A luta em prol de uma raça não se trava num forum virtual mas sim no dia a dia real. Trava-se na criação, na selecção dos exemplares reprodutores, no facto de ser uma raça de trabalho e por isso mesmo dever ter uma selecção não só baseada na morfologia mas também na funcionalidade...VitorN Escreveu:Olá Cristina,
O vídeo tá giro mas, não passa disso mesmo. Não vejo em que este mesmo vídeo possa ajudar a raça, antes pelo contrário. O vídeo apoia-se sobretudo no contacto com crianças, no carinho deles para com elas, na qualidade de alguns, sim alguns, no que respeita a salvamentos e afins (É tal e qual o Labrador ser guia de cães cegos, ou seja, isto não é para qualquer um). Portanto, o que eu acho é que este vídeo não vem trazer nada de novo a raça, esta é a minha opinião, aliás, prefiro mil vezes aquele artigo que fizeste intitulado de "Ser Dono de um Rottweiler " o qual, se tu não te importasses, gostaria de citar algumas frases que eu acho importantes e que no fundo, mostra a realidade, tanto do Rott, como do Lab ou outras raças. Só não coloco o link porque acho que ja não é permitido.
O Proprietário de um Rottweiler deve ser uma pessoa preferencialmente experiente com cães, extremamente responsável, justa, firme, que goste de desafios e de exercício físico, e acima de tudo, que goste de ter sempre a companhia do seu cão. O conhecimento da raça e das suas necessidades específicas é fundamental para que não ocorram falsas expectativas e consequentes desilusões.O Rottweiler é uma raça que requer atenção, afecto, exercício e treino, mas também firmeza e liderança por parte do dono, que não deve ser uma pessoa insegura ou receosa.São alguns pontos, entre outros, do teu artigo que acho muitíssimo importantes.Mas para ter um Rottweiler completo, não basta escolher bem o cachorro, há que ter consciência de que terá de dedicar muito tempo ao seu cão, para o educar, treinar e perceber. A educação deve ser firme e sempre justa, e é sempre aconselhável investir numa boa escola de treino. E vale a pena.
É isso que tenho a dizer, no fundo não vejo jeito nenhum a passarem vídeos de cães a lamberem crianças, sejam estes cães Rotts ou Labs, se preferirem. Não sei se consegui transmitir aqui a minha ideia.
Abraços
Trava-se também através dos orgãos existentes, neste caso Associação e Clube da Raça.
Trava-se nos clubes de treino, trava-se no contacto directo com as pessoas que têm medo, que não conhecem, que receiam.
A intenção ao colocar este video foi simplesmente mostrar um video que eu acho giro, e se está giro merece ser divulgado. Este video apenas mostra que o Rottweiler, tal como qualquer outro cão, também é meigo e sociavel. E uma vez que continua a ser verdade que uma imagem vale 1000 palavras (as quais eu já escrevi e rescrevi e que podem ser facilmente encontradas neste e noutros foruns, em prol da raça), ficam as imagens.
O Rottweiler, tal como outro cão qualquer, também é capaz de morder e de ter atitudes agressivas. Pois é. Trata-se de um cão, como outro qualquer.
O texto que escrevi sobre ser dono de um Rottweiler, aplica-se a quase todas as raças de trabalho. Aplica-se igualmente a raças que não são de trabalho. É que ser dono de um Rottweiler ou ser dono de outro cão qualquer não é assim tão diferente. Tudo se relaciona em última instância com o respeito e consciência civica. Dois conceitos que hoje em dia andam em baixa na nossa sociedade.
A verdade é que se todos respeitassem as leis, a actual lei não existiria. basta ver o que dizia a lei geral sobre a circulação de animais na via publica. Não me parece que tenham sido os donos dos cães agora apelidados de potencialmente perigosos a maioria desrespeitadora.
Não me parece também que estatisticamente sejam as raças constantes na lista (que foi copiada diga-se de passagem) que mais mordam no nosso Portugal á beira mar plantado. E ainda há que ver...mordem porquê?
Lamento que para limitar as acções humanas, se tenha que punir a raça. Lamento igualmente que se adoptem medidas descriminatórias aplicadas a toda uma raça, quando deveriam ser aplicadas caso a caso, aos individuos.
Contudo assim é a natureza humana. Todos nós temos um Hitler em potência dentro de nós. Lamentavelmente, alguns demonstram-no mais que outros.