Truques para murganhos!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sexta set 07, 2012 2:06 pm

joana_boris Escreveu:Os animais são todos semelhantes, em essência. São constituidos dos mesmos tipos de elementos e diferem basicamente em fisiologia.

O acharmo-los menos ou mais nojentos é meramente social. Se os animais estiverem bem tratados e em condições de sanidade, não percebo porque hão de ser mais ou menos "decentes" ou "escusados".

Há culturas em que os cães são considerados animais nojentos.

O que é bom é que cada um pode tomar a liberdade de decidir o que é que quer ter em casa.

Eu diria meramente pessoal.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta set 07, 2012 4:05 pm

Tanto as ratazanas como os murganhos, ou mesmo os hamsters, são muito inteligentes, apesar dos hamsters serem solitários, daí haver a necessidade de captar a sua atenção com mais intensidade de forma a haver interação connosco. Cheguei a levar a Sofia (ratazana) e a Dove Girl (hamster), para um seminário de treino com clicker com o Fernando Silva, e ambas se portaram muito bem, apesar da hamster ter demonstrado maior interesse no exercício (gulosa 8) )

Eu acredito, pela experiência que tenho tido até agora a treinar os meus animais, neste tipo de treino (truques), que a forma mais eficaz será mesmo o reforço positivo através do clicker, como demonstrou a Joana, pelos vídeos.
Mas acima de tudo é preciso bastante paciência e persistência na maior parte dos casos - Repetições constantes. Se não captar o comando e o executar na perfeição à 100º vez, conseguirá à 101, é preciso é não desistir. Convém também aprender a usar o clicker correctamente, conseguir interpretar a forma como o animal percepciona o clicker e entender como funciona, o seu objectivo.

Desejo muito boa sorte! Acho que estimular os nossos animais nesse sentido é muito importante, é essencial, principalmente porque muitos passam muito tempo dentro de uma gaiola, e por isso dou-lhe os parabéns pela iniciativa e encorajo a não desistir, porque o mais importante não é eles executarem os truques na perfeição, mas sim todo o processo de treino, que fortalece os laços entre os donos e seus animais e nos permite interpretar muito melhor a forma como reagem e raciocinam (sim, não somos os únicos a raciocinar, embora sejamos assim nomeados).

Bons treinos!
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta set 07, 2012 7:57 pm

Petruska1 Escreveu:
joana_boris Escreveu:Os animais são todos semelhantes, em essência. São constituidos dos mesmos tipos de elementos e diferem basicamente em fisiologia.

O acharmo-los menos ou mais nojentos é meramente social. Se os animais estiverem bem tratados e em condições de sanidade, não percebo porque hão de ser mais ou menos "decentes" ou "escusados".

Há culturas em que os cães são considerados animais nojentos.

O que é bom é que cada um pode tomar a liberdade de decidir o que é que quer ter em casa.

Eu diria meramente pessoal.
Sim, tem razão. É pessoal, mas também é bastante influenciável pelo contexto cultural e social das pessoas. A nossa sociedade diz-nos que as ratazanas são nojentas, asquerosas, repugnantes, o que até tem um fundamento lógico, como todos sabemos.

As minhas são fantásticas. De uma meiguice inteligência incriveis. Mas não gosto muito quando vêm cá a casa e me dizem que elas são nojentas. Aceito que não gostem, e eu não obrigo ninguem a tocar-lhes, nem têm que olhar para elas. Mas não gosto mesmo nada que chamem "nojentas" ou que digam que as minhas meninas são um "nojo", são a minha companhia em Lisboa e gosto muito delas, pelo que por vezes esses comentarios magoam.

Não estou a falar no caso da Petruska, que usou sempre a expressão "na minha opinião" antes de falar. Mas irrita-me um pouco quando dizem "é nojento" como se fosse uma verdade absoluta.

