Opcções

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quinta fev 19, 2004 10:36 am

Olá catlover,

A sua história tb me comoveu....e esse medo que sentiu durante anos é o mesmo que sinto, embora não pense nisso 24 horas. Sou louca por animais e as vezes protejo tanto o meu pequeno, que existe pessoas que me acham egoista. Para mim, eu acho que é cuidado. Não sair de casa com nenhuma janela aberta, abrir a porta e ver onde ele esta...qd a fecho verificar imediatamente se esta em casa ( eles as vezes escapam-se e a gente não sabe como)...dar-lhe mimos até o chatear :o :oops: :D , dar-lhe um pouco de atenção todos os dias, privar-me de ir aqui ou ali, pois não quero deixa-lo um fim-de-semana inteiro sozinho, entre outras coisas.

Mas sinto que mtas vezes podia dar-lhe mais. No entanto, devido ao ritmo de vida que levo, tb me sabe bem descançar um pouco qd chego a casa. E aquela bola de pelo ( podem ver no meu album), como teve a descançar o dia todo, só quer é brincadeira :D :D :D

Ele é mto activo. Voces não vão acreditar, mas qd houve a trovoada seca, andei 3 horas as voltas pela casa ( de madrugada) com ele ao meu colo, pois estava completamente em panico com os clarões e o barulho. Se contasse´isto á maioria das pessoas...chamavam-me maluca.

Sorry o testamento :oops: :D

Bjs

Sgomes
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quinta fev 19, 2004 10:41 am

A Bugita e Carla,

Agradeço as v. palavras, foi realmente muito dificil falar no assunto, mas realmente alivia um pouco compartilhar com outras pessoas que vêm os nossos amigos como parte da nossa familia.
Eu não tenho filhos, e a Yukie era em parte a minha " menina". Apeguei-me muito a ela, e sabia que ia sofrer muito quando ela partisse. Tentei a tenuar esta perda adicionando outro gatinho, mas a malandra detestava gatos!!!
Toda a minha vida tive animais , cães ( tambem passei pela eutanásia de um deles mas eu ainda era miuda e o animal era mais dos meus pais), hamsters , canários, piriquitos, tatarugas, esquilos, peixes.... Em todos os animais tive episódios de perda ... mas a Yukie foi o bichinho que eu sempre quis, para acariciar, dar beijinhos...e receber em troca amor incondicional, marradinhas , ronrons e tudo o que importa num gato.
Eu até era uma mulher-cão, mas o meu marido sempre me disse que quando tivesse um gato nunca mais pensava em ter um cão: era Verdade!
E só nós que adoramos gatos é que damos valor, e ficamos tristes quando dizemos que o nosso amigo morreu e termos como resposta : então era a hora dele, ou era só um gato, Ah agora arranjas outro!!!
Enfim só nós é que sabemos...
catlover
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 19, 2004 11:10 am

a SGomes,

É por isso que disse e volto a repetir: aproveitem todos os momentos e gravem-nos bem fundo no coração pois estes são insubstituiveis. Mas se decidi contar o meu episódio é precisamente por saber que todos sofremos do mesmo medo : desde o momento em que trazemos um peludinho para casa. Como eu aprendi muito neste forum com dicas e dialogos dos foristas , e infelizmente sofri esta experiencia recentemente deixo-a aqui como algo que pode ser util para outros.
Há pormenores que tambem nos atormentam: como é que sabemos que chegou a hora? Lembro-me sempre das palavras da vet: qdo chegar ela vai dizer-lhe. E disse : fazia semanas que a Yukie não queria ir dormir para a minha cama e na ultima noite pediu para o fazer mesmo com a dificuldade para respirar, ela ronronou para mim o q. já não fazia há muito. E nos olhinhos azuis dela no ultimo olhar senti o adeus. Eles falam, mesmo sem o traduzir em palavras.
Há outra questão que outra forista comentou com q. também me debati: onde colocar o corpinho da minha amiga. No vet disponibilizam o serviço de cuidar do corpo ( vai para o canil onde é cremado junto com outros animais). Outra hipotese era o Jardim Zoologico ( onde até tenho os meus 2 cães) mas existe a limitação do horário, e para "visitar" a campa teria que pagar a entrada no jardim ( fora os custos do funeral e anuidade).Então a minha sogra disse-me para colocar a bichana no terreno deles em Azeitão, ideia que eu adorei pois a Yukie passou lá bons momentos, e é um sitio lindo. Gostava que todos tivessem a mesma oportunidade que eu tive.

bjs a todos
pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

quinta fev 19, 2004 11:34 am

Sem palavras.
Adoro o meu Antonio.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta fev 19, 2004 11:54 am

Olá,

A eutanásia é um assunto muito delicado e, tal como a Noggy disse, um acto de amor!

