplo nos de sela preta, às tantas têm mais vermelho que preto, parecendo fulvos......mudam o fenótipo? ahhhh pois mudam.....mas o genótipo mantem-se......e como os classificarias? Como tricolores ao inicio e fulvos a partir dos 6 anos? Tal como chamaste ao Uthy????
O fenótipo não serve para o quê? Quanto ao resto - o Diamantino hoje tem cabelo escuro, amanhã será careca. O genótipo mudou? Não. O fenótipo muda? Muda. Por isso é que, quando um dos elementos principais de identificação é o fenótipo, ele tem que ser actualizado. E é por isso que mudas de BI de 10 em 10 anos :roll: Um registo canino é basicamente um assento de nascimento, e, como tal, a caracterização fenotípica é secundária, pelo que não é alterado ao longo do tempo. Agora, se pedires um certificado veterinário por qualquer motivo não tenhas dúvidas que o que o vet irá pôr no resenho é a cor que ele vê na altura no cão, e não a que possa vir no registo.
SeaLords
Membro Veterano

sábado nov 17, 2007 2:18 pm

CindelP Escreveu: Pois, por isso mesmo ... assim sendo "lobeiro" é igual a fulvo carregado.
Basicamente. Desde que as pontas dos pêlos sejam pretas. Mas o próprio texto que puseste diz que o fulvo pode não ter pêlos com a ponta preta, e esses nunca serão lobeiros, por muito carregados que sejam.
CindelP Escreveu:Um Serra assim, nos dias de hoje, ainda estou para ver. Até porque muitos criadores já abandonaram a classificação de lobeiro, porque todos os lobeiros fulvos (pelo menos que eu vi) eram efectivamente tigrados e os cinzas (que tb eram lobeiros) não são mais que fulvos sobre o Cch.
É pá, quem sou eu para duvidar. Só acho estranho que, tendo o estalão sido revisto há tão pouco tempo, não se tenha alterado essa cláusula da cor.
CindelP Escreveu:Ainda no lobeiro, deixo aqui um excerto de uma conversa:
Bom texto. É daquele mocinho português que vive em Inglaterra?
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

sábado nov 17, 2007 3:31 pm

SeaLords Escreveu: O fenótipo não serve para o quê? Quanto ao resto - o Diamantino hoje tem cabelo escuro, amanhã será careca. O genótipo mudou? Não. O fenótipo muda? Muda. Por isso é que, quando um dos elementos principais de identificação é o fenótipo, ele tem que ser actualizado. E é por isso que mudas de BI de 10 em 10 anos :roll: Um registo canino é basicamente um assento de nascimento, e, como tal, a caracterização fenotípica é secundária, pelo que não é alterado ao longo do tempo. Agora, se pedires um certificado veterinário por qualquer motivo não tenhas dúvidas que o que o vet irá pôr no resenho é a cor que ele vê na altura no cão, e não a que possa vir no registo.
Lá está.....até concordamos que o registo canino deve ser baseado no genótipo e não no fenótipo....logo um cão que seja E_ nunca poderá ser bicolor......

E se o registo canino "é basicamente um assento de nascimento", como podes dizer que os cachorros que apresentam manchas pretas, castanhas e brancas são bicolores?

Quanto ao fulvo ser côr.........â que côr se refere então? Não há fulvos sem serem amarelos? O PA que mostraste é amarelo? Para mim, aquilo tb é fulvo...e fulvo refere-se portanto a um "padrão".....
SeaLords
Membro Veterano

sábado nov 17, 2007 7:30 pm

mosquito01 Escreveu: Lá está.....até concordamos que o registo canino deve ser baseado no genótipo e não no fenótipo....logo um cão que seja E_ nunca poderá ser bicolor......
Concordamos? Aonde? Estás mesmo com problemas de leitura :lol: Se o registo canino é basicamente um assento de nascimento interessa a genealogia, não o genótipo (é buéééé de diferente). Quanto a um cão que seja E_ e que é bicolor já te foi mostrado aqui um exemplo. Queres mais?
mosquito01 Escreveu: Quanto ao fulvo ser côr.........â que côr se refere então? Não há fulvos sem serem amarelos? O PA que mostraste é amarelo? Para mim, aquilo tb é fulvo...e fulvo refere-se portanto a um "padrão".....
OK, só por esta vez vou colocar aquilo que eu escrevi lá atrás. Mas só desta vez, está bem?
Pelagens feomelânicas: fulvo e suas variantes (vermelho, amarelo, areia, creme, marfim)
Queres saber a que cor corresponde o fulvo? Vai ao dicionário:
fulvo

adjectivo

de cor amarelo-torrada; alourado; dourado;

(Do lat. fulvu-, «id.»)
ou seja, é uma cor intermédia, entre o amarelo e o vermelho.

