Fim de Hibernaçao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça mar 21, 2006 10:28 am

Ola Kiko

Sei aceitar perfeitamente criticas sobretudo se forem constutivas. Apesar de nao rever o teu post nesta afirmaçao, e de me parecer q tiveste alguns comentarios irreflectidos

O principal "erro" que corri ao deixar hibernar a minha tartaruga (apesar de um erro consciente) foi o facto de dentro de uma casa dificilmente se conseguir a temperatura ideal p uma hibernaçao. Sendo na realidade mais uma semi-hibernaçao q propriamente uma hibernaçao. A minha tartaruga passou a maior parte destes meses numa temperatura media de 7.5, 8º graus, numa divisao semi-arejada, ainda de alguma forma longe dos 6º ideais.

"Mas afinal adquiriste uma turtle selvagem, habituada ás adversidades climatericas e alimentares ou uma em cativeiro que provavelmente descende de 4,5,6 geraçoes de especies em cativeiro?"

Ò kiko sabes q as tartarugas sao dos animais mais velhos q andam na face da terra? qualquer coisa como 200 milhoes de anos. Sabes a qt tempo nos andamos por cá? Achas q à 100 ou 200 anos atras as tartarugas aquaticas em cativeiro tinham aquecimento e nao hibernavam? achas q 10 geraçoes em cativeiro significam algo neste contexto?

Kiko vais-me desculpar, mas a serio q achas que deixar crescer as tartarugas o aconselhado é errado? achas que incentivar a obessidade é bom? Ja pensaste nos efeitos da obessidade no organismo das tartarugas, nos efeitos sobre o figado e outros orgaos destes animais? sabes q alimentaçao excessiva (gordura) nao se reflete exteriormente mas sim sobre os orgaos internos? sabes os efeitos que a obessidade pode ter sobre uma tartaruga? As tartarugas devem acumular gorduras sim, mas o comentario que fizeste no teu post é muto irreflectido...

em relaçao ao comentario "se estivesse na mao de um criador preocupado, interessado e informado", nao me pronuncio.

O wct aconselha a temperatura da agua entre os 70, 80º F.
A temperatura da minha agua tem rondado os 15º desde q começou a chover, estava em pouco mais de 16º antes disso.

Kiko espero ter sido razoavel e coerente na minha resposta, em relaçao ao teu Ps2 sim é verdade que aprendemos uns com os outros, e espero q tb tenhas aprendido algo comigo.
klk0
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:59 pm

quarta mar 22, 2006 5:27 pm

1º è muito nova pa hibernar
2º de 4 a 12 é a temp ideal pa hibernação!
3º70 a 80 F éa temp que eu te disse e não 15º!

Estes trÊs pontos são indiscutiveis!

Não vou por-me aqui a discutir contigo os sitemas de filtragem e de aquecimento em cativeiro pois não vale a pena, consulta uns livros sobre tartarugas domesticas, vê uns sites, lê uns foruns e tira as tuas proprias conclusões!

Quanto à obesidade ta tudo no meu ultimo post, acho que não o percebes-t bem! ser grande não é sinonimo de ser obeso, tenho 1.92m e não sou obeso... =)

O crescimento lento da tua tartaruga esta relacionado com o metabolismo dela tal como expliquei no ultimo post!

Have fun
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quarta mar 22, 2006 5:58 pm

olá a todos

Tenho uma tartaruga corcunda do mississipi, com 4 anos, sempre em água à temperatura ambiente. Semi-hiberna todos os anos, e passa longos meses sem comer.
Sabem concerteza que também temos tartarugas aquaticas em Portugal.
A minha tartaruga (já vi num livro) pode ter os mesmos cuidados que as de Portugal.

Que eu saiba as tartarugas em portugal, mesmo as pequenas, não têm água aquecida...todas elas hibernam...

Aliás tb já vi que em relação à tartaruga que tenho, é conveniente que haja "hibernação".

Uma curiosidade: Um crocodilo adulto pode estar 2 anos sem comer. Sabiam?

Canary
klk0
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:59 pm

quarta mar 22, 2006 6:05 pm

1º è muito nova pa hibernar
2º de 4 a 12 é a temp ideal pa hibernação!
3º70 a 80 F éa temp que eu te disse e não 15º!

Estes trÊs pontos são indiscutiveis!

Não vou por-me aqui a discutir contigo os sitemas de filtragem e de aquecimento em cativeiro pois não vale a pena, consulta uns livros sobre tartarugas domesticas, vê uns sites, lê uns foruns e tira as tuas proprias conclusões!

