Batem no cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta set 06, 2006 7:26 pm

Eu jà bati num cão que tive, não resolveu o problema que pensava que ia resolver enfim cheguei à triste conclusào que fui uma burrinha mas como eu aprendo tambem com os erros ,com a Tuguinha estou a ser muito melhor doninha pois estou melhor informada e o que nào sei pergunto , ela è muito querida e não faz asneiras de maior que justifique punição com umas palmadas (ate à data), para aprender a fazer pi pi so lhe esfreguei o nariz no chao e um valente sua porca feia durante dois dias e foi remedio santo. Agora tem pessoas que dão umas palmadas para ensinar e tem outros que espancam sabe-se la por quê (por idiotas ,estupidos nao sei)
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

quarta set 06, 2006 10:38 pm

fazer pi pi so lhe esfreguei o nariz no chao
Pelo que tenho lido essa prática não é em caso ninhum aconselhável.

Mas se deu resultado ....
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta set 06, 2006 10:40 pm

Eu não acho que em cachorro não lhe bati nunca com uma palmada...eu sacudia a pele do cachaço seguido de "não" com um tom de voz firme.

Mais tarde houve alturas que lhe dei várias vezes mas não foi nem é frequente, mas foi bem merecido ele estava a abusar e colocava a minha ordem em causa... E coloca a vida dele em risco e de outros problemas. Não lhe permito essas coisas e ele tem de perceber, se não entende a bem tem de perceber a mal; levou belas palmadas até perceber que não conseguia os seu propósito.

> por querer ir atacar uns bois... :roll:
> por querer atacar umas cabras...:roll:

E outras alturas foi algum disparate, e saiu uma palmada mas não é a doer; pelo menos não lhe faz mal nenhum.

Mas dar uma chapada não é espancar, isso não sou de acordo se a pessoa exagera a na violência.
<p>susana</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta set 06, 2006 10:48 pm

Boas

Cá em casa é :
Porrada numa mão e pau na outra :p

A verdade é que levam porrada sim senhora pois só fazem asneiras e pela casa tenho espalhados vários tubos de PVC e bocados de mangueira e mm assim não consigo disciplinar esta cambada de Def's.

A outra verdade é que na maior parte das vezes batemos nas casotas, no chão, nas paredes e qdo se falha o alvo batemos nas nossas proprias canelas :o :o

Mas sim bato nos meus cães qdo têm que apanhar mas nada de transcendente.

Qdo para aqui vim morar tive um problema pois duas das minhas cadelas tornaram-se tão agressivas para as restantes que numa ida nossa ao supermercado mataram uma cadela. Nessa noite não percebi qual delas poderia ter cometido aquele crime horrivel. Mas uns dias dps o ataque repetiu-se desta feita com outra cadela e foram apanhadas em flagrante e nesse dia levaram e bem, e foi com o que veio á mão, e ganiram, e magooei-as sim mas para mim o que elas estavam a fazer era impensavel. Com o passar do tempo tornaram-se cadelas mais tranquilas e os ataques acabaram não sei se foi da porrada que levaram ou não e nunca pensei nisso.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta set 06, 2006 11:19 pm

Jpedroso eu nao andei a esfregar o nariz da Tuga no pi pi para a magoar o termo esfregar foi para me dar a entender que lhe agarrava no pescoço e a fazia cheirar ,essa pratica de maneira nenhuma era delicada era para ela entender que fez errado ,e realmente foi um conselho que segui e resultou mas nao sei se sera muito aconselhavel essa pratica.Quem tem mais esperiencia com caes sabera , mas os concelhos que me davam era sempre esse de por o nariz dela no pi pi e levar-la para onde queria que ela fize-se.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 07, 2006 12:43 am

Há 2 maneiras de bater num cão é que são antagónicas.

1- Mandar uma "lambada" num cão (mesmo que seja a doer e mesmo que que faça sangue) numa altura oportuna (no momento) em que esteja a fazer asneira ou que esteja a colocar em causa a nossa hierarquia.

2- Espancar um cão depois de ter passado carradas de tempo sobre a asneira ou o problema que fez ou causou.

Na 1ª os efeitos são práticos e (do ponto de vista da espécie) tem grande utilidade, servindo para corrigir comportamentos e evitar problemas futuros de dominancia.

Na 2ª apenas serve para baralhar o animal e estimular a sua agressividade por medo (auto-defesa) já que jamais perceberá porque está a ser agredido.

O problema não é bater no cão, mas sim como, de que modo, e quando bater.

Eu por exemplo tenho cães que nunca precisei de lhes dar um simples tabefe. Em contrapartida tenho outros que necessitei de chegar a medidas extremas para que não se tornassem um grave problema para mim e para eles próprios...
Cada cão tem a sua personalidade própria e é com isso que temos que lidar.
Para quê bater num cão que não precisa de mais nada do que a nossa voz??
E porquê não bater num cão, cujo único modo de perceber determinadas situações é por esse prisma??

Uma coisa é certa! Cão meu que leve porrada uma vez, por norma nunca mais será necessário recorrer ao mesmo.
A voz e os gestos, a partir desse momento são mais que suficientes...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 07, 2006 9:09 am

Nos meus foi sempre: "Numa mão o pão e da outra a educação" mas nada que tivesse passado só dumas lambadas e nada de espancamento. Normalmente a imposição pelo tom de voz, na altura certa, sempre resultou.

Aliás, por regra, não penso que bater eduque seja o que for. Pode provocar desorientação, agressividade ou pânico o que num animal já se sabe qual pode ser o resultado a curto ou longo prazo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

quinta set 07, 2006 9:52 am

Confesso que ao meu cão quase nunca bati porque sempre foi um cão que nunca fez grandes asneiras,já a fiona em pequena e de vez em quando lá me passava com as asneiras,cheguei a ter portas e ombreiras roidas cá em casa e algum mobiliário(cheguei a pensar que ela tinha queda para carpinteira) e nessas altura chegou a levar umas palmadas.
Hoje em dia já não é assim,e basta um ralhanço de vez em quando.
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta set 07, 2006 10:05 am

Já levei nas orelhas aqui na arca , por não ser adepta do bater ;)

Sacudir o pó ao Bruce tinha efeito trovoada, ou seja ficava com o ar mais infeliz mo mundo!!! Era tão meigo e obediente, que quando fazia alguma das dele bastava quase olhar para ele, nem precisava levantar a voz....

Com o Rafa, é mais complicado..... É um atrevido de primeira e só me dá ouvidos quando lhe digo RAFA.... Nãoooo, com cara de quem lhe vai morder!!!! ;) :lol: Aí ele pára......

De contrário tenho sempre um salta pocinhas, com uma energia que não se esgota ( tipo pilhas duracel) a fazer asneiras atrás uma das outras.... :oops:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quinta set 07, 2006 11:23 am

Nas minhas cadelas não preciso de dar nenhuma palmada, baste mudar o tom de voz, mas no macho uma palmada na altura certa de vez em quando lá tem que ser, é muito teimoso, é como a dona :lol:
Xana
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta set 07, 2006 6:52 pm

Há 2 maneiras de bater num cão é que são antagónicas.

1- Mandar uma "lambada" num cão (mesmo que seja a doer e mesmo que que faça sangue) numa altura oportuna (no momento) em que esteja a fazer asneira ou que esteja a colocar em causa a nossa hierarquia.

2- Espancar um cão depois de ter passado carradas de tempo sobre a asneira ou o problema que fez ou causou.

Na 1ª os efeitos são práticos e (do ponto de vista da espécie) tem grande utilidade, servindo para corrigir comportamentos e evitar problemas futuros de dominancia.

Na 2ª apenas serve para baralhar o animal e estimular a sua agressividade por medo (auto-defesa) já que jamais perceberá porque está a ser agredido.

O problema não é bater no cão, mas sim como, de que modo, e quando bater.

Eu por exemplo tenho cães que nunca precisei de lhes dar um simples tabefe. Em contrapartida tenho outros que necessitei de chegar a medidas extremas para que não se tornassem um grave problema para mim e para eles próprios...
Cada cão tem a sua personalidade própria e é com isso que temos que lidar.
Para quê bater num cão que não precisa de mais nada do que a nossa voz??
E porquê não bater num cão, cujo único modo de perceber determinadas situações é por esse prisma??

Uma coisa é certa! Cão meu que leve porrada uma vez, por norma nunca mais será necessário recorrer ao mesmo.
A voz e os gestos, a partir desse momento são mais que suficientes
Olá Fang, ainda temos um jantar/almoço em atraso, mea culpa

Ora nem mais. Simples não é, mas é para quem sabe e percebe de animais, neste caso cães.

Cá em casa utilizamos os seguintes métodos;

trela, estrangulador, estrangulador de castigo, o tal de picos, choques eléctricos, biqueirada e festas.
O importante é o cão ser e/ou ficar funcional.
Última edição por gary em quinta set 07, 2006 8:19 pm, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quinta set 07, 2006 7:47 pm

Ó Nel, esse mito de a Avestruz enterrar a cabeça na areia não passa disso mesmo: Um mito.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 07, 2006 7:57 pm

Cá em casa utilizamos os seguintes métodos;

trela, estragulador, estragulador de castigo, o tal de picos, choques eléctricos, biqueirada e festas.
O importante é o cão ser e/ou ficar funcional.
Epá... eu sou mais soft... nunca utilizei estrangularor de castigo nem choques electricos... e biqueirada só mesmo em casos extremos...

E não confundir bater com espancar... que muita gente coloca no mesmo saco...
Bater é por norma dar um tabefe (independentemente da força) uma UNICA vez (não é preciso mais para induzir estímulo negativo perante determinada situação).
Espancar é bater consecutivamente e de modo repetitivo. Isso é quanto a mim nada mais é que estupidez. Um cão percebe muito melhor com UM estalo do que com DEZ estalos.
Última edição por fang em quinta set 07, 2006 8:06 pm, editado 1 vez no total.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 07, 2006 8:03 pm

Pois, eu também nunca fui muito de bater nem nos filhos nem nas cadelas, mas quando não há outra hipótese e dada na altura certa, são como as vitaminas, fazem crescer ;)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quinta set 07, 2006 8:15 pm

Fiquei espantado com a quantidade de pessoas que são apologistas da "palmada pedagógica marota".
Se perderem um bocadinho de tempo a estudar a psicologia canina vão aprender duas coisas:

1ª Raramente é necessàrio bater, nem que seja uma palmada. Tem um efeito muito mais eficaz ralhar ou ignorar ou mesmo prender na casota.

2ª Mesmo nos raros casos em que é preciso bater, NUNCA deve bater-se no animal com a mão. A forma correcta é com duas ou três folhas de jornal enroladas ( o barulho é suficiente para os assustar, e perceberem que fizeram mal )

Na minha opinião, maior parte das vezes os comportamentos desviantes dos cães são por responsabilidade do dono. Um cão que se afasta do dono apesar do chamamento deste é porque não està convenientemente adestrado, o PIOR que se pode fazer nesta situação é ir atràs, e bater. Um cão adestrado não tem esse comportamento perante o dono. Aliás, um cão adestrado sente que o melhor lugar do mundo é junto ao dono.
Responder

Voltar para “Cães”