O meu cão foi atacado por outro, e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda jul 22, 2013 8:03 pm

Joana

Parece-me que existe por aí uma confusão imensa ou a informaram mal.

Não tem de pagar nem deixar de pagar às testemunhas.

A Policia apenas levantou um auto da ocorrência com base naquilo que foi relatado pelos intervenientes e pelas testemunhas.

Não é a Policia que decide quem tem ou não razão.

A Joana tem 6 meses para, se assim o entender, apresentar queixa.

Se o caso chegar a tribunal, as testemunhas, se foram identificadas, serão chamadas a depor.

Quanto à questão do seu cão não ter a vacina da raiva, que como sabe é obrigatória, não é de estranhar que lhe seja pedida uma declaração do Veterinário assistente que justifique o facto do seu cão não estar vacinado.

Não me parece, que as autoridades competentes, façam recolher o animal a um canil, estando este em tratamento.

Julgo que, em ultima instância, poderão exigir-lhe que, até que este termine o tratamento e seja vacinado, não circule na via publica.
<strong>Paulo Santos</strong>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jul 22, 2013 8:42 pm

PauloSantos1 Escreveu:Joana

A Joana referia-se à queixa, que lhe custa 200 euros, e em que as testemunhas se poderão manifestar oficialmente.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jul 22, 2013 8:50 pm

PauloSantos1 Escreveu:
Não me parece, que as autoridades competentes, façam recolher o animal a um canil, estando este em tratamento.

Julgo que, em ultima instância, poderão exigir-lhe que, até que este termine o tratamento e seja vacinado, não circule na via publica.
As autoridades podem e fazem recolher os dois cães ao canil, o agredido e o agressor, se não tiverem a vacinação anti-rábica em dia. A menos que o veterinário assistente passe o tal termo de responsabilidade do sequestro do cão -- que não quer passar.

O motivo disto é a raiva, doença de que não há ocorrências oficiais no nosso país há décadas, não o facto de os animais serem perigosos. Os cães ficam no canil o tempo suficiente para ver se a raiva se manifesta.

Joana, para o seu cão não ir para o canil (concordo consigo que, não estando vacinado, corre lá o perigo de apanhar doenças graves, se me diz que o canil da Amadora é mau), eu propunha à veterinária que ele fizesse a quarentena lá na clínica -- pagando o internamento, claro. Pode ser que ela, dadas as circunstâncias, não carregue muito no facturómetro. Proponha levar a ração, por exemplo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda jul 22, 2013 9:18 pm

Tassebem Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:Joana

A Joana referia-se à queixa, que lhe custa 200 euros, e em que as testemunhas se poderão manifestar oficialmente.
A queixa não tem custos.

Poderão sim existir custas judiciais caso se chegue até lá, mas isso, será uma decisão que a queixosa terá de decidir se quer ou não levar avante.

Tassebem Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:

As autoridades podem e fazem recolher os dois cães ao canil, o agredido e o agressor, se não tiverem a vacinação anti-rábica em dia. A menos que o veterinário assistente passe o tal termo de responsabilidade do sequestro do cão -- que não quer passar.
Eu não disse que não podiam.

Aqui a situação é diferente de um cão que não está vacinado só porque sim.

Ambas as situações (ficar no Vet ou em casa) são possíveis, dependerá obviamente da sensibilidade (e boa vontade) de quem analisa a situação.
<strong>Paulo Santos</strong>
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

segunda jul 22, 2013 9:37 pm

Percebo o seu desespero e fez bem em chamar a Policia, porque as pessoas nunca mais aprendem em não andarem com o cão à solta. Como não os sabem educar, é mais fácil deixá-los à solta.

Sobre a vacina da raiva, se o seu cão não pode ter a vacina em dia, o seu VET deveria ter-lhe passado uma Declaração. Qualquer Vet passa essa Declaração, é uma situação comum. Basta um paragrafo, assinado com o carimbo e o C.P. do Vet.
Quando um dos meus cães teve em tratamento ao fígado, também não pode levar nenhuma vacina e como tinha que renovar o registo anual na JF. Levei a Declaração, que jà tinha pedi ao Vet e renovei sem problemas.

Não é preciso Termo de Responsabilidade.
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 22, 2013 9:46 pm

Joana_ Escreveu:A veterinária assume as consequências da falta da vacina, não da quarentena. Existe a opção de sequestro domiciliário mas também tem de ser a veterinária a assinar o termo de responsabilidade e não creio que ela o vá fazer.
Joana_, fale melhor com a vet. No meu caso (cão atacado, com vacinas) o termo de responsabilidade, ou melhor os dois termos de reponsabilidade que a vet redigiu consistiam em referir que até à data (1.º termo de responsabilidade) o cão tal de raça tal seguido pela vet tal não tinha sintomas de doença contagiosa (nomeadamente raiva) e o segundo termo de responsabilidade, passados os 15 dias, era a mesma coisa, apenas referindo que após aqueles 15 dias, o cão foi observado e continuava a não apresentar sinais da doença.