Quanto à obesidade ta tudo no meu ultimo post, acho que não o percebes-t bem! ser grande não é sinonimo de ser obeso, tenho 1.92m e não sou obeso... =)

O crescimento lento da tua tartaruga esta relacionado com o metabolismo dela tal como expliquei no ultimo post!

Quando são adultas é fundamental hibernarem, mas uma coisa é a hibernação nos meses frios outra é passarem o ano todo com a agua fria! dentro de casa, nem se calhar em agosto vais ter 25 graus constantes!!

É uma amimal de sangue frio, entendes o que isso significa?

Have fun
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta mar 22, 2006 7:34 pm

Canary bem vindo(a) à discussão saudável (assim espero ;) )
Tenho uma tartaruga corcunda do mississipi, com 4 anos, sempre em água à temperatura ambiente. Semi-hiberna todos os anos, e passa longos meses sem comer.
Sabem concerteza que também temos tartarugas aquaticas em Portugal.
A minha tartaruga (já vi num livro) pode ter os mesmos cuidados que as de Portugal.

Que eu saiba as tartarugas em portugal, mesmo as pequenas, não têm água aquecida...todas elas hibernam...

Aliás tb já vi que em relação à tartaruga que tenho, é conveniente que haja "hibernação".
A hibernação é um recurso utilizado pelas tartarugas (e por outros repteis e roedores) na natureza para suportarem as temperaturas baixas e a escacez de alimento certo?!

Canary podes-me dizer porque consideres ser "conviniente"???

Pergunta a quem tem hamsters por exemplo se eles acham aconselhável que os seusanimais hibernem ;)

Não que seja contra mas tem é de ser controlada, justificada e mais importante, o animal deve ser preparado com antecedência para uma hibernação!

Quando te referes a "tartarugas aquáticas em Portugal" estás a falar dos vulgarmente chamados de cágados???
Não sei se estes podem ser considereados aquáticos pois passam bem longos periodos longe da água :?

Se eles hibernam na natureza? Sim é questão de sobrevivência.

Sabesmos nós qual o número de tartarugas que chegam à idade adulta na natureza??? sei que não é por causa da hibernação mas o certo é que mtos não sobrevivem. No caso dos cágados chega a adulto 1 em 100.

O que estou a querer dizer com isto é que em liberdade mtos morrem e infelizmente em cativeiro tb, a diferença é que nós criamos laços sentimentais com aqueles de quem cuidamos. Se pudermos fortalecê-los de modo a evitar possíveis problemas, acho ser melhor!

Têm alguma ideia de quantas tartarugas de foristas aqui da arca morreram nos meses de Agosto, Setembro e Outubro passado? Pois eu tenho, e foram mais doque deviam :( e algumas mesmo com todos os cuidados possíveis por parte dos donos!!!

Quando eu faço um alerta, não é com má intenção :p nem com sentido de crítica.
É sim para tentar evitar possíveis problemas!! Porque tal como vós gosto mto deste animais, não só dos meus mas da especie em geral.
Por isso não levem o que eu escrevo como um ataque pessoal tá?!

Na minha opinião contuinuo a considerar preferivel uma tartaruga de 1 ano não hibernar, vendo bem a do Norby passou aproximadamente metade da sua vida sem se alimentar!!! Mais uma vez, isto á apenas uma opinião mas não vale a pena contuinuar a bater na mesma tecla.

Uma curiosidade: Um crocodilo adulto pode estar 2 anos sem comer. Sabiam?
Disseste bem adulto!!!
Mas tal como um gato não é um leão, uma tartaruga tb não é um crocodilo ;)

Ah já me ia esquecendo, não estejas mto certo que uma tartaruga do Mississipi tenha os mesmos cuidados que um cágado :?
Norby
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 8:46 pm

Kiko nao sei pq mas fico com a sensaçao que pensas que realmente sou um ignorante neste assunto, apesar de bastar ler os meus posts para constatar o contrario. E posso-te dizer apesar da tua omnisciencia nao me deste nenhuma informaçao nova.

Reli o teu post varias vezes, antes de colocar a minha msg anterior e o teu comentario acerca da obesidade nao esta totalmente correcto (se o assunto te interessar poderei dar-te mais informaçoes acerca dos efeitos da obesidade nos orgaos internos - e isto nao é nenhum tipo de provocaçao).

