Coleiras com guizo, sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gisela204
Membro
Registado: quarta jan 25, 2006 12:46 am

segunda out 15, 2007 10:11 pm

N concordo!
Imaginem-se com um sininho 24h "amarrado" ao pescoço, tendo voçês um ouvido super, hiper, mega apurado... Irritante ñ? :o :o
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda out 15, 2007 11:24 pm

thebigO Escreveu:Nunca li nenhum tópico nem nunca ouvi ninguem falar deste assunto. Deixo aqui a questão.
Ainda na 1ª página deste fórum está um dos vários tópicos já abertos sobre este assunto :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48975

Em relação a colocar ou não o guizo, creio que é um daqueles temas em que tudo depende do dono e das circunstâncias...
Se por um lado é um descanso para o dono pois sabe sempre onde o bichano se encontra, por outro acaba por ser bastante incomodativo para o dono e em especial para o animal, cuja audição é extremamente sensitiva e bastante superior à do ser humano!
Pesando os prós e os contras sou contra a sua utilização :roll:
Tal como disse anteriormente no tópico supra citado, os guizos foram concebidos e são utilizados para comodidade dos donos, pois aos gatos não fazem falta absolutamente nenhuma, antes pelo contrário, já que o seu instinto caçador fica desde logo perturbado... Acabamos por interferir no instinto predador inerente aos felinos :?
Sim há gatos que parecem não se sentir incomodados e podem até nem se queixar, mas sem dúvida que é incomodativo, basta pensar nos exemplos que aqui deixaram :?
Não critico que usa guizo nos seus animais, mas eu pessoalmente não ponho e tenho a certeza que a minha Klara agradece :wink:
persacomsono
Membro Júnior
Registado: segunda ago 20, 2007 7:48 pm

segunda out 22, 2007 3:31 pm

O meu garfield tem de ter la sempre o guizo na primeira semana foi chato para ele se abituar mas se nao tiver o guizo nunca mais o vejo
<strong>O meu&nbsp; gatinho&nbsp; persa -></strong> http://img521.imageshack.us/img521/1019/dscf0318bq8.jpg
mikyta
Membro Júnior
Registado: sexta out 05, 2007 1:18 pm

sábado out 27, 2007 1:26 pm

A minha kitty nem coleira tem.

Pense como um gato...

:arrow: Gostáva de estrar sempre a ouvir um guiso parvo a tocar mesmo no seu pescoço?
:arrow: Não

:arrow: Gostáva de tem uma coisa sempre presa ao pescoço, quando se deita, ter aquilo a imcomodar?
:arrow: Não, claro que não, nimguém quer...

:!: Pense no assunto :!:

mikyta :D maria ines
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

terça nov 06, 2007 3:18 pm

concordo!
para aqueles gatos, quem nem gatos são, que passam as suas vidas inteiras dentro de casa, que não sabem o que é um rato, até nem fará mal. não há risco de se perderem na rua e ficarem presos numa árvore durante uma semana...
agora, para aqueles que vivem dentro e fora de casa, com a possibilidade de se perderem lá fora, eu recomendo... NADA! nem uma coleira! a minha tia tem uma gatita acabada de esterilizar. durante a recuperação tinha-a à porta de casa presa com uma trela. quando já a gata andava solta, só de coleira, desapareceu! apareceu, 12 dias depois, com um aspecto miserável e com a coleira toda roída e quase a partir-se! ela deve ter ficado presa pela coleira numa coisa qualquer e puxou e roeu até se soltar! podia ter morrido se ficasse mais dois dias lá fora! não sei como são as coleiras anti-estrangulamento, mas eu acho que nenhuma coleira é boa para gato que anda na rua. arranjam sempre alguma forma de se meterem em sarilhos.
quanto ao guizo, em si... realmente dá cabo da cabeça aos bichos. meti, só por brincadeira, um guizo ao meu mais velho... até dava mortais à retaguarda! ficou doido! hoje em dia nem pode ouvir um guizo! se se habituarem desde bebés, talvez, mas não é coisa que alguma vez chegue a agradar ao gato! eles não gostam de nenhum ruído forte! já li aí pra cima e confirmo - eles nem brincam com brinquedos que façam muito barulho, como aquelas bolinhas com guizos dentro! preferem um cordel ou um ratito (não mecânico, só de pêlo), uma bola de jornal, uma meia, algo silencioso que possam emboscar!
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

domingo nov 11, 2007 9:33 pm

Eu tinha a memsa dúvida e um dia coloquei a questão ao veterinário. Ele respondeu-me que o sentido de audição nos gatos é tão apurado que o soar do guizo para ele é como se nós tivéssemos um sino a ressoar o dia inteiro nos ouvidos. Estão a imaginar como se sentirão os gatos? Pois, depois disso, guizos nunca mais, uma plaquinha identificadora e mais nada.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo nov 11, 2007 10:39 pm

