Criança atacada por Rotweiller

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

sexta out 25, 2002 12:33 pm

Perigoso pode ser qualquer cão nas mãos de uma criança ou alguém me garante que existe alguma raça que não reaja a umas puxadelas de orelhas, rabo ou até a uma que eu conheço que quis brincar aos dentistas com um epagnol e vai de alicate para lhe arrancar os dentes?
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sexta out 25, 2002 12:43 pm

Imagem

O cão que atacou a criança costuma estar fechado nesta jaula

sem comentários...
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 25, 2002 12:49 pm

Caros foristas,
Raramente intervenho ou participo nestes foruns, mas após ter constatado a vergonhosa parcialidade com que o assunto em discussão foi tratado pela comunicação social e, particularmente, pela RTP1 (isto, apesar do médico ter desdramatizado a situação), venho contar um pequeno episódio que sucedeu comigo no passado Domingo e que, penso, se enquadra no tópico deste forum:

É meu hábito ir todas as manhãs para a Alameda D. Afonso Henriques dar um pouco de exercício a alguns dos meus cães (os outros vão com o meu marido para outro lado). No Domingo, estava com três das minhas cadelinhas, de pequenos porte, no relvado junto à Fonte Luminosa, quando vejo surgir do relvado central e atravessando a rua na minha direcção, uma criança trazendo á trela um Rottweiler. As minhas cadelinhas, refilonas e histéricas, aproximaram-se imediatamente. A criança mandou sentar o seu cão, agachou-se junto dele e acariciou.o. Eu, aproximei-me, também, e encetei conversa com ele. Era um rapazinho, dos seus 8/9 anos de idade, o rostinho delicado semeado de sardas, sombreado por um boné de pala e com umbrinquinho na orelha esquerda que lhe dava um ar picante. Havia, naquele menino, uma aura de tranquilidade e de serenidade que me impressionou. Disse-lhe que podia soltar o cão, se o desejasse.Muito educadamente respondeu que não, não porque fosse desobediente ou agressivo, mas porque as suas brincadeiras eram um pouco brutas e poderia magoar as cadelinhas. Disse-me, igualmente, que sempre tinha tido cães e que não podia passar sem eles e que, ao morrer o último, um pastor alemão de que ele muito gostava e que já existia quando ele nasceu, a mãe lhe tinha dado aquele Rottie. Ficou um pouco admirado quando lhe disse quantos animais tinha, mas não havia na sua face sombra de crítica. Também ele tinha vários passarinhos e um gato, que dormia entre as patas do Rottweiler. Falámos mais um pouco e depois disse-lhe que tinha que me ir embora porque ainda tinha muito que fazer; respondeu-me que também ele tinha que estudar. E fiquei a vê-los, Alameda acima, Aquela Criança e Aquele Cão no seu tranquilo passeio, numa simbiose total.
E, permito-me confessar (porque não?) que me assaltou uma vaga nostalgia e um desejo obscuro e subconsciente, de que aquele rapazinho fosse o meu neto.
Cumprimentos a todos,
Colette
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta out 25, 2002 1:18 pm

Muito bonita a sua mensagem, colette.

Um beijinho,
Paula
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

sexta out 25, 2002 1:36 pm

Era um rapazinho, dos seus 8/9 anos de idade, o rostinho delicado semeado de sardas, sombreado por um boné de pala e com umbrinquinho na orelha esquerda que lhe dava um ar picante
Para além do ternurento conteúdo da história deixo-lhe aqui os meus parabéns por este excerto de eloquente narração.

Obrigado collete
Madonna
Membro Veterano

sexta out 25, 2002 2:01 pm

Parabéns à sondagem do CM:

72% a favor da proibição da criação destas raças.

Muito bem! E votaram os entendidos na matéria.

Não percam a oportunidade de também votarem, que isto está uma vergonha.
Já agora, comentem também a notícia. Eu já o fiz.

Beijinhos,
Paula
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

sexta out 25, 2002 2:18 pm

biba,

eu tb já deixei, agora vamos ver se publicam :?: :?: :?:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 25, 2002 2:24 pm

só quero fazer uns quantos comentários :

- Sou inteiramente contra manterem-se cães em jaulas (e dentro de garagens) onde o animal nem sequer pode ver a luz do dia.
Jaulas, só por períodos limitados (quando se recebem visitas, durante viagens, etc) e porque é absolutamente necessário.
Nem as feras no Jardim Zoológico são mantidas isoladas do mundo num buraco !
Gostaria de saber porque está este animal nestas condições ?
Não cai dentro do âmbito da crueldade contra os animais ?

