Raposas domésticas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça jun 04, 2002 4:50 am

CindelP Escreveu: Já tinha conhecimento dessa estudo/experiência com essas raposas, mas continua a ser algo fascinante, mostrando por um lado que o caracter de um animal é genético ( instinto) mas que por outro lado eles adaptam-se ao meio onde vivem - sobrevivência do mais apto ( é claro que neste caso em função da sua utilidade para o Homem).
Boas, não resisto a meter a colherada... a experiência não prova que o caracter de um animal é genético. A discussão sobre instinto vs. educação é longa e (infelizmente) ainda não terminada.
Existe uma segunda explicação para a alteração do comportamento dos animais da experiência. Esta baseia-se na educação, à medida que novas gerações vão surgindo os "pais" educam os filhotes no comportamento que ele próprios tem. Ou seja, quando uma mãe descobriu que ao latir lhe é dado comida irá ensinar esse comportamento aos filhotes. Desta forma algumas das crias irão "herdar" essa forma de agir.
Em relação à alteração fisiológica que as raposos sofreram é preciso lembrar que as raposas iam sendo eliminadas, logo é perfeitamente admissível que o banco de genes fosse sendo reduzido.

Nuria, eu ia dizer que realmente não concordo nada com essa redução a dois animais domésticos, mas acho que o fang já disse tudo o que eu ia a dizer... :)
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça jun 04, 2002 3:34 pm

CindelP Escreveu: Mesmo em Zoos, nao sei porquê mas fico sempre com o pé atras, talves por que achar aqueles espectaculos demasiados humanizados para os animais ... mas, só quem vê os bastidores é que pode dizer se os animais realmente gostam ou nao. A verdade, é que tambem estes espectaculos quebram a rotina, e eles parecem gostar. Mas do parecer ao ser ..
Olá

Cindel, lá vou eu repetir a mesma coisa ehehehe ;)
Realmente comparar estes espétaculos(golfinhos, araras, etc.) com os do circo, como já vi fazerem, não tem nada a ver.

Tal como dizes, cindel, quebra a rotina e eles "parecem" gostar. Acontece que se eles não quiserem fazer, não fazem(nos circos é diferente, porque são obrigados)até já se cancelou várias apresentações de leões-marinhos porque simplesmente não lhes apetecia brincar, e não se fez o tal espétaculo.

Na verdade, os golfinhos antes de fazerem uma exibição, fartam-se de andar de um lado para o outro, e ficam super contentes quando se abrem as jaulas para entrarem.

Ainda me lembro de assistir à fúria de uma das araras que fazem exibição no zoo por não ir fazer.

Os animais gostam, não são obrigados a nada, se não gostassem simplesmente não faziam. é simples.

Abraços
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

terça jun 04, 2002 10:46 pm

olá a todos.
quando eu disse que gostava de ter um golfinho eu estava a brincar e se a menina cindel não gosta de brincadeiras tudo bem mas escusa de vir com merd*************************
lamento muito mas eu já estou um pouco farta de respostas antipácticas. será que o fazem por gosto ou porque lhes falta um parafuso a menos? pelo amor de Deus eu estava a brincar! a florinda entendeu, será que foi a unica? já fui insultada uma vez por causa de uma brincadeira e não o quero ser outra vez. se não sabem brincar não digam nada. é por estas e por outras que talves muitos usuários do forum nunca mais cá tenham vindo e isso não vai ajudar em nada.
qual a criança que nunca tenha dito que queria ter um golfinho? eu estava a lembrar aquelas coisas que todos nós dissemos um dia, como de ter um golfinho na banheira e coisas assim... agora se vocês veem mal em todo o lugar lamento muito, mas eu não vou pedir desculpa por uma frase inocente que escrevi, tenham dó!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Bloodberry
Membro Veterano

terça jun 04, 2002 10:49 pm

olá a todos.
quando eu disse que gostava de ter um golfinho eu estava a brincar e se a menina cindel não gosta de brincadeiras tudo bem mas escusa de vir com merd*************************
lamento muito mas eu já estou um pouco farta de respostas antipácticas. será que o fazem por gosto ou porque lhes falta um parafuso a menos? pelo amor de Deus eu estava a brincar! a florinda entendeu, será que foi a unica? já fui insultada uma vez por causa de uma brincadeira e não o quero ser outra vez. se não sabem brincar não digam nada. é por estas e por outras que talves muitos usuários do forum nunca mais cá tenham vindo e isso não vai ajudar em nada.
qual a criança que nunca tenha dito que queria ter um golfinho? eu estava a lembrar aquelas coisas que todos nós dissemos um dia, como de ter um golfinho na banheira e coisas assim... agora se vocês veem mal em todo o lugar lamento muito, mas eu não vou pedir desculpa por uma frase inocente que escrevi, tenham dó!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 05, 2002 6:49 am

