Cão comunitário - Cartaz para divulgação do conceito

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda mai 09, 2011 5:35 pm

Queria só acrescentar uma coisa...

Aprendi uma máxima nestes 10 anos de defesa de animais, primeiro selvagens, depois cães abandonados numa associação... NUNCA queiram impor aos outros o gosto pelos cães... quando obrigamos alguém a querer um cão na rua estamos a criar uma aversão ao problema e um inimigo na solução do mesmo... eu sou respeitado no meu gosto pelos cães e na defesa dos mesmos porque não o faço... a nicas tem razão neste aspecto... a fronteira fica à porta de nossa casa

Da mesma maneira que a lei antitabaco está bem construida ao traçar o limite para o direito a fumar quando estamos num espaço público onde existem fumadores e não fumadores, a lei que exige que os cães não andem no espaço público à solta também... o espaço é de todos os que gostam e os que não gostam de cães... é fundamental respeitar isso para que respeitem o direito de ter cão em casa, se formos por este caminho e pelos potenciais problemas que ele acarreta estamos a construir fundamentos para que um dia seja proibido ter cães em espaços urbanos com muita densidade populacional ou em apartamentos... porque vamos dar argumentos aos outros para fundamentar a sua razão... já surgiram rumores para esta questão no passado e sempre que existirem abusos eles voltarão.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 5:37 pm

LuMaria Escreveu:
doglover80 Escreveu:
LuMaria Escreveu:Há cães super pacatos? Oh se há. Há cães muitissimo pacatos e boa onda. O doglover melhor que ninguém deveria saber isso.
Sim existem cão com bom comportamento, pacatos não sei o que será em termos caninos, é como os apelos para adopção, os cães nesses apelos são todos meigos... o que será meigo? Encosta a cabecinha a quem lhe está a fazer festas... e depois morde na segunda pessoa que se aproxima da que lhe está a fazer festas... é ciumento e muito meigo... :? :|
Doglover tenha dó :roll:
Eu não falo no ar... vi isto várias vezes na vida... mas coitadinho é tão meiguinho... :roll:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 09, 2011 5:39 pm

doglover80 Escreveu:
LuMaria Escreveu:
doglover80 Escreveu:
LuMaria Escreveu:Há cães super pacatos? Oh se há. Há cães muitissimo pacatos e boa onda. O doglover melhor que ninguém deveria saber isso.
Sim existem cão com bom comportamento, pacatos não sei o que será em termos caninos, é como os apelos para adopção, os cães nesses apelos são todos meigos... o que será meigo? Encosta a cabecinha a quem lhe está a fazer festas... e depois morde na segunda pessoa que se aproxima da que lhe está a fazer festas... é ciumento e muito meigo... :? :|
Doglover tenha dó :roll:
Eu não falo no ar... vi isto várias vezes na vida... mas coitadinho é tão meiguinho... :roll:
Eu falo da minha experiência igualmente.

Deixo este tópico que adorei seguir. Principalmente a participação do membro jcsousa.
A quem tiver pachorra para ler ou reler aqui fica. Um excelente tópico.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... es&start=0
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda mai 09, 2011 5:55 pm

LuMaria Escreveu:
nicasxi Escreveu:Lu, neste caso concreto, o cão não se atira ao meu. Eles nem se vêm um ao outro, porque eu faço por isso.
Até agora só me é prejudicial na medida em que devido à permanência dele ali, alterei as saídas com os meus cães. Agora saio de carro, por duas ou três vezes.
Comigo ainda não houveram problemas, mas com outros vizinhos já houve. Não sei se alguem chamou o canil, mas se funcionar tão bem como o centro de saúde ... :roll: :roll: :roll:
Decide-te!
nicasxi Escreveu:Falando tambem na 1ª pessoa:
E ainda pergunto eu:
Porque tenho de andar quase sempre à luta com a porra do cão para o afastar do meu?Porque porra tenho eu de aguentar com o tal cão " comunitário" ? :evil:
Se for a pé passear os meus tenho de andar á luta com o cão, pois tenho. Por isso , evito-o.
Eu não acredito neste conceito " cão comunitário". Nem acho que a solução do problema passe por aí. Antes pelo contrário , a mim parece-me, perigosamente, uma via para se complicar ainda mais a situação.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 5:59 pm

Nem vou abordar mais esta situação. A minha visão passa pelo que foi dito no tópico que referi atrás, pelo jcsousa e outros.
Para mim é assunto encerrado.

