Cuidado com as vacinas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mai 28, 2003 9:16 pm

SeaLords Escreveu: Em geral as vacinas para bactérias são piores que a dos virus (em termos de causar reacções alérgicas) e as vacinas adjuvadas piores que as vivas. A pior vacina para causar reacções alérgicas, das normalmente utilizadas, é a da leptospirose.

Os sinais locais mais frequentes de reacção alérgica são: edema facial, comichão, espirros, vómitos, dificuldades respiratórias e, nos casos mesmo graves, colapso.

Embora estas reacções sejam raras, não são de desprezar.
O Czar uma vez ao levar a vacina da tosse de canil (Pneumodog), passado umas horas ficou cheio de "papos" pelo corpo inteiro e inchado.... Claro que voltei logo a correr para o vet...

Mas já agora, gostaria de saber se existe alguma coisa que possamos fazer mediante uma situação destas enquanto aguardamos pelo vet, porque por vezes eles já têm a clinica fechada e temos que aguardar que eles cheguem á clinica.... Eu por exemplo já apanhei um susto enorme, quando chego a casa e vejo a Pepper redonda de tão inchada que estava e com uma respiração super ofegante... o que vale é que tinha logo ali praticamente ao lado uma Hospital veterinario, onde foi assistida e tratada de imediato... Mas gostava de saber o que podemos fazer mediante uma reacção alergica até conseguir.mos que o canito esteja nas mãos do vet, visto que por vezes as reacções alergicas são bastante graves e os vets aqui á volta não têm urgencia permanente, tem que se ligar e aguardar que o medico chegue....

Obrigada
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 28, 2003 9:22 pm

Não se pode dizer para as pessoas ficarem ao pé do vet umas horas:p mas convinha vacinarem umas horas antes do fecho da clinica ( assim ela não está fechada) e no caso de reacção, escrever no boletim o nome do laboratorio e da vacina a que são alérgicos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 28, 2003 9:26 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:52 am, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mai 28, 2003 9:40 pm

fica-se preso por ter cão e preso por não ter :o :o nunca me passou pela cabeça que uma coisa dessas pudesse acontecer. mas desde que vi uma das gatas a ir-se desta por lhe ter sido administrado ivomecq dois dias após a esterelização, já nada me admira.
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta mai 28, 2003 10:43 pm

CasadeAnaval Escreveu: Boa dica..

Olá Dicas :)
Pois... A D. Hortelã teve uma reacção alérgica à vacina contra a raiva, uns meses depois desta ter sido aplicada.

Resultado prático... Uma operação perfeitamente evitável, 50 contos de honorários para o operador, e não saltem, porque ele foi a segunda opinião (a primeira opinião era plenamente concordante e foi quem nos enviou para a segunda), mais x para a análise, que ele achava escusada. A acrescentar a isso o nosso estado de espírito, dado que havia o receio (quase a certeza) de que o caroço fosse de origem maligna.

Um grande susto que se tornou pior quando apareceu um segundo caroço muito perto do sítio de onde o primeiro tinha sido extirpado. Aqui já ninguém (nós) foi em cantigas e foi feita uma biópsia, já não me lembro por indicação de quem... E este segundo caroço era outra reacção alérgica a uma injecção de antibiótico que a "pequena" tinha levado também umas semanas antes...

Ah, a análise do primeiro tumor demorou uma eternidade (férias, suponho), e confirmou a tal reacção alérgica àquela vacina contra a raiva...

O veterinário do Patolas, com quem falei sobre este caso, disse-me que era um caso perfeitamente normal, e que, embora raro, pode perfeitamente acontecer (ai, se pode).

A Hortelã é uma pequena cadelinha caniche que é cardíaca e a vida dela esteve em risco durante a anestesia.

Há algumas lições a tirar disto, e uma delas é que já tenho tanta confiança na medicina veterinária como na sua congénere humana (leia-se muito pouca, se alguma). E que tire as outras quem assim o entender, mas garanto-vos que foram tempos muito maus e aparentemente perfeitamente escusados...

Outra opinião seria que nunca peçam segunda opinião. Vão até à terceira ou quarta e têm muito mais hipóteses de ficarem baralhados...

Este caso está perfeitamente documentado...

Cumprimentos

JoseLuis
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mai 28, 2003 10:46 pm

SeaLords Escreveu: Pneumodog é feita com vírus + bactéria (logo, pertence ao grupo das que potencialmente dão mais chatices).

Não há nada a fazer senão correr com o cão ao vet/clínica/hospital mais próximo para ser administrada adrenalina (que tem que ser muito bem calculada, porque a menos não faz o efeito necessário e a mais ajuda o canito a "passar para o outro lado" ...).
Muito obrigada pelo esclarecimento.
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 28, 2003 11:17 pm

Lagarto, lagarto! Ou eu tenho muita sorte ou a minha bicharada é mesmo rija!
Nunca tal me aconteceu! E a ver pelas vossas respostas, então embora não seja comum, mas que as há... há ;)
Isabel
JoanaGoncalves
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 11:21 pm

JoanaGoncalves Escreveu:
SeaLords Escreveu: Em geral as vacinas para bactérias são piores que a dos virus (em termos de causar reacções alérgicas) e as vacinas adjuvadas piores que as vivas. A pior vacina para causar reacções alérgicas, das normalmente utilizadas, é a da leptospirose.