Quanto ao fulvo ser também padrão, é-o porque a mistura de pêlos pretos no meio dos pêlos fulvos não altera a denominação da pelagem, que continua a ser fulva. Assim como continua a ser amarela, ou continua a ser vermelha, mesmo que tenha pêlos pretos misturados. Sendo assim, quando o fulvo/amarelo/vermelho tem pêlos pretos misturados e temos um padrão malhado, não poderemos chamar bicolor, porque uma pelagem fulva/vermelha/amarela com pêlos pretos não é uma pelagem simples, mas continuará a denominar-se fulvo/vermelho/amarelo malhado (ou, se quiseres, em inglês, fawn/yellow/red and white). Estás esclarecida, ou viraste fulva ultimamente?
trex
Membro
Registado: segunda abr 18, 2005 4:04 pm

sábado nov 17, 2007 8:48 pm

SeaLords Escreveu:Quanto ao fulvo ser também padrão, é-o porque a mistura de pêlos pretos no meio dos pêlos fulvos não altera a denominação da pelagem, que continua a ser fulva. Assim como continua a ser amarela, ou continua a ser vermelha, mesmo que tenha pêlos pretos misturados. Sendo assim, quando o fulvo/amarelo/vermelho tem pêlos pretos misturados e temos um padrão malhado, não poderemos chamar bicolor, porque uma pelagem fulva/vermelha/amarela com pêlos pretos não é uma pelagem simples, mas continuará a denominar-se fulvo/vermelho/amarelo malhado (ou, se quiseres, em inglês, fawn/yellow/red and white). Estás esclarecida, ou viraste fulva ultimamente?
:?: ???? Agora quem já não percebe nada sou eu....
Afinal na sua opinião a tal cadela que originou estas discussões, que aparentemente é unanime que é fulva e com presença de pelos pretos, deve ser considerada bicolor ou não?
trex
Membro

sábado nov 17, 2007 8:53 pm

Ou será que o que não é unanime é a preença de pelos pretos na cadela?

É que com estas voltas já estou um bocado perdido.

Já agora a variação de uma côr dentro de uma mancha é provocada pela alteração da pigmentação dos pelos ou pela maior presença de pelos pretos ou por uma combinação de ambas?

Obrigado
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sábado nov 17, 2007 10:26 pm

SeaLords Escreveu:
mosquito01 Escreveu: Lá está.....até concordamos que o registo canino deve ser baseado no genótipo e não no fenótipo....logo um cão que seja E_ nunca poderá ser bicolor......
Concordamos? Aonde? Estás mesmo com problemas de leitura :lol: Se o registo canino é basicamente um assento de nascimento interessa a genealogia, não o genótipo (é buéééé de diferente).
Pois já percebemos que, para si, a côr vem lá para enfeitar.
SeaLords Escreveu: Quanto a um cão que seja E_ e que é bicolor já te foi mostrado aqui um exemplo.
:lol: Por acaso até foi mostrado como exemplo do contrário:
CindelP Escreveu: Um fulvo sem extensão será por exemplo (ao qual vcs erradamente classificariam como bicolor)

Imagem
O desespero é tanto que até já se desvirtua o que foi escrito.

Para si, e unicamente para si, é bicolor .... Não é para a dona, não é para nós e não é para ninguém que tenha consciência que se trata de um E_. Mas lá está, para si os pormenores não contam, as coisas não são o que são e sim o que lhe parecem a si à primeira vista.