Os mmeus gatos têm todos coleira com guizo e nao têm trauma nenhum... :roll:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo nov 11, 2007 10:59 pm

sanxeri Escreveu:Os mmeus gatos têm todos coleira com guizo e nao têm trauma nenhum... :roll:
Parte duma questão de hábito. Contudo não quer dizer que lhes seja agradável... :wink: tal como um mecânico, por exemplo, bate-chapas, habitua-se ao ruído... mas não quer dizer que lhe seja agradável ou que lhe faça bem tal ruido... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo nov 11, 2007 11:02 pm

Como a vida dos meus gatos se baseia em comer e dormir nao creio que tenham problemas. :lol:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
fire600
Registado: terça mai 02, 2006 2:40 pm

segunda nov 12, 2007 12:33 pm

sanxeri Escreveu:Como a vida dos meus gatos se baseia em comer e dormir nao creio que tenham problemas. :lol:
Tal como os meus, eu não concordo com guizos :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 12, 2007 5:35 pm

Definitivamente, nem coleiras nem guizos. :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda nov 12, 2007 7:18 pm

para mim, coleiras , nem com nem sem guizo.
já tinha jurado nunca mais as usar, desde que vi o gaspar engasgado com uma.
como o serafim é um mafarrico e o avô é um taralhoco, decidi pôr-lhe uma coleira enquanto ele esteve cá a tomar conta da bicharada. um belo dia, aparece o serafim com umas feridas horríveis no pescoço. tudo me leva a crer que ele ficou preso com a coleira em algum sítio. já lá vai um mês e tem sido um castigo para que as feridas cicatrizem
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda nov 12, 2007 7:41 pm

Uma vez tentei colocar coleiras às minhas, mas desisti. Puseram-na uma única vez e elas destetaram.
Ao fim de meia hora, tive de retirar-las. A Mikas ficou o tempo todo paradinha ou andava de "marcha-a- trás" (parecia que estava com um funil posto), a Marta estava furiosa tentava a todo custo tirar a coleira. Resolvi tirar-lhes quando a Marta ficou com ela atravessada na boca.

Acho que se continuassem com a coleira posta, acabariam por se habituar, tal como se habituam ao uso do funil, mas acho que elas também não precisam, não saiem de casa e como brincam muito uma com a outra, tive medo que se magoassem.
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

segunda nov 12, 2007 7:55 pm

Tenho uma gata e estou a pensar em por-lhe uma coleira com uma placa de identificação para o caso de ela sair de casa (fugir) e ser encontrada... Coloco o meu nº de telefone e assim se alguem de boa fe a encontrar pode devolve-la...

Quando ao guizo tambem me parece irritante para os bichos :?
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

segunda nov 12, 2007 8:47 pm

Os meus gatos sempre tiveram coleira com placa, menos este porque ainda é muito pequeno e porque, no outro dia, vi um programa sobre animais e veterinários e apareceu um gato que tiha fugido de casa há já algum tempo e, entretanto deve ter ficado preso pela coleira (a coleira tinha uma parte em elástico, como as da Bolfo anti-pulgas ou Whiskas) e tentou desprender-se e conseguir passar uma das patas dianteiras pela coleira, o que aconteceu é que quase perdeu a pata, porque a coleira de tanto roçar por debaixo da pata, "comeu-lhe" toda a carne e músculo, nunca vai ficar como deve de ser. Via-se o osso do bichano. A parte boa é que localizaram a dona, uma velhota que estava aflítissima. Por isso,não sei se vou colocar coleira no Riscas, até porque nenhum dos 8 gatos que já tive, alguma vez fugiu.
Responder

Voltar para “Gatos”