artigo interessante (cães me Trás-os-Montes)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

sexta ago 16, 2002 10:06 am

Olá CindelP
Obrigada pelos esclarecimentos.
Não sei se é expositor de cães, mas se é provalmente conheçemo-nos, pelo menos de vista.
Eu tenho Collies da criação da Sr.ª D. Maria Júlia Martis, afixo "Belaju", e tudo o que aprendi sobre a raça, foi com ela. Faço também parte do Collie Clube de Portugal.
A desconfiança com estranhos não faz parte do estalão da raça, e quando refiro que não é cão de guarda é no sentido de não ser um cão com instinto de defesa da propriedade e dos bens do dono, nos mesmos molde que o é um "Rottweiller", ou um "Dobberman", ou até um "Pastor Alemão", quanto ao instinto de protecção, é claro que o tem, mas isso qualquer cão o tem.
Quanto aos cães de ringue serem pequenos, não é verdade, aparecem de facto cães que não são muito grandes, mas não são todos. De qualquer modo, o collie não é um cão grande ( +/- 60 cm. à cruz), deve ter é bom osso e boa estrutura geral.
Os Collies muito grandes não são desejáveis.
De qualquer maneira agradeço o interesse.
Se for à exposição de Lisboa, em Setembro, encontramo-nos.
Até breve.
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 16, 2002 10:22 am

Margarido: Antes disso ainda há a Monográfica dos Collies já no principio de Setembro, na Batalha.
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

sexta ago 16, 2002 11:08 am

Yacov, eu sei, é dia 7 de Setembro, estamos a organizá-la.
Tem Collies? Se sim, e se quiser, pode inscrever.
Agradecemos a participação.
Contacto: Tm. 934439053 - Fernanda Moreira
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 16, 2002 3:03 pm

Neste momento não crio nem exponho collies. Possuo apenas dois exemplares dessa raça, mãe e filho com respectivamente 13 e 10 anos.

Se me permite, vou discordar novamente:
desconfiança com estranhos não faz parte do estalão da raça, e quando refiro que não é cão de guarda é no sentido de não ser um cão com instinto de defesa da propriedade e dos bens do dono

Se me permite vou citar um livro - El Nuevo Libro del Collie (um dos livros mias vendidos em Portugal sobre o collie), escrito por Josefina Gomez-Toldrá (criadora com o afixo Del Gran Kahnn), que ao falar sobre o caracter do collie diz e refere : "Utilidade - cao pastor, de guarda, defesa e utilidade (...) ; Agressividade perante estranhos em caso de perigo : Actua com valentia defendendo propriedades e membros da familia"

Outro livro (que considero um dos melhores sobre a raça, nao sei se conheçe), escrito por Mary Taylor, um livro já antigo e a preto e branco. Neste momento não encontro a minha copia, quando a encontrar copio para aqui um excerto interessante.

Antes demais, o collie sempre foi conhecido como um cavalheiro, extremamente ligado à famila, muito facil de lidar, sendo uma sombra constante. No entanto, estas caracteristicas ligadas ao facto de ser um cão pastor ( grande parte dos caes pastores sao desconfiados com estranhos) fazem dele um cão de guarda.
Existem algumas pessoas neste forum que tb possuem collie, seria interessante ouvir as opinioes delas.
nos mesmos molde que o é um "Rottweiller", ou um "Dobberman", ou até um "Pastor Alemão
Como disse, e como eu tb tinha referido, não é um cão de guarda como o dobermann ou o rottweiler. O collie, em caso, de necessidade prefere se colocar entre o agressor e a sua familia, so mordendo em ultimo caso
", quanto ao instinto de protecção, é claro que o tem, mas isso qualquer cão o tem.
Aqui volto a discordar, não se pode comparar o instinto de proteção de um collie a de um Serra da Estrela ( cães totalmente diferentes), da mesma maneira que n se pode comparar um collie com um labrador (totalmente diferentes)

Penso o que se passa com o collie foi o que se passou com outras raças, ligando apenas à beleza do cão.
Quando me referi a pequeno, referia-me a varias coisas, vamos comparar estes dois cães (escolhidos ao acaso) :

Imagem

INT & FIN & S & N & EST Ch ESTW '96
Black Gary Evening Elysee
linhas filandesas (diga-se de passagem que sao as que gosto mais)

Imagem
Ch. Aintshe Barney Rubble by Ileyda
linhas inglesas

Diga-me, acha que o "Barney" conseguia ainda fazer o trabalho para o qual foi criado ? Sinceramente não acredito que ainda tenha os "tomates" para tal, além de ser algo duvidosa a sua capacidade/resistencia para correr e correr sem se cansar.

