Eu pensava que eram felizes... pensava...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

guixa
Membro Júnior
Registado: quarta set 15, 2004 11:21 pm

segunda abr 23, 2007 8:54 pm

ola a todos...
com este topico surgiu-me uma duvida...eu moro num apartamento e o unico contacto com o exterior que a mia tem é quando se escapa para as escadas do predio...acham que devo começar a leva-la a rua de trela??será bom para ela ou estarei a criar um "mau habito"??
desde ja obrigada pelas respostas
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

segunda abr 23, 2007 10:06 pm

guixa Escreveu:ola a todos...
com este topico surgiu-me uma duvida...eu moro num apartamento e o unico contacto com o exterior que a mia tem é quando se escapa para as escadas do predio...acham que devo começar a leva-la a rua de trela??será bom para ela ou estarei a criar um "mau habito"??
Eu não sou entendida no assunto, mas se ela tiver todas as vacinas em dia ... porque não?

experimente :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 24, 2007 9:17 am

guixa Escreveu:ola a todos...
acham que devo começar a leva-la a rua de trela??será bom para ela ou estarei a criar um "mau habito"??
Vai criar um hábito. Não é mau, mas um hábito. E se ela gostar vai passar a exigir o passeio dela tal como exige alimento. Eu não consegui habituar os meus à rua porque já tentei tarde. Mas se voltar a ter outro gato, vou habituá-lo à trela :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
RitaGI
Membro Júnior
Registado: domingo mar 25, 2007 12:09 pm

terça abr 24, 2007 11:09 am

Boas

Tenho de dizer que concordo plenamente com o que a Lu aqui escreveu, é a mais pura verdade tanto que um dos meus bichinhos ainda viveu connosco no apartamento mas agora tem uma atitude até com as pessoas ca de casa muito diferente!

A vida deles é muito melhor a gente vive numa casa com imensos campos à volta e não é que eles se afastem muito estão sempre ca por casa mas é um gosto ver como andam felizes na terra a subir arvores e nas suas caçadas, e até a tantar apanhar borboletas...são felizes.

Estas 4 paredes que definimos como casa para nos, para eles serve para se alimentarem e para ficarem durante a noite... se bem que tenham sempre "livre trânsito" para entrar e sair... uma vez que estradas bem perto não existem praticamente.
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem, mais gosto dos animais!</p>
BPanther
Registado: terça fev 27, 2007 8:51 pm

terça abr 24, 2007 3:23 pm

Olá a todos!

Também eu comecei a levar a Rafa para o jardim com trela. A casa tem um muro à volta mas ela consegue saltar com facilidade.

Tentei não o fazer todos os dias para que ela não se habituasse e depois quando eu não estivesse em casa, ela ficava triste e miava muito!

Como moro num 1º andar de uma vivenda, com uma varanda, ela passa muito tempo lá. A minha varanda tem acessos muito fáceis ao telhado e inicialmente tinha receio de a deixar passear por lá mas agora deixo-a ir um pouco todos os dias. Volta quando tem fome ou quer dormir, e se quero trazê-la, é só chamar e ela vem! E se tiver um biscoito à espera.. ainda melhor! É a rainha dos telhados!

Tenho a certeza que ela é muito mais feliz tendo acesso ao exterior. Como sou professora, mudo de casa com muita frequência mas vou sempre tentar arranjar uma que tenha acesso ao jardim/varanda para, mesmo que não possa sair sozinha, a possa levar de trela.

Quanto à trela em si... só fica um pouco assustada quando abro a porta mas quando se apanha lá fora.. não quer outra coisa!! eh eh

Aqui deixo uma foto dela no jardim:

Imagem

E mesmo quando está cá dentro... ao sol é que se está bem! :)

Imagem

BP
guixa
Membro Júnior
Registado: quarta set 15, 2004 11:21 pm

terça abr 24, 2007 8:03 pm

obrigada pelas respostas...visto eu nao ter jardim/quintal/varanda em casa terei de leva-la à rua como se faz com um cao??desculpem a minha insistencia é que nunca presenciei um gato com trela na rua como se vêm os caes...
obrigada
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