A minha Becky teve que ser eutanasiada. Foi-lhe detectados vários tumores mamários. Foi operada, mas penso que a operação só piorou a situação. Num mês perdeu a qualidade de vida e foi como que uma morte anunciada. Podem crer que nunca sofri tanto e por tanto tempo. De dia para dia a minha menina ia-se, deixou de comer, de beber, os pulmões estavam cheios de liquido, as feridas não cicatrizavam... :cry: , um horror. Um dia cheguei a casa e notei uma pupila mais dilatada que outra. telefonei ao vet e ele pediu-me para ir imediatamente ao consultório. Tinha chegado a hora dela, tinha perdido toda a qualidade de vida, as metasteses atingiram o cerebro... a despedida foi dolorosa demais, mas no outro dia deixou de sofrer.

Eu não consegui assistir, sei que ia ser pior. Não queria que ela me visse a chorar. Sofri muito mas nesse dia senti-me mais leve. Ela já não sofria, poupei-a de momentos angustiantes. Agora descansava. Enterramo-la num sitio lindo, que hoje é para mim um sitio de reflexão, de paz e recordações!

A minha Beckinha linda deixou-me o Tico e o Pitoxo, agora com 15 anos, felismente muito bem de saúde! Foi a minha, só minha, primeira gata e acho que fiz o correcto. dei-lhe uma morte digna, traquila, poupei-a !

É um momento muito triste e exige uma grande preparação por parte dos seus protectores.

Susana
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quinta fev 19, 2004 11:59 am

Como mão podia deixar de ser... já chorei. Todos os relatos me deixaram muito sensibilizado e desculpem mas a situação relatada pela SGomes e a relatada pela Catlover partiram-me o coração. Sou muito sensivel à velhice, ao sofrimento, enfim.

Sem dúvida que a eutanasia, ponderamanente aplicada é um acto de amor. Para quê prolongar a vida de quem nos é querido, se isso vai trazer-lhe sofrimento? Não será egoismo?

A propósito disso lembro-me quando em 1992 eu fiz um comentário a uma criatura com quem estava a namorar na época. Um amigo dela estava internado num Hospital, com um dos males mais graves e incuráveis da nossa era: HIV/SIDA. Praticamente cego com uma série de doenças oportunistas, com vários órgãos vitais praticamente destruidos, um sofrimento atroz. Eu vi com estes olhos que a terra não comerá, o sofrimento e destruição era avassalador.
Quando me foi comunicado a sua morte, eu lamentei mas disse que era preferivel assim pois o sofrimento era grande e merecia descansar, não havia solução possível. Sabem o que a tipa me disse? "Quando for o meu pai ou a minha mãe, não te digo nada, só mesmo depois de mortos e enterrados, eu preferia prolongar-lhes a vida". Mesmo a sofrer, prolongar a vida, perguntei eu???? Claro, por culpa dela ... e por outras questões a nossa relação começou a ir abaixo e acabou.

Então não é preferível a morte, perante doenças destruidoras e sofrimento atroz? Eu preferirei morrer suavemente do que estar a sofrer e causar sofrimento a quem me ama e a quem eu amo, isso é amar e ser amado.

Não vou dizer mais nada porque além de estar quase a chorar, todos vocês já disseram tudo.

A EUTANÁSIA ponderadamente aplicada é UM ACTO DE AMOR

Não sejamos egoistas

P.s.- Cm sabem tenho dois gatos: A Rita e o Boris. A Rita chegou a minha casa em finais de 1997, numa época em que eu estava a passar por uma situação muito muito triste e dificil de ultrapassar, mas que passou. Ela foi uma das criaturas que me deu muito alento, carinho e vontade de lutar.
Se algo acontecer à Rita, por mais que me custe, e dps de aconselhar-me com o Vet pensarei na Eutanásia muito seriamente sem hesitar. O mesmo se aplica ao Boris.
Última edição por jcnogueira em quinta fev 19, 2004 12:21 pm, editado 1 vez no total.
catlover
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 19, 2004 12:06 pm

Eu tambem fiquei até á ultima indecisa em ficar junto com a minha amiga no ultimo suspiro... mas foi muito bom ficar com ela , pude despedir-me a serio. Mas sei que foi preciso muita coragem...
Os meus pais trabalharam toda a vida em Hospitais, e eu como nasci e cresci dentro de um ambiente em que se fala abertamente de varios assuntos, talvez me sinta mais á vontade e com coragem para enfrentar certas situaçoes. O meu pai , quandoo soube o que eu tinha decidido em relação á Yukie: tomara os humanos poderem recorrer aos mesmos direitos que os animais em relação á eutanásia.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta fev 19, 2004 12:14 pm

Eu não sei se tinha coragem para mandar matar o meu mais que tudo...
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta fev 19, 2004 12:19 pm

nana12 Escreveu: Eu não sei se tinha coragem para mandar matar o meu mais que tudo...
Não é uma questão de mandar matar, mas sim de acabar com o sofrimento do teu mais que tudo. Custa muito, mas custa muito mais passar 24 horas a sentir o sofrimento do nosso amigo, a ver a decadencia e a morte a proximar-se dia a dia ! :(

Só mesmo passando por isso!

Susana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 19, 2004 12:24 pm

Olá.

Com muita pena minha, não vou comentar sobre este tema pois já foi abordado imensas vezes e a Eutanásia é algo que me deixa SEMPRE muito apreensiva...