Fale melhor com o vet municipal para se esclarecer melhor em que consiste o sequestro. Aqui em Cascais, há uns 3/4 anos o "sequestro" nem sequer era domiciliário - era "andar com o cão pela trela" :roll: (palavras do vet municipal) - agora não sei (mas tb não tenciono passar por tudo outra vez . :evil: )

Se precisar diga, que eu procuro os termos de responsabilidade e envio-lhos para a sua vet ver em que consistem, ok?
Joana_
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 12:26 am

segunda jul 22, 2013 11:01 pm

Olá novamente.

Já fui falar com a vet outra vez. Para esclarecer:

O cão é considerado um bem, um objecto. Caso haja danos a esse objecto é considerado um crime particular. Caso queira avançar com uma queixa crime, tenho de pagar os tais 250€. É como se fosse uma taxa moderadora... Isto foi o que me pediram na esquadra, mas desaconselharam pois visto não haver grande despesa com o cãozinho não valia a pena.

O que ficou registado na polícia foi portanto a ocorrência. Que eu em dia tal disse que o cão da senhora tal atacou o meu e que fomos identificadas.

O que me é pedido pela veterinária do canil é um termo de responsabilidade relativo ao sequestro do cão. Isto é: como tanto o cão da senhora como o meu são dados como atacantes, devem ficar sequestrados no canil durante 15 dias. Visto o meu cão estar doente e em tratamento, a veterinária do canil pediu que a veterinária responsável assinasse um termo de tesponsabilidade de sequestro para que ele nao fique no canil, mas tem de ficar noutro sítio. Ora é isso que a doutora, que é do hospital da faculdade de medicina veterinária, não quer assinar. Eu compreendo, ela está a responsabilizar-se por um cão que não vai saber se vai cumprir o sequestro? Na declaração não fala da raiva nem se o sequestro é para avaliar se o cão é perigoso. na verdade nao explica a finalidade. No hospital disseram-me que a quarentena da raiva é de 40 dias, se só me pedem 15 nao deve ser a mesma coisa.

Ela passou-me sim o termo de responsabilidade por o bichinho não ter as vacinas em dia devido ao tratamento para eu não ser multada pela polícia (coisa q nem aconteceu). Sao dois termos diferentes com fins diferentes... A vet falou com os colegas e nenhum tinha visto tal termo de responsabilidade de sequestro, pelo que ela, legitimamente, se recusou a assinar. Pediu que a pusessemos em contacto com a vet do canil de modo a que ela perceba exactamente para que serve o documento.

Entretanto falei com uma amiga q tem uma familiar veterinária e esta disse que é um documento super normal e q qualquer veterinário assina. Fiquei sem saber o que pensar...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça jul 23, 2013 8:06 am

Eu fico a pensar que tem uma veterinária "muito complicadinha"... muito sinceramente, que falta de vontade em ajudar (ela que entre em contacto com o vet do canil e não o contrário, isso seria o minimo exigivel).

Se o meu veterinário colocasse tanto entrave (duvido mesmo muito) pode ter a certeza que não me voltava a ver...

Encontrei esta minuta, pode fazer o sequestro em casa e o veterinário só teria de garantir que o animal não apresentava sinais de raiva durante 15 dias. Coisa que qualquer veterinário normal, que acompanha o animal, devia fazer... afinal não anda a tratar do animal? Não sabe que está ainda vacinado (a imunização não expira exactamente passado 1 ano pelo que os riscos são quase nulos)?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jul 23, 2013 10:56 am

eu compreendo a vet. Se voltasse a acontecer algo naqueles 15 dias, com um termo assinado por ela, quem era responsabilizado?
As coisas em termos legislativos estão memso muito complicadas, eu recentemente tive de me informar dos meus direitos enquanto trabalhadora e saí de lá com vontade de chorar.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta jul 24, 2013 11:45 am

Joana_ Escreveu:

Só fico parva com a falta de civismo. Nunca me passaria pela cabeça mentir à polícia num assunto como este. Aliás, nem seria preciso chamar a polícia, eu assumiria responsabilidade do que fosse preciso. E eu fui chamar a polícia porque a senhora e o cão dela são um perigo público e dá nisto. :/
mas isso é a atitude de um ser humano normal e com sentido correcto de responsabilidade e civismo....os anormais agem como a dona do outro cão....
lamento toda essa trapalhada....e no fim é sempre a mesma coisa,os corretos e honestos é que se lixam....

