quarta abr 07, 2004 5:48 pm
Como já aqui foi referido por alguns membros, se um cão discrimina determinado grupo de pessoas em princípio é porque:
1. Nunca teve contacto ou nunca viu uma pessoa com essas características físicas. Por exemplo, se um cão for criado apenas no seio de uma comunidade negra, ele provavelmente irá estranhar brancos, podendo até demonstrar sinais de agressividade. Da mesma forma, cães que nunca tenham tido contacto com crianças, com pessoas idosas ou de cadeira de rodas irão estranhar esses grupos.
2. O dono transmite insegurança ou desaprovação relativamente a determinados tipos de pessoas. Embora este sentimento possa ser involuntário e extremamente discreto da nossa parte, o cão percebe e reage tentando compensar a insegurança do dono. Isto era exactamente o que acontecia com uma das minhas cadelas. Sempre que se aproximava alguém de idade, eu retesava a trela e puxava-a para junto de mim. Com a repetição desta atitude insconsciente da minha parte, sempre que se aproximava uma pessoa idosa, ela começava a ladrar ameaçadoramente. Felizmente apercebi-me a tempo e consegui modificar este comportamento.
3. Determinados grupos de pessoas estimulam o comportamento desconfiado do cão. Por exemplo, as pessoas que têm medo de cães acabam por dar sinal de que alguma coisa está errada, mesmo quando o dono e o cão estão tranquilos. Apesar de este comportamento não ser exclusivo de cães de raça grande, os cães de guarda são mais sensíveis e mais reactivos do que os cães de caça ou de companhia, por exemplo. Além disso as pessoas tendem a mostrar mais medo de cães grandes.
Neste caso em concreto, e tal como já foi aqui dito, parece-me que a Oskarina terá de ter o cuidado de sociabilizar melhor o seu cão.
Cumprimentos a todos,
Isabel