Coleiras, peitorais e trelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quinta fev 12, 2015 3:35 pm

Eu não gosto dos peitorais, reconheço que tem a sua funcão e utilidade, mas até o cão mais bem ensinado em certas circunstancias poderá fazer uso do peitoral para escalar a sua força por isso, para mim desde que o meu cão rebentou com um e deixou-me esticado ao comprido no meio do chão enquanto tentou perseguir um ganso, peitorais só mesmo se quiser que ele puxe alguma coisa senão uso coleira, é mais seguro :) .

O peitoral tb não era grande coisa diga-se de passagem mas de qualquer forma ...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta fev 12, 2015 4:20 pm

Nas subidas ou em terreno inclinado dá-me um jeitaço que puxe.
Houve inclusive uma vez depois de ter efectuado uma recuperação de bola em plano muito inclinado onde só tinha urtigas, silvas e cardos para me agarrar, emprestaram-me uma cadela de porte superior à minha, agarrei-me à trela e ela rebocou-me dali para fora, fiquei com muito menos arranhões do que se tivesse saído dali para fora por mim, e na altura estava fisicamente diminuído.

E dogpissed.

Quando um cão está a trabalhar, está a trabalhar.
Mas quando um cão não tem seguimento é perigoso, pois pode desaparecer da vista do dono e como não obedece porque há outras coisas mais interessantes, muito depressa deixa de aproveitar o passeio ou a actividade para procurar o cão.
Inclusive, já me apareceu do nada um cão que eu conhecia, eu ouvia o dono a chamar, ou melhor, o eco, mas vê-lo era mentira, telemóveis era mentira, não havia rede. Ainda foi um tempinho até ao encontro.
O cão apanhou um cheiro e arrancou, puro e simplesmente.
Até em inocentes caminhadas pela serra, há cães que se desorientam porque não conseguem encontrar o dono no meio de tanta gente e de cães e desaparecem. A dona eventualmente achou o cão, com a ajuda de nós os 4, tínhamos-nos atrasado em relação ao resto do grupo, acabei por ficar isolado deles todos e não conhecia o percurso, a minha sorte é que tinha ainda umas 3 horas de luz do dia e consegui eventualmente alcançar o resto do grupo que entretanto tinham parado estavam a discutir se eu estava no grupo da frente ou se estaria perdido.
Essa é outra, o nível de organização das cãominhadas deixa muito a desejar (segundo a minha experiência).
E eu cheguei a ponderar voltar para trás (único caminho que conhecia), se o fizesse e se resolvem-se ir à minha procura, ou se não tivesse conseguido alcançar o grupo estava tudo nas couves.
Está a ver agora o perigo de um cão mais independente ou desorientado?
icecosta
Membro Veterano

quinta fev 12, 2015 4:29 pm

botas96 Escreveu:Nas subidas ou em terreno inclinado dá-me um jeitaço que puxe.
Houve inclusive uma vez depois de ter efectuado uma recuperação de bola em plano muito inclinado onde só tinha urtigas, silvas e cardos para me agarrar, emprestaram-me uma cadela de porte superior à minha, agarrei-me à trela e ela rebocou-me dali para fora, fiquei com muito menos arranhões do que se tivesse saído dali para fora por mim, e na altura estava fisicamente diminuído.
É por coisas dessas que ensinei o meu a ir ele buscar a bola, até já de dentro de um monte de silvas a foi buscar.

De realçar o facto de que eu fiquei sem nenhum arranhão.

E a unica bola que perdi com ele, foi num terreno com relva alta, tinha estado a chover torrencialmente durante a noite, e de manha fui para lá brincar com ele, dei grande chuto na bola para o meio da erva o cão vai a correr a toda a velocidade pelo meio da relva e assim do nada desaparece, deixo de ver o cão parecia que tinha acabado de cair por um buraco, confesso que até fiquei assustado na altura, mas uns segundos depois vejo a cabeça a espreitar por entre a relva e lá se levanta e volta para trás, resultado aquilo fazia um desnivel na zona onde a relva estava alta.

E estava completamente alagado o cão não se apercebeu entrou pela agua dentro começou a patinar e foi de focinho ao chão voltou todo encharcado e cheio de lama :) e pos-se a olhar para mim como quem diz olha vai lá tu busca-la a nadar.

Bem que lá ficou a bola.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta fev 12, 2015 4:59 pm

Botas 96 nem tente explicar. A quem é, não vale a pena.

Icecosta também não gosto nada de peitorais e muito menos das trelas extensíveis. Estou para encontrar a pessoa que os use e consiga controlar o cão.

O argumento de puxar em subidas é querido ao meu coração, que sou gorducha e gosto bem que me puxem nessas situações. Mas uso a trela na mesma para isso.
icecosta
Membro Veterano

quinta fev 12, 2015 5:08 pm

Eu cá lixo-me que nas subidas ainda tenho de ser eu a puxa-lo :)

E controlo bem o cão com o peitoral, anda com a trela sem puxar, agora quando por algum motivo puxa, puxa com mais força tem mais apoio.