se isso tivesse acontecido com o meu cão,certamente que o meu marido não ia deixar o outro cão vivo...ia ser com cada biqueiro e soco que ui ui ui...ou largava o nosso e sai vivo ou então...temos pena... :evil: :evil:
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jul 24, 2013 12:11 pm

A polícia e a Justiça, são coisas para resolver à posteriori, pois nenhum deles vai evitar que o seu cão seja atacado.
Nem sequer entendo esta discussão. Só faz sentido para um apurar de responsabilidades, chamar à pedra o responsável.E é para isso que servem os tribunais e advogados e o dinheiro.
Um ataque, normalmente é uma coisa extremamente dinâmica, com tempos de reacções muito reduzidas e sem lugar para hesitações.
Não deixe as coisas na mão do dono do outro cão, tome a iniciativa, a melhor defesa é o contra ataque, se esse cão voltar a estar num raio de dois a três metros do seu, já tem que estar com a "culatra" pronta a disparar, para o deter, é o momento antes do embate.
Evitar que o outro ferre o dente ou fazer com que se arrependa de o ter feito.
Dito isso, se não tiver estômago, por medo, por falta de à vontade, etc. Então esteja de futuro mais consciente, faça manobras de evasão mais eficazes e evite-o de todo.
O agora é preocupar-se se o ataque não causou sequelas psicológicas no seu cão e qual a melhor maneira de se precaver contra situações futuras e similares.
O depois é falar com um advogado, recolher provas (veterinários) e arranjar testemunhas se desejar levar a outra parte a tribunal.
Tem um ano para apresentar queixa e iniciar o processo jurídico.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta jul 24, 2013 6:31 pm

Às vezes questiono-me se o/a botas lê o que foi escrito ao longo do tópico antes de postar!
Joana_
Membro

quarta jul 24, 2013 8:04 pm

Perguntei-me o mesmo ;)

Mas trago boas notícias. A minha veterinária falou com a do canil e disse que no hospital não assinavam esse documento.

Lembrei-me duma clínica aqui ao pé de casa onde já tinha ido tratar uma ferida na cauda do átila e, como último recurso, passei lá. E não é que a vet já sabia do caso e tinha passado o termo de responsabilidade do atacante? ;) passou o nosso também e agora fica sequestrado em casa 15 dias. Depois passa outro para levantar o sequestro.

Serviu de lição! Só me meti em trabalhos e em despesas, porque cada termo vale uma consulta. Mas essas duas consultas não são nada quando a outra opção seria o canil. Para a próxima já sei, nada de polícia! Espero que tenha servido de lição também à outra dona e que agora passeie o seu cão preso ou açaimado.

Obrigada a todos pela ajuda!
Joana_
Membro

quarta jul 24, 2013 8:13 pm

Ah já me esquecia! Ela à veterinária contou a verdade, que o cão dela ia solto e que ele mordeu... Vá-se lá perceber :D
Tassebem
Membro Veterano

quarta jul 24, 2013 11:24 pm

Fico contente por tudo se ter resolvido de modo que o seu cão não tenha de ir para o canil, Joana.

Só fico triste pela conclusão, cada vez mais frequente nos mais variados casos, de que mais vale não recorrer às autoridades para resolver problemas pelos quais deveriam ser competentes... mas é o país que temos.

Já agora, fica a informação sobre sequestros preventivos do canil de Lisboa, a quem puder interessar. Não deixa de ser curiosa também, no sentido em que só ao animal agressor é dada a hipótese de sequestro domiciliário. Pode até fazer sentido do ponto de vista técnico, não faço ideia, mas que parece injusto, parece.

"REALIZAÇÃO DE SEQUESTROS PREVENTIVOS

No âmbito da profilaxia sanitária da raiva, a Casa dos Animais de Lisboa efetua sequestros preventivos, durante o período de 15 dias, de animais agressores e/ou agredidos, quer sejam vadios quer sejam animais com dono.
No caso de animais com dono deve ser apresentado ao médico veterinário municipal, o boletim sanitário, registo e licença do animal, emitida pela respetiva Junta de Freguesia.
É cobrada taxa diária de acolhimento do animal.
No caso de animais agressores vacinados contra a raiva, após a sua observação pelo médico veterinário municipal e sua decisão nesse sentido, o sequestro pode ser domiciliário, devendo ser apresentado atestado passado pelo médico veterinário responsável pela vigilância do animal durante o período de sequestro."
Responder

Voltar para “Cães”