O que é um cachorro prognata?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado jan 31, 2004 1:10 pm

Pedra Escreveu: È complicado, Tiago. As pessoas não fazem ideia.
Isabel
Agora fiquei curiosa :D Tem alguma coisa de grave esse problema? Afecta a vida do cachorro? Ou é só defeito genético. Impede a reprodução tanto dos progenitores e crias?

Gostava de saber, porque a irmã da minha Shiva tem esse "defeito" e foi oferecida por isso ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jan 31, 2004 2:01 pm

susanasaraiva Escreveu:
Pedra Escreveu: È complicado, Tiago. As pessoas não fazem ideia.
Isabel
Agora fiquei curiosa :D Tem alguma coisa de grave esse problema? Afecta a vida do cachorro? Ou é só defeito genético. Impede a reprodução tanto dos progenitores e crias?

Gostava de saber, porque a irmã da minha Shiva tem esse "defeito" e foi oferecida por isso ;)
A não ser que o prognatismo seja muito grande, e aí pode afectar a qualidade de vida do animal.
È um defeito genético e nas raças (que são a maioria) em que este tipo de dentição não é admitido, è um defeito grave e o suficiente para a desqualificação. Estes animais não devem ser reproduzidos. E os progenitores dos mesmos devem ser muito bem avaliados.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

sábado jan 31, 2004 2:01 pm

repetida
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 2:05 pm

Não sendo característico da raça, pode afectar a função... a dentição dos cães aparecem de forma funcional, quer isto dizer, estão adaptadas para o trabalho que vão fazer. Um Fila Brasileiro tem dentes curtos e cónicos para melhor fazer o agarre, um doberman ou um podengo têm dentes compridos e afiados para a mordida ser cortante - a minha Setter tem uma cremalheira que faz inveja a muito podengo ;) - a maioria das raças não permite desvios ou tem grande tolerância aos mesmos porque o que é um desio individual pode tornar-se num aleijão desfigurando o cão e perpetuando o defeito.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

domingo fev 01, 2004 4:32 pm

Obrigada pelos esclarecimentos ;)
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

domingo fev 01, 2004 5:49 pm

Parece-me um exagero criticar uma pessoa (Aninhas) por ter dito uma piada sobre prognatismo.
Uma vez que se queira o animal apenas por companhia e não com a intensão de o tornar reprodutor ou de o levar a concurso, nao me parece que haja grande mal.
O meu cão é um Pinscher e tem um bocado de desalinho também, além de ficar com os caninos de fora mesmo com a boca fechada, mas isso não parece impedi-lo de ser feliz, uma vez que é "apenas" um cão de companhia. É o meu prognatazinho pequenino LOL :lol:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo fev 01, 2004 6:27 pm

Eu julgava que o termo "prognata" só se aplicava aos humanos! Isto porque nas raças em que os cães têm prognatismo seria uma característica normal, sem nunhum nome, e que tal não acontecia nas outras raças...
Enfim, está-se sempre a aprender...
Pedra
Membro Veterano

segunda fev 02, 2004 1:19 am

Aninhas Escreveu: O Gui o meu cãode agua é prognata!

sai á mãe! heheheeh
Charlote, ninguém criticou a Aninhas, parece-me.
O facto de sair á mãe é que é de criticar, mas parece-me que disso a Aninhas não tem culpa, não é?
Agora que não é motivo para festejar, não é.
Isabel
MyCat
Membro Júnior
Registado: domingo dez 08, 2002 6:56 pm

segunda fev 02, 2004 6:41 pm

Tambem nao sabia o que isso significava, agora ja fiquei mais esclarecida!
Obrigado (tambem)... ;)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda fev 02, 2004 7:17 pm

Existem muitas raças em que o prognatismo é uma caracteristica natural: Boxer, Bulldog, Dogue de Bordéus etc...

São os chamados Braquicéfalos, em que o prognatismo é uma das caracteristicas.