Eu não gosto muito de tarantulas, mas não seria capaz de me virar para um dono de uma e dizer-lhe que a tarantula dele é nojenta. Não gosto que o façam em relação aos meus animais, sejam eles ratazanas, cão ou gato.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 07, 2012 8:24 pm

joana_boris Escreveu:... mas também é bastante influenciável pelo contexto cultural e social das pessoas. A nossa sociedade diz-nos que as ratazanas são nojentas, asquerosas, repugnantes, o que até tem um fundamento lógico, como todos sabemos.

As minhas são fantásticas. De uma meiguice inteligência incriveis. Mas não gosto muito quando vêm cá a casa e me dizem que elas são nojentas. Aceito que não gostem, e eu não obrigo ninguem a tocar-lhes, nem têm que olhar para elas. Mas não gosto mesmo nada que chamem "nojentas" ou que digam que as minhas meninas são um "nojo", são a minha companhia em Lisboa e gosto muito delas, pelo que por vezes esses comentarios magoam.

Eu não gosto muito de tarantulas, mas não seria capaz de me virar para um dono de uma e dizer-lhe que a tarantula dele é nojenta. Não gosto que o façam em relação aos meus animais, sejam eles ratazanas, cão ou gato.
Eu também já recebi algumas '' piadas ''. Gosto de todos os animais, todos mesmo. Acho todos fascinantes, desde o elefante até ao mosquito.

Bem, é comum eu pegar em animais como ratazanas, ratos, cobras, tarântulas, baratas, lagartos e muitos outros que grande parte da sociedade descreve como '' nogento '', '' repugnante '' e outros do mesmo género.
Fascina-me.

Mas há sempre alguém que me manda alguma piada no meio disto tudo.
Por exemplo, uma vez fui a casa de uma amiga minha que tem uma divisão ( a que ela chama de Dream Room 8) ) dedicada a répteis. Tem lá cobras ( entre elas cobras-do-milho, pitões regius, morelias viridis, ... ), lagartos ( geckos, dragões barbudos, etc. ) e alguns exóticos ( ratazanas, ratos de benin, gerbos, chinchilas, tarântulas, entre outros ).
Nessa minha visita estava lá uma outra amiga dela, que por acaso nunca se deu bem comigo. Eu cheguei lá a casa, cumprimentei as pessoas ( entre elas a minha amiga ) e fui ao Dream Room. Perco-me lá dentro :wink: .
Peguei nas ratazanas e depois numa das cobras-do-milho e outra rapariga disse-me logo: '' Não mexas nisso!! Os ratos são do mais porco que existe, até transmitem SIDA :evil: . E esses coelhos também deve ser igual! Eu não entro aí! ''
Quando referiu coelhos quis dizer chinchilas ... :roll:

Mas eu não digo nada, ignoro . Nunca lhe faltei ao respeito nem o irei fazer, mas bem podia alargar o seu pequenino conhecimento. Mas, afinal de contas, são coisas que a mim não me interessa. Os animais ... esses sim interessam-me :wink: .
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

sexta set 07, 2012 9:01 pm

Também já tive problemas desses, mas com os meus hamsters quando os tinha. Uma amiga veio cá a casa, e ela detesta animais desse tipo. Tudo o que não seja cão, gato ou coelho, ela não gosta. Quando ela chegou eu esta a a dar comida aos hamsters, e a resposta dela foi: "Como é que consegues ter bichos destes em casa? São nojentos!" Eu, como não gosto que me pisem os calos, e mesmo depois que a ter avisado que tinha hamsters ela me fez aquele comentário, a minha resposta simplesmente foi:"Não gostas? A porta é a serventia da casa. Não te esqueças de a fechar quando saíres." A partir desse dia, continuamos amigas mas ela nunca mais me fez um comentário deste tipo.
Eu adoro todo o tipo de animais, seja um gato bebé super fofo ou uma cobra ou uma tarântula. Eu adorava ter uma cobra, mas a minha mãe diz que me deserda se eu comprar uma :lol: Lá está. Ela não gosta deste tipo de animais, mas não faz comentários desagradáveis como "é tão nojento". Simplesmente diz que não gosta e pronto. Ela é capaz de olhar para uma cobra, mas de lhe mexer... digamos que nem por isso :lol:
Ainda estou a ver se a levo ao jardim zoológico à casa dos répteis só mesmo pra implicar com ela :twisted: :twisted:
Petruska1
Membro Veterano