Sinceramente parece-me que essa cabeça anda a necessitar de descanso.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo nov 18, 2007 10:12 am

casadotrevo Escreveu: Pois já percebemos que, para si, a côr vem lá para enfeitar.
Para vocês é que vem lá só para enfeitar, uma vez que misturam vários fenótipos diferentes em cada designação e, ao que parece, dos variados padrões e tons feomelânicos apenas lhes importa saber se há ou não pêlos pretos. :roll:
casadotrevo Escreveu::lol: Por acaso até foi mostrado como exemplo do contrário
E eu disse, na altura e em todos os posts, antes e depois, que não concordava, porque se o cão só tem pêlos vermelhos e pêlos brancos (dito pela dona e não por mim) É classificável como bicolor. O fenótipo é o que o cão É, não aquilo que tem POTENCIALIDADE para ser. É assim tão dificil perceber isso? :roll:
casadotrevo Escreveu:Sinceramente parece-me que essa cabeça anda a necessitar de descanso.
Não me parece. Sei bem o que digo, e porque o digo, ao contrário de vocês, que andam aí a estrebuchar.

Olhe, dedique-se ao comércio de rações. E, como tão entendido na matéria, e possuidor de uma raça propensa a torções de estômago, é estranho que não conheça os factores que se considera, por análise estatistica, favorecerem a ocorrência de tal acidente.
trex Escreveu:Afinal na sua opinião a tal cadela que originou estas discussões, que aparentemente é unanime que é fulva e com presença de pelos pretos, deve ser considerada bicolor ou não?
É unânime? Sério? Eu por mim parece-me que não tem pêlos pretos.
Imagem
Consegue ver pêlos pretos? Onde?

Já agora, acha que o tom do pêlo da cadela corresponde a fulvo?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 18, 2007 11:08 am

SeaLords Escreveu:
casadotrevo Escreveu: Pois já percebemos que, para si, a côr vem lá para enfeitar.
Para vocês é que vem lá só para enfeitar, uma vez que misturam vários fenótipos diferentes em cada designação e, ao que parece, dos variados padrões e tons feomelânicos apenas lhes importa saber se há ou não pêlos pretos. :roll:
A nós, óbviamente, importa saber que tipo de descendência o cão pode dar. A si, não ...
SeaLords Escreveu:
casadotrevo Escreveu::lol: Por acaso até foi mostrado como exemplo do contrário
E eu disse, na altura e em todos os posts, antes e depois, que não concordava, porque se o cão só tem pêlos vermelhos e pêlos brancos (dito pela dona e não por mim) É classificável como bicolor. O fenótipo é o que o cão É, não aquilo que tem POTENCIALIDADE para ser. É assim tão dificil perceber isso? :roll:
Volto a dizer, é para si porque não quer saber dos pequenos pormenores. Tal como a dona do cão escreveu, dá para ver "não me lixem", nem que seja em cachorros.
SeaLords Escreveu:
casadotrevo Escreveu:Sinceramente parece-me que essa cabeça anda a necessitar de descanso.
Não me parece. Sei bem o que digo, e porque o digo, ao contrário de vocês, que andam aí a estrebuchar.
Quem anda a estrabuchar, e claramente ressabiada com alguma coisa, é a Drª.
SeaLords Escreveu: Olhe, dedique-se ao comércio de rações. E, como tão entendido na matéria, e possuidor de uma raça propensa a torções de estômago, é estranho que não conheça os factores que se considera, por análise estatistica, favorecerem a ocorrência de tal acidente.
A Drª por acaso tem muita piada, eu dedico-me ao comércio de ração, mas também dedico-me a criar cães (como Hobbie), olhe e nos cães, ao contrário de alguns, tenho resultados evidentes. Quanto à sua profissão eu nem me vou referir às suas competências, porque eu acho errado estar a atacar o ganha-pão das pessoas.
Quanto à torção, tendo uma raça propensa a tal, não deixo de ficar satisfeito que em 10 anos e, neste momento, com 12 cães somente tenha tido uma (penso que isso estatisticamente quererá dizer algo ....)
SeaLords Escreveu:
trex Escreveu:Afinal na sua opinião a tal cadela que originou estas discussões, que aparentemente é unanime que é fulva e com presença de pelos pretos, deve ser considerada bicolor ou não?
É unânime? Sério? Eu por mim parece-me que não tem pêlos pretos.
Imagem