Dai que prefiro a trela.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta fev 12, 2015 7:00 pm

O peitoral facilita a tração e como eles têm um centro de gravidade mais baixa...

Sempre tive cães enormes, mas garanto que um (uma) das que mais força tinha a puxar era a Basset Hound graças aquelas perninhas curtas. Se tivesse usado nela o peitoral nem precisava de andar, ia de rastos.

As trelas extensíveis, pelo menos na minha opinião, destinam-se a cães mini. E pelo que observei ao longo dos anos, representam um perigo para eles e para os donos.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta fev 12, 2015 7:32 pm

Pois icecosta, mas para mim era impossível ficar sem arranhões, ainda estava de bengala.

Uma coisa que também tem que ter cuidado, é nos parques e não só.
Em alguns parques de cidade, pelo menos nos que fui, nos relvados há umas caixas debaixo do chão e em alguma delas não tem tampa ou estão partidas e às vezes nem se vêm por causa dos tufos de vegetação e falta de manutenção.
Em Monsanto, por detrás da Universidade de veterinária, há um parque enorme, o principal acesso é pela alameda Keil do Amaral, é muito bonito, é grande mas há lá um talude, eu só reparei nele quando passei por ele.
Eu também faço o que o ice faz mas normalmente tenho o cuidado de ver onde a bola cai, não só pelo perigo mas também para haver menos hipóteses de perder as bolas, e mesmo assim, já houve uma que ficou num pinheiro.
Em sítios onde não haja recepção do telélé, a cautela tem que ser redobrada, porque em tudo no que se meter, tem que sair pelos seus próprios meios ou fica lá, possível socorro é de tempos a tempos e cuidados adicionais só estarão disponíveis passado muito tempo, isto é, desde que consiga activá-los.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta fev 12, 2015 7:45 pm

Prefiro peitorais. Com a minha sempre resultou melhor que a coleira, desde que ela era cachorra.
Mas anda bem à trela e dificilmente puxa(para trás às vezes). Mas nas subidas adorava que ela puxasse :P
Tenho trelas normais e trelas extensíveis, e gosto de ambas, mas das extensíveis só confio mesmo nas flexi e nas de fita.
nipimg
Membro Júnior
Registado: segunda fev 02, 2015 9:34 pm

quinta fev 12, 2015 10:18 pm

Esta dúvida expus também há vet, e a conselho da mesma, enquanto ele for pequenino ( que deve de ser durante pouco tempo), usar peitoral, e trela normal. Quando crescer, a vet aconselhou-me, a manter o peitoral ou mudar para coleira, dependendo da maneira como ele se comporta, e da maneira como ele vai evoluindo nos treinos. Tenho que admitir que tenho um pouco de receio em relação aos primeiros passeios, porque o Wookiee é um trapalhão em casa, está sempre a ir contra tudo, protegemos a casa como se fosse para um bebé, porque ele ia contra esquinas, portas armários, e na sala ele derrapava no chão e tenho receio que se aleije, pus uma carpete enorme ( a desaconselho de muita gente, mas por enquanto ele só brinca e dorme em cima dela) mas ele não escorregar. A vet diz que isso é por ser cachorrinho e vai passar com o tempo. Espero que sim, cada vez que o vejo a brincar a correr com um brinquedo na boca, dá-me um aperto no coração a pensar ai se ele se aleija.
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta fev 13, 2015 2:00 pm

Não sou a pessoa indicada para avaliar, mas os meus cães nunca se aleijaram com gravidade nessas trapalhices. E todos faziam esses números.

O "garoto" que tenho agora, quando chegou, tropeçava nas próprias patas, corria direito de encontro a paredes e escorregava pela cozinha fora como uma tartaruga gigante de patins. Ganiu uma ou duas vezes devida a quedas mais estrondosas mas nunca se magoou a sério.

Os bebés são um bocadinho feitos de borracha. :)
icecosta
Membro Veterano

sexta fev 13, 2015 2:35 pm

É eles tem uma certa resistencia fisica que lhes permite essas coisas é quase como as crianças, e ter cuidado é bom mas cuidado a mais não vale a pena é deixa-los brincar, tal como as crianças.

E nimguem gosta de brincar com aquele puto betinho que tem medo de tudo e mais alguma coisa...
YOU TAKE IT

"Malcom X"
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado fev 14, 2015 4:51 pm

A sério que pensa? Julgava que não. :o
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo fev 15, 2015 2:32 pm

Tem a certeza que não quer comprar um cão das minhas dezenas de ninhadas?

Faço-lhe um preço especial se for sem LOP. Pode ver fotos no Olx onde anuncio diariamente.

E ainda lhe ofereço um peitoral para si mesmo.
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda fev 16, 2015 5:06 pm

Como devem imaginar estas respostas nada têm a ver cm o/a icecosta.
catiasponte
Registado: terça mar 31, 2015 11:51 am

terça mar 31, 2015 11:54 am

Alguém sabe onde posso encontrar coleira Herm Sprenger, mas sem picos. Só estranguladora. Já vi no TiendaAnimal, mas não tem para o tamanho do meu cão.

Conhecem mais alguma loja?

Obrigada
Responder

Voltar para “Cães”