Coellho e porkinho ?!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta jan 27, 2005 7:43 pm

Falando por mim, tenho a dizer que sou a favor da castração quando esta se justificar. O meu porquinho da índia foi castrado há um ano e não lhe notei diferenças nenhuma, inclusivé no comportamento. Foi castrado por duas razões:
1 - porque não o quero a viver em gaiola separada da porquinha (e tb não quero criação - quando o comprei asseguraram-me que era uma, e afinal era um, e como resultado a minha Teca teve uma ninhada de 4 lindos bebés...)
2 - porque começou a brigar com o filho, pelo que se não o castrasse teria de ter 3 gaiolas - está-se mesmo a ver...

O filho dele foi tb castrado, e apesar disso continuaram os dois a brigar (ferozmente, como nunca pensei ser possível em porquinhos, sobretudo quando estavam juntos desde que um deles nasceu). O filhote está neste momento muito bem entregue a uma nova dona - com a vantagem de não poder engravidar nenhuma porquinha. ;) (Tem duas namoradas com mais ded um ano, e já se sabe que não se deve deixar fêmeas com mais de 1 ano engravidar - por isso aqui está outra vantagem).

No caso dos coelhos, eles precisam de ser castrados se houver mais que um macho na mesma gaiola. É claro que pode haver excepções (coelhos ainda não sexualmente maturos ou então maricotes) mas a regra é essa.

Na maior parte dos casos, a castração dos machos serve para evitar os comportamentos associados, como a marcação de território e respectivo cheiro, os ruídos (ai os gatos em janeiro!), e até alguma agressividade.
Casos há, porém, em que a castração é mesmo indispensável para a saúde e até para a vida: caso dos furões fêmeas.

Castrar por castrar... é ridículo. Ninguém o faz, até porque custa dinheiro e implica um risco para o animal. Quando se manda castrar algum animal há razões plausíveis para isso.

Finalmente, há realmente (ainda) pessoas que pensam que os animais têm o direito de experimentar as delícias da maternidade/paternidade... na verdade, ELES não fazem ideia do que isso seja, por isso deixemo-nos de os tentar "humanizar". E sim, sejamos responsáveis em vez de os pormos a cruzar só para que NÓS tenhamos o prazer de ter em casa uma ninhada de bebés queridos e fofinhos... e que muitas vezes acabam abandonados ou mortos.
:?
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quinta jan 27, 2005 10:11 pm

Eu não percebo nada de coelhos, por isso pode duvidar à vontade, mas parece-me essa ideia um bocado estranha, ou na Natureza só existiriam machos adultos doentes...??? :o
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sexta jan 28, 2005 2:00 am

Não Sahara, primeiro na natureza os machos têm sexo :) e depois têm hierarquias próprias deles (um animal pode não chegar a ter sexo com outro se não for o dominante por exemplo) e todo um exercício físico que não têm numa gaiola.

Eu também concordo com a castração, como também concordo com o não castrar e ter os sexos separados, depende de animal para animal e de situação para situação.

O porquinho filho que a Inês está a falar está comigo :) é o peewee. Eu já tinha 2 fêmeas com mais de um ano de idade que nunca tinham tido ninhadas (por isso não podiam mesmo engravidar) e fiquei com o peewee exactamente por estar castrado. Assim ela têm as suas necessidades satisfeitas (sim, porque ele está castrado mas é um taradão:)) e ele também está satisfeito e estão todos juntos na gaiola sem riscos de gravidezes indesejadas ou perigosas mesmo. Atenção, não castraria um macho só para poder tê-lo à vontade numa gaiola com fêmeas sem as engravidar, então não tinha machos e tinha só fêmeas. Por isso é que acho que é bom pensarem se querem mesmo fazer criação, conscientes do trabalho e responsabilidade que isso traz. Se não querem fazer criação responsável, não comprem casais. Se acontecer serem enganados e afinal têm um casal que acaba por ter bebés, então castrar não é uma má opção.

Quanto ao se é natural ou não...nos humanos então também não é natural e nós meninas tomamos a pílula para não engravidar não é verdade? ;)

Se não querem correr o risco de uma castração (porque pode existir em animais tão pequeninos - anestesia e vet inexperiente), vejam bem que sexo é melhor ter em casa, por exemplo ter uma coelha em vez de um coelho neste caso, não sei como são as coelhas fêmeas nesse aspecto...

E desculpem, mas continuo a achar que não é aconselhável juntar coelho e porquinho na mesma gaiola. Os casos que foram falados são excepções à regra...eles até se podem dar bem, mas e se por acaso se chateiam por alguma razão? Eu já levei uma patada de um coelho anão e fiquei toda marcada...imagino num porquinho...soltá-los juntos sob vigilância tudo bem, sempre a postos para qualquer eventualidade no entanto :)

beijinhos
Brunomu
Membro Júnior
Registado: domingo jan 02, 2005 6:28 am

sexta jan 28, 2005 7:23 pm

[quote=sahara]
Eu não percebo nada de coelhos, por isso pode duvidar à vontade, mas parece-me essa ideia um bocado estranha, ou na Natureza só existiriam machos adultos doentes...??? :o
[/quote]

Sra.Sara peço que leia novamente a resposta que mandei pois parece n ter estado com atenção. Eu disse que não duvidava de voçe, mas sim que já ouvi opiniões diferentes !!
E alem disso tambem disse (que me disseram) que a castração minimiza as hipotses de uma doença. Não disse que um coelho que seja castrado nunca terá uma doença e nem que um não castrado irá ter uma doença de certesa...
[quote]ou na Natureza só existiriam machos adultos doentes...??? :o
[/quote] :roll:

bjs Bruno
Responder

Voltar para “Exóticos”