SusanaMA Escreveu:
Eu não quero dizer que uma pessoas que adquira um cão braquicefálico vá de certeza passar a vida no veterinário, só estou a dizer que a possibilidade disso é mais elevada em comparação a um rafeiro, por exemplo.
Lendo aquilo que disse mais atrás, eu diria que na sua opinião, as pessoas que têm raças braquicéfalas, não passariam mais tempo no veterinário, passariam sim é a viver lá de modo a garantir que os seus animais conseguissem sobreviver.
SusanaMA Escreveu:
As raças braquicefálicas, tal como alguém já referiu aqui, são animais que vivem a vida toda a "lutar contra a asfixia".
Aqui por casa já passaram Boxers, Buldogs Ingleses, Franceses, Rotts e Serras, e os braquicéfalos não exigiram mais cuidados veterinários do que os restantes e nem uns tiveram uma vida sem problemas e outros limitaram-se a sobreviver... a muito custo.
Seja como for, nunca desmenti a natural propensão das raças braquicéfalas aos problemas respiratórios, sobretudo quando boa parte destes problemas, não advém do facto de serem somente braquicéfalos, mas sim, serem fruto de uma criação pouco ética e sem cuidados.
Mas isto acontece em quase todas as raças e meter neste saco os rafeiros, é mesmo falta de argumento válido.
Nunca até hoje conheci um único braquicéfalo com graves problemas respiratórios ou que tivesse uma vida limitada em função de serem braquicéfalos.
Mas tenho conhecido muitos cães com graves problemas de saúde, começando logo pelos cães displásicos e passando por muitos outros problemas, sendo alguns deles, por negligência de quem devia cuidar com zêlo.
Por tudo isto, esta é, na minha opinião, uma discussão inócua, porque na verdade, sempre que se aborda este assunto (e a prova disso está mais atrás) a abordagem baseia-se num punhado de quase nada e em experiências vazias de conteúdo.
ah, tive um familiar com um pug e ele sofria imenso, por isso, tudo o que tiver a fuça achatada, é bicho mau... tenham lá paciência.
Com tanto drama, não sei como ainda não surgiu uma petição que visasse o extermínio das raças braquicéfalas... esta coisa de permitir que os animais sofram horrores para sobreviverem, tem que se lhe diga.