Anúncios nos classificados da arca

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda mar 21, 2005 3:04 am

Atenção que dois albinos não devem cruzar NUNCA, em nenhuma hipótese.

Gente, cada um tem direito à sua opinião mas tem a obrigação de a dar com educação e o direito a uma resposta também educada, mesmo que não concordante.

Neste fórum, o que temos tentado incutir nos donos de furões que os querem criar, é que verifiquem se os possíveis futuros donos sabem o que é um furão e se têm a noção das necessidades deles, para mais tarde não serem abandonados e que se ofereçam para ficar com eles, caso os novos proprietários, desistam ou se cansem deles. Lembrem que o furão é um animal “ bem cheirosinho” e que quem o quiser tem três opções: ou esterilizá-lo ou habituar-se ao cheiro ou andar de mola no nariz…
Por outro lado, uma situação que queremos acautelar, é a da criação indiscriminada. Que só procriasse quem realmente percebesse e tivesse condições para isso, para não acontecer que a oferta fosse maior que a procura, evitando assim as respectivas consequências.

Quanto à criação deles (nos moldes acima descritos), nem sei que vos diga. Por um lado, fomentar a ilegalidade não é bonito mas já repararam que se houver muitos furões nas mesmas circunstâncias (como animais de companhia), mais força teremos junto das autoridades?...No entanto, uma condição importante, é que devemos saber previamente onde colocar as crias e estarmos preparados para arcar com elas caso não consigamos donos minimamente responsáveis.

E acrescento que se eu quisesse comprar um furanito, ou um amigo meu o quisesse, eu preferia e daria o conselho, de o comprar cá no nosso país (ou se já estivessem legalizados, numa loja que os tivesse adquirido aqui em Portugal).
Resumindo, eu não estou contra a criação deles, só peço que o façam com as devidas cautelas, algumas das quais já coloquei aqui na arca.
Também não estou contra a que se peça dinheiro por eles. O que não nos custa a ganhar, também não custa a deitar fora…
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

segunda mar 21, 2005 7:06 pm

Ok já percebi onde querem chegar!!! eu reagi assim para com os demais membros pois estou farto de estar só a levar na cabeça!

Mas ja percebi onde querem chegar, acho toda a gente tem o direito a escrever o que pense sem ter de levar com uma boca do tipo " não sei se hei-de rir se chorar, Santa ignorância" e quanto a isto ? será só de mim??

Cumprimentos aos demais Membro e peço desculpa pela minha reação!!!

Bruno Mina!
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda mar 21, 2005 9:19 pm

Bruno,
Fico feliz com a sua resposta e com a atitude que tomou... Ao contrario do que julga nunca tive má opinião de si, senão nunca teria encaminhado os 2 furões do Algarve para si pois fui eu que falei com a chinchilinha e conheço os 2 furões em questões... Eles estavam em muito más condições ha algum tempo atras e acho que o melhor que lhes aconteceu foi terem ido para si.
Tenho consciência que o Bruno não os quer exclusivamente para criação, senão nunca teria ficado com um macho albino castrado. Da mesma forma, eu tambem não tenho os meus animais para criação... E tambem tenho alguns resgatados que vieram de condições muito más... Mas tenho o gene champanhe que é raro cá em Portugal e noutros paises e quero dar alguma continuidade a esta cor.
Nem sempre concordo com tudo, mas como moderadora do forum tenho muitas vezes de tomar uma posição imparcial.
Lembra-se quando o Bruno me disse que nao sabia como andava eu aqui a tentar legaliza-los e que eu não sabia que os furões são de raça toirão?
Espero que o Bruno tenha lido mais sobre o assunto e se tenha informado melhor... e nunca o levei a mal por isso.
Quando aqui chegamos ha 2 anos nem os veterinários sabiam que eles eram ilegais... e nem os sabiam tratar... Temos evoluido muito desde então e isso só foi possivel com a partilha de conhecimento e experiências de todos nós... E espero que assim se mantenha :)
Passo a passo, havemos de os legalizar :)
Um abraço,
Rita
HaddaWay
Membro Veterano

terça mar 22, 2005 10:16 am

Agradeço desde já a sua compreensão Rita e volto novamente a pedir desculpa pelos meus actos e acções, eu juntei-me a esta comunidade virtual pois onde vivo(Beja) quase não tenho apoio nenhum e a informação por aqui é escaça! Eu também não a vejo com maus olhos, acho que a Rita tem feito um bom trabalho com os furões e especialmente dá informação util