Viva os tijeleiros!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda mai 09, 2011 6:34 pm

LuMaria Escreveu:
LuluB Escreveu:Pois, Lu, de facto não tenho agora nenhum caso assim, não há aqui cães comunitários, só os há com dono. E no prédio há uma boxer que ataca tudo o que é cão e cuja dona não se convence a trazer pela trela. Virou várias vezes o Gaspar, que aprendeu a fugir dela, e até a Rita, que mal a vislumbra dá às de vila-diogo. O que faço? Como geralmente dou por ela quando vem à rua, se estou para sair com a Rita nessa altura adio a saída até a boxer voltar para casa ou se afastar com a dona para onde quer que vão.

Não sei o que faria com um cão-de-ninguém que por aqui andasse e atacasse os meus cães, mas posso afirmar com 99 % de certeza que nunca chamaria o canil. Mas isso sou eu.
E deixava o seu animal e outros serem mordidos? Não posso concordar.
Obviamente que não.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 7:14 pm

LuMaria Escreveu:Nem vou abordar mais esta situação. A minha visão passa pelo que foi dito no tópico que referi atrás, pelo jcsousa e outros.
Para mim é assunto encerrado.

Viva os tijeleiros!
Nem há mais assunto para falar, está mais que esclarecido, não faz sentido.

VIVA AS SOLUÇÕES A SÉRIO!...por favor lumaria... eu percebo o vosso aperto no peito por serem abatidos tantos animais e eu também não o quero mas eu cumpro o meu papel de cidadão responsável, os meus cães nunca serão abandonados nem maltratados na vida... e esforço-me para que todos façam o mesmo...
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 7:30 pm

E o que faz em relação a cada abandonado que vê doglover?

E permita-me uma correcção, para SI não faz sentido. Não tente ser dono da verdade e muito menos do que é ou não é correcto.
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 8:04 pm

LuMaria Escreveu:E o que faz em relação a cada abandonado que vê doglover?

E permita-me uma correcção, para SI não faz sentido. Não tente ser dono da verdade e muito menos do que é ou não é correcto.
Chamo o canil intermunicipal para ser recolhido, que promove também adopções a par da associação local, não se adoptam todos, alguns são eutanasiados... mas ao mesmo tempo já tive várias reuniões com o vereador no sentido de haver reuniões com as autoridades para que fiscalizem e responsabilizem os donos, em coisas como a licença, o chip, andar preso à trela, etc.
Para além disso estamos a trabalhar no sentido de abrir aulas para cachorros gratuitas e treino para cães adultos gratuito em parceria com o clube cinófilo do alentejo... pela câmara municipal... isto porque a minha perspectiva não é de imposição de verdades e pelo que o senhor entende perfeitamente e está confiante que podemos trabalhar em conjunto... é isto que falava.

E sim para MIM não faz... sempre que colocamos aqui uma opinião é de nós mesmos que falamos.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 09, 2011 8:05 pm

Existem, portanto, cães comunitários, com mais que um cuidador, de todos, de ninguém, como queiram chamar-lhes. A uns dão-lhes só comida, a outros também abrigo, vacinação, castração, cuidados veterinários, etc. Uns vivem no espaço público, outros em espaços delimitados e até vedados. A maior parte dos exemplos apresentados foram de animais mansos, pacatos, queridos de cuidadores e habitantes, cães que nunca causaram qualquer problema, nem a pessoas nem a bens nem a outros animais.

Aquilo que por vezes é muito difícil (veja-se com a esterilização) conseguiu-se: que a implementação do conceito (entre outros) fosse aprovada, e por unanimidade, na Assembleia da República, e recomendada ao governo.

Falta a divulgação do conceito formal e a sua regulamentação, que poderia permitir a consciencialização de quem não trata ainda esses animais como deve, a responsabilização perante as autoridades, a obrigatoriedade de celebração de seguro, etc.

Não, isso não. Deixe-se estar tudo como está. Os que já existem continuarão a existir, ou porque não incomodam as pessoas ou porque as que se incomodam não têm coragem de chamar o canil. Os que não estão vacinados e castrados continuarão como estão, a procriar descontroladamente. Não terão seguro. E alguns que poderiam levar assim os seus dias até ao fim irão engrossar as muitas dezenas de milhares que são abatidos anualmente nos nossos canis.