sexta set 07, 2012 11:03 pm

Katy500 Escreveu:Também já tive problemas desses, mas com os meus hamsters quando os tinha. Uma amiga veio cá a casa, e ela detesta animais desse tipo. Tudo o que não seja cão, gato ou coelho, ela não gosta. Quando ela chegou eu esta a a dar comida aos hamsters, e a resposta dela foi: "Como é que consegues ter bichos destes em casa? São nojentos!" Eu, como não gosto que me pisem os calos, e mesmo depois que a ter avisado que tinha hamsters ela me fez aquele comentário, a minha resposta simplesmente foi:"Não gostas? A porta é a serventia da casa. Não te esqueças de a fechar quando saíres." A partir desse dia, continuamos amigas mas ela nunca mais me fez um comentário deste tipo.
Eu adoro todo o tipo de animais, seja um gato bebé super fofo ou uma cobra ou uma tarântula. Eu adorava ter uma cobra, mas a minha mãe diz que me deserda se eu comprar uma :lol: Lá está. Ela não gosta deste tipo de animais, mas não faz comentários desagradáveis como "é tão nojento". Simplesmente diz que não gosta e pronto. Ela é capaz de olhar para uma cobra, mas de lhe mexer... digamos que nem por isso :lol:
Ainda estou a ver se a levo ao jardim zoológico à casa dos répteis só mesmo pra implicar com ela :twisted: :twisted:
O que é que sente quando diz "eu adoro todo o tipo de animais". A que é que se refere?
Para mim, os animais não me suscitam todos o mesmo.
Uns suscitam ternura, encanto, outros indiferença e outros repulsa.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Petruska1
Membro Veterano

sexta set 07, 2012 11:08 pm

sarina Escreveu:Mas tb tenho um episódio absurdo-pseudo-ternurento.

Qd tinha 4 ou 5 anos, os meus pais deram com uma família de formigas a aumentar drasticamente, até que perceberam que havia sempre migalhinhas de pão e bolachas para elas nas janelas e depois já mais dentro de casa. Chorei que me fartei qd as mataram. :cry: :cry: :roll: (Hoje, sinceramente, dou cabo delas, sempre que o calor as faz aparecer na cozinha. Gostava de não ter de as matar, mas a ideia de passar a vida a atirá-las pela janela... :roll:)
As formigas, no verão aparecem porque basta uma ter dado com o cheiro, que ensina o caminho às outras.
Há sensívelmente um mês, depois de dar de comer aos meus cães. Uma formiga descobriu que dentro do contentor está a ração da Petra. Uma hora depois, fui à cozinha e tinha imensas formigas, umas dentro e outras fora do contentor.
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

sexta set 07, 2012 11:55 pm

Eu também sou da opinião que isto que aqui se fala é pessoal mas também social, cultural. Da mesma forma que certas comidas exóticas para nós podem ser nojentas para nós (nunca seria capaz de comer cão ou gato por exemplo) tal não o é noutros locais, noutras culturas, e aqui já não é tanto pessoal.
Há quem odeie cobras porque desde que nasceu toda a gente à sua volta lhe disse que as cobras eram más, feias, nojentas, etc, e como é óbvio a cultura que cada um tem e aquilo que acaba por definir o que se pensa vem de tudo isso embora possa mudar ao longo do tempo.
Claro que depois também há a parte mais pessoal, há pessoas que não suportam répteis, há pessoas que não suportam insectos, há pessoas que não suportam tocar num pêssego (sim, existe disto) o que pode parecer absurdo mas para a pessoa em questão não o é. Eu por exemplo, adoro animais, todos eles me fascinam, no entanto não seria capaz de manusear por exemplo uma tarântula, provavelmente pelo preconceito subconsciente de que pode ser venenoso ou acabar por levar a dor ou algo do género, não sei, mas não seria capaz de o fazer. No entanto não acho que uma tarântula seja nojenta, nunca iria dizê-lo, muito menos de um réptil e menos ainda de um rato/ratazana por exemplo, uma coisa pequenina, peluda, é algo fofo, uma coisa nojenta é algo peganhoso, melado, sei lá, uma ostra :lol: Mas isto lá está, é assim para mim pode não o ser para outra pessoa.
Daí que seja pessoal, mas também social/cultural, o importante é o respeito, porque uma pessoa que vê uma cobra e mata sem ter nenhuma razão para tal ou desvia o carro para lhe passar por cima só merece que lhe aconteça o mesmo. :wink:

