Sealords,SeaLords Escreveu: 1º e 2º Os nódulos de que tanto se fala são tumores malignos da mama. São "criados" devida à sucessiva estimulação da glândula mamária pelos estrogénios, produzidos na primeira fase do cio. A ÚNICA maneira de os prevenir é esterilizar a cadela antes do 1º cio (eventualmente antes do 2º cio). A esterilização após o 2º cio não diminui o risco da cadela desenvolver tumores mamários mais tarde.
3º Todas as cirurgias têm risco. Não há cirurgia de risco zero. Mas se a cadela for saudável, fizer análises pré-operação e se recorrer a anestesia gasosa, muito mais segura, o risco é muitíssimo reduzido.
4º Se uma cadela tiver uma ninhada pode ter:
- distócia
- metrite
- mamite
- tetania de lactação
- caquexia
- diabetes
e mais que agora não me lembro
Se uma cadela não tiver uma ninhada
- agradece imenso não ter um bando de crias chatas a moer-lhe o juizo
Eu ia esterilizar as minhas cadelas, mas uma já tem 8 anos e já teve uma ninhada de cães e a outra (que é filha) tem 5 anos, assim posso concluir que não vale a pena submeter as cadelas a uma cirurgia????? A intenção era reduzir a probabilidade de tumores mamários....
Em relação ao seu ultimo parágrafo, não me soa nada bem. Dá-me a entender que é completamente contra a que as cadelas sigam o seu ciclo natural. Isso é contra a lei da natureza e mais, nunca acho que são um bando de crias chatas a moer o juizo. Gosta de animais?
Miau