- A verdade é que a família sabe muito bem porque é que o animal se atirou à miúda.
Sabem, mas não dizem ! Alguma coisa se passou para este comportamento ter ocorrido !
Será que o animal é deliberadamente criado para ser agressivo e atacar a torto e a direito ?(isto explicaria as condições em é mantido)
Terá havido alguma provocação (mesmo inconsciente) ?
Terá a avózinha ignorado precauções que devia ter seguido ?
Desculpem, mas não é normal !
Se um cão, na minha família, tivesse atacado alguém (já sem falar num membro da família, ainda mais uma criança) sem se passar nada, não íamos a correr defendê-lo, nem dizíamos que não se tinha passado nada, ainda para mais tendo ido a pessoa parar ao hospital !
Não é normal !

- À comunicação social, sedenta de escândalos e dramas.Isenção, já era.Profissionalismo, que é isso ?
Sei de uma criancinha adorável que cegou uma vista do seu cão com uma brincadeira estúpida (e o cão nem se voltou à criança).
Para quando destas notícias na comunic social, tipo "Criança perigosa estropia melhor amigo do homem " ?
cadworx
Membro

sexta out 25, 2002 2:25 pm

Já lá escrevi o pouco que 500 caracteres deixaram mas duvida que passe o "lápis azul" da redacção. Como não deve passar deixo aqui o meu texto:
Sim senhor, "bela" sondagem, é o mesmo que referendar o consumo de tabaco acompanhado com uma série de fotografias de pulmões queimados. O CM na popularucha ignorância a que nos tem vindo a habituar mais uma vez mostra a sua face de deturpadores de factos e criadores de especulações. Alguns dos senhores "jornalistas" fizeram algum estudo da raça Rottweiller, pelo menos indagaram junto de alguém que conheça? Ao contrário da vossa história o Rott é mais inofensivo que as vossas infalamadas canetas
Madonna
Membro Veterano

sexta out 25, 2002 2:39 pm

Não acredito que publiquem, Sergio, muito sinceramente... acho que o meu, também não vão publicar e estava mais soft que o teu.

Eu andei aqui a rondar os computadores das minhas colegas e pedia a todas que votassem, por saber que todas ADORAM Rottweilers. Lembraram-se logo da Zhorinha (ela às vezes vem comigo para o emprego).
Vá, façam o mesmo!

Beijinhos,
Paula
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta out 25, 2002 2:46 pm

Bem!!!! Agora, vamos acabar com a raça!!! Então, tudo bem, mas com uma condição: acabar também com a espécie que ataca todos os dias sem exepção, que é cruel, mata velhotes, crianças, de todos os tipos... a espécie humana!!! Quem somos nós para criticar o ataque de um cão, se todos os dias o animal que mais mata e tortura é o homem?? Já começa a fartar um pouco a conversa das "raças perigosas". Segundo consta, o cão tinha uma jaula em casa, estava a foto no Diário de noticias. Para mim, deviam era de controlar os donos dos cães, pois vê-se cada um!! tenho mais medo dos donos que dos cães... mas os donos não são abatidos!!!! Não!!! o cão é que é, e o dono arranja outro, para dar estilo, e já agora acrescentar a má fama a estas belas raças. Mas pronto, é a vida... as pessoas vém a noticia, e claro, qualquer Rot que passe é um demónio.. Já agora, queria acrescentar á lista dos "cães perigosos" o Yorkshire, porque o da minha tia atacou um Mastim dos pirenéus... :p raças perigosas... ha cá com cada uma... porque não mostram nas noticias os Rots no seu melhor?? na brincadeira, carinhosos... ha!! é verdade... não traz audiências....
E também as crianças não abusam nada! (logico que não sou a favor dos cães morderem), mas uns pais normais não deixam uma criança com o seu terrivel habito de massacrarem os cães ao lado de um, seja a raça que for! quando a minha irmã era pequena, não a deixava perto desse cão da minha tia, porque ele é realmente mimado, e morde mesmo, mas a culpa é de quem o treinou (lógico)
desculpem lá o testamento, mas com a mentalidade de muitos, acho que vamos pelo cano..
E viva os [u]Bons[/u] donos de Rots!!! E os Rots também (que embora a má fama, são queridissimos)
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta out 25, 2002 2:47 pm