Acho que além de se ter visto claramente quando era cachorra, nota-se pormenores, tal como a mosquito01 já descreveu, e o Sr. Lamarca ajuda a perceber no seu texto. Mas lá está só vê quem quer, e quem acha que a côr do registo canino tem algum valor além do descrever o cão. Até porque usando o seu exemplo do BI, se a intenção fosse descrever o cão, lá tinhamos que andar a renovar o LOP de x em x de anos, porque o fenotipo vai mudando ao longo da vida.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo nov 18, 2007 11:45 am

casadotrevo Escreveu:A nós, óbviamente, importa saber que tipo de descendência o cão pode dar. A si, não ...
Se se preocupassem mesmo com o tipo de descendência, usariam descrições mais detalhadas que simplesmente tricolor/bicolor.
casadotrevo Escreveu:Volto a dizer, é para si porque não quer saber dos pequenos pormenores. Tal como a dona do cão escreveu, dá para ver "não me lixem", nem que seja em cachorros.
Não, não quero saber dos pequenos pormenores para classificar um FENÓTIPO (e bicolor/tricolor são fenótipos). Os pequenos pormenores entram quando se quer distinguir GENÓTIPOS (e genótipos são, por exemplo, ay_E_ ou __ee). É isto que não conseguem perceber :roll: E o resto da conversa vem no mesmo seguimento, por isso não vale a pena estar a perder o meu tempo.

Passe bem (sério, reveja os factores de risco das torções de estômago. Isto se quiser aprender alguma coisa, claro, que cada vez mais me parece não ser o caso).

[/quote]
trex
Membro

segunda nov 19, 2007 12:18 am

SeaLords Escreveu:É unânime? Sério? Eu por mim parece-me que não tem pêlos pretos.
Imagem

O.K. então repito uma pergunta que já fiz... a que se deve a alteração da tonalidade dentro de uma mancha? Aparentemente a região da orelha desta cadela é mais escura que noutros locais. (e sim, antes que digam, na realidade eu sou um bocado pitosga 8) ) As cores simples admitem estas variações de pigmentação?
SeaLords Escreveu: Queres saber a que cor corresponde o fulvo? Vai ao dicionário:
Citação:
fulvo

adjectivo

de cor amarelo-torrada; alourado; dourado;

(Do lat. fulvu-, «id.»)
Por esta definição porque é que não pode ser fulvo?
SeaLords Escreveu: Passe bem (sério, reveja os factores de risco das torções de estômago. Isto se quiser aprender alguma coisa, claro, que cada vez mais me parece não ser o caso).

Eu não quero nem estou interessado em entrar em nenhuma guerrilha privada, mas sou proprietário de um basset hound e gosto de aprender, não está/estão disposta a falar mais claramente neste assunto, uma vez que isto é um forum aberto sobre a raça? (eventualmente abrindo um outro post dedicado ao assunto)

Muito obrigado
SeaLords
Membro Veterano

segunda nov 19, 2007 6:25 am

trex Escreveu:As cores simples admitem estas variações de pigmentação?
Variações de tom? Admitem sim.
trex Escreveu:Por esta definição porque é que não pode ser fulvo?
Porque me parece que a cor da cadela não é amarelo torrado. Digo eu, que tenho falta de vista 8)
trex Escreveu:Eu não quero nem estou interessado em entrar em nenhuma guerrilha privada, mas sou proprietário de um basset hound e gosto de aprender, não está/estão disposta a falar mais claramente neste assunto, uma vez que isto é um forum aberto sobre a raça? (eventualmente abrindo um outro post dedicado ao assunto)
Uma vez que é uma pessoa educada, tenho todo o gosto. Não é preciso ir muito longe:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=75829

Que eu saiba, os estudos estão todos no mesmo ponto, pelo que as conclusões tiradas na altura se mantêm.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 28, 2007 6:51 pm

rasputine Escreveu:Imagem
De facto quando não se está por dentro das coisas, nem perguntar se sabe e não se chega a lado nenhum.

Veja, uma pergunta bem feita, com pés e cabeça, com exemplos (todos os VOSSOS cachorros desta cor), e veja a resposta. Curioso também, a velocidade com que vos responderam, e a mim terem levado 18 dias.

Imagem
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Basset Hound”