Pelo contrario a "Elysse" parace-me uma cadela extremamente equilibrada, muito mais capaz (pelo menos em relaçao ao "Barney"). Mais interessante é que devemos à seleçao para o trabalho ( como todas as raças surgiram) o collie, afinal ele surgiu desta forma porque era necessario que assim fosse. E por coincidencia, saiu a sorte grande - um excelente cão. Mas agora (ja a alguns anos) a beleza tomou conta desta raça, quando deveria ter sido mantido um equilibro harmonioso, nao acha ?

Bom, mas isto é mesmo só a minha opiniao pessoal

P.S - os cães como disse foram escolhidos ao acaso, nao tenho nada contra nem a favor deles[/quote]
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 17, 2002 7:25 pm

Pela negativa é que me impressionou:

Vejamos

Diz o Senhor Almeida "Passou pelo dogue alemão, que não recomenda: «São cães muito bonitos, mas têm três problemas: são caros, comem o dobro dos outros e morrem cedo.»

Digo eu: E os Rottweilers comem poucochinho comparado com os GD, são caros, azar, tem piada que não sabia que os Rott e Pastores alemães eram baratinhos... Morrem cedo... depende da pessoa que os cria...

Os Collies são cobardes

Esta já foi bem respondida

Os Serras hoje são Peluches

Não devemos estar a falar da mesma raça...

«neste momento posso garantir que a nível mundial só três ou quatro por cento dos pastores alemães é que têm o carácter antigo, inicial.»

Convinha aqui colocar a fonte que eu suspeito sempre muito das estatisticas

temos um gabinete de genética, aqui na Universidade [de Trás-os-Montes e Alto Douro], que só deve funcionar para plantas.»

Era melhor ele informar-se onde a OAPR faz esses exame spois está desactualizado

Se pudesse, só os vendia com seis meses.»

Que pessoa se desfaz de animais com essa idade? Um que esteve comigo a ser tratado até aos 6 é agressivo com toda a gente excepto com os donos e..comigo ( e ficou 2 anos sem me ver)

«Faz falta criar imediatamente canis municipais para apanhar os cães que andam por aí abandonados. Depois, criar um gabinete veterinário só para esses cães, para então serem oferecidos a quem os quisesse. Mas devidamente tratados.

Mais uma distracção porque já existem mas á boa maneira portuguesa não funcionam bem por falta de meios. Não será criar mas apetrechar.

Com os cães perigosos, só há uma coisa a fazer: abatê-los. Mas não da maneira brutal como fazem (choques eléctricos, às vezes à cacetada — há muita pessoa maldosa, têm gosto nisso); uma injecção seria o ideal.»

Nos canis abatem com injecção letal não é à paulada ou com choques electricos. Não se deve confundir os matadouros com os canis...E já agora qual o contexto e que definição de cães?

. Neste momento, a única coisa que eles exigem [de facto] é a vacina da raiva, o que é uma palhaçada: a raiva já há muitos anos que está erradicada em Portugal

É com palhaçadas destas que qualquer dia aparece um surto de raiva pois os animais raivosos já atravessavam fronteiras antes do espaço Schengen, pelos vistos o sr Almeida tem a ideia que o lobo e a raposa têm por hábito apresentr passaporte e atestado de sanidade...

Enfim, de todo desinteressante esta entrevista. Tantos pontos negativos anulam e excedem os pontos negativos. Esse sr está totalmente desactualizado e preconceituoso

Cumprimentos a todos

Vasco
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 02, 2004 5:37 pm

up
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça nov 02, 2004 5:42 pm

Cristina, está com uma crise de soluços ou quê? ;)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 02, 2004 5:44 pm

nada disso ;) é bom recordar quando não há mais nada de novo ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça nov 02, 2004 5:52 pm

Por acaso, se calhar, era boa ideia criar um fórum tipo "arquivo de informação", onde se poderiam colocar tópicos didáticos e de referência sempre útil.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça nov 02, 2004 6:55 pm

CindelP Escreveu: Os collies são cobardes ? Agora dizer alto e bom que os collies são cobardes ? Antes demais um collie nunca deverá ser cobarde (basta ler o estalão da raça) e se existem exemplares cobardes na raça collie, de certeza que existem tb nos pastores alemãs e em todas as raças.
Bem a minha collie é cobarde, vai ter com os cães para brincar, mas se eles mostram o dente ela mete a cauda entre as pernas e foge a sete pés, o mesmo contece com humanos, se um estranho levanta a mão ela faz o mesmo. Eu acredito que todas as raças têm cães que fogem à sua origem, ou seja, existem cães que se desviam do padrão, da sua raça, isto em termos de todas as características comportamentais.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 05, 2004 10:52 pm

Nada mais ? Este artigo é tão giro.....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 30, 2005 3:52 am

Up ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sexta dez 02, 2005 8:46 pm

Como é possivel que haja lutas de cães, todo mundo saiba, e esteja ainda assim super tranquilo??
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta dez 09, 2005 12:36 am

:p
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”