brincar e se a menina cindel não gosta de brincadeiras tudo bem mas escusa de vir com merd*************************
Com quê ? Não percebi se estava a me mandar á *** ou se estava a me mandar beijos. Qual delas ?
Agora a serio, Blood, vi que era a brincar mas também fiquei com a impressão de que se tivesse possibilidades, quer de dinheiro quer de espaço "compraria" um golfinho. Diga-se de passagem que devem ser poucas as pessoas que têm tais condições. E é exactamente por este tipo de desejo que não se decide/avança muito neste aspecto, já por si só controverso. Portanto, a critica não era só para si para também para todos que têm esses desejos impulsivos.

Nuria - pois, até deves ter razão. Eles realmente parecem gostar, no entanto, acho que convem evitar cenas muito humanizadas nesses espectaculos.
Boas, não resisto a meter a colherada... a experiência não prova que o caracter de um animal é genético. A discussão sobre instinto vs. educação é longa e (infelizmente) ainda não terminada.
Pois Aragão, a discução é longa e controversa. Eu, pessoalmente, acredito que o temperamento, caracter é em grande parte genetico. Os filhos adquirem o temperamento dos pais, e depois com essa "base" e com as experiencias que vão ganhando ao longo da vida vai-se formando o temperamento caracteristico de cada individuo.

Ass.
A menina cindel
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Bloodberry
Membro Veterano

quarta jun 05, 2002 9:45 pm

não cindel... não é bem assim. ou achas que eu gosto de ver animais em cativeiro? enganas-te. eu adoraria nadar com golfinhos na casa deles, no mar. isso sim é um sonho que eu gostaria de realizar se um dia perder o medo de nadar em alto mar :oops: ... eu não acho que se tivesse dinheiro comprasse um golfinho, eu não gosto de os ver presos, por isso nunca o faria, mas sim de certeza compraria um iate e um equipamento de mergulho para nadar com eles. a frase que eu disse foi mesmo brincadeira, só uma brincadeira.
agora peço desculpa por ter sido rude na minha resposta anterior mas eu não estava num dia bom e entrei no forum que eu considero a minha família para ler uma resposta que não tem nada a haver.
abraços para todos :D :D :D :D :D
Bloodberry
Membro Veterano

quarta jun 05, 2002 9:45 pm

não cindel... não é bem assim. ou achas que eu gosto de ver animais em cativeiro? enganas-te. eu adoraria nadar com golfinhos na casa deles, no mar. isso sim é um sonho que eu gostaria de realizar se um dia perder o medo de nadar em alto mar :oops: ... eu não acho que se tivesse dinheiro comprasse um golfinho, eu não gosto de os ver presos, por isso nunca o faria, mas sim de certeza compraria um iate e um equipamento de mergulho para nadar com eles. a frase que eu disse foi mesmo brincadeira, só uma brincadeira.
agora peço desculpa por ter sido rude na minha resposta anterior mas eu não estava num dia bom e entrei no forum que eu considero a minha família para ler uma resposta que não tem nada a haver.
abraços para todos :D :D :D :D :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 12, 2004 10:11 pm

Tópicos que convém relembrar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça dez 18, 2012 11:33 am

Agora vou passar a subir os tópicos que gosto mais, porque assim pode ser que aprendam algumas coisa.

As diferenças entre animais domésticos, animais de companhia, animais selvagens, animais silvestres, sub-espécies, noções básicas para se conseguir dialogar sobre elas.

Há anos que conhecia esta "domesticação de raposas".
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça dez 18, 2012 11:49 am

Pois, Fang, realmente estava a confundir os dois exemplos, o de animais selvagens (no seu "estado puro") com as raposas da geração IE - já domesticadas. Mas qual será a definiçao adequada de domesticada para estes casos ? Não apresentar medo do Homem ? Nâo é valido porque qualquer animal só manifesta medo do Homem (ou de qq outra coisa ) após uma má experiencia com a mesma. Manifestar comportamente afectivos ? Ovelhas e cabras são domesticadas, mas poucas são as que manifestam tais comportamentos. A sua sobrivivencia depender do Homem ? É a unica que vejo, no entanto ha imensas excepções.
Aqui há uns anos vi essa mesma experiência num documentário da BBC. penso que foi o "the secret life of dog" e pelo que percebi era um programa russo que durava ha 50 anos que não procurava criar animais domésticos. O seu intuito era o de apenas tentar perceber em quanto tempo teria decorrido a evolução de lobo, para cão... quantas gerações eram precisas para domesticar completamente um lobo.. ou uma coisa assim do género...