Sorry pelo off-topic :roll:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

sábado set 08, 2012 12:52 am

Petruska1 Escreveu:
Katy500 Escreveu:Também já tive problemas desses, mas com os meus hamsters quando os tinha. Uma amiga veio cá a casa, e ela detesta animais desse tipo. Tudo o que não seja cão, gato ou coelho, ela não gosta. Quando ela chegou eu esta a a dar comida aos hamsters, e a resposta dela foi: "Como é que consegues ter bichos destes em casa? São nojentos!" Eu, como não gosto que me pisem os calos, e mesmo depois que a ter avisado que tinha hamsters ela me fez aquele comentário, a minha resposta simplesmente foi:"Não gostas? A porta é a serventia da casa. Não te esqueças de a fechar quando saíres." A partir desse dia, continuamos amigas mas ela nunca mais me fez um comentário deste tipo.
O que é que sente quando diz "eu adoro todo o tipo de animais". A que é que se refere?
Para mim, os animais não me suscitam todos o mesmo.
Uns suscitam ternura, encanto, outros indiferença e outros repulsa.
Os animais também não suscitam todos o mesmo. Por uns sinto carinho, por outros sinto respeito. O que eu quero dizer é que ainda não fui capaz de encontrar uma espécie de animal que me causa-se repulsa.
Quando digo que adoro todo o tipo de animais, o que eu quero dizer é que eu sou capaz de olhar e tocar em qualquer tipo de animais sem que este me causem nojo. Eu tão depressa estou a fazer festas aos meus cães como sou capaz de pegar numa lagartixa e libertá-la no quintal longe da vista da minha mãe para que ela não mate o pobre animal. Já fiz o mesmo com formigas e até com uma barata que eu apanhei na sala. Para evitar a morte da dita barata, fiz com que ela subisse para a pá, porque não a conseguia apanhar com as mãos sem que ela fugi-se, e libertá-la na rua. Até mesmo os mosquitos e as melgas eu tento que saiam pela janela do quarto para não ter que os matar com uma chapada a meio da noite :|
Chamei-me doida, mas eu raramente sou capaz de matar um animal, seja ele qual for :oops:
Petruska1
Membro Veterano

sábado set 08, 2012 6:59 am

Quando digo "que nojo", é mais do que isso. É algo que não é racional e não controlo..Por exemplo, quando vejo algumas espécies, sai grito, embora saiba que não devo gritar, não consigo reprimir, sinto um arrepio pelo corpo todo e o coração dispara.
Petruska1
Membro Veterano

sábado set 08, 2012 7:03 am

Repetido
Última edição por Petruska1 em sábado set 08, 2012 6:55 pm, editado 1 vez no total.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado set 08, 2012 10:27 am

