Torção do estômago

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 15, 2007 6:43 pm

Olá Jpedroso, isto é mesmo uma trivialidade, é um facto que o "Marley" estava velhote mas a causa da sua morte foi uma recaída de torção de estômago. Devido à sua idade e à quase certeza de existirem danos no estômago, os seus donos optaram pela eutanásia em vez de o sujeitarem a mais uma cirurgia.

Jinhos :wink:
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta nov 15, 2007 7:22 pm

dinodane Escreveu:Olá Jpedroso, isto é mesmo uma trivialidade, é um facto que o "Marley" estava velhote mas a causa da sua morte foi uma recaída de torção de estômago. Devido à sua idade e à quase certeza de existirem danos no estômago, os seus donos optaram pela eutanásia em vez de o sujeitarem a mais uma cirurgia.

Pois... Acho que foi isso que li... Mas logo que possa vou tentar reler essa passagem do livro... Sei que no fim, acabam por adoptar um Labrador Retriever igualzinho ao "velho" Marley... :D

Eu tambem tenho muito medo da torção do estomago, por causa da minha Pastor Alemão, a Luna... :?
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quinta nov 15, 2007 8:20 pm

dinodane Escreveu:
isnf Escreveu:! O que eu li no livro foi que o Marley (o cao) ficou com essa doença porque roeu muitas em casa e engoliu qualquer coisa :( .
Foi mesmo isso que leu? Eu já li o livro umas 2 vezes e não foi isso que interpretei do que li. A torção de estômago não tem a ver com engolir objectos estranhos.

A torção de estômago não é uma doença, é uma situação que acontece e a que certas raças estão mais sujeitas que outras. Leia atentamente o que citou, insf.
Recentemente uma user aqui do fórum perdeu uma cadela Dogue Alemão com torção de estômago e uma outra uma São Bernardo. Apesar de operadas, não sobreviveram às lesões.

A torção de estômago é o pesadelo de todas as pessoas que têm raças gigantes, pois estas têm uma propensão muito elevada de virem a sofrer uma. Por muito que se diga que há que repartir a quantidade diária de alimento por várias refeições, limitar o exercício e /ou brincadeira depois das mesmas, etc, o facto é que por vezes ocorrem torções com os cães em repouso ou em jejum.

A única prevenção eficaz para evitar uma torção de estômago é uma cirurgia chamada GASTROPEXIA PREVENTIVA., que consiste em prender o estômago à parede abdominal, de modo a tornar impossível a flexão do mesmo. No entanto, esta cirurgia não impede que o estômago inche, só impede que o estômago se torça sobre si mesmo.

Cumprimentos.
Ah desculpe dino, e que ja li aqule livro ha muito tempo e acabei por esquecer mas se quiser leio aquela parte e digo a historia como realmente foi :oops: ...
isnf
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 8:23 pm

Mas pensava que a torçao do estomago era por ingerir coisas indesejadas :oops: ... Agora ja pesquisei na net e ja sei o que e :wink: !
isnf
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 8:37 pm

Reli a historia em que aconteceu isso... De facto Marley estava ja velhote mas nao foi por isso que morreu foi por a tal torçao do estomago :? .

" A veternária explicou que o estômago de Marley tinha inchado com comida, água e ar, após o que, esticado e distendido, se tinha revirado sobre si mesmo, retorcendo-se e aprisionando o seu conteúdo. Sem sítio nenhum para libertar os gases e os alimentos, o estômago inchara dolorosamente num estado conhecido como dilatação vólvulo-gástrica que o deixara em risco de vida. Era quase sempre necessária uma intervenção cirúrgica para o corrigir, disse ela, e se não fosse tratada poderia resultar na morte do animal num espaço de poucas horas."

O dono de Marley decidiu depois mandar adormece lo pois nao queria ve lo sofrer :( . E um cao na idade de Marley nao tinha muitas chances de sobreviver a essa cirurgia :( ...
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta nov 15, 2007 9:54 pm

Ai o Marley... o que eu chorei ao ler o Marley. Que paixao tao grande aquele casal tinha pelo labrador traquinas. :D
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta nov 16, 2007 9:27 am

Bom dia

Vou tirar as teimas lol

Eu ando a ler o Marley e Eu, e ontem cheguei a verdadeira parte da morte de marley, e sim ele teve uma torçao gastrica, a 1º que teve eles salvaram-nos o estomago torceu ele com um tubo conseguiram salvalo tinha 1% de ipoteses, e isso aconteceu qd a mulher foi pra disneyland e ele olocou-o num canil pra nao ficar sozinho em casa, e com stresse do canin aconteceu o estomago inchou bastande criando gases e torceu. Sim ele morreu com 13 anos ha segunda torçao gastrica tevede optar ou fazer cirurgia ou dar a injecção.... pois:-( opção foi mesmo a injecção eleia sofrer muito com a cirurgia devido a idade.

