Ajuda - importante

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

r1988
Registado: quarta nov 21, 2012 4:32 pm

quarta nov 21, 2012 5:29 pm

kelinhapbl Escreveu:
Floripes3 Escreveu:A sugestão de castração pode ajudar a manter a paz no futuro, mas não sei se o senhor em questão a aceitará.
Agora é o tal problema, o senhor pode ter perdido a confiança nos cães e simplesmente já não os querer...

De qualquer forma, se não quiserem ficar com eles, e se não quiserem castrar, tente fazer como já lhe sugeriram aqui, tente arranjar-lhes donos... Você próprio disse que eles são dóceis e mimados... É uma pena serem abatidos por terem tido um instinto animal que faz parte deles...
exactamente, ai está parte do problema. A confiança ficou quebrada e o sr. pelos ferimentos ganhou algum desilusão em relação ao animal, ainda para mais quando têm o cão há já 2 anos e meio, desde cachorro (encontrado e acolhido).
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta nov 21, 2012 5:30 pm

Olhe... Não sei que lhe diga... Há aqui uns factores a ter questão:

1. O senhor ter perdido a confiança dos cães e já não os querer por ter medo deles;

2. Não quererem/puderem esterilizar nenhum;

Se calhar é melhor tentar arranjar novos donos para esses cães, antes que eles acabem abatidos... Sei que não são seus, e que não pode ir contra aquilo que o seu sogro decidir, mas pelo menos tente comprar-lhes algum tempo para tentar arranjar novos donos.
RS
r1988

quarta nov 21, 2012 5:32 pm

kelinhapbl Escreveu:Olhe... Não sei que lhe diga... Há aqui uns factores a ter questão:

1. O senhor ter perdido a confiança dos cães e já não os querer por ter medo deles;

2. Não quererem/puderem esterilizar nenhum;

Se calhar é melhor tentar arranjar novos donos para esses cães, antes que eles acabem abatidos... Sei que não são seus, e que não pode ir contra aquilo que o seu sogro decidir, mas pelo menos tente comprar-lhes algum tempo para tentar arranjar novos donos.

os cães seriam sempre entregues a um novo lar se houvesse a mínima hipótese de encontrar alguém, disso não tenho duvida. O canil surgiu apenas por ser uma opção, também nao sei as condições do mesmo.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta nov 21, 2012 5:39 pm

Se não fizerem nenhum esforço por lhes arranjar donos, é claro que eles não vão aparecer... :?

Tirem-lhes fotos, boas fotos, e divulguem-nos nos fóruns de animais como este, nas redes sociais, etc. Convém destacar as aptidões deles, se as tiverem: guarda, alarme, companhia, etc.

E, evidentemente, escolher bem as pessoas que os quiserem adoptar... :?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 21, 2012 5:55 pm

E todos esses cães, sem esterilização, imagino a cãozoada que entretanto vai aparecendo não é?

Com uma matilha já dessa dimensão é dificil evitar confrontos. E se é perigoso intervir entre dois cães, muito mais será em maior número.

O dono tem razão para ter ficado assustado porque um ataque em matilha é muito assustador.

Convença-o a castrar os animais. É mais barato castrar os cães que a cadela (que a seu tempo também devia ser).

Tanto cão junto ou as coisas são muito bem pensadas ou pode dar muito maus resultados.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta nov 21, 2012 6:39 pm

Não li as respostas todas, mas parece-me que o que se passou foi agressividade redireccionada... ou seja, o alvo que os cães pretendiam atacar era um ao outro e não a pessoa... a pessoa levou porque meteu lá o bedelho.
Se fosse comigo, essas cadelas já estariam esterilizadas há muito tempo (só vão gerar mais cachorros sem raça... o que poderá contribuir para aumentar a população em casa e, claro, a confusão... até porque, se bem eu entendi, já ficaram com filhotes de uma das cadelas...). Penso que este é um dos casos que talvez beneficiasse também da castração dos machos... ou pelo menos desse tal macho...
r1988

quarta nov 21, 2012 6:49 pm

MiMoo Escreveu:Não li as respostas todas, mas parece-me que o que se passou foi agressividade redireccionada... ou seja, o alvo que os cães pretendiam atacar era um ao outro e não a pessoa... a pessoa levou porque meteu lá o bedelho.
Se fosse comigo, essas cadelas já estariam esterilizadas há muito tempo (só vão gerar mais cachorros sem raça... o que poderá contribuir para aumentar a população em casa e, claro, a confusão... até porque, se bem eu entendi, já ficaram com filhotes de uma das cadelas...). Penso que este é um dos casos que talvez beneficiasse também da castração dos machos... ou pelo menos desse tal macho...

ficaram so com 1, os restantes foram dados.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 21, 2012 7:00 pm

E a cadela?
Vão continuar a ter dois animais sem esterilizar? Olhe que daqui a uns tempos tem outra vez uma matilha...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta nov 21, 2012 7:23 pm

E como nunca tive animais esterilizados, sempre convivi com situações de cães e cadelas, machos que se envolvem em brigas aparatosas... Ao intervir nunca nenhum cão se virou a mim, nem a ninguém da família.

É verdade que há formas mais seguras para o fazer e não correr risco de...porém nem sempre tivemos esses cuidados e os cães nunca se viraram a ninguém.

A nenhum cão é admitido que rosne em hipótese alguma aos donos. Esse cão referido, tem uma atitude de dominância clara e agressividade para com o resto da família. Aí já há problemas de educação e obediência. E todos os factores ao longo do tempo, se foram reunindo para esse triste episódio.

A cadela estar no cio e o dono intervir, foi apenas o gatilho para motivar esse ataque, porém os problemas já lá estavam. E podia ter existido outro "gatilho" para desencadear uma reacção violenta desse cão e restantes.

A castração não resolve propriamente problemas de agressividade, não depois de comportamentos já instalados.
A longo prazo, pode ir diminuindo a agressividade provocada pela situação de uma cadela no cio, mas não elimina sobre outras situações.

É bom que o dono e os restantes elementos da família, perceberem que tiveram uma atitude facilitadora em relação aos cães. É preciso rever conceitos, até para situações futuras.

Os cães precisam de ser educados e serem treinados a obedecer ao dono, não se deve permitir comportamentos agressivos; nunca e em hipótese alguma.

O melhor seria se têm amigos, que conheçendo o problema aceitem esses cães.
Não será fácil...em todo caso tentem arranjar dono.
Mandar abater um cão, porque não se conseguiu gerir bem a situação é triste.
O cão reage não age.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta nov 21, 2012 8:07 pm

concordo com a floripes e com a margoustink.

O efeito de matilha provocado pelo cio veio, a aflorar problemas que deviam já estar lá.
Com animais de uma matilha é assim, quando ataca um, atacam todos.
Mas penso que normalmente, isso não acontece a quem esteja no topo da hierarquia.
DanielBerto
Membro Júnior
Registado: sábado nov 03, 2012 11:39 am

quarta nov 21, 2012 8:13 pm

r1988 Escreveu: Agora posso garantir desde já que todos os cães são muito bem tratados e mimados
O facto de não estarem castrados pode ter desencadeado tudo mas o que citei em cima nem sempre é de todo positivo.
Tal como nas crianças mimo a mais não dá bom resultado convém equilibrar um pouco mimo com disciplina
Responder

Voltar para “Cães”