nokita Escreveu:PauloSantos, apenas uma pergunta !
A resposta à sua pergunta está exactamente aqui:
nokita Escreveu:
gostava de criar uma ave à mão, mas prefiro não o fazer pra já e sim quando
tiver mais tempo, disponibilidade e mais experiência claro
E a isto eu chamo bom senso.
Claro que eu acho que, quem goste e esteja disposto a isso, pode perfeitamente criar uma ave à mão.
É sem dúvida uma experiência gratificante, não só pelo acompanhar do crescimento da ave, mas também, pelo resultado final.
Por outro lado, a experiência ganha-se, fazendo as coisas, porque de outro modo, não passamos da teoria.
A única coisa que eu não concordo é que, algumas pessoas se decidam a fazê-lo, adquiram a ave, e depois vão para os fóruns colocar dúvidas, e enquanto isso, a ave é que sofre as consequências.
Quando adquirimos a um criador uma jovem ave com o objectivo de a criar à mão, toda a informação sobre esse processo, já deve vir com a aquisição da ave. É para isso que o criador serve, tem essa obrigação.
O criador não se deve limitar a "arrancar" uma jovem ave do ninho, entregá-la nas mãos de alguém inexperiente e deixá-los a ambos, entregues à sua sorte.
Como em tudo na vida, existe sempre a maneira correcta e a incorrecta de fazer as coisas. Por vezes, temos sorte, mesmo fazendo do modo incorrecto, mas a sorte não dura sempre, e como estamos a lidar com seres vivos, não gosto de entregar as coisas à sorte.
Podemos pegar numa ave e colocá-la dentro de uma caixa, dar-lhe uma alimentação inadequada e não ter mais nunhum tipo de cuidado com essa ave, e no entanto, ela conseguir sobreviver, mas não é por isso, que estamos a fazer as coisas do modo correcto.
É como a velha história do McDonald's... poderemos comer lá todos os dias durante anos, e certamente andaremos "gordinhos" o que não é sinónimo de andarmos bem alimentados
Concluindo
Acho que as pessoas devem informar-se antes e não, durante ou depois de iniciado este processo. Mas sobretudo, devem informar-se junto de quem adquiriram a ave.
Dúvidas surgirão sempre e lidando com seres vivos, mesmo fazendo tudo certinho, há sempre algo que pode correr mal. Não podemos ou não devemos, é correr riscos desnecessários, que claro, têm consequências para a própria ave.