Pronto.... aqui ta..li esta parteontem a noite:-)
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta nov 16, 2007 10:35 am

dinodane Escreveu:Olá Jpedroso, isto é mesmo uma trivialidade, é um facto que o "Marley" estava velhote mas a causa da sua morte foi uma recaída de torção de estômago. Devido à sua idade e à quase certeza de existirem danos no estômago, os seus donos optaram pela eutanásia em vez de o sujeitarem a mais uma cirurgia.

A cadela boxer de um casal amigo teve uma torção ao 10 anos, e apesar da operação ter corrido bem, veio a falecer pouco tempo depois com complicações...

Tenho também algum receio deste problema que surge do nada e é fatal muitas vezes!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

sábado nov 17, 2007 9:59 am

Pois carissimos ...
Eu perdi a minha Cellta faz hoje precisamente 2 semanas com uma torção de baço e estomago .... apesar de ter sido submetida a uma cirurgia durante 3 horas a arritmia, resultanto da torção, parou o seu coraçãozinho umas horas depois ...
Depois disso devorei tudo o que havia para ler na net sobre torções, causas, sintomas e prevenção pois tenho mais uma DA e, depois de passar por isto, ando paranoica com a possibilidade eventual de lhe acontecer a ela tambem.

De tudo o que li concluo, a titulo pessoal, que a torção acontecer ou não acaba por ser uma mera questão de sorte.
Tal como já aqui foi dito a torção pode acontecer por factores relacionados com as comidas (fermentação, etc...), pode acontecer por factor "mecânico" onde entram as cambalhotas, os saltos, etc... e, o factor que me desarmou por completo, pode ser provocada por herança genetica transmitida pelos pais :o
Todos os outros factores, mal ou bem podem ser controlado, mas a genetica não se controla !!!!

Claro que se pode prevenir fazendo muitas das coisas já referidas sendo a mais segura a cirurgia de prevenção, gastropexia, mas nem essa é 100% porque num caso como o da Cellta, em que a torção se deu no baço e este é que acabou por arrastar o estomago com ele, a gastropexia de nada adianta.

Porque digo que a torção pode ser uma questão de sorte ou não? porque de tudo o que aqui foi dito sobre a alimentação e os cuidados preventivos, eu fazia rigorosamente tudo :
Dou-lhes 4 refeições por dia e nenhuma delas excede as 150 gr de comida, não comem antes de ir á rua e após, só e só se, não andaram a correr e se andaram espero ate ver que o ritmo cardiaco baixou e so depois há comida ou água; não deixo beber água até 40 min após as refeições e depois de comer é hora de deitar na caminha sossegada pelo menos uma boa meia hora. Não deixo que se empanturrem de água, a Blackie inclusive ja sabe que tem de "beberricar" a agua ou seja beber varias vezes num certo espaço de tempo. A ração que dou é excelente e equilibrada, propria para cães gigantes, na qual gasto uma fortuna!!! ....
Podia descrever mais regras que sempre utilizei por causa do fantasma da torção ... e como podem ver sempre fui cuidadosa e rigorosa ... mesmo assim de nada me valeu !!!!!

Começo a ter alguma crença em relação á propensão genetica pois soube a semana passada que o pai das minhas meninas (que eram irmãs de ninhada) tb morreu há 2 meses com uma torção ... o que como podem calcular fez aumentar o meu stress em relação a isso !!!!

Na minha reflexao sobre o que aconteceu, importante é detectar os 1ºs sintomas bem cedo e actuar ... quanto mais depressa um cão com torção for assitido por um veterinário melhor pois as chances de se salvar são proporcionais a isso .... portanto a melhor prevenção e ter atenção e o numero do vet bem perto!
... infelizmente comigo aconteceu quando eu não estava em casa e já foi tarde quando ela foi assistida...

Abraços
Rosário

ps- desculpem o pessimismo mas é inerente ....
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

sábado nov 17, 2007 12:39 pm

Boa Tarde,

desde já um muito obrigada a todos pelas informações, em especial a si, RosaNegra, pelo depoimento, pois certamente lhe deve ter custado ter que relembrar tudo de novo. De minha parte um sentido lamentar pela sua perda.

Cá em casa quem me preocupa é a Donna, P. A. , que desrespeita algumas das regras mencionadas. Estava completamente a zero neste assunto, e se calhar só por sorte ainda não aconteceu, apesar de que por aquilo que li, os pastores alemães não serão os mais propensos.

Muita coisa vai mudar, até porque nem sempre estou em casa, e por ordem do destino as coisas ruins, só acontecem quando estão sozinhos, sem ninguém para acudir.

