Sinceramente a sonda do termometro deve estar junto ao cabo/tapete de aquecimento, contacto directo, fazendo elevar 2º a 4º a temperatura, vamos obter a temperatura desejada para o nosso animal, mas atenção... não sejam picuinhas... não é preciso EXACTAMENTEEEEEEEEEEEE os 28º, se a temperatura no Habitat natural fosse assim tão certinho... era mt bom, mas não é.
Como sei que me vão dar um tiro por causa desta resposta umas pessoas que eu cá sei :p Eu sou do tipo, tenho um terrário de um DB por baixo que precisa de uma lampada a aquecer o Spot a 38º, por cima tenho um terrário que é aquecido com essa mesma lampada e está a 33º, na cama onde ele está em contacto tem 30º, a temperatura recomendada para ele é de 28º, isso não vai matar, nao vai queimar, quando se fala em queimar tem a ver com temperaturas abusivas que quando se mete a mão até nós nos sentimos a queimar.
Eu sou simples e eficaz, todos os meus terrários de baixo sao aquecidos por lampada e os de cima aquecem-se com a própria lampada de baixo, lembrando que os meus terrários de baixo sao ou de Saurios que recomendo sempre a utilização da lampada para aquecer ou cobras arboricolas e/ou semi-arboricolas. Sempre tive bons resultados, nc tive problemas, e nc tive um animal queimado, reduzo na altura que necessito de regular a temperatura para futuramente criar, faço o ciclo dia e noite conforme a altura do ano que estamos e... sempre com bons resultados.
O unico caso que uso tapetes e cabos sao nos artropodes e no terceiro andar de terrários

anokas, sinceramente não percebo a tua ideia de misturares faia com humus.