Cumprimentos
Sugar
Membro
Registado: sexta set 10, 2004 11:19 pm

terça mar 22, 2005 9:11 pm

Heys
Parece k já se acalmaram os animos por aki :D já n era sem tempo..

Haddaway Nice Atitude

keep It Real

e já agora vou postar a foto da matilde :P

Imagem
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça mar 22, 2005 9:18 pm

Sugar, não me diga que a apanhou a tentar pôr "baton"...
Sugar
Membro

terça mar 22, 2005 9:20 pm

LOL nem por isso ...

Ela é k mto macinha e assim sempre tem um "ar" mais agressivo ... tou sempre a dizer k ela é uma fera, mas no final kuando a veem kerem-na levar ká de casa.
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quarta mar 23, 2005 2:23 pm

MHZ Escreveu: (...) temos tentado incutir nos donos de furões que os querem criar, é que verifiquem se os possíveis futuros donos sabem o que é um furão e se têm a noção das necessidades deles, para mais tarde não serem abandonados e que se ofereçam para ficar com eles, caso os novos proprietários, desistam ou se cansem deles. Lembrem que o furão é um animal “ bem cheirosinho” e que quem o quiser tem três opções: ou esterilizá-lo ou habituar-se ao cheiro ou andar de mola no nariz…
Pois é .... já tive muitas pessoas (muitas mesmo) a dizerem que querem um furão, mas quando digo o que é um furão e as "qualidades" especiais deles, fogem todos a sete pés.... até parece que eu é que não quero vender :( mas donos mal informados é que não :|
MHZ Escreveu:Por outro lado, uma situação que queremos acautelar, é a da criação indiscriminada. Que só procriasse quem realmente percebesse e tivesse condições para isso, para não acontecer que a oferta fosse maior que a procura, evitando assim as respectivas consequências.
é verdade :( e agora vejo que não devia ter criado :cry: mas se não fosse agora, quando seria? já está a haver mais oferta que procura e isso é muito mau :( por enquanto é a ultima vez que faço criação (com a winkie e com o woody pois vou castrar os dois e não penso tão cedo ter mais furanitos)
MHZ Escreveu:(...) No entanto, uma condição importante, é que devemos saber previamente onde colocar as crias e estarmos preparados para arcar com elas caso não consigamos donos minimamente responsáveis.
Estou disposta a ficar com eles todos, se não arranjar bons donos :roll: a minha mãe é que não vai achar piada nenhuma...... hi hi hi hi hi hi
marcelosantos
Membro Júnior
Registado: quarta mar 23, 2005 2:04 am

quinta mar 24, 2005 1:11 am

Olá ines :roll: não sei porque dizes isso quando eu ao tentar adoptar um ferret me dizes-te que o tinha que comprar.
A partir ningquem me vai doar um ferret pois dizes-te a partida que eu o tinha que comprar quando o que eu queria era ter um amigo brincalhao para me fazer companhia quando estou por casa :oops: mas tu fizes-te logo questão de tabelar os furões como 100 euros cada enfim fiquei sem perceber a tua posiçao quanto a venda destes amigos que se dao o nome furanitos :D
HaddaWay
Membro Veterano

quinta mar 24, 2005 12:26 pm

Macelo disse:

Olá ines não sei porque dizes isso quando eu ao tentar adoptar um ferret me dizes-te que o tinha que comprar.
A partir ningquem me vai doar um ferret pois dizes-te a partida que eu o tinha que comprar quando o que eu queria era ter um amigo brincalhao para me fazer companhia quando estou por casa mas tu fizes-te logo questão de tabelar os furões como 100 euros cada enfim fiquei sem perceber a tua posiçao quanto a venda destes amigos que se dao o nome furanitos

Marcelo acho que ainda não percebeste que ninguem anda por aí a doar Furões(raras excepções), Os furões não servem só para fazer companhia e divertir os humanos, cabe a nós fazermos-lhe companhia e diverti-los enquanto estamos em casa!!

A Laura não tabelou o preço dos Baixotes em 100€, é este o preço praticado pelos donos que os tem para vender!

Cumprimentos Bruno Mina
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta mar 24, 2005 1:08 pm

LOLOLOL :lol: :lol:
Acho que ele não se estava a referir a mim ;)
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

quinta mar 24, 2005 5:18 pm

Quanto ao problema da venda/doação das msg anteriores, e com o probleminha dos meus "NINOS", (Tópico Furões abandonados), gostaria
de dar o meu parecer.

Quando postei uma mensagem sobre doação, minha caixa de e-mail lotou, extrapolou, e quase ganhei uma tendinite ao tentar responder a
todos.

No fim, por mais que eu tentasse atraves das mensagens, saber quem poderia ser melhor Pai ou melhor Mãe, só consegui chegar a uma conclusão.

Manter um Furão no Brasil, ou em Portugal, ou na Espanha, não é facil, exige responsabilidade Financeira e Moral, paciência, carinho, dedicação.

Se a pessoa em questão não tem o $$$ suficiente para comprar um Furão, que garantias há de que poderá sustenta-lo, cria-lo, cuida-lo, ampara-lo, ????. É claro que toda regra, tem suas excessões.

Porisso a maioria das doações de animais só ocorrem entre conhecidos.

Aos que pretendem compartilhar sua vida com um animal, como companhia não devem ter preconceitos e ficar a escolher raças e cores.
No mundo inteiro o que não falta são abrigos de animais, de todas as raças e cores, a espera de um lar, de uma familia.

Pelo que me consta é sempre o animal que escolhe o dono, apesar de alguns proprietários acharem o contrário ;)

Abraços

Marli
Sugar
Membro

sexta mar 25, 2005 12:47 am

Heys

Sobre tabelar os preços para furoes .... isso é uma xaxada.
Cada um coloca o preço k ker ... e mais n é obrigado.
Eu kuando kiz comprar a matilde, vim uns á venda por 40euros no jornal ocasião.

É só uma kestao de procurar, e ver os animais.
Agora n me admira k pelas coloracoes ai sim se possa tabelar os preços, uns mais caros outros mais baratos, e consuante o sexo.

Imagem
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta mar 25, 2005 9:46 am

Marcelo, os 100€ é o preço mais comum, por isso mencionei. É claro que não existem tabelas - ainda por cima com a ilegalidade em questão. Cada um estabelece o preço que acha conveniente.
Eu confesso que não me consigo decidir pelos preços altos ou baixos: se forem baixos, os animais ficam acaeesíveis a muita gente que provavelmente depois não lhes dá o devido valor e não terá possibilidades de sustentar o bicho, tal como disse a Marli.
Por outro lado, os preços demasiado elevado (excepto quando incluem preocedimentos cirúrgicos como a esterilização) tendem a fomentar criadores de vão de escada, que querem embarcar na viagem do lucro fácil e que então põem os furões a produzir - melhor, a render...
Os 100€ parece-me ser um preço médio. Se as pessoas acharem caro, então certamente não têm condições para os sustentar (ração especial, vacinas, veterinários, equipamentos...)

Mas o mais importante para já é mesmo o Marcelo informar-se muito bem sobre o que é ter furões. Olhe que não é nada fácil! Não duvido da sua capacidade, claro que isso não está em causa. Mas ainda há muitas pessoas a quererm um furão porque querem, ou porque é giro, ou porque é exótico, blá, blá, blá - e essas são as piores razões para se ter furões.
marcelosantos
Membro Júnior
Registado: quarta mar 23, 2005 2:04 am

sexta mar 25, 2005 7:59 pm

Ok ja percebi onde querias chegar eu so quero e mesmo mais um amigo mas desta vez de 4 patinhas 8)
Responder

Voltar para “Furão”