Nao discuto os 3 pontos que consideras indescutiveis, que considero correctos. Talvez isso fosse o ideal para qualquer tartaruga, apesar da realidade nao ser bem assim, e de poucos criadores reunirem todas essas condiçoes.

Conheço um criador que têm Tartarugas de orelhas vermelhas à 15anos, agora enormes e perfeitamente saudaveis, que sempre hibernaram, em aquarios sem aquecimento.

Tenho vistos varios posts teus e da Nyara realmente mt elucidativos e cheios de boas informaçoes, mas por favor nao me crucifiquem so pq nao tenho aquecimento no aquaterrario da minha Tartaruga. Acreditem que nao sou o unico nesta situaçao, e de que a "coitadinha" tem sido bem tratada, e nao tem quaisquer problemas graves de crescimento ou outro.

Nyara a minha Tartaruga foi adquirida no dia 13 de Março de 2005. Começou a comer dois dias depois so parando no final de Outubro. Apanhou sol diariamente (qd havia sol, claro!) comeu sticks, gamaruz, cenoura, couve, maça, banana (mt apreciada!) e frango (uma unica vez).
Mais vos digo que tenho um registo de crescimento dela (pelo metodo SCL). Antes da hibernar recolhi as informaçoes necessarias e opinioes se o deveria fazer ou nao. (kiko continuas a achar que nao sou um criador, preocupado interessado e informado?)

Acreditem que teve uma boa preparaçao para a hibernaçao. O apetite dele(a) sempre foi voraz e mts vezes foi necessario "engana-la" para comer a cenoura ou a maça (ou qq coisa diferente dos sticks ou gammaruz).

Poderia dar-lhe "porcarias" ou outro tipo de alimentaçao que a fizesse crescer mais rapidamente mas acredito q este é que é um crescimento sustentado correcto (Kiko corrige-me se eu estiver errado).

Sintam-se a vontade para me atirarem as pedras que quiserem apenas pq nao segui o caminho dito "ideal", mas existem inumeras formas de se chegar ao resultado correcto numa equaçao.

Nao obstante tudo o que disse acima a minha tartaruga terá as ditas condiçoes optimas, opurtunamente.

Apenas vos queria dizer mais, para nao me tratarem de forma diferente ou serem agressivos comigo apenas por nao fazer essa opçao (ou ainda nao a ter feito).

Ps: Kiko tb eu sou alto e nao tenho nada de gordo ou obesso ( Mas comparar mamiferos com repeis é como comparar alhos com bogalhos, passo a expressao...)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 22, 2006 9:25 pm

Oh Norby vamos lá ver se a gente se entende de vez ;)

Já percebi à umas mensagens atrás que és uma pessoa interessada e preocupada.

Percebe que eu não te conhecia... ;) e pela maneira como escreveste nas 1as msgs parecias não ter mta informação, perdoa-me mas foi com essa sensação com que fiquei, daí o meu alerta!!!

A minha resposta anterior foi mais direccionada ao Canary doque a ti!!!
Acho que uma discusão pode ser saudável.
Tenho tartarugas à mais de 18 anos mas ainda tenho mto para aprender. Desde que descobri a arca que a considerei importante estas trocas de ideias e impressões.

Quando se posta na arca temos de estar preparados para ouvir opiniões diferentes das nossas. E não passa mais doque isso - OPINIÕES não são ataques pessoais. Se pesquisares vais ver que tb alguém me disse isto quando entrei para cá. Hoje dou-lhe razão! Se tiveres isto é mente é mais fácil.

Mas se contuinuas a achar que te estou a "atirar pedras" e a "crucificar", o que está mto longe da verdade, deixo de postar aqui e peço-te desculpa se te ofendi de alguma forma.

Continua a aparecer, somos sempre poucos (mas bons 8) ) acredito sinceramente que terás uma boa contribuição a dar :D
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

quarta mar 22, 2006 9:25 pm

Oi...olha eu tive a ler...e tava pensar... digam-me mais ou menos como posso dar uma alimentação equilibrada ás minhas tugas...é que tenho sempre medo de tar a fazer mal...
Bruno
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 22, 2006 9:28 pm

Oh Bombo faz-me um favor, abre o tópico novo para colocares as tuas dúvidas, de modo a evitar-se mais mal entendidos. Obrigado
Norby
Membro Veterano

quinta mar 23, 2006 10:31 am

Peço desculpa pelo tom mais agressivo do ultimo post mas de alguma forma tive necessidade de o fazer pq consecutivamente me senti agredido.