terça abr 24, 2007 8:36 pm

Gostaria de lançar outro olhar sobre o tema.
A minha gata passa o dia inteiro dentro de casa, (com comida, água, brinquedos), mas durante nossa permanência (semana à parte da manhã das 6:20 até 7:00 e à tarde após 17:30 até 22:30 e FDS o dia inteiro) ela fica no quintal da frente, onde pode tomar sol, dormir, relaxar, brincar, etc.
Mas esse quintal é fechado com tela para ela não ter acesso aos telhados.
Sinceramente não concordo que os gatos tenham acesso “a rua”, pois:
1- Se for na cidade ele(a):
- Corre o risco de acidentes (minha gata jogou a gata da vizinha do telhado);
-Mesmo vacinado(a) pode pegar uma doença (como a imunodeficiência felina ou alguma micose) ou se machucar (já vi cada talho no pescoço da gata do meu cunhado :o );
-Tem muita gente que não gosta de gatos e pode haver risco de envenenamento ou crueldades;
- Não acho justo que animais sob minha responsabilidade incomodem terceiros (brigas, lixo virado, invasões .. já acorreram comigo :roll: ...,defecações, roubos, ataques a pássaros\peixes, etc);
-Perigo de ataques de cães (os gatos podem inclusive entrar em um quintal com um cão e só perceberem... depois);
- Risco de comerem algo estragado ou pegar uma toxoplasmose (ou outra doença) de bobeira;
- Voltar sujo e contaminarem a casa e\ou precisarem de banhos e cuidados constantes;
- Terem contato com plantas tóxicas;
- Serem atropelados;
- Cruzarem e aumentarem o número de animais para doação (e nunca com certeza de achar um lar “correto” :evil: );
- Etc
2- Se for no campo:
- Introduzir um predador em meio natural que irá atacar pássaros, repteis, anfibios e outros pequenos animais (inclusive várias espécies de animais sofrem risco de extinção.. quando já não se extinguiram por causa da predação dos gatos);
- Contato de um animal doméstico com animais selvagens levando doenças desconhecidas para ambos;
- Acidentes (de que adianta cair de pé de uma arvore de 10 metros ou ficar preso no topo de uma árvore longe de ouvidos samaritanos?);
- Ingestão de plantas\alimentos que podem ser tóxicos\fatais e dos quais não teríamos a menor idéia de quais sejam;
- Ataques de animais selvagens;
- Ataques de animais domésticos;
- Armadilhas naturais;
- Demais argumentos expostos na cidade.

Quanto a trela acho interessante, mas como fica o encontro com um cão? Eu mesmo não arriscaria a sair na frente de minha casa com a gata na trela em meio ao tráfego intenso e constante passagens de cães e pessoas em uma calçada estreita.
E não acho que esteja fazendo minha gata infeliz e muito menos a prejudicando.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 9:27 am

Victor, parte-se do principio que as pessoas são conscientes. Não se agarra num gato para ir passeá-lo para o centro da cidade no meio da confusão. Espero eu :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quinta abr 26, 2007 12:19 pm

ás vezes o maior perigo para os animais são eles mesmos... tenho um quintal muito grande que não está vedado mas é isolado, a estrada nunca tem carros e não há muitos gatos nas redondezas. pois os meus gatos estão sempre a organizar "festas" á noite debaixo da janela do meu quarto e de manhã aparecem todos espatifados! um deles já teve feridas num braço, tudo infectado, outra numa almofadinha de um pé, quase arrancada e também super infectada... o outro tem sempre arranhões na cabeça e na barriga... vedar um lugar pode impedir que animais selvagens e cães entrem... mas quem impede os gatos de organizar lutas á noite, chamando os amigos todos???
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

quinta abr 26, 2007 1:15 pm

LuMaria Escreveu:Victor, parte-se do principio que as pessoas são conscientes. Não se agarra num gato para ir passeá-lo para o centro da cidade no meio da confusão. Espero eu :roll:

E quem falou em centro da cidade? :wink:
Se for uma decida rápida no pátio do predio ou em frente a casa acho que até daria.
Mas na maioria dos casos (e lugares) acho que teria de lidar com movimentações, barulhos e situações estressantes (como cães, crianças, etc).
Miazita
Membro Júnior
Registado: terça abr 24, 2007 10:37 pm

quinta abr 26, 2007 1:43 pm

Olá....a mnha sítuaçao ta dificil quanto a isso das saidas. Eu vivo no º1 andar de um predio mas tenho um pátio,o probelema é que os vizinhos do res do chao fazem uma coisa ilegal: deixam o cão deles no patio publico, em bora que amarrado.Bem olhem o cao é a coisa mais estupida k existe....é dakeles pekeninos k morde e ladra a tudo o k mexa.ODEIO-O apesar de gostar mto de caes. Os meus pais sao supper inimigos dos parvalhoes do res do chao. o e k eu faço?Só se ele for para a varanda k e uma coisinha minuscula
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta abr 26, 2007 1:53 pm

Miazita... Não é indispensável :) Mas se tiver uma varanda tenha cuidado com o seu gatinho, ele pode escorregar ;)
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 2:26 pm

Miazita Escreveu:Olá....a mnha sítuaçao ta dificil quanto a isso das saidas. Eu vivo no º1 andar de um predio mas tenho um pátio,o probelema é que os vizinhos do res do chao fazem uma coisa ilegal: deixam o cão deles no patio publico, em bora que amarrado.Bem olhem o cao é a coisa mais estupida k existe....é dakeles pekeninos k morde e ladra a tudo o k mexa.ODEIO-O apesar de gostar mto de caes. Os meus pais sao supper inimigos dos parvalhoes do res do chao. o e k eu faço?Só se ele for para a varanda k e uma coisinha minuscula
:o Tanto ódio junto faz mal!
Miazita
Membro Júnior
Registado: terça abr 24, 2007 10:37 pm

quinta abr 26, 2007 2:37 pm

O k ek keres? uma vez mordeu a minha irmã o raio do cao e ela foi-s keixar e disserem lhe k ela k n s tivesse chegado ao cao. :evil:
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 2:42 pm

Miazita Escreveu:O k ek keres? uma vez mordeu a minha irmã o raio do cao e ela foi-s keixar e disserem lhe k ela k n s tivesse chegado ao cao. :evil:
O cão está preso não está? É rezingão não é? Então chegaram-se lá para quê? Além disso este tópico é meu e não quero aqui reclamações sobre vizinhos. Quer reclamar do cão, abra um tópico nos cães!
Responder

Voltar para “Gatos”