Considero positivo o balanço da abertura deste tópico, não só para mim, mas até para outros foristas; aprender, um acrescentar ao que já se sabia, ou até corrigir algumas ideias.
Tudo por eles; afinal é por isso que cá estamos :wink:

Bom fim de semana :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

sábado nov 17, 2007 12:40 pm

A questão é : Se o dono gostava assim tanto do cão e tinha possibilidade de fazer a cirurgia, deveria de a ter feito.

Fixando o estômago depois de o destorcer diminui a possibilidade de ocorrência da mesma e o sucesso da mesma depende da idade, depende do tempo decorrido, de vários factores. Eu já presenciei para mais de 150 torções e até hoje só uns 5 ou 6 morreram. Deve ser muita sorte.

A questão é...gosta tanto do cão que escreve um livro mas não foi capaz d eir às ultimas para o salvar.Já agora abatam-se os veçlhos nos hospitais em vez de irem À faca.

mistik Escreveu:Bom dia

Vou tirar as teimas lol

Eu ando a ler o Marley e Eu, e ontem cheguei a verdadeira parte da morte de marley, e sim ele teve uma torçao gastrica, a 1º que teve eles salvaram-nos o estomago torceu ele com um tubo conseguiram salvalo tinha 1% de ipoteses, e isso aconteceu qd a mulher foi pra disneyland e ele olocou-o num canil pra nao ficar sozinho em casa, e com stresse do canin aconteceu o estomago inchou bastande criando gases e torceu. Sim ele morreu com 13 anos ha segunda torçao gastrica tevede optar ou fazer cirurgia ou dar a injecção.... pois:-( opção foi mesmo a injecção eleia sofrer muito com a cirurgia devido a idade.

<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
isnf
Membro Veterano

sábado nov 17, 2007 1:00 pm

ODogueAlemao Escreveu:A questão é : Se o dono gostava assim tanto do cão e tinha possibilidade de fazer a cirurgia, deveria de a ter feito.

Fixando o estômago depois de o destorcer diminui a possibilidade de ocorrência da mesma e o sucesso da mesma depende da idade, depende do tempo decorrido, de vários factores. Eu já presenciei para mais de 150 torções e até hoje só uns 5 ou 6 morreram. Deve ser muita sorte.

A questão é...gosta tanto do cão que escreve um livro mas não foi capaz d eir às ultimas para o salvar.Já agora abatam-se os veçlhos nos hospitais em vez de irem À faca.

mistik Escreveu:Bom dia

Vou tirar as teimas lol

Concordo consigo :wink: ! O dono se gostava mesmo dele e fez um livro por ele fazia das ultimas para o salvar, mas acho que ele fez o que fez para que o cao nao sofresse mais (para nao acontecer o mesmo) :roll: ...
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

sábado nov 17, 2007 1:32 pm

... não façam julgamentos com base em texto de livros por muito que seja um relato veridico !! .. só que as sente na pele é que sabe ...
Quem nos diz que não haviam outros factores a pesar na sua decisão? ... e nao estou aqui a defender o senhor porque nao o conheço de lado nenhum ...

Quanto ao comentário do ODogueAlemão sobre abater os velhos nos hospitais ... por vezes a medicina tambem é cruel nos seus esforços e muitos dos procedimentos feitos em hospitais em prol da saúde não são mais do que um mero adiar do inevitável e um prolongamento do sofrimento para o paciente!
Nem sempre salvar uma vida é o mais importante, na minha opinião ... mais importante é salvar uma vida que depois terá qualidade para ser vivida sem sofrimento e sem se ficar vivo apenas porque esta de olhos abertos.
Este meu pensamento tambem se aplica aos animais, por muito frio ou cruel que vos pareça!

Abraços
Rosário
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado nov 17, 2007 2:46 pm

Nem sempre salvar uma vida é o mais importante, na minha opinião ... mais importante é salvar uma vida que depois terá qualidade para ser vivida sem sofrimento e sem se ficar vivo apenas porque esta de olhos abertos.
Este meu pensamento tambem se aplica aos animais, por muito frio ou cruel que vos pareça!
100000000% de acordo, para com os animais ainda podemos ter o ultimo gesto de amor quando deixam de ter qualidade de vida eutanaziando-os, infelizmente com as pessoas não o podemos fazer.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
isnf
Membro Veterano

sábado nov 17, 2007 2:50 pm

kitten Escreveu:
100000000% de acordo, para com os animais ainda podemos ter o ultimo gesto de amor quando deixam de ter qualidade de vida eutanaziando-os, infelizmente com as pessoas não o podemos fazer.
Tambem concordo, o dono podia fazer as ultimas para o salvar, mas pensou que o melhor era ele nao sofrer mais, fez o que era certo :( ...
Responder

Voltar para “Cães”