Acaros?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

terça out 19, 2004 9:47 pm

Olá, novamente! ;)
Da hibridação não vou falar, porque disso não percebo nada, a não ser que queiram levar a discussão para os lados da Biologia Molecular mesmo, :lol: :lol: :oops: .
No meio de tudo isto acabou-se por não se responder muito bem ao pedido de ajuda do forista que colocou o tópico.

Primeira questão: serão mesmo ácaros?? Os ácaros são parasitas, alojam-se na face, no bico e nas patas dos passaritos. Se encontrou esses bichos pela gaiola e debaixo das asas...os ácaros são parasitas, fixam-se, não andam a passear pela gaiola nem pelo bichinho, daí que o facto de os ter encontrado no fundo da gaiola...mmmmm.... além disso, os ácaros não são visíveis a olho nú. O que se veem são as lesões que eles provocam. Contudo, inclino-me e arrisco-me a dizer que talvez o forista não tenha visto bichinhos, mas sim as crostas de feridas deixadas pelas mordeduras dos ácaros e que com o movimento do limpar e do coçar podem ter-se instalado (tipo poeira, vamos lá) debaixo das asas e no fundo da gaiola. Percebi que os bichos se coçam muito? Se eles se coçam muito, são ácaros sim. Verifique bem as patas, a face e o bico dos pássaros, veja se encontra sinais de ataques de ácaros.

Segunda questão, o tratamento. Sendo ácaros APENAS SE TRATAM COM ACARICIDAS, pomadas ou sprays que se vendem nas clinicas veterinárias ou nas lojas de animais. NÃO SE TRATA COM BETADINE. Mais uma vez afirmo que sei o que estou a dizer... ;) Não quero parecer convencida ou impertinente, nem estou a criticar ninguém, estou só a tentar desfazer algo que considero um erro. Pode haver criadores que confiam nessa prática do betadine, mas na minha opinião, estão errados. ;) Mas é que estão mesmo.

O Betadine é à base de Iodo. O Iodo é tóxico. Portanto, não aconselho mesmo nada pôr betadine na água dos bichos, seja a do banho, seja do que fôr. O betadine é tóxico! :| Betadine na água que eles vão ou podem vir a beber vai INTOXICÁ-LOS.
Qto a usar-se betadine para borrifar os bichos, é outra coisa que não aconselho, porque, para além de o seu uso poder originar "estragos" nas penas e na pele super-delicada do passarinho (como já foi dito), não vai tratar o pássaro q tem ácaros...só serve para lhe tingir as penas, :lol: :lol: ;) . Pode talvez é ajudar a evitar infecções por bacterias oportunistas, como tb já se disse, mas os ácaros continuam lá. Spray ou pomada acaricida. Betadine borrifado ou na água, não. ;)

Sr.KuKas, arrisco a dizer que tem tido muita sorte com os seus pássaros, então. Mas leve em conta o que lhe digo aqui, que não é dito levianamente, nem sem conhecimento de causa. Sem querer ofender, o seu amigo criador está enganado. Acredite que está.

Mas como eu sempre digo, cada um sabe de si. Eu apenas digo que não continuem com essa prática, porque além de ineficaz e desnecessária, intoxica e/ou maltrata a saúde dos pássaros. Mas se preferirem acreditar noutras pessoas, pronto, é com vocês. ;) Não as borrifem com betadine, vai... ;) ;) :D ;)
vipo2525
Membro Júnior
Registado: terça ago 03, 2004 8:29 pm

quinta out 21, 2004 8:22 am

Vanadis, obrigado pelos esclarecimentos, optei por um spray anti-parasitas e á 1º vista está a fazer efeito, só que os canários a arrancar algumas penas talvez seja por mais uns dias , naão sei mas vou ficar atento
Hg
vipo2525
Membro Júnior
Registado: terça ago 03, 2004 8:29 pm

quinta out 21, 2004 8:22 am

Vanadis, obrigado pelos esclarecimentos, optei por um spray anti-parasitas e á 1º vista está a fazer efeito, só que os canários a arrancar algumas penas talvez seja por mais uns dias , naão sei mas vou ficar atento
Hg
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta out 21, 2004 11:41 am

Acho que optou bem... ;-)

Vá pondo o spray nas zonas-alvo, o bico, a face, as patitas. ;) SEmpre me foi dito que fizesse assim. ;)
Luizmacedo
Membro Júnior
Registado: sábado out 23, 2004 6:17 pm

domingo out 24, 2004 2:31 pm

A unica forma eficaz de combater os ácaros, é com produtos a base de piretroides. Com alguma dificuldade se consegue encontrar um acaricida e piolhicida que se chama Kil-red. Outro eficaz é o Pirene Spray. Devem ser borrifados os pássaros, gaiolas, ninhos e todo o ambiente, tendo-se o cuidado para nao borrifar sobre os alimentos e água. Repetir depois de 15 dias.
Responder

Voltar para “Aves”