Historicamente, aproveitou-se esta caracteristica, para produzir raças do tipo bulldog, que como o nome indica, eram usados nas lutas com touros, ursos e outros animais de grande porte, em que devido a serem prognatas, conseguiam filar firmemente o adversário e continuar a respirar.

Convém referir que a situação contrária, em que o maxilar superior está mais avançado que o inferior, é chamado de braquiprognatismo. Esta situação é indesejável.

O retro-prognatismo ou prognatismo superior, é uma espécie de prognatismo em que a causa da sobreposição do maxilar inferior não é o seu avanço, mas sim o recuo do maxilar superior, ou seja, este é demasiado curto. Esta situação é extremamente indesejável.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça fev 03, 2004 10:31 pm

Elsa Escreveu:
Convém referir que a situação contrária, em que o maxilar superior está mais avançado que o inferior, é chamado de braquiprognatismo. Esta situação é indesejável.

O retro-prognatismo ou prognatismo superior, é uma espécie de prognatismo em que a causa da sobreposição do maxilar inferior não é o seu avanço, mas sim o recuo do maxilar superior, ou seja, este é demasiado curto. Esta situação é extremamente indesejável.
Obrigado pela correcção Elsa! ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Aninhas
Membro

terça fev 03, 2004 11:02 pm

[quote=FAbarm]
[quote=Aninhas]
O Gui o meu cãode agua é prognata!

sai á mãe! heheheeh
[/quote]

É triste escrever isto de animo tão leve :(

Tiago
[/quote]

e depos que tem??
ele nao sofre, nasceu assim, que tem?

Aninhas
Aninhas
Membro

terça fev 03, 2004 11:05 pm

A não ser que o prognatismo seja muito grande, e aí pode afectar a qualidade de vida do animal.
È um defeito genético e nas raças (que são a maioria) em que este tipo de dentição não é admitido, è um defeito grave e o suficiente para a desqualificação. Estes animais não devem ser reproduzidos. E os progenitores dos mesmos devem ser muito bem avaliados.
Isabel
[/quote]

O do Gui nao é grave ja fui ao vet e nao tem mal, de qualquer maneira nunca pensei em leva lo para exposições, ja sabia até que nao podia por isso.
Nem vou reporoduzir deus me livre de complicações!!!

Aninhas
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça fev 03, 2004 11:10 pm

Quem quiser ver fotos de um belo prognata ,veja as fotos do meu Xangô no album.
Aninhas
Membro

terça fev 03, 2004 11:14 pm

Charlote, ninguém criticou a Aninhas, parece-me.
O facto de sair á mãe é que é de criticar, mas parece-me que disso a Aninhas não tem culpa, não é?
Agora que não é motivo para festejar, não é.
Isabel
[/quote]

Gente,

eu não tava a festejar, isto a escrever nem sempre parece o que é, o que eu queria dizer é que ele é para informar que é e tb para dizer que não me estou a preocupar por isso, nem nós somos perfeitos, quanto mais um cão, é igual!

Eu já agora conto como fiquei com o Gui:

eu queria um cão, mas tenho gatos e tinha medo de trazer um adulto, e tb tinha receio de algumas raças, queria um que eu tivesse quase, sim quase, a certeza que não era tão arriscado, como uma amiga minha cruzou a Cadela de agua dela com um cão de agua, dentro do estalão, nem sei porque, sei que ela ia ter crias, acho que ela queria ter uma única ninhada para ficar com um filho, e eu adoro a cadela dela, ela ofereceu me um bebe, foram todos dados a amigos, depois esterilizou a cadela.

Eu não sabia que os cães era prognatas, nem sabia o que isso era, depois de ela me dar o cão é que disse que ele era tal como a mãe, e que eu não podia levar a exposições, ora como eu só queria um cão de companhia.....

No vet perguntei se era grave, ele viu, disse que não e não me importei mais com o assunto!

Se ele tivesse algum problema podem ter a certeza que se houvesse solução eu faria tudo por ele!
Mas agora fiquei preocupara e vou chatear o vet com perguntas!

Estou a ser ingénua??
Última edição por Aninhas em domingo fev 18, 2007 10:56 pm, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “Cães”