Eu ensinei muito bem os meus, porque nos primeiros dias tive possibilidade de estar com eles a tempo inteiro.
Em primeiro lugar, deixei-os apenas numa divisão da casa, sem tapetes e com jornais espalhados numa grande área.
Sempre que faziam xixi/coco no lugar certo, elogiava-os e quando os via a prepararem-se para fazer fora do lugar, pegava neles e colocava-os em cima dos jornais.
Pode usar-se uns biscoitos como recompensa, eu usei apenas palavras e carinhos

Ao longo da primeira/segunda semana, fui diminuindo a quantidade de jornais, chegando apenas a ter o tamanho de uma folha.
Entretando deixei-os frequentar outras divisões da casa, mas tirei todas as carpetes.
O meu husky só fez uma vez fora do sitio, o problema foi que ao iniciar os passeios na rua, ele não fazia xixi, só quando via algum plástico ou papel no chão...

O são bernardo levou mais tempo, mas acabou por tomar como exemplo o husky e também não tive grandes problemas.
Com a yorkshire, fiz de modo diferente. Comprei os tapetes higiénicos, que se assemelham a resguardos e um spray com um cheiro caracteristico.
Destinei-lhe também uma divisão da casa e mal a coloquei no chão, talvez por sorte, ela fez xixi em cima do tapete. A partir daí enganou-se algumas vezes, mas há mais de 1 mês que não faz fora do lugar. Pede para ir ao "seu wc".

Quando acabar o inverno, vou ensina-la a ir ao jardim, agora com o frio e a chuva que tem estado não me atrevo a leva-la lá fora.
Bom, é normalmente, após as refeições que lhes dá vontade de fazer um cocozito, pq a motilidade aumenta, por isso, talvez se optasse pelas 2 refeições diárias e desse um passeio com eles não fosse má ideia.
Não sei até que ponto o mais velho se adaptará as novas regras, mas certamente o mais novo ainda vai a tempo

Espero ter ajudado!
Boa sorte!