Sim senhor.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 09, 2011 8:09 pm

doglover80 Escreveu:

Chamo o canil intermunicipal para ser recolhido, que promove também adopções a par da associação local, não se adoptam todos, alguns são eutanasiados... mas ao mesmo tempo já tive várias reuniões com o vereador no sentido de haver reuniões com as autoridades para que fiscalizem e responsabilizem os donos, em coisas como a licença, o chip, andar preso à trela, etc.
Para além disso estamos a trabalhar no sentido de abrir aulas para cachorros gratuitas e treino para cães adultos gratuito em parceria com o clube cinófilo do alentejo... pela câmara municipal... isto porque a minha perspectiva não é de imposição de verdades e pelo que o senhor entende perfeitamente e está confiante que podemos trabalhar em conjunto... é isto que falava.

E sim para MIM não faz... sempre que colocamos aqui uma opinião é de nós mesmos que falamos.
Permita-me a correcção: abatidos. Eutanásia é uma coisa diferente.
E uma segunda: capturados, por vezes com métodos que mais parecem medievais.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda mai 09, 2011 8:22 pm

doglover80 Escreveu:

E ainda dizem que nós, os cuidadores de cães comunitários - ou o que lhes queiram chamar -, é que vemos o mundo cor-de-rosa...

Há uma câmara alentejana que ainda há poucos anos mandava apanhar os cães de rua e os mandava abater de imediato a tiro de caçadeira, num descampado fora da vila, por um funcionário, que por acaso era primo do vereador encarregado do sector, ou coisa que o valha... Nem canil havia ali. A lei era desconhecida e ignorada da primeira à última letra.
Última edição por LuluB em segunda mai 09, 2011 8:28 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 8:25 pm

Tassebem Escreveu:
doglover80 Escreveu:

Mas como é que sabe se o que fazem no canil intermunicipal de beja não é eutanasia? Como é que sabe a forma como recolhem os cães?? Fique a saber que os funcionários do dito nesta ultima ovibeja fizeram trabalho extra para fabricar uma vedação muito gira para ter os cães para adopção na feira... não generalizem.

Eu já tive a fazer festas a vários cães enquanto foram injectados com eutasil, sei o que é eutanasia... era necessário e foi o melhor para eles.

"Não tente ser dono da verdade e muito menos do que é ou não é correcto."

Eu não tou a tentar ser nada disso, o que é correcto neste momento é o que é de lei, o que se fala aqui é se sou ou não a favor de uma mudança na lei para poder ser legal a situação dos cães comunitários... e eu sou contra essa mudança... mas pronto é apenas a minha opinião, minoritária.
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 8:31 pm

LuluB Escreveu:
doglover80 Escreveu:

E ainda dizem que nós, os cuidadores de cães comunitários - ou o que lhes queiram chamar -, é que vemos o mundo cor-de-rosa...
Eu sou de facto utópico, mas as minhas utopias não invadem as liberdades dos outros... estas aulas para cachorros são a coisa mais importante na vida do cão, vai certamente diminuir a percentagem de cães com comportamentos indesejados, pelo que vai dificultar a decisão de abandonar o cão... dá ferramentas aos donos para serem donos... havendo a vontade de todos os vet locais, da câmara, do clube cinófilo e a minha disponibilidade, não será assim tão cor de rosa... é mais cor de terra... :wink:
Tassebem
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 8:34 pm

doglover80 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
doglover80 Escreveu:

Mas como é que sabe se o que fazem no canil intermunicipal de beja não é eutanasia? Como é que sabe a forma como recolhem os cães?? Fique a saber que os funcionários do dito nesta ultima ovibeja fizeram trabalho extra para fabricar uma vedação muito gira para ter os cães para adopção na feira... não generalizem.

Eu já tive a fazer festas a vários cães enquanto foram injectados com eutasil, sei o que é eutanasia... era necessário e foi o melhor para eles.

"Não tente ser dono da verdade e muito menos do que é ou não é correcto."

Eu não tou a tentar ser nada disso, o que é correcto neste momento é o que é de lei, o que se fala aqui é se sou ou não a favor de uma mudança na lei para poder ser legal a situação dos cães comunitários... e eu sou contra essa mudança... mas pronto é apenas a minha opinião, minoritária.
Treino para cães (que cães?), uma vedação muito gira e festinhas enquanto os cães são abatidos -- sim, porque não me venha dizer que estavam todos em estado terminal e em sofrimento...

E para já deviam ser sedados antes de abatidos, segundo recomendações da DGV.

Bem haja.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”