Portanto, voltando à pergunta inicial, penso que não. Não se trata de domesticar raposas, mas antes de um programa com fins cientificos e de investigação.

Agora, só para que se possa discutir mais um pouco... o tema dos animais domésticos/selvagens.. em relação a peixes, répteis, aves, esquilos e chinchilas? toda a gente conhece certamente alguem que tenha um em casa..
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça dez 18, 2012 2:36 pm

fang,

Li o seu relato de uma ponta à outra e gostei imenso.

Fico com imensa pena da sua raposa, mas eu teria feito o mesmo que o/a fang fez.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça dez 18, 2012 3:30 pm

Não gosto nada de ver animais selvagens em cativeiro mesmo quando esse cativeiro é feito com boas intenções.

A tentação de dominar a natureza e ter submisso um animal selvagem parece ser atávica nos seres humanos mas pessoalmente é uma coisa que me revolta.

Infelizmente vi muitos tristes exemplos com lontras, corvos, aves de rapina (algo que me desespera especialmente :x ) e até lobos por muito incrível que pareça. Geralmente quando se chamam as autoridades, os supostos benfeitores gritam e esperneiam como se tivessem razão.

Acho que a atitude correcta perante um animal selvagem ferido é chamar o ICN.
margoustink
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 6:02 pm

diogosvp Escreveu:
Pois, Fang, realmente estava a confundir os dois exemplos, o de animais selvagens (no seu "estado puro") com as raposas da geração IE - já domesticadas. Mas qual será a definiçao adequada de domesticada para estes casos ? Não apresentar medo do Homem ? Nâo é valido porque qualquer animal só manifesta medo do Homem (ou de qq outra coisa ) após uma má experiencia com a mesma. Manifestar comportamente afectivos ? Ovelhas e cabras são domesticadas, mas poucas são as que manifestam tais comportamentos. A sua sobrivivencia depender do Homem ? É a unica que vejo, no entanto ha imensas excepções.
Aqui há uns anos vi essa mesma experiência num documentário da BBC. penso que foi o "the secret life of dog" e pelo que percebi era um programa russo que durava ha 50 anos que não procurava criar animais domésticos. O seu intuito era o de apenas tentar perceber em quanto tempo teria decorrido a evolução de lobo, para cão... quantas gerações eram precisas para domesticar completamente um lobo.. ou uma coisa assim do género...
(...ou seja, é um processo de domesticação de raposas. O estudo envolve precisamente assunto de domesticação, você mesmo chega lá no resto...não está nada errada a explicação. Está a fazer confusão.)

Portanto, voltando à pergunta inicial, penso que não. Não se trata de domesticar raposas, mas antes de um programa com fins cientificos e de investigação. (nop, parece que está a confundir animais domesticos com animais de companhia...os animais de companhia podem ser animais domésticos. Os animais domésticos podem ser ou não ser de companhia, depende das opções de cada um.)

Agora, só para que se possa discutir mais um pouco... (É preciso saber a significado dos termos, antes de qualquer opinião. ) o tema dos animais domésticos/selvagens.. em relação a peixes, répteis, aves, esquilos e chinchilas? toda a gente conhece certamente alguem que tenha um em casa..
Conclusão...não sabe o significado dos termos. :D
margoustink
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 6:09 pm

sasquatch Escreveu:Não gosto nada de ver animais selvagens em cativeiro mesmo quando esse cativeiro é feito com boas intenções.

A tentação de dominar a natureza e ter submisso um animal selvagem parece ser atávica nos seres humanos mas pessoalmente é uma coisa que me revolta.

Infelizmente vi muitos tristes exemplos com lontras, corvos, aves de rapina (algo que me desespera especialmente :x ) e até lobos por muito incrível que pareça. Geralmente quando se chamam as autoridades, os supostos benfeitores gritam e esperneiam como se tivessem razão.

Acho que a atitude correcta perante um animal selvagem ferido é chamar o ICN.
É o SPENA. Já o fiz algumas vezes. Quando vejo atitudes que põe em risco animais em risco ou animais acidentados, como aves, algumas caem do ninho e outras situações.

http://www.gnr.pt/default.asp?do=5r20n/ ... /p105ryu15

http://www.ci.esapl.pt/ecoesa/SOS%20ambiente.htm
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça dez 18, 2012 9:01 pm

Para libertar animais selvagens de cativeiro ilegal é o SEPNA mas para socorrer animais selvagens penso que é o ICN. São eles e não o SEPNA que tem instalações para os recuperar e que fazem depois a libertação quando essa é possível.
Responder

Voltar para “Cães”