Litoss Escreveu:Eu também sou da opinião que isto que aqui se fala é pessoal mas também social, cultural. Da mesma forma que certas comidas exóticas para nós podem ser nojentas para nós (nunca seria capaz de comer cão ou gato por exemplo) tal não o é noutros locais, noutras culturas, e aqui já não é tanto pessoal.
Há quem odeie cobras porque desde que nasceu toda a gente à sua volta lhe disse que as cobras eram más, feias, nojentas, etc, e como é óbvio a cultura que cada um tem e aquilo que acaba por definir o que se pensa vem de tudo isso embora possa mudar ao longo do tempo.
Claro que depois também há a parte mais pessoal, há pessoas que não suportam répteis, há pessoas que não suportam insectos, há pessoas que não suportam tocar num pêssego (sim, existe disto) o que pode parecer absurdo mas para a pessoa em questão não o é. Eu por exemplo, adoro animais, todos eles me fascinam, no entanto não seria capaz de manusear por exemplo uma tarântula, provavelmente pelo preconceito subconsciente de que pode ser venenoso ou acabar por levar a dor ou algo do género, não sei, mas não seria capaz de o fazer. No entanto não acho que uma tarântula seja nojenta, nunca iria dizê-lo, muito menos de um réptil e menos ainda de um rato/ratazana por exemplo, uma coisa pequenina, peluda, é algo fofo, uma coisa nojenta é algo peganhoso, melado, sei lá, uma ostra :lol: Mas isto lá está, é assim para mim pode não o ser para outra pessoa.
Daí que seja pessoal, mas também social/cultural, o importante é o respeito, porque uma pessoa que vê uma cobra e mata sem ter nenhuma razão para tal ou desvia o carro para lhe passar por cima só merece que lhe aconteça o mesmo. :wink:

Sorry pelo off-topic :roll:
Litoss, conseguiste descrever mais ou menos a minha opinião. Eu não vou dizer que gosto de todos os animais.. Mas daí a achá-los nojentos, vai alguma distância. Também não seria capaz de comer cão ou gato por uma questão cultural, embora na verdade saiba que, em essêncisa, é o mesmo que comer outro animal qualquer. Na verdade penso que tudo isto são questões culturais. Se fossemos habiuados desde pequenos a ter, manusear e observar todo o tipo de animais, serão muito menos as pessoas que os acham nojentos. Assim como se fossemso habituados a comer todo o tipo de espécies, também não achariamos repulsivo comer cão ou gato.

Eu não gosto muito de tarantulas. Não me importo deo lhar para elas dentro do terrário, mas daí a mexer-lhes(nunca tentei), vai alguma distância, tenho medo que me pelo. Mas não seria capaz de chamar nojenta a uma tarântula de alguém, pelo facto de que todos nós temos gosto aos nossos animais e tomamos muito a sério os comentários que fazem sobre eles.

Se as minhas ratazanas não tivesse cauda perdiam metade da piada. Uma colega que tenho cá em casa que dizia (antes de eu as trazer) que não sabia se ia gostar muito da cauda delas, hoje passa a vida a dar-lhes festinhas na cauda e até beijinhos, quando lhes damos banho, por isso vejam só 8)
Petruska1
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 11:44 am

Floripes3 Escreveu:Se quiserem baratas e ratos, eu tenho p'rá troca. :mrgreen:
Em relação às baratas e de acordo com a "Ciência Online", "As baratas cyborg podem ser equipas de emergência no futuro:

Pesquisadores dizem ter descoberto uma maneira de criar baratas cyborg, controladas através de controlo remoto, esperando que um dia as criaturas resistentes possam ser dirigidos para zonas de desastre de forma a coletar informações e procurar por sobreviventes.

Imagens de vídeo a partir das experiências da North Carolina State University mostram as baratas cyborg a serem dirigidas ao longo de um caminho curvo através do controlo remoto. Os pesquisadores dizem colocam um chip leve com um receptor sem fios e transmissor em baratas Madagascar e com fio de um microcontrolador para insetos.

Com sinais elétricos, os pesquisadores estimulam os orgãos sensoriais das baratas de forma a enganá-las para pensarem que precisavam de fugir de um predador. Uma vez em movimento, cargas enviadas para as antenas controlam a direção dos insetos. Um sinal enviado para uma antena pode fazer uma barata achar que um tentáculo está a tocar numa parede, enviando-o na direção oposta.

http://www.youtube.com/watch?v=adkJfDaR ... r_embedded

http://www.ciencia-online.net/2012/09/v ... uipas.html[/b]
Responder

Voltar para “Exóticos”