botas96 Escreveu:Não se distraia com coisas secundárias (suavidade de pelo, etc).
Mantenha-se no que realmente importa, qual dos cães é mais indicado para si?
Já lhe disseram muitas coisas, volte lá se necessário para voltar a vê-los.
Os cães fogem mas as cadelas também podem fugir.
Não conheço nada de shetlands, para mim é tudo Lassies, mas não se esqueça que é uma estranha, não existe qualquer tipo de ligação agora, tenha isso em consideração.
Se tiver dúvidas em relação à mãe, observe-a com mais cuidado para tirar a limpo se é realmente insegura ou simplesmente não é uma cadela oferecida a estranhos.
Para mim, cão ou cadela, é o que vier primeiro com as qualidades que eu procuro, isso é que é o importante.
A não ser que os queira para exposição, desde que seja saudável e funcional está bom, não se perca muito em busca de um "Adónis", pois a "cabeça" é o mais importante.
Agradeço imenso, também sou da opinião que o aspeto do cachorro não devia ser uma preocupação, só tomei em conta o pêlo porque me disseram que pêlo bonito costuma ser sinal de uma boa alimentação. Vou tomar os seus conselhos em conta ^ ^
LFGomes Escreveu:Se for fêmea esteriliza e se for macho não castra?
A inteligência é igual em ambos os sexos, podemos falar em diferenças na apetência para determinadas funções.
Regra geral, as fêmeas são melhores guardas, mais protetoras da família. Mas isto não é uma ciência exata.
Se acha que os machos são bolas de pelo, as fêmeas não vão ser também? Se bem que as fêmeas são sempre mais pequenas, a diferença não será muita…e você fala do pelo macio mas estes cães têm pelo áspero. Acho que sinceramente deve informar-se melhor sobre a raça antes de tomar uma decisão.
Em alternativa você pode contratar um profissional na área comportamental para fazer este aconselhamento e escolher o cão mais adequado para a sua situação e para o que pretende. Perde o amor a 20\30euros mas pelo menos sabe o que vai ter.
Também iria castrar. Só estava a responder porque é que o cio não ia ser um problema. Quanto ao pêlo eu vi a mãe e o pai do cachorro e a diferença era enorme, o pêlo do macho tinha imenso volume e era mais espetado para fora enquanto que o pêlo da fêmea era mais caído para baixo, era isso que queria dizer. O criador disse que isso é habitual, haver essa diferença entre géneros. E sei que os Shetlands têm pêlo áspero, quando falei de macio estava a falar comparativamente, coloquialmente podia dizer que o pêlo da cachorra era quase crina enquanto que o pelo do cachorro era mais vassoura

O da cachorra também parecia mais bem cuidado.
Não sabia que havia esse tipo de profissionais, se tivesse sabido antes teria procurado, agora não queria perder muito tempo ou os cachorros ainda são comprados... a verdade é que a melhor altura para eu trazer o cachorro para casa seria mesmo este mês, estou de férias e tenho mais disponibilidade para ficar a olhar para ele 24/7 e ensiná-lo a comportar-se. Com a falta de criadores que há, se não for agora posso ter de esperar mais um ano ou dois até terem cachorros disponíveis numa altura que seja apropriada para mim.
surprisedog Escreveu:
Uma coisa é o que a consciência nos diz, outra é o que fazemos.
E não me atrevo a dizer que nunca vá comprar um cão

Porque realmente há cães que são de uma ternura quase irresistível...

Não quer dizer que concorde com o negócio... Até dói imaginar os nossos animais à venda!
Complicado. Por mim, acho que o ideal seria ir ao canil. É o que aconselho a fazer!
Como outra pessoa já respondeu, os shetlands não são comuns como cão de companhia por cá, pelo que não creio que pudesse encontrar um num canil. Gosto imenso da personalidade deles e comprando um cachorro desta raça específica a um criador sei (espero) exatamente o que estou a levar para casa