Os sinais locais mais frequentes de reacção alérgica são: edema facial, comichão, espirros, vómitos, dificuldades respiratórias e, nos casos mesmo graves, colapso.

Embora estas reacções sejam raras, não são de desprezar.
O Czar uma vez ao levar a vacina da tosse de canil (Pneumodog), passado umas horas ficou cheio de "papos" pelo corpo inteiro e inchado.... Claro que voltei logo a correr para o vet...

Mas já agora, gostaria de saber se existe alguma coisa que possamos fazer mediante uma situação destas enquanto aguardamos pelo vet, porque por vezes eles já têm a clinica fechada e temos que aguardar que eles cheguem á clinica.... Eu por exemplo já apanhei um susto enorme, quando chego a casa e vejo a Pepper redonda de tão inchada que estava e com uma respiração super ofegante... o que vale é que tinha logo ali praticamente ao lado uma Hospital veterinario, onde foi assistida e tratada de imediato... Mas gostava de saber o que podemos fazer mediante uma reacção alergica até conseguir.mos que o canito esteja nas mãos do vet, visto que por vezes as reacções alergicas são bastante graves e os vets aqui á volta não têm urgencia permanente, tem que se ligar e aguardar que o medico chegue....

Obrigada

Esqueçi-me só de dizer que o Episodeo da minha Pepper não foi causado por uma alergia a vacian, mas sim a uma suposta picada de insecto... ;)
Episodeos com vacinas só mesmo o do czar... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

MonicaT
Membro
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm

quinta mai 29, 2003 9:47 am

Joana como eu entendo o teu desespero :cry: :cry:

Ainda ontem aconteceu-me isso com o Gaspar, levei o maior susto da minha vida. :cry:
Fui com o Gaspar à rua por volta das 19h e reparei que tinha algumas picadas no focinho, pensei que tivesse sido algum mosquito, só que como ele tem o focinho branco e as picadas eram pelo menos umas 15 pensei também que fosse alguma alergia a qualquer coisa.
Voltámos para casa e o Gaspar foi descansar para a caminha dele. Passado 1 hora fui ter com ele apanhei um susto tremendo. Tinha o focinho inchado, estava alastrar-se para os olhos (estavam a ficar inchados) tinha o corpo com altos. Bom... 20 minutos depois estavamos no Hospital, durante o caminho apanhei outro susto porque como ia ao meu colo, não sei se estava a adormecer se estava a ir-se abaixo, só sei que me ia dando o badagaio. Inicialmente tinha a respiração ofegante depois acalmou. Assim que chegámos o vet que estava de serviço disse-nos que poderia ter sido uma picada de insecto, alguma planta do jardim ou algo que comeu (descartámos a 3ª hipótese). Disse-nos que era “normal” nesta altura isto acontecer, que ainda essa tarde tinha lá estado um Sharpei também todo inchado. Administrou-lhe uma injecção (não me recordo o quê) e passado umas horas o Gaspar estava melhor. Mas hoje de manhã ainda tinha as picadas iniciais no focinho.

Não ganhei para o susto :cry:
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mai 29, 2003 8:40 pm

anjaazul Escreveu: fica-se preso por ter cão e preso por não ter :o :o nunca me passou pela cabeça que uma coisa dessas pudesse acontecer. mas desde que vi uma das gatas a ir-se desta por lhe ter sido administrado ivomecq dois dias após a esterelização, já nada me admira.
Atenção que o ivomec não é nenhuma vacina e tem que ser administrado com MUITO cuidado, é ou não é Sealords?
Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mai 29, 2003 9:01 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:53 am, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mai 29, 2003 10:57 pm

eu não disse que o ivomecq era uma vacina. só o referi pela reacção altamente alérgica que provocou na gata, tanto mais que ela estava altamente debilitada pela esterelização. era para os ácaros dos ouvidos :o :o o max tomou aos montes para a sarna. a vet de lx achava que não valia a pena, mas aqui era a terapia nº1 :o :o
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta mai 30, 2003 9:17 am

[quote=Pedra]
Lagarto, lagarto! Ou eu tenho muita sorte ou a minha bicharada é mesmo rija!
Nunca tal me aconteceu! E a ver pelas vossas respostas, então embora não seja comum, mas que as há... há ;)
Isabel
[/quote]

Faço das palavras da Pedra as minhas, acrescentando apenas que vou continuar a acender muitas velinhas para que assim continue ....
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 30, 2003 7:05 pm

Mas muitra gente usa infelizmente
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”