Humanizar os cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 28, 2002 4:57 pm

Eu quis dizer: é PEGAR nos princípios que aqui enunciou e juntá-los aos do Cláudio.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

quinta nov 28, 2002 5:19 pm

Ok Sandra,

Aí tudo bem... tem sorte em os seus cães não necessitarem de muitas repreensões. Eu fui um bocadinho mais longe, no que diz respeito à má educação... rosnar e ladrar. É que eu estou a ter problemas com um dos meus, o Zorba. Por isso é que sei que é desagradável. Estou a sentir na pele os sintomas de uma possivel má educação anterior. É que o meu Labrador Zorba, já veio para minha casa com 1 ano e pouco e eu não sei de que forma os antigos donos o educaram. Só sei é que ele rosna e ataca todos os outros cães, salta para cima das pessoas (isto a brincar, claro, mas admito que assusta), e inclusivé já rosnou para mim e para o meu namorado, tentando inclusivé morder. Adorava passear com ele na rua descansada, mas confesso que é um stress andar com ele, pq tenho medo das consequencias. Como o meu Zorba, deve haver milhares de Zorbas. Agora imagine que todos os cães eram assim... nem se podia brincar com eles... :(.

Está bem que existem exageros, mas existem outras coisas básicas e essas não devem ser descuradas. Eu penso num cão exactamente como uma criança. Daí a minha opinião. Peço desculpa se interpretei mal o seu comentário.

Rita
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quinta nov 28, 2002 5:26 pm

Nel

Há sempre hipótese de editar a mensagem e alterá-la mesmo depois de ter sido enviada.

Quanto ao conteúdo, 100% de acordo

Abraço

JoseLuis
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 28, 2002 5:36 pm

Olá dicas

Não me tinha lembrado disso. Quando o dicas chegar à minha idade, vai ver como é... :lol: :lol: :lol:

Já viu o meu site? Ando todo vaidoso... :oops: :oops: :oops:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta nov 28, 2002 5:43 pm

nel Escreveu: Já viu o meu site? Ando todo vaidoso... :oops: :oops: :oops:
Pôxa Nel, eu não acredito... isso é mesmo propaganda...

Ora até noutros tópicos vimos msgs a "anunciar" o site...

Seu grandessíssimo vaidoseco :p
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 28, 2002 5:48 pm

Olá Joana

Pois é. Tenho que aproveitar a maré... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Akbash
Membro Júnior
Registado: quarta set 25, 2002 7:20 pm

quinta nov 28, 2002 10:26 pm

Gostava de dizer que concordo plenamente com o que foi dito pelo CMNogueira e pelo PauloC, e não tem nada a haver com subditos e realezas como foi dito por alguém, trata-se apenas de partilhar um mesmo ponto de vista sobre o mesmo assunto. :o

Creio que mtos donos não percebem (embora outros o façam intencionalmente), que ao humanizar o seu cão estão a prejudicá-lo sériamente.
Basta pensar que um dia o animal pode ter de ser realojado noutra casa, onde as regras sejam outras e aonde podem não achar graça a "brincadeiras" como como subir para cima da cama, ou colocar as patas em cima da mesa à hora das refeições, ou ladrar para todo e qualquer que se lhe atravésse no caminho, só para dar alguns exemplos. O animal não está habituado a comportar-se de outra maneira e provávelmente vai reagir mal se o contrariarem.

Nessa circunstância o resultado práctico da nossa "deseducação" será uma maior dificuldade de reintegração do nosso pobre animal, restando-lhe uma nova tentativa noutro lar, o abandono ou mais provávelmente o abate como destino.
A estas dificuldades podem acrescer outras resultantes do temperamento do animal, da sua envergadura, e mais uma vez da capacidade dos novos donos em entender as suas singularidades comportamentais e corrigi-las.
Pensem bem, uma boa educação e controlo sob o nosso animal permite que possamos difrutar da sua companhia num maior nº de situações, bem como dar outra imagem às pessoas mal informadas.
Penso ser isso que todos pretendemos.
Com tanta informação disponível sobre o comportamento canino, só não aprende o mínimo, quem não quiser.

Boa sorte para todos os donos...
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

sexta nov 29, 2002 9:30 pm

aisd Escreveu: É que estou realmente farta das pessoas que justificam a actuação agressiva dos seus cães dizendo "então ? cães são cães !".
Ora vão-se lixar ! Cães são cães, mas não vivem na selva!
Em certos casos desconfio mesmo que os donos tem orgulho no mau comportamento dos cães !
Pois, realmente foi um mal entendido eu não me referia em deixar de criar regras, mas sim não chegar a pontos que são ridiculos (exemplo que já referi: em que o cão por não se sentar mais 5 cm perto do dono é logo motivo de reprenssão)!
E agora entendo o motivo de tanto alarido, pois pensavam que eu sou daquele tipo que anda com os cães e não os educa, para poderem demostrar a sua agressividade para com os outros... Não sou e digo já que deprezo pessoas que pensam dessa forma...
aisd Escreveu:Também estou um pouco farta das pessoas que cada vez que veêm a minha cadela (porque é um Labrador, tem algum tamanho) vêm com a história "que raça é ? morde? veja lá não faça porcaria à minha porta".
Com Labradores tambem?! :o Onde isto já chega... Tinha na ideia que os Labradores eram uma das raças, que se melhor se dá com pessoas e crianças, mas enfim...

Concluindo e resumindo:
Sou contra: Repressões que no meu ponto de vista já é um exagero (mas isso agora tambem já depende do que cada um acha que é o limite!)
A favor: De que se imponham as regras necessárias para uma boa convivência (pois existem em todas as categorias- animais e humanos- tambem pode haver entre ambos...).
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sábado nov 30, 2002 10:08 pm

Viva,

Queria agradecer, as palavras simpáticas que alguns de vós me dirigiram e que estavam relacionadas com alguns post que aqui coloquei. Obrigado.

Quanto à Sandra, embora possa não concordar com algumas coisas, agradeço também a sua participação neste tópico.

É obvio que é um perfeito disparate, estar a repreender um cão por se sentar "5cm" afastado do dono. Esse rigor, só deve ser "exigido" para quem participe em provas de trabalho. Estas nunca deverão penalizar a vida normal de um cão. Muitos, apenas saiem do canil para ir trabalhar, onde voltam logo de seguida. Sou totalmente contra.

Gosto de educar os meus cães o mais possivel, mas nunca, dar-lhes uma vida de escravidão e submissão total. Eles tem a sua dignidade e merecem o nosso respeito.
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

sábado nov 30, 2002 10:49 pm

CMNogueira Escreveu: Gosto de educar os meus cães o mais possivel, mas nunca, dar-lhes uma vida de escravidão e submissão total. Eles tem a sua dignidade e merecem o nosso respeito.
Prontos, acho que no fim todos estavamos a defender essa posição, só que eu confundi a sua mensagem, você a minha e gerou-se confusão!

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”