Bem!!!! Agora, vamos acabar com a raça!!! Então, tudo bem, mas com uma condição: acabar também com a espécie que ataca todos os dias sem exepção, que é cruel, mata velhotes, crianças, de todos os tipos... a espécie humana!!! Quem somos nós para criticar o ataque de um cão, se todos os dias o animal que mais mata e tortura é o homem?? Já começa a fartar um pouco a conversa das "raças perigosas". Segundo consta, o cão tinha uma jaula em casa, estava a foto no Diário de noticias. Para mim, deviam era de controlar os donos dos cães, pois vê-se cada um!! tenho mais medo dos donos que dos cães... mas os donos não são abatidos!!!! Não!!! o cão é que é, e o dono arranja outro, para dar estilo, e já agora acrescentar a má fama a estas belas raças. Mas pronto, é a vida... as pessoas vém a noticia, e claro, qualquer Rot que passe é um demónio.. Já agora, queria acrescentar á lista dos "cães perigosos" o Yorkshire, porque o da minha tia atacou um Mastim dos pirenéus... :p raças perigosas... ha cá com cada uma... porque não mostram nas noticias os Rots no seu melhor?? na brincadeira, carinhosos... ha!! é verdade... não traz audiências....
E também as crianças não abusam nada! (logico que não sou a favor dos cães morderem), mas uns pais normais não deixam uma criança com o seu terrivel habito de massacrarem os cães ao lado de um, seja a raça que for! quando a minha irmã era pequena, não a deixava perto desse cão da minha tia, porque ele é realmente mimado, e morde mesmo, mas a culpa é de quem o treinou (lógico)
desculpem lá o testamento, mas com a mentalidade de muitos, acho que vamos pelo cano..
E viva os [u]Bons[/u] donos de Rots!!! E os Rots também (que embora a má fama, são queridissimos)
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 25, 2002 3:29 pm

Esta mensagem já foi colocada por mim noutro tópico ,mas acho que também se enquadra aqui:

Bem ,eu sou de Aveiro e pelo que se sabe por aqui parece que o ataque sanguinário não passou de um pequeno acidente,segundo o que me constou o cão não mordeu a criança apenas a arranhou no peito com a pata derrubando-a e ferindo-a sem querer e mais importante sem gravidade,são coisas que podem acontecer quando um rott se entusiasma na brincadeira,ao que parece os familiares da criaça nem queriam alarido à volta do assunto mas pelos vistos houve uma língua comprida que não se conteve e tornou isto notícia.Acho que o C.R.P. deveria investigar o que se está a passar e a ser 100% verdade esta história que me chegou aos ouvidos deveriam ser tomadas medidas para desmentir o ataque públicamente e fazer com que todos os que passaram a notícia com sensionalismo ficassem com a sua credibilidade afectada,é preciso atacar o mau jornalismo.Como já disse ,a ser verdade o que corre aqui em Aveiro não podia ser a maior prova de má fé por parte de algumas pessoas em relação aos cães.
cadworx
Membro

sexta out 25, 2002 3:47 pm

O Diário de Notícias sempre é mais democrata que o CM. Apesar do conteúdo da notícia ser o mesmo e tenha a entrevista a um enfermeiro atrasado mental também tem outra que eu passo a citar:
«Os cães são aquilo que os seus donos querem que eles sejam»
A. T.
Nunca podemos culpabilizar as raças. Os cães são aquilo que os donos querem que eles sejam». Esta é a opinião do veterinário Luís Montenegro, que considera que «o que acontece com um rottweiler pode acontecer com qualquer outra raça». Até com um caniche.

O problema é que o rottweiler é um cão de grande porte e com muita força. Mas só a usa quando é treinado para tal ou sofre influências várias, como sejam as deficientes condições de alojamento. «Até uma criança se torna um perigo para a sociedade se for criada numa jaula», remata Luís Montenegro, que aponta o dedo aos proprietários dos animais que atacam pessoas. «Quem adquire um animal tem de ser responsável por ele», sublinha.

«A educação dos donos é fulcral», frisa, por seu turno, José António Cansado, proprietário de um canil cuja actividade engloba formação e treino (ver texto ao lado) e que, ao longo dos anos, tem encontrado «animais com temperamentos extraordinários, mas que desenvolveram problemas comportamentais» por inaptidão dos donos.

«Um sólido conhecimento do animal é tão crucial como a sua sociabilização», frisa, lembrando que o estigma da potencial perigosidade constitui «uma forma grosseira» de abordar um problema que urge desmistificar. «O cão faz tudo para agradar ao homem e todos os animais deveriam ter a sorte de estar entregues a pessoas com bom senso e sensibilidade». Mas muitos há que caem nas mãos erradas.

cubilhas
Registado: quarta set 04, 2002 4:22 pm
Contacto:

sexta out 25, 2002 5:37 pm

Caros amigos
Até hoje tenho sido participante passivo neste forum apenas como leitor tenho acompanhado de perto muitas discussões interessantes neste forum mas hoje algo me fez intervir, principalmente depois de assistir também de forma passiva á reportagem de ontem da RTP no telejornal, como é possivel continuarmos a pagar os ordenados a estes senhores que de jornalismo poouco percebem e de animais, pelos vistos muito menos!?

Quanto á votação no CM bem podem esquecer porque se eles quiserem a votação fica mesmo nos 70% para ainda valorizar mais o monte de disparates que eles habitualmente escrevem.
um abraço
Miguel Castro
Responder

Voltar para “Cães”