Sealords, aquilo que eu li na tua msg, não discorda em nada daquilo que eu disse.
Tens toda a razão quando dizes que existem “lutas” em todos os níveis da hierarquia, cada cão tenta chegar o mais alto que poder e vai tentar quanto mais dominante for.
No entanto a maioria dos cães aceita uma posição inferior na hierarquia, ou seja, é feliz com uma posição abaixo de alpha.
No entanto, há cães (nota: cães como indivíduos e não raças) que só aceitam a posição alpha, esses cães normalmente entram em lutas ferozes que levam à tal separação da matilha. As lutas mortais, apesar de acontecerem, não são comuns entre os canídeos.
Da mesma forma, aquilo que dizes sobre a intervenção do líder na luta nos níveis inferiores está perfeitamente correcto, no entanto isso normalmente só acontece quando a violência está para acontecer (a sobrevivência da matilha não permite perder elementos assim sem mais nem menos), no entanto essa intervenção não é para favorecer um elemento ou outro, mas sim para terminar a discussão, ao contrário dos humanos, que alem de terminarem a discussão, a seguir fazem festas aos cachorros (um deles vai receber as festas primeiro)
Tocas-te realmente num assunto que me esqueci de mencionar, que é quando os animais estão em níveis muito próximos, tal realmente leva a que a disputa do lugar nunca termine, aqui entra mais uma vez a capacidade do dono, de nesta altura tentar ver as suas posições e reforça-las para que os níveis fiquem mais distantes. Mas neste caso é realmente preciso saber o que se está a fazer, pois os erros pagam-se caro.
Será que Há problema ????
Moderador: mcerqueira