Os cães sofrem de traumas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 22, 2002 9:29 am

Olá

A propósito de batas brancas, os meus quando nos aproximamos das instalações do veterinário começam a tremer como varas verdes. Depois para os tirar do carro é o cabo dos trabalhos. E têm que entrar um de cada vez no consultório, ao colo. Durante o tempo de espera e durante a consulta estão sempre a tremer. Isto também acontece com o pai deles, o Fausto. E mais ainda, o que não deixa de ser curioso. Um irmão do veterinário em questão ficou com uma cadela da mesma ninhada do Guga e do Fozzy. Muitas vezes ela anda por lá, na sala de espera. Mas nunca entra na sala do consultório propriamente dito. É o entras... Pois, já lá levou umas boas picas...
Não há dúvida que se trata de traumas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta nov 22, 2002 10:18 am

Por falar em veterinários, tenho 3 casos diferentes:
A Luna entra desconfiada :roll: :roll: , mas lá vai, O Oscaar adooora o veterinário, entra no consultório de rompão e faz-lhe uma festa enorme :lol: :lol: , o Luzo coitadinho, faz estes olhos :o :o :o mal estamos a chegar e, entra de rojo pelo chão puxado pela trela ( é que ao colo eu não o consigo pegar, pois é pesadito).
A gata, a Náná, também não liga muito, então como é um homem derrete-se toda.......
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta nov 22, 2002 2:26 pm

No meu caso, o "Bono" também é um cão cheio de medos... Sempre foi extremamente inseguro desde os 2 meses, quando veio para minha casa.
Logo na 1ª consulta no veterinário, assim que sentiu as mãos da Vet a pegarem-lhe, fez uns ganidos tão altos que nem pareciam dele! A doutora disse logo, que ele ía ser "fresco" e realmente é. :lol: :lol:
Extremamente apegado a todas as pessoas da família ( inclusivamente às crianças), não consegue no entanto estabelecer um contacto equilibrado com estranhos. Ele embora mostre curiosidade e interesse pelas pessoas quando o chamam, pode subitamente reagir de forma negativa o que se torna sempre uma incógnita para mim, tentando estar sempre prevenido.
Em casa mostra apenas algum medo da minha avó, por ela ter uma voz forte e ser uma pessoa um bocado inconstante ao nível emocional...Ela nunca lhe bateu, no entanto, quando o manda calar ou o repreeende por qualquer asneira é o suficiente para ele se ir sentar ao fundo do quintal a observá-la à distância.
Em termos de obediência básica, respeita-me mais, mas no entanto ele tem um carácter estranho de perceber, pois até à data, sempre que o repreendo ele nunca mostrou agressividade alguma, mas também não adopta uma postura mais calma e atenta. A submissão dele é expressa pelo lamber das minhas mãos, mas a euforia dele ( aquela electricidade toda) continua, pois ele não é minimamente concentrado.
Não sei no entanto, se nos 2 primeiros meses da sua existência, teve algumas experiências negativas.
Outro exemplo: Na rua, num passeio normal, é capaz de parar de repente, como que assustado, e começar a ladrar para uma mota estacionada! :o
Até hoje, nunca consegui perceber este tipo de atitudes, mas que terão uma explicação, terão.
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

sexta nov 22, 2002 3:56 pm

O meu srd (que foi recolhido da rua) também tem medo de pessoas e a primeira vez que a minha irmã lhe deu uma sapatada (quando o apanhou em flagrante a destruir o jardim) ele atirou-se para o chão a ganir como se o estivessem a matar. A opção que tomei foi levá-lo a aulas de obediência básica, não tanto para o treinar mas para socializar (tanto com pessoas, porque é um lugar previligiado visto toda a gente gostar de cães, como com outros cães) e logo na 1ª aula notei melhoras. Quando chegou o treinador tentou aproximar-se do cão mas este não permitiu fugindo, mesmo estando ele agachado sem insistir ele não se aproximou. Ao fim da aula (que consistiu apenas em passear pelo campo para adaptação) o cão foi livremente ter com o treinador aos saltos todo contente a pedir festas, fiquei pasmada! O cão nem queria vir embora ehehe
Quanto ao vet só o Tommy é que treme como um desalmado. Ainda hoje foi levar uma vacina e a cena repetiu-se... nem nos biscoitos oferecidos pela recepcionista ele toca, tal é o stress. Isto porque ele já foi operado lá e ficou mesmo traumatizado. Já o Berna, que também já fez lá tratamentos nada agradáveis, entra como se nada fosse e quase abalroa a vet com tanta manifestação de felicidade!
O que reparo também é que o Tommy não gosta muito de homens, tem medo, só com paciência consegue confiar num. A única coisa que pode justificar isso pode ser o facto de a pessoa (homem) que cuidava dos cachorros falar muito alto e assustá-los com brincadeiras impróprias. Isto porque conheço a pessoa e sei que não lhes faria mal, mas sei também que gosta de atiçar os cães com brincadeiras um bocadinho bruscas... deve ter sido isso... porque quando um homem fala com ele mais alto ele começa logo a ladrar e a "bufar". Já com mulheres estabelece muito rapidamente contacto e aceita mais facilmente brincadeiras.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Responder

Voltar para “Cães”