Olá,
Só agora li esta mensagem.
Há cerca de 6 meses as cadelas da minha mulher vieram do Brasil para Portugal. A Viagem foi de 15 horas ( desde a entrega no Aeroporto de BH, com passagem por S. Paulo, até à chegada a Lisboa). Felizmente elas chegaram bem e, salvo algum stress, nada de anormal à chegada. Nesse mesmo dia comeram, correram e brincaram na praia, como se não estivessem minimamente cansadas ou perturbadas.
Elas são pequenas, mas como são duas não podiam vir juntas na Cabine. Estas coisas variam um pouco de companhia aerea para companhia aerea. Umas permitem apenas UM cão (até determinado peso, que inclui o peso da caixa)em toda a cabine, outras permitem mais do que um cão (também com limite de peso), desde que cada um seja acompanhado por um passageiro ( mas também há um limite ao numero de cães a viajar na cabine).
Mesmo no porão as coisas variam. Com as minhas, primeiro tinham de viajar em caixas separadas, mas depois lá deixaram que viessem as duas juntas numa caixa maior.
Quanto aos papeis, foram os seguintes:
- Carteira de vacinação, em dia.
- Atestado médico veterinário, com assinatura reconhecida.
- CZI - Certificado Zoosanitário Internacional
Este CZI foi obtido na "Secretaria da Fazenda", e foi para ele que foi necessário o Atestado m´dico veterinário com assinatura do Vet reconhecida....em Portugal não sei que entidade emite este CZI!
Ah....esta documentação teve de ir ao Consulado de Portugal para reconhecer os documentos.
À chegada a portugal, os cães são vistos por um veterinário no Aeroporto, e é ele que controla esta documentação. Não sei se na prática eles verificam se está tudo certo, mas para estar tudo 'nos conforme' era assim que tinhamos de fazer ( e eu gosto de ter tudo certinho e direitinho...hehehehe).
A dúvida é para a viagem ao contrário, ou seja de Portugal para o Brasil, mas eu creio que estas coisa se processam de forma semelhante. Se já não o fez, é uma questão de se informar junto do Consulado ou da Embaixada do Brasil em Portugal. Pode também experimentar obter esta informação junto da DGV.
Boa sorte
Paulo C.
Transporte aéreo intercontinental de cães
Moderador: mcerqueira