Mas tenho acompanhado o tópico

Ainda não tinha participado porque eu sei que há quem pense que eu digo certas coisas apenas por teimosia

Além disso ainda há dias estive numa discussão sobre isso este assunto noutro forúm, parece que esta teoria da infertilidade pegou :p

Primeiro quero dizer que concordo com tudo o que a CindelP postou e agradecer pelos textos que colocou

Acho que se deve ter muita atenção quando se coloca uma mensagem num forúm público, acessível a muito tipo de pessoas e se escreve as nossas opiniões como se fossem verdades cientificamente comprovadas e assumidas como tal

Em nada na vida existem verdades absolutas! Para tudo à excepções à regra!
No que diz respeiro a animais, neste caso tartarugas, ainda temos muito a aprender e nunca se deve considerar que um caso é igual a outro!
Generalizações não são bemvindas! Nem todas as especies tartarugas (aquáticas e terrestres) são originárias dos mesmos continentes, umas são de climas tropicais, outras de desérticos, portanto nem todas hibernam no seu país de origem. Há que conhecer bem a especie que temos e ter tb em conta que esta é produto de várias gerações de reprodução em cativeiro!
Mafia, aqui estás a falar de duas situações diferentes!mafia_69 Escreveu:
Ao contrário de vocês, eu tenho fontes que comprovam o que vi passar-se defronte dos meus olhos...
Quando trabalhei num zoo que não interessa colocar o nome agora, iam bastantes vezes lá entregar tartarugas indesejadas, pobres animais que cresceram demasiado rápido, sem nunca terem hibernado... uma vez que os donos nem sabiam o que isso era.... essas tartarugas, após a quarentena eram colocadas no lago comunitário.... não era raro, essas mesmas tartarugas morrerem, passados poucas semanas com os ovos entalados na cloaca ou outros problemas reprodutivos... isto aconteceu a pelo menos 3 tartarugas fêmeas... nos machos não conheço que existam problemas, a não o facto de ficarem inférteis a longo prazo.
Uma é ovos entalados na cloca por estarem posicionados no interior do utero do animal de lado, tipo na horizontal .E ai a tartaruga não o consegue expelir sem auxilio médico. É quase como, quando um bébé no ventre da mãe não dá a "volta" para ficar de cabeça para baixo! Não sei se me expliquei bem

Outra coisa é, retenção dos ovos - egg binding! E neste caso não me admira nada que essas tartarugas tenham morrido por esse motivo, mas a causa não foi a não-hibernação mas sim a falta de cuidados e a má nutrição ao longo de anos

"Egg-Binding: Another disorder resulting, in part, from mineral imbalance or outright mineral depletion is egg-binding. This condition results when a female water turtle cannot pass one or more eggs without assistance. Signs include straining and restlessness, or profound lethargy.
Calcium is necessary for the proper contraction of muscles, including those of the uterus. Egg-binding is likely if calcium is deficient in a pregnant female. Malnutrition, lack of exposure to unfiltered sunlight, and pre-existing disease can contribute to this serious, often life-threatening condition.
When egg-binding is suspected, the affected female should be taken to a veterinarian at once. Calcium and hormone injections, as well as manipulation of the egg, are usually employed to relieve this condition. Sometimes, a needle can be inserted into the egg to aspirate its contents and collapse it, making it easier to pass from the female"
Como podes ler, a falta de cálcio (e de exercicio tb) afecta os músculos íncluindo os do útero, deste mod ao ficarem fracos impossibilita a tartaruga de ter "força" para expelir os ovos!
Ao contrário do que levas a entender, nem a retenção de ovos, nem ovos entalados na cloca são causados pela não-hibernação!
A título de exemplo, conheço de perto um caso de uma tartaruga adulta que vivia num lago e que todos os anos hibernava mas que este ano morreu súbitamente - motivo ovo retenção de ovos! Causa - alimentação inadequada! (às vezes nao querem acreditar no que se aconselha

Uma situação, que tb pode ocorrer é o facto de uma tartaruga que não se aperceba da mudança dos ciclos/ estações poderá ter necessidade de fazer duas posturas por ano. E é aqui que tem as tem tartarugas adultas dentro de casa deve ter atenção, pois terá de ter sempre disponível local adquado onde elas possam colocar os seus ovos

Quando se aconselha ou não a hibernação de uma tartaruga deve-se pensar no seguinte:
- Dentro do nosso país, do norte ao sul, temos zonas com climatéricas muito destintas. Em certas cidades, no mesmo dia pode estar 20º pela hora do almoço e de madrugada descer para os 10º ou menos e isso uma dificuldade para a hibernação total, elas não consegue regular o seu metabolismo para estas variações!
- A saúde, peso, idade, especie, habitat do animal em questão!
- Mais vale uma não-hibernação doque uma hibernação descontrolada e sem condições!
Hibernar ou não hibernar requer conhecimentos, os quais o dono do animal deverá procurar conhecer

Hibernar, não é só desligar o termóstato e deixa-la dormir!
Seja qual for a hipotese que escolham, informem-se o mais possível para o bem dos vossos animais!
Boa Sorte para as tartarugas!

P.S. - Ó Tiger, depois disto tudo, tu tens é duas fêmeas não é???