FIV/FELV/PIF...Quais as diferenças?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

terça fev 10, 2004 10:36 pm

Olá Leonilde,

Já começo a perceber melhor.
Estive a ler o link que a Carla me indicou no Felinus, e li também o que vem nos link lá expostos, tem o exemplo de França, mas Portugal não deve ser muito diferente, infelizmente :(

Agora lembrei-me que quando levei a Becas às vacinas, a vet avisou-me que caso tivesse ideia de a deixar ir à rua, teria que a vacinar com 2 meses antes do contacto com gatos de ruas, por causa da "Sida dos Gatos"... Então era a isto que ela se referia, mas pelo que percebi, a vacina não evita o contágio com PIF :| :|

Mais uma vez, obrigada pelos esclarecimentos :)
_cryinsoul_
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:01 am
Localização: 3 gatas lindas Luna, Leisha e Lee(estas 2 ultimas que saudades eu tenho vossas pequeninas),frodo

terça fev 10, 2004 10:47 pm

Infelizmente, não há vacina para a pif,Carla
:|
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça fev 10, 2004 10:54 pm

_cryinsoul_ Escreveu: Infelizmente, não há vacina para a pif,Carla
Pois...infelizmente, não :( . Mas estou confiante que tal como já há uma vacina para a leuxmaniose, talvez venha, brévemente, uma para a pif.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta fev 11, 2004 12:11 am

carlapinheiro Escreveu:
Agora lembrei-me que quando levei a Becas às vacinas, a vet avisou-me que caso tivesse ideia de a deixar ir à rua, teria que a vacinar com 2 meses antes do contacto com gatos de ruas, por causa da "Sida dos Gatos"... Então era a isto que ela se referia, mas pelo que percebi, a vacina não evita o contágio com PIF :| :|

Mais uma vez, obrigada pelos esclarecimentos :)
Em Portugal não há vacina para o Fiv, apenas para o Felv. Por isso o facto dos gatos estarem vacinados não implica que não corram riscos se tiverem acesso à rua e lutarem com outro gato de rua, por exemplo. O contágio com a tal "sida dos gatos" acontece mesmo que o gato seja vacinado!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta fev 11, 2004 12:12 am

_cryinsoul_ Escreveu: Infelizmente, não há vacina para a pif,Carla
Pois...infelizmente, não :( . Mas estou confiante que tal como já há uma vacina para a leuxmaniose, talvez venha, brévemente, uma para a pif.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 11, 2004 12:14 am

A Fort Dodge já lançou nos EUA as vacinas contra a FIV e a PIF. Teremos que aguardar que cheguem a Portugal.
Maria Jo&atilde;o
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta fev 11, 2004 12:16 am

mjoaomarques Escreveu: A Fort Dodge já lançou nos EUA as vacinas contra a FIV e a PIF. Teremos que aguardar que cheguem a Portugal.
A julgar por tudo se calhar uns anitos largos Maria João :-(
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta fev 11, 2004 12:30 am

Olá

Só para acrescentar que um meio de contágio do FIV é também através de lutas, que envolvam mordeduras com sangue. Por isso também é perigoso deixar os gatos à solta, em contacto com outros.
Para as outras, como já disseram não há vacinas, e ainda demorará, pelos vistos.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
julinhamiau
Membro
Registado: segunda fev 02, 2004 12:00 pm

quarta fev 11, 2004 8:39 am

Sol_Lua Escreveu:
julinhamiau Escreveu: pergunta à maluca q ela sabe

ela já fez análises aos seus 23 gatos

ai que dor de corno a julinha tem :)

Luisa

ai ai maluquita....
julinhamiau
Membro
Registado: segunda fev 02, 2004 12:00 pm

quarta fev 11, 2004 8:39 am

Sol_Lua Escreveu:
julinhamiau Escreveu: pergunta à maluca q ela sabe

ela já fez análises aos seus 23 gatos

ai que dor de corno a julinha tem :)

Luisa

ai ai maluquita....
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta fev 11, 2004 9:54 am

Olá

Carla as doenças como já lhe disseram não se contagiam aos humanos. Aliás acgo que a única doença de gatos que pode contagiar humanos é a Tinha.

Em relação ás pessoas rejeitarem animais com estas doenças, deve-se ao facto de poderem contagiar animais saudáveis que existam em casa e serem animais que podem ter uma vida mais curta e sofrerem...

beijokas
kathleen
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta fev 11, 2004 10:01 am

mjoaomarques Escreveu: A Fort Dodge já lançou nos EUA as vacinas contra a FIV e a PIF. Teremos que aguardar que cheguem a Portugal.
Qd chegar cá a Portugal vacino logo os meus GATOS
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta fev 11, 2004 11:01 am

Eu tenho uma casa no Ribatejo, no meio de um pinhal, e tinha receio de levar a Becas, por um possível contágio de gatos que por lá tenham andado na nossa ausência...

Sendo assim, não há problema :lol: :lol:
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta fev 11, 2004 11:03 am

Olá,

segundo me informaram as vacinas podem ser importadas. Pelo que percebi, na altura da recepção ficam registados os dados do dono dos gatos e dos gatos aoa quais foram aplicadas as vacinas. Suponho que estas medidas pretendem evitar alguma forma de venda ilegal posterior das mesmas ou uma formação de uma espécie demercado paralelo...desconheço :? :? :? Não faço a mais pequena ideia dos custos de aquisiçao das vacinas por esta via. :(
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta fev 11, 2004 11:04 am

O ideal até era ter alguém de lá que me enviasse as ditas vacinas, mas depois deparava-me com vários obstáculos... quem daria a vacina aos animais sabendo que ainda não tinham sido aprovadas pelo INFARMED ?

Porque ter quem mas envie, até tenho, só que...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”