gato persa deixou de fazer coco na caixa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça set 18, 2012 7:55 pm

Lena1 Escreveu:O veterinário dos meus animais disse que não era necessário castrar o meu gato já que ele está sempre em casa. Se for necessário fazê-lo só posso fazer nas férias do natal porque tenho que ficar com ele uns dias para usar o tal capacete. :|
Se tiver o azar de ele um dia começar a fazer aqueles xixis para marcar o território... Está tramada! É um cheiro terrível e difícil de eliminar!

Por acaso o meu Billy não usou funil quando foi castrado... Veio para casa no próprio dia, depois de acordar, a única coisa que tive de fazer foi desinfectar com betadine uns dias...
RS
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta set 19, 2012 9:30 am

Lena1 Escreveu:O veterinário dos meus animais disse que não era necessário castrar o meu gato já que ele está sempre em casa. Se for necessário fazê-lo só posso fazer nas férias do natal porque tenho que ficar com ele uns dias para usar o tal capacete. :|
Ele até pode estar sempre em casa mas e a marcação de território? E o cheiro a urina que é muito mais intenso? E os eventuais problemas de saúde? E as tentativas de fuga? Ahhh pois é.... Não é o seu vet que convive com isso.

O meu gato não necessitou de funil sequer, a recuperação foi rapidíssima, no dia seguinte já fazia a sua vida perfeitamente normal (foi esterilizado ao final do dia note-se) e bem tentei desinfectar mas nunca deixou. Nem sequer se notava quase nada. Com uma fêmea é que é mais sério. Os machos são super fáceis....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Rutikas
Registado: terça set 18, 2012 8:54 am

quarta set 19, 2012 10:16 am

Vou então castrar o meu e ver o que acontece pk o xixi ele smp faz na caixa. pode ser que assim volte a fazer coco tb na caixa
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta set 19, 2012 11:03 am

Rutikas Escreveu:Vou então castrar o meu e ver o que acontece pk o xixi ele smp faz na caixa. pode ser que assim volte a fazer coco tb na caixa
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

quarta set 19, 2012 2:57 pm

Vou ver se marco a castração do meu e o mais rápido possível! :roll:
Obrigada pelas respostas!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 19, 2012 7:08 pm

Rutikas:

Ninguém lhe pode garantir que a castração acabe com a "demarcação" apesar que, geralmente acaba!. Contudo, quanto mais tarde o castrar, mais o "vício" se enraíza e aí sim... ficará para sempre!
Castre o gato, para seu bem e dele.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta set 20, 2012 12:47 pm

sasquatch Escreveu:É literalmente impossivel ter um gato inteiro em casa sem ter marcações de urina e tentativas de fuga.

Não conheço nenhum vet que desaconselhe castração de gatos a não se que se trate de um animal com um historial clinico complicadissimo. É esse o caso?
Lido com vet há mais de 30 anos....
Desculpe não respondi antes.

Geralmente a opinião é castrar isso é verdade.
Neste caso o gato ainda é juvenil e é bastante saudável. Mas a opinião foi essa e o gato não foi castrado. Essa decisão pode ter consequências negativas, mas foi a opinião do médico; ficou assim.
E o facto dele apontar futuros problemas de saúde devido à castração; de todo não sei.

Quando ele começar a fugir é que vou ver os dramas.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta set 20, 2012 11:52 pm

margoustink Escreveu:Quando ele começar a fugir é que vou ver os dramas.
Ele tem acesso à rua?
É que se tiver... Quando ele começar a fugir vai começar a "fabricar" aí ninhadas alheias... E a pegar-se com outros gatos... A ficar ferido... possivelmente doente... Pode ser atropelado por andar "maluco" atrás de alguma gata com cio... E... Ele ainda é juvenil, mas garanto que é quase certo que vai começar a fazer marcações de território... O gato da minha sogra só começou com 1 ano e meio, na altura ela ainda não sabia o que era ter um gato macho e descobriu da pior forma :P Com o cheiro terrível que ele deixou pela casa! hehehe
RS
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta set 21, 2012 1:14 pm

kelinhapbl Escreveu:
margoustink Escreveu:Quando ele começar a fugir é que vou ver os dramas.
Ele tem acesso à rua?
É que se tiver... Quando ele começar a fugir vai começar a "fabricar" aí ninhadas alheias... E a pegar-se com outros gatos... A ficar ferido... possivelmente doente... Pode ser atropelado por andar "maluco" atrás de alguma gata com cio... E... Ele ainda é juvenil, mas garanto que é quase certo que vai começar a fazer marcações de território... O gato da minha sogra só começou com 1 ano e meio, na altura ela ainda não sabia o que era ter um gato macho e descobriu da pior forma :P Com o cheiro terrível que ele deixou pela casa! hehehe
Sabe como são gatos que não têm acesso à rua? Têm sempre acesso à rua. Eles acabam sempre por conseguir escapar... :)
Na altura, que ele começar a assinalar território, vão querer reverter a situação e aí provávelmente já será tarde.