Pertendia [b]apenas a resposta a uma pergunta simples [/b]que com a minha curta experiencia e os conhecimentos teoricos que tenho nao conseguia responder. Mas de alguma forma os post tomaram outro rumo, nunca tendo chegado a ser respondida a minha questao.

Ja agora conclui (com a ajuda do termometro) q a temperatura para elas se começarem a alimentar ronda os 16º.

Bem, julgo q nao faz sentido continuar mais este post.

Ate breve
canary
Membro Veterano

quinta mar 23, 2006 11:13 am

Olá a todos!

Quero só responder à Nyara.....;)

Eu não me refiro a cagados, quando digo tartarugas aquaticas em portugal......refiro-me sim por exemplo à tartaruga aquatica árabe, clemmys caspica leprosa. Vive em rios, em Espanha, Portugal e Argélia.
(pág. 76 do livro guia das tartarugas domésticas da colecção habitat.)

Acho engraçado quando dizes que a tartaruda do norby..passou metade da vida dela sem se alimentar....

Para nós, mamiferos, isso faz-nos confusão....mas eles são répteis...

Outra curiosidade: sabiam que os leões no jardim zoológico não comem às sextas-feiras!! Porquê??

Porque na natureza tb passam dias sem comer....quando não caçam....e contráriamente ao que possamos pensar o jejum faz bem. Principalmente em algumas espécies.....e até às pessoas...faria bem alguma fomita.....

Já agora....a natureza está mt bem feita!!! outro exemplo: se deres uma alimentação pobre em cálcio a um cão....o organismo está mais preparado para isso..e tem mecanismos de compensação; do que por exemplo dares uma alimentação excessiva rica em cálcio.

Onde é que eu quero chegar??!!!

Todos os organismos, normalmente, estão mais adaptados para situações de carencias....(pois foi a evolução de milhares de anos de privações etc....) do que de excessos......

Por isso digo...tenham mt cuidado com os excessos.....de comida...

já agora...tb diz neste livro que um tipo de tartaruga aquatica com forte componente carnivora....tipo a corcunda do mississipi....após os dois anos deve comer só 2 dias por semana!!! Imaginem!!!!

Alimenta-la só 2 dias por semana....ainda não estou a fazer!!!!!Pois como sou mamifero...isto ainda me custa a encaixar!!. Mas já estou a caminho... e hoje a minha tartaruga não vai comer nada....para o bem dela.

Um abraço

Canary
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 23, 2006 12:12 pm

Eu não me refiro a cagados, quando digo tartarugas aquaticas em portugal......refiro-me sim por exemplo à tartaruga aquatica árabe, clemmys caspica leprosa. Vive em rios, em Espanha, Portugal e Argélia
Oh Canary uma Clemmys Caspia Leprosa é o nós costumamos chamar vulgarmente de cágado, há mais doque uma especie mas a gente chama cágado a todos ;) E eles são considerados tartarugas terrestres senão me engano.
Espreita lá este site se não acreditas em mim, ou faz uma pesquisa:

http://www.triplov.com/herpetologia/por ... ydidae.htm

De resto concordo com o que dizes eu tb não alimento todos os dias as minhas tartarugas adultas, elas bem queriam :p fazem "carinha de fome" como diz o Klko.
Norby
Membro Veterano

quinta mar 23, 2006 12:58 pm

Canary será que posso encontarar esse livro em qualquer livraria?
canary
Membro Veterano

quinta mar 23, 2006 2:25 pm

Olá!

Tive uma falha! realmente às tartarugas AQUATICA árabe, clemmys caspica leprosa, chamam vulgarmente de cágados...fiquei a saber!

Esta espécie...vive nos rios, segundo o livro, e diz tb que tem tratamento semelhante às corcunda do mississipi.

Pelas patas..tb podemos ver que não é uma tartaruga terrestre.

http://zoologie.umh.ac.be/marocbiodiv/f ... 7&phID=312

Canary ;)
canary
Membro Veterano

quinta mar 23, 2006 2:31 pm

o livro comprei num hipermercado. De qq forma é curioso ver como há diversas opiniões....e provavelmente entre criadores não haverá unanimidade..acerca da forma ideal de tratamento.

E o mais certo é que todas elas sejam +/- válidas pois os animais tb têm uma grande capacidade adaptativa.

Canary
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”