Gatinhos Persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

asmf
Membro
Registado: domingo fev 24, 2008 12:02 pm

terça fev 26, 2008 7:51 pm

Obrigada Kyaraa!

Siissii são mesmo muito lindos!! Têm o "colar", ficam muito fofos!!!

Já vi as duas meninas que a senhora tem, e acho que vou ficar com a fumada!! Gostei muito dela :)
Última edição por asmf em terça fev 26, 2008 7:59 pm, editado 1 vez no total.
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça fev 26, 2008 7:54 pm

Parabens pela escolha :wink:
<strong>Ana</strong>
MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

terça fev 26, 2008 7:57 pm

:lol:
Depois queremos vê-la :P
Eduarda Couto
asmf
Membro

terça fev 26, 2008 8:01 pm

Vou buscá-la sexta, mas depois coloco aqui foto!!

É uma gatinha muito desejada e vai ser a primeira!

Vocês que têm mais experiência com gatinhos não me querem dar alguns conselhos? :D
asmf
Membro

terça fev 26, 2008 8:32 pm

Lembrei-me que tinha aqui uma foto da gatinha!

Não se vê é muito bem!
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça fev 26, 2008 10:05 pm

asmf Escreveu:Vou buscá-la sexta, mas depois coloco aqui foto!!

É uma gatinha muito desejada e vai ser a primeira!

Vocês que têm mais experiência com gatinhos não me querem dar alguns conselhos? :D
primeiro tem de comprar tudo aquilo q nao vem com o gato :lol:
comedores, arranhadores, cama, brinquedos,corta unhas, escova, caixote, areia, raçao (a msm q ta a comer agr)
e depois sim leva-la ao vet p verificar a sua saude.
e muitos mimos e festinhas e mt amor p toda a vida
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 26, 2008 10:16 pm

Olá.

O gato persa precisa de cuidados diários com o pêlo e com os olhos e de tomar banho (e ser muito bem seca e penteada depois) pelo menos a cada quinzena, ou arrisca-se a em vez de ter um gato fofinho ter um gato maltratado e coberto de nós de pêlo. Há quem faça a tosquia higiénica do pêlo da barriga. Penso que deve fazer uma pesquisa sobre as necessidades de manutenção do animal que não são tão simples como ter um gato de pêlo curto.
É bom habituar o animal de pequeno ao banho, à escovagem e ao barulho do secador...

É uma raça que dá imenso trabalho se bem que gratificante pela sua beleza (para quem gosta) mas que também sofrem abandonos por isso, não são poucos os persas que são abandonados ou dados porque as pessoas chegam à conclusão que é demasiado trabalhoso.

Cumprimentos.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

terça fev 26, 2008 10:21 pm

dinodane Escreveu:Olá.

O gato persa precisa de cuidados diários com o pêlo e com os olhos e de tomar banho (e ser muito bem seca e penteada depois) pelo menos a cada quinzena, ou arrisca-se a em vez de ter um gato fofinho ter um gato maltratado e coberto de nós de pêlo. Há quem faça a tosquia higiénica do pêlo da barriga. Penso que deve fazer uma pesquisa sobre as necessidades de manutenção do animal que não são tão simples como ter um gato de pêlo curto.
É bom habituar o animal de pequeno ao banho, à escovagem e ao barulho do secador...

É uma raça que dá imenso trabalho se bem que gratificante pela sua beleza (para quem gosta) mas que também sofrem abandonos por isso, não são poucos os persas que são abandonados ou dados porque as pessoas chegam à conclusão que é demasiado trabalhoso.

Cumprimentos.
Subscrevo tudo :wink:
Ter um gato persa é fantástico, mas para manter a beleza que vemos "nas fotos" é preciso muito trabalho DIÁRIO :wink:
Felizmente existe um inúmero número de produtos que ajudam em muