SE PENSA COMPRAR UM YORKSHIRE TERRIER

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

domingo jun 19, 2005 3:52 pm

vitor_neto

Apenas achei que foi demasiado critico para com quem, e mesmo como voçê disse, admitiu um erro .... a sua observação era desnecessaria, apenas isso ...

É que existe muita gentinha que lá porque se movimenta no meio acha que o comum dos cidadãos tem obrigação de saber como as coisas funcionam no mundo canino, as minhas desculpas se não é um desses.
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

segunda jun 20, 2005 9:16 am

vitor_neto Escreveu: Boas,
noapersa Escreveu: acho incrivel como pode "dar nota negativa" a alguem só pelo simples facto de não ter os conhecimentos que tem :!:
Mas que conhecimentos julga que eu tenho :o ? Não se compra cães por telefone. Isso para mim é básico, e se reparar, a senhora em causa até me deu razão! :p
noapersa Escreveu: Negativa foi a sua atitude para com quem vem partilhar uma experiencia por forma a que não volte a acontecer com outros.
Noapersa, sou membro "neste fórum" e como tal tenho direito de expressar a minha opinião. Não fui mal educado, não ofendí a senhora em causa, de maneira que eu é que não compreendo a sua atitude :o

Quando contei a historia do meu Kiko não queria de maneira nenhuma criar confusões, não quero que ninguem se chateei por causa do que eu fiz, não foi a atitude mais correcta de comprar um cão pelo telefone, mas voltava a fazer o mesmo porque tenho o meu Kiko vivo e lindo junto de mim. Mesmo se tenha comprado um rafeirinho a pensar que era um york não faz mal eu AMO-O mesmo assim.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jun 20, 2005 6:13 pm

Mesmo se tenha comprado um rafeirinho a pensar que era um york não faz mal eu AMO-O mesmo assim.
E pode crer que isso é que é importante... :)
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
yorkielover
Registado: sexta jun 17, 2005 5:32 pm

segunda jun 20, 2005 8:19 pm

É pá, ou alguém anda com problemas de visão ou então não vão às exposições e dizem que os criadores Portugas não põem lá os pés....devem ir a outras diferentes das minhas...(costa azul, Fil-lisboa, coimbra, pombal, viana do castelo,elvas...só para falar nas que me lembro..., tenho visto sempre espanhuelos, franciús e portugas, sim!
Mas nós somos menos e sempre com cães mais novos, cachorros e jovens.
E agora há um nosso compatriota já a competir em classe aberta.
São pelo menos TRÊS!!!
Há que ver e muito...felizmente.

Está claro que a maioria dos produtores de yorkies nem se aproxima de tais eventos, já se sabe porquê.

Mas também, para quê? o que têm chega e sobra para o grau de exigência do mercado...
por isso é que digo que temos o que merecemos, e quando alguém quer uma coisinha com mais qualidade, tem que escolher com cuidado calma e, possivelmente, se não encontrar cá(que pode encontrar, sim) terá que se dirigir ao estrangeiro.

Querem um conselho?
Vão agora à de Lisboa, não sei se vão lá ver portugueses pois a concorrência é enorme mas concerteza vão ver muito bons yorkshires e aprender como é que é um de verdade.
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

segunda jun 20, 2005 9:24 pm

Desculpe lá mas eu estive nas ultimas exposições de Penafiel e Viana do Castelo. E não vi nenhum CRIADOR Português. Falei com todos os presentes porque eu própria andava há procura de um York. Eram todos espanhóis. Havia uma portuguesa mas vive em França.
Tal como disse é o Clube Português de Canicultura que organiza a parte dos Terrier. Falei com eles há dois meses atrás e eles disseram-me que não me poderiam recomendar nenhum criador de Yorks português porque não havia nenhum a expor.
Tenho séria duvidas que as coisas tenham mudado tanto em dois meses.
Mas já que está tão bem informado, diga-me quais são os CRIADORES (e não pessoas individuais que têm apenas com um ou dois York) portugueses que vão a uma exposição.
Não invento nada. Sei lhe mencionar uma boa parte dos espanhóis (porque foi os únicos que me foram recomendados, e realmente quando fui às exposições foi os únicos que vi) que vão às expos. Se falou com eles para perceber que eram portugueses deve saber quem são. Gostava muito de saber.

Ir a Lisboa é um bom concelho. Quanto mais não seja só para aprender a ver as diferenças.
Tem dúvidas que os criadores portugueses lá estejam? Então não diz que eles estiveram na Fil-Lisboa? Porque havia de faltar agora? É a maior e mais importante exposição de Portugal. Qualquer bom criador que se preze, e que tenha bons cães estará lá. Não tem medo da concorrência, nem de passar vergonhas.
Eu não estou a dizer que eles não existem. Mas a verdade é que não é fácil encontra-los.

Realmente em Portugal não vale a pena ser um bom criador. A não ser que se tenha dinheiro de sobra para suportar os custos e vender (ou deveria dizer dar) os cães por menos de 300 euros.
As pessoas não se informam bem antes de comprar. Querem barato e pronto. Se tem pedigree é o suficiente. Os que estão a levar por 700 ou 1000 euros estão a roubar...
Cada um tem o que quer. Aprende-se com os erros.
Só me irrita que estejam a estragar e a denegrir a raça.
A vida está é para os criadores de quinta. Infelizmente é assim.
Y-T
Registado: segunda jun 20, 2005 4:42 pm

segunda jun 20, 2005 9:40 pm

Realmente é lamentável o que se fez com o Yorkshire Terrier em Portugal.

A yorkielover tem razão quando diz que existem portugueses nas exposições com yorkies, e isso é positivo porque mostra que existem algumas pessoas com vontade de fazer alguma coisa pela raça.

Agora não me espanta que a aldaa não tenha encontrado nenhum criador português nas exposições a expôr cães dos afixos deles, porque isso não existe! Se esses criadores portugueses tivessem bons cães, não precisavam de andar a comprar cães aos outros e levavam às exposições cães dos afixos deles.
aldaa
Membro Veterano

segunda jun 20, 2005 10:15 pm

Eu não encontrei portugueses, nem com afixos de outros criadores. Tal como disse falei com todos. E eram espanhóis, falavam espanhol (tirando a portuguesa que vive em França).
O que pode haver é alguns portugueses que tenham um ou dois Yorks que compraram lá fora e que expõem. Mas isso não significa que façam criação.
Se eles existem agradecia que me dissessem. Até para confrontar o Clube do Terrier que me garantiu que não existiam CRIADORES. E friso bem. Que tenham pelos menos dois exemplares adultos e que façam criação.
aldaa
Membro Veterano

segunda jun 20, 2005 10:21 pm

Para MariaSofia

Realmente se o Kiko com 4 meses já pesa 3 quilos e se não estiver bem gordinho é muito provável que passe o peso máximo estabelecido pelo estalão da raça (3,150Kg).
Mas o mais importante é mesmo gostar dele. E mesmo que não seja puro tem sempre algo de York.

Um conselho que lhe dou relativamente á caspa (coisa que lhe deveria ter sido dita pelo criador):

- Use um bom champô. Aconselho a marca Jean Pierre Hery - Action Poils Abimés (não é uma marca que se veja em todo o lado, geralmente vê-se mais nos veterinários, mas algumas lojas também a têm).
- É indispensável um acondicionador (Jean Pierre Hery - Caresse Brillance). Nunca deixe de deitar depois do champô o acondicionador (até aos Yorks com as melhores pelagens não o dispensam)
- Para ajudar ainda mais pode utilizar duas vezes por semana o Spray Jean Pierre Hery Démêlant Actif
- Não sei qual a alimentação que lhe dá. Uma boa ração (recomendo Hill’s) é meio caminho para uma boa pelagem (experimente dar de cordeiro, é bom para cães com problemas de pêlo e pele, a pelagem fica mais bonita).
- Escove o pêlo todos os dias. Assim evitará que se criem nós, e consequentemente perdas de pêlos.
- Tenha cuidado com a escova que usa, as escovas comuns quebram o pêlo, e com o tempo fica feio. Nunca use uma carda. Use uma escova de arame, de pinos sem bolinhas nas pontas, e com almofada de ar (não são fáceis de encontrar).
- Não sei se o faz, mas assim que o pêlo começar a crescer, tosquie-lhes a parte superior das orelha (veja uma foto de um bom York). Não deixe os pêlos crescerem. Além de ficar feio, com o peso do pêlo pode fazer cair as orelhas.

Para Anamoka

Pelo preço que comprou, tenho sérias dúvidas da qualidade do seu cachorro. A criadora não deve estar a dar todos os cuidados que eles precisam e o mais provável é já ter adquirido os progenitores baratos. Ela teria que ter prejuízo para os vender por esse preço.
A verdade é que tenho sérias dúvidas que quem tenha Yorkshires (mas cães muito parecidos, que por acaso até tem LOP), e os trate bem, com todos os cuidados necessários, os venda por 250 euros.
Mentalizem-se de uma coisa: Ninguém trabalha para aquecer. Nem dá nada a ninguém (a não ser por amizade).
Além disso vi o Website da criadora que lhe vendeu o cachorro e é um bocado preocupante o facto de não aparecer fotografias esclarecedoras dos progenitores (as poucas que vi, embora não dê para perceber bem, os “Yorks” não parecem ter qualidade). Em cachorros são quase todos iguais (principalmente para os pouco conhecedores), e portanto nunca há medo em mostra-los.

Relativamente à caspa: não é normal um York ter caspa (mesmo em cachorro). Pode ser é que em adulto lhe passe. Mas também pode ser genético.
Um Yorkshire bem tratado não tem caspa.
Se ainda tiver possibilidades veja os pais dele se têm caspa. Assim já terá mais certezas do problema que tem em mãos.

Veja os conselhos que dei em cima à MariaSofia. São muito importantes. Mesmo os melhores Yorks não dispensam estes cuidados.
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

terça jun 21, 2005 7:57 am

aldaa Escreveu: Para MariaSofia

Realmente se o Kiko com 4 meses já pesa 3 quilos e se não estiver bem gordinho é muito provável que passe o peso máximo estabelecido pelo estalão da raça (3,150Kg).
Mas o mais importante é mesmo gostar dele. E mesmo que não seja puro tem sempre algo de York.

Um conselho que lhe dou relativamente á caspa (coisa que lhe deveria ter sido dita pelo criador)

- Use um bom champô. Aconselho a marca Jean Pierre Hery - Action Poils Abimés (não é uma marca que se veja em todo o lado, geralmente vê-se mais nos veterinários, mas algumas lojas também a têm).
- É indispensável um acondicionador (Jean Pierre Hery - Caresse Brillance). Nunca deixe de deitar depois do champô o acondicionador (até aos Yorks com as melhores pelagens não o dispensam)
- Para ajudar ainda mais pode utilizar duas vezes por semana o Spray Jean Pierre Hery Démêlant Actif
- Não sei qual a alimentação que lhe dá. Uma boa ração (recomendo Hill’s) é meio caminho para uma boa pelagem (experimente dar de cordeiro, é bom para cães com problemas de pêlo e pele, a pelagem fica mais bonita).
- Escove o pêlo todos os dias. Assim evitará que se criem nós, e consequentemente perdas de pêlos.
- Tenha cuidado com a escova que usa, as escovas comuns quebram o pêlo, e com o tempo fica feio. Nunca use uma carda. Use uma escova de arame, de pinos sem bolinhas nas pontas, e com almofada de ar (não são fáceis de encontrar).
- Não sei se o faz, mas assim que o pêlo começar a crescer, tosquie-lhes a parte superior das orelha (veja uma foto de um bom York). Não deixe os pêlos crescerem. Além de ficar feio, com o peso do pêlo pode fazer cair as orelhas.

Obrigada pelos conselhos, a caspa passou com o shampoo que a vet me recomendou, mas o pelo estava esquisito a cair muito e resolvi tosquiar agora esta lindo e ele agradece porque não tem calor. As orelhas estão todas direitinhas mas nunca coloquei molas nem talas. A ração que lhe dou é Eukanuba penso que é das melhores.
Mais uma vez obrigada por tudo, as opiniões são sempre importantes
yorkielover

terça jun 21, 2005 1:28 pm

Aqui vai:
Viana do castelo:
a portuguesa que vive em fraça é Mme Marie Nogueira e estava lá SIM
uma portuguesa a expôr: Ana Vilela, deve ser sócia do tal clube...que não sabe quem ela é pois talvez seja cedo, não sei se já fez criação.

Outro :'Casa das Amendoeiras'-Fábio Santos, tem vários adultos e compete em classe aberta, faz criação e muito bem feita, e até é alto e vê-se bem...e o cão dá nas vistas igualmente, e os filhos dele são lindos, e são portugueses(os filhos).

Outra: 'Tiny Toy'-Leonor Galvão, faz criação há mais de 10 anos pelo menos,...e vai a exposições...e vê-se bem igualmente...e os cachorros são muito bonitos.

Não entendo esse tom de agressividade...sinceramente.
até acho que tentou ajudar bastante algumas pessoas, mas não se julgue dona da verdade.

Acho que comprou a sua cadela muito bem comprada, parabéns Alda, e espero que faça algo pela raça melhor do que o que tem sido feito até aqui.
aldaa
Membro Veterano

terça jun 21, 2005 10:49 pm

Aprecio a sua ajuda e penso que o resto dos membros também. Afinal todos temos os mesmo objectivo: que as pessoas saibam onde devem comprar um Yorkshire, e que acabem de alimentar os falsos criadores.
Só fui um pouco agressiva porque não gostei da maneira como o falou. Como também fosse dono(a) da verdade.
Eu não me sinto dona da verdade, e sei que ainda tenho muito que aprender. De facto foram informações que me foram ditas pelo Clube do Terrier. E a verdade é que também fui às exposições e não os vi. Provavelmente frequentam pouco as exposições e não obtêm bons resultados (tirando o Fabio uma ou outra vez com apenas um cão) e daí não os recomendarem. Têm cães bonitos mas não são suficiente bons para ganharem. Mas a verdade é que já é um bom começo. Também se frequentam as exposições (ainda que pouco) têm cães dignos de serem chamados Yorkshires Terrier. Apesar de provavelmente não serem cães maravilha.

Mas numa coisa estamos de acordo: se as pessoas querem comprar um Yorkshire que vão às exposições e falem com todos os criadores presentes (portugueses ou não) e que escolham. Só assim terão certeza que estão a comprar um Yorkshire. E mesmo que não comprem, aprendem a ver as diferenças entre um Yorkshire e um rafeirinho parecido com ele.

Agora se apenas querem um cão de companhia que até é bonitinho comprem os de 250 euros. E preparem-se para múltiplos problemas que lhes podem aparecer pela frente (problemas genéticos, problemas de pêlo, saúde, etc...). E, a menos que tenham certeza, não lhes chamem Yorkshires.
Tenho é pena que se continue a incentivar o aparecimento desses senhores e senhoras que se dizem criadores da raça. E que muitos bichinhos e muito boa gente continue a sofrer nas mãos deles.
yorkielover

terça jun 21, 2005 11:22 pm

Nem mais!
Apoiado! :D :D :D

e agora ficamos a aguardar que mostre a sua cadela em ring! ;)

E VIVA PORTUGAL!!!!

PS: ainda penso que é preferível um Yorkshire com 5 kg saudável e com bom pêlo do que um com 1kg todo tremeliquento, mas gostos são gostos...
ZOOVET
Membro Júnior
Registado: segunda jan 03, 2005 8:11 pm

quarta jun 22, 2005 10:07 am

Olá!
Fiquei extremamente satisfeita por ter enciontrado toda esta "discussão" sobre a raça em questão. Eu já sou criadora de outras raças e como tal já não faço as asneiras que algumas pessoas fazem involuntariamente, por ignorância.
Como pretendo comprar uma fêmea yorkshire, tratei de me informar previamente sobre a raça (estalão, comportamento, problemas, necessidades especiais, etc.) e sobre quem vende (criadores) - ainda estou nessa fase. Claro que isto necessita de tempo e trabalho. A maior parte das vezes as pessoas dá-lhes a gana de comprarem um cão e tem de ser naquele dia, se esperarem uma semana ou um mês parece que morrem... Claro que depois compram gato por lebre... Sem ofensa às lebres :)
Era mesmo bom que as pessoas tivessem consciência que um cão não é puro porque elas acham que se parece com um que apareceu na televisão, mas sim porque tem LOP, é filho, neto e bisneto de exemplares que têm LOP e provém de um criador reconhecido e conceituado (com afixo próprio). Pois é, isso custa dinheiro... Mas cuidar de cães tão frágeis como estes também custa dinheiro. Será que se a pessoa não tem 350 ou 400 euros para comprar um cão, vai ter depois o necessário para comprar a ração, os utensílios de higiene e beleza (tipo champô, escova, ...), os medicamentos veterinários necessários (desparasitante interno e externo, ...), as consultas no veterinário, etc.? Duvido muito...mesmo muito... :?:
Já agora se me quiserem dar sugestões de sites e criadores que conheçam e que recomendem, agradeço.
:D
"Da discussão nasce a luz", pois então faça-se luz... 8)
Eva Silva
[email protected]
yorkielover

quarta jun 22, 2005 12:41 pm

Recomendar criadores não será o mais correcto para fazer aqui até porque cada pessoa tem os seu gostos e
*há muitos tipos de yorkshire e
*muitos tipos de criadores, com afixo ou sem afixo (o afixo custa 255€, nada do outro mundo e qq um o pode comprar),

-o melhor mesmo é frequentar exposições, ir lá fora e ver o que se passa na realidade internacional e sobretudo,
-visitar canis de criadores, preferencialmente os que vão a exposições porque aqui sim, temos a garantia de olhar para os verdadeiros bons exemplares da raça.
-comprar literatura e ler muito, muito, muito, no caso desta raça está quase tudo em inglês.
-NUNCA poderá ser um bom criador de yorkshires o que tiver outra/s raça porque esta já dá de sobra, trabalho e investimento, é humanamente impossível, só com empregados ou sócios e duvido muito.
criadores supermercado, NÃO.
-analisar melhor ainda o que se pretende da criação, já por aqui andam muitos maus reprodutores de «yorkshires», ter algum dinheiro ajuda na compra dos sementais, evitar ser mais um na manada, os portugueses agradecem, mas não pagam o preço da diferença de modo geral por isso, não se espere o milagre do reconhecimento.
-escolher o criador que der melhor serviço pós-venda, depois de ter gostado dos seus canídeos e de ver como são tratados.

É MUITO TRISTE VER PUBLICAMENTE DESPREZO PELOS NOSSOS CRIADORES, ainda mais vindo de uma portuguesa que começa a querer entrar neste mundo e confunde à partida vários conceitos básicos, por exemplo Puro com Correcto, a história da carochinha do pêlo comprido, a questão da alimentação(não queria nascer seu filho:alimentava-me a boiões Nestlé e farinha de pacote que lá vêm todos os nutrientes!) etc,

Não sabe-mas pode vir a saber- a dificuldade em obter um único exemplar digno de exposição, ainda que se possa ter a casa cheia de cães muito bons e muito caros.A genética é complexa...

Não basta ter 1 bom cão, é preciso saber(e conseguir) prepará-lo, saber apresentá-lo (aqui reside O factor nevrálgico da questão), depois saber cruzá-lo, e cruzar os dedos porque o factor natureza ainda manda muito nisto tudo.A criação não é 1+1=2. E não é por ter comprado uma boa cadela e depois a ir cruzar com o melhor campeão do mundo e arredores que vai ter uma cachorrada-cuidado com o parto- para vender a 1000€ e levá-los a todos ao pódium das exposições, era bom, era, eu até lhe desejo que assim aconteça.

-Em Portugal há muito boa gente que sabe muita coisa de cães e de criação.
E a maior parte desses conhecimentos podem aplicar-se a qualquer raça.

Nesta raça concretamente, não somos neste país grandes apreciadores da qualidade, daí que não seja muito compensador o investimento nas exposições por parte dos criadores. Torna-se mais uma questão de orgulho próprio e gosto pela raça.
Isto não invalida que não possam existir belos yorkies nas casas de alguns que não os expõem.

Não estou com isto a ofender ninguém, (Aldaa), apenas a analisar o que foi dito sob o prisma de uma pessoa mais velha e que já anda nisto há muito tempo.
Mas estamos aqui é para aprender.
E Viva Portugal!
Y-T
Registado: segunda jun 20, 2005 4:42 pm

quarta jun 22, 2005 1:28 pm

yorkielover Escreveu: É MUITO TRISTE VER PUBLICAMENTE DESPREZO PELOS NOSSOS CRIADORES, ainda mais vindo de uma portuguesa que começa a querer entrar neste mundo e confunde à partida vários conceitos básicos, por exemplo Puro com Correcto, a história da carochinha do pêlo comprido, a questão da alimentação(não queria nascer seu filho:alimentava-me a boiões Nestlé e farinha de pacote que lá vêm todos os nutrientes!) etc,
Não há nada como começar logo a dizer que os Portugueses não prestam, e que mesmo os poucos que vão a exposições não têm bons cães! Não ganham nada, diz a aldaa. Pelo que sei, umas vezes têm melhores resultados, outras piores. Como acontece com alguns dos estrangeiros, que dão-se ao trabalho de vir a Portugal porque no país deles não conseguem fazer grande coisa! Ou os campeões que têm em casa foram comprados a outros criadores. E olhe que muitos andam nisto da criação e exposições há anos e demoraram bastantes a ter bons resultados.

O yorkielover tem razão, para quem vem dizer mal dos Portugueses, acha que sabe tudo e faz umas confusões com conceitos básicos.... :roll: enfim...
Mas se tem um bom yorkshire em casa, acho que deveria começar a participar nas exposições e mostrar aos outros portugueses como se faz! Já viu a sua sorte?! Não tem concorrência. Força!!

:lol:
Responder

Voltar para “Cães”