desespero

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

segunda jul 22, 2002 12:23 pm

Olá Rosinha2000,

Em primeiro lugar acho que deverias saber +/- a altura em que ela faz a necessidades, consoante for o "horário" adaptas as saídas a esse horário, vais ver que ela vai começar a fazer necessidades fora. Uma coisa muito importante, quando/se ela fizer as suas necessidades na rua não a tragas de imediato para casa para ela não associar o fazer necessidades com a ida para casa, passeia um pouco com ela e só depois é que vais para casa.

Espero que ajude e boa sorte,
Nokio.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda jul 22, 2002 10:19 pm

Eu já falei um bocado sobre este assunto, por isso me desculpei se me repetir.

Com o Acktan (o meu Rottweiler, para quem não sabe :lol: ) aprendeu a fazer xixi no sitio certo (jornais que estão num canto) ao 5 dia. Desde ai, teve alguns acidentes, pois como é pequenino (apenas 2 meses) às vezes surge a vontade e ele não têm tempo para fazer nada ou então, está noutra divisão e não vê o jornais e não se lembra... :?

De resto está uma maravilha, já aconteceu ele dar o sinal que queria fazer xixi e aguentar-se meia hora, ate eu poder coloca-lo no sitio! Só que às vezes acho que o xixi vêm e ele nem estava à espera! :o

Eu usei um método, que pelos vistos é pouco usado em Portugal, que é a da "crate" (caixa, caixote, casota, jaula...). Durante as primeiras semanas, o cachorro dorme na crate e fica nela quando está sozinho. A crate torna-se na sua caverna (ninho) aonde ele se sente protegido e confortável. Ora, os cães têm uma enorme resistência a sujar o sitio aonde dormem (ninho), assim é fácil fazer um horário em que ele mal sai da crate, faz xixi.

Exemplo:
manhã -> acorda, sai da crate, fax xixi, brincadeira, comida, brincadeira, crate... espera x tempo (depende o cão, o Acktan é meia hora)... sai da crate, xixi, brincadeira, crate. Se quando se tira o cachorro da crate e se leva para fazer xixi e ele não faz, volta-se a colocar na crate e tenta-se dali a um bocado.

É de notar que a crate não é castigo, nem pode ser associada com algo de mau. No meu caso dava-lhe sempre uma recompensa quando o colocava na crate (sempre sem forçar), mas nunca quando o tirava (nem festas).
Agora o Acktan, não se importa com a crate, quando o coloco lá ele não se importa e as vezes entra lá a procura de brinquedos, deita-se e fica a olhar cá para fora. Ele não fica normalmente lá, porque gosta de se deitar aos meus pés, mas raças menos "sombra" adoram a crate e ficam lá naturalmente.

Podem tentar improvisar uma crate, desde que se lembrem que têm de ser solida, arejada e do tamanho certo. O tamanho é muito importante, têm de ser pequena por forma a que o cão se sinta protegido e não possa fazer asneiras num lado e dormir no outro, por outro lado têm de deixar que o cão se ponha de pé, dê a volta e se deite à sua vontade.

De cada vez que o cão começa a cheirar os jornais, eu começo a dizer xixi,xixi,xixi,........ sempre, sem parar..... até que ele comece! Quer seja xixi ou cocó, pois a mim tanto faz :) , mal ele começa eu dou a palavra de parabéns, mas calmamente, sem muita agitação, quando ele acaba é a festa e a recompensa.

Daqui a uns meses o Acktan já vai poder ir à rua, ai o processo vai ser lento, pois inicialmente é preciso levar jornais (sujos com xixi) e colocados no chão para ele fazer, lentamente diminuindo o tamanho dos jornais. É nesta altura que a palavra xixi, mostra a sua importância :D pois nesta altura o cachorro só ao ouvir a palavra sente vontade de fazer!

Não sei se isto ajuda alguém, espero que sim. Se não usarem uma crate é mais difícil, pois é preciso uma atenção 24h e muito mais tempo (e muitos mais acidentes :) )

Bem, para acabar vou-me babar um bocado! Hoje o Acktan deixou-me espantado. Quando sai ele ficou na crate e eu previa passar por casa dali a 3 horas, mas aconteceu um imprevisto e só após 5 horas é que voltei a casa. Estava obviamente à espera que ele tivesse sujado a crate.
Nada! O cobertor estava limpinho!
Mal o tirei de lá foi como uma bala para o jornais e fez um grande xixi e cocó! Quando acabou foi recebido com uma festa de 5 minutos!! :lol:
Mas, não fica por aqui!
A seguir ao meu jantar, o Acktan veio à minha beira, pôs-se a olhar para mim, mas não queira brincar, nem comer. Peguei nele, levei-o aos jornais e voilá! Grande xixi! :lol:
Mas os acidentes ainda acontecem, à dois minutos, estava ao meu lado enquanto eu escrevia isto, de súbito levantou-se e desatou a correr para os jornais, mas não chegou a tempo e fez xixi a meio caminho! :lol: Depois, ficou a olhar para mim com um ar triste, pois ele sabe que o dono lhe ranha quando faz fora do sitio! (Mas desta vez, até levou uma festa)
Responder

Voltar para “Cães”