No entanto, naquela zona as ninhadas são controladas pelas raposas. Pode parece cruel (afinal são animais de estimação), no entanto, uma vez que as pessoas não têm cuidados nenhuns com os seus gatos, mais vale as raposas que a existência de colónias e colónias de gatos. Ali o que salva é mesmo a lei da natureza.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta set 21, 2012 1:51 pm

pois :roll:
johnnynunes
Membro Júnior
Registado: quarta set 12, 2012 10:15 am

sábado set 22, 2012 8:30 pm

A mh gata ta cada vez pior, como fica de castigo quando faz xixi fora da caixa, agora faz na sala num canto que julgo que nos nao reparamos. Apanhei-a hoje... Ja nao sei que fazer mais...
KDeG
Membro
Registado: quinta ago 30, 2012 10:43 pm

sábado set 22, 2012 11:56 pm

johnnynunes Escreveu:A mh gata ta cada vez pior, como fica de castigo quando faz xixi fora da caixa, agora faz na sala num canto que julgo que nos nao reparamos. Apanhei-a hoje... Ja nao sei que fazer mais...
Olá johnnynunes!
Já levou a gatinha ao veterinário, para descartar qualquer problema de saúde? A caixa tem tamanho e forma adequadas? Altura de areia? Qualidade da areia?
Já experimentou mudar a caixa de lugar?, colocá-la perto de um dos sítios onde a marota fez o seu xixi?
Pelo que já li, não é assim tão incomum de acontecer, mantenha a calma, passo a passo há-de conseguir reeduca-la!
Não acredito que ralhar ou castigar vá ajudá-lo... Tente perceber porque razão ela se comporta assim para conseguir combater a razão do comportamento e não o comportamento em si...

Boa sorte!
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
johnnynunes
Membro Júnior
Registado: quarta set 12, 2012 10:15 am

segunda set 24, 2012 9:21 am

KDeG Escreveu:
johnnynunes Escreveu:A mh gata ta cada vez pior, como fica de castigo quando faz xixi fora da caixa, agora faz na sala num canto que julgo que nos nao reparamos. Apanhei-a hoje... Ja nao sei que fazer mais...
Olá johnnynunes!
Já levou a gatinha ao veterinário, para descartar qualquer problema de saúde? A caixa tem tamanho e forma adequadas? Altura de areia? Qualidade da areia?
Já experimentou mudar a caixa de lugar?, colocá-la perto de um dos sítios onde a marota fez o seu xixi?
Pelo que já li, não é assim tão incomum de acontecer, mantenha a calma, passo a passo há-de conseguir reeduca-la!
Não acredito que ralhar ou castigar vá ajudá-lo... Tente perceber porque razão ela se comporta assim para conseguir combater a razão do comportamento e não o comportamento em si...

Boa sorte!
Bom dia, desde já agradeço a resposta.
Quanto às questões, seundo o Veterinário de saúde está tudo bem, a caixa é a única coisa que ainda não experimentei mudar, vou tratar de tentar encontrar uma maior no mercado. O que eu estranho é que durante 5 meses ela fez sempre tudo certo, apenas fazia fora quando a caixa estava suja.
Entretanto do nada começou a fazer xixi fora...
Enfim vou voltar a tentar mudar a areia, caixa, localização da caixa...
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda set 24, 2012 9:54 am

Não concordo nada com o ser comum acontecer. Em 16 anos de gatos NUNCA me aconteceu a não ser com o meu Garfield, antes da castração.

Esse problema não é comum e tem de ter alguma origem...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
KDeG
Membro
Registado: quinta ago 30, 2012 10:43 pm

segunda set 24, 2012 8:26 pm

Não concordo nada com o ser comum acontecer. Em 16 anos de gatos NUNCA me aconteceu a não ser com o meu Garfield, antes da castração.
Olá Garfield2010

Eu não disse nem digo que seja comum acontecer, o comum é eles fazerem na caixa sem stress nenhum, o que eu disse , ou melhor, quis dizer, é que não é nem a primeira nem a segunda vez que leio ou ouço o quadro que o johnny descreve e donos que tiveram que reeducar os seus bichanos e evidentemente isso tem sempre uma razão de ser/ uma origem.

E foi no sentido de perceber essa razão que lhe fiz as perguntas que fiz. Começando pelo estado geral de saúde atestado por um veterinário.

Ao dizer que não era incomum acontecer não quis dizer que era comum e sim que não o sendo, já aconteceu antes e vai voltar a acontecer...

Cumprimentos,
Kátia
Última edição por KDeG em segunda set 24, 2012 8:38 pm, editado 1 vez no total.
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
Responder

Voltar para “Gatos”