Ai Nyara
Só mesmo tu linda. :p
1º - Se já há outro, a "praga" já começou. Sempre que compres plantas, dá antes uma vista de olhos, bem dada, pelas folhas para procurares umas "bolsinhas" meias transparentes e gelatinosas. São os bebés caracóis que aí vêm. Lava a planta. Eu faço isso e nunca morreu nenhuma.
2º - Não tens coragem de os "esborrachares"?

Experimenta, vais ver que é fixe.
Tou a gozar. Mas sempre são um "complemento alimentar" para quando lá tiveres peixes. E serem "esborrachados" ou comidos por uma carpa, é igual.
3º -
Não os ponhas no lago. Porque eles vão ser tantos que nem terás paciência para os apanhares. E alguns escondem-se nas pedras, então, poderão estar sempre a nascer.
E depois, se os pões no lago, podes estar a causar um "desastre ambiental".
Porque as carpas podem não os comer,e eles tornarem-se um grande perigo tanto para a flora como a fauna existentes no lago.
Como aconteceu há uns tempos com umas plantas aquáticas que alguém largou num rio (porque aquelas plantas não eram caracteristicas daquela zona) e iam destruindo as flora local.
Como eu não sei se eles podem ser prejudiciais ou não, o melhor mesmo, é não os colocares no lago.
E um aquário de 11 litros será o equivalente a 2 garrafões de 5 litros de água, juntos.
Desculpem a comparação, mas é assim mesmo.
Parecem os tartarugueiros de vidro, mas um pouco maiores.
O composto que tens no fundo do aquário foi comprado, ou fizeste em casa?
E a pedra vulcânica, compraste-a?
Tem atenção porque as pedras e principalmente as conchas, transformam o PH da água.
Mas se não a compraste, avisa-me. Dizer-te-ei o que lhe deves fazer.
Beijos gerais;)