Respeito a opinião dos outros, mas já formalizei a minha, anteriormente, noutros tópicos.

Não me levem a mal, mas não quero falar de coisas tristes...estou numa de só coisas que me disponham bem... ;) :D :p .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quinta fev 19, 2004 12:43 pm

Tudo o que aqui se diz é verdade. só mesmo estando nessa situação é que dá para ver qual a nossa reação.

Como eu, todos vós, preferiam nem ter de passar por esta situação, principalmente qd são animais tão chegados a nós.

Colequei a pergunta no topico, pois tenho mto receito de falar no assunto e até de pensar nele, pois como já aqui referi o fred é aquele gato que abriu as portas de tudo. É o primeiro que tenho ( não espero que seja o ultimo), é com ele que aprendo como lidar com os gatos, é por ele que me babo só de falar, adora passar resmas de tempo a olhar para ele a dormir ( adoro dormir com ele - fazemos mesmo cadeirinha :oops: :D ) naquelas posições que só os gatos sabem fazer, etc,etc,etc.

[b]Nunca vos aconteceu contarem coisas que fazem pelos vossos peludinhos a outras pessoas e elas ficarem a olhar para vos como se fossem extra terrestres??[/b]

A mim acontece diariamente :lol: :D , Mas mtas situações dessas eu até acho engraçadas, pois vejo que as pessoas até ficam curiosas de saber como é. Ao qual eu respondo...adquiram um e verão o qt é tão gratificante :D :D :D

Bjs

Sgomes
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta fev 19, 2004 1:01 pm

Miau Escreveu:
nana12 Escreveu: Eu não sei se tinha coragem para mandar matar o meu mais que tudo...
Não é uma questão de mandar matar, mas sim de acabar com o sofrimento do teu mais que tudo. Custa muito, mas custa muito mais passar 24 horas a sentir o sofrimento do nosso amigo, a ver a decadencia e a morte a proximar-se dia a dia ! :(

Só mesmo passando por isso!

Susana
Pois só passando pela situação, espero nunca passar.
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quinta fev 19, 2004 3:21 pm

Infelizmente, todos nós que temos animais, iremos passar por isto...
Custa-me a ideia de ter um dia de ficar sem o meu peludinho, mas a ideia de o ter junto de mim a sofrer e a definhar de dia para dia é insuportavel
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta fev 19, 2004 3:38 pm

Eu acho sobretudo que devemos transpôr para nós próprios:
Eu, um dia que esteja em estado terminal e a sofrer atrozmente, espero que sejam misericordiosos o suficiente para acabar com o meu sofrimento e não deixar que a minha dignidade se perca! Farto-me de o dizer a todos quantos me rodeiam.

Penso o mesmo em relação aos meus gatos... Porque os amo incondicionalmente, jamais irei prolongar um sofrimento desnecessário se tiver a certeza que já não há mais nada a fazer... ainda que isso seja equivalente a arrancar uma parte de mim...

No dia em que se perde a dignidade e a qualidade de vida e apenas se sente dor ... perde-se tudo...
A verdade é que só sofre quem cá fica...
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

quinta fev 19, 2004 3:51 pm

Boa tarde a todos, achei piada a Sgomes perguntar se nunca nos tinha acontecido quando falamos dos nossos gatos ficarem a olhar para nós como se fossemos Et's.
Eu quando tive de tomar a decisão de operar ou não a minha gatinha quando ela teve a ruptura no sistema urinário, foi das coisas que mais me custou na vida, pois a vet dizia que ela morreria se não fosse operada, mas se fosse não me podia garantir que não morresse ou ficasse com sérios problemas (talvez para me por mais á vontade para decidir) disse-me que muitos donos no meu lugar provavelmente optariam pela eutanásia (iria ser um tratamento muito despendioso e poderia não dar os frutos pretendidos). Mas como poderia eu deitar-me sossegada á noite sabendo que lhe poderia ter salvo a vida e nada fiz?
Mandei operá-la, avisaram-me que se a dimensão do problema fosse muito grande seria melhor eutanasiá-la na altura da operação, pois evitaria mais sofrimento, só esta ideia ia-me levando á loucura, disseram-me que se tal fosse necessário fazer que me telefonavam para eu decidir.
Agora imaginem como eu passei as horas em que ela estavaa ser operada, quando ouvia o telefone o meu coração deixava de bater.
Fim da história - a nossa força de vontade venceu ( a minha, a da Bugita, e a da vet) a minha gatinha teve uma força incrivel de viver, passou por muito mas graças a Deus superou e a esta hora deve estar adormir o seu soninho da tarde ao solzinho. Só para terem uma noção gastei á volta de 500 €, e quando digo isso a alguém olham para mim como seu fosse alucinada, mas estou pouco me importando, o que são 500€ se posso olhar para aquela carinha linda.
Desculpem o testamento, mas é mais uma experiência de vida, e que vale a pena tentar, claro que se não houvesse hipotese com muita dor teria que recorrer á eutanásia.

Beijinhos a todos, Sue.
Responder

Voltar para “Gatos”