Não acho que a criação ou genética seja matemática, mas confesso que ainda tenho alguma dificuldade em compreender estes assuntos. Sei que é muito dificil para os criadores conhecerem «o que está para trás».casadotrevo Escreveu: Já não é a primeira vez, que reparo que a amarg, tem a ideia que a criação de cães é matemática. Tratamos de seres vivos e como tal, não é uma ciência exacta.
O criador certifica-se que os reprodutores não apresentam problemas genéticos, mas e o que está para trás, com pode ele saber ?
Não conheço nenhuma linha completamente livre de problemas e este pelo menos (a não ser em casos muito extremos) não é um problema de saúde.
Se algum criador disser-lhe que nunca teve algum problema genético, na sua criação; ou está a mentir-lho ou praticamente nunca criou.
Por mais cuidados que se tenha, ninguém está livre de uma situação mais infeliz.
Já agora, o criador que me vendeu a minha primeira yorkie disse-me que não tinha problemas genéticos na sua criação. De acordo com o que disse, como cria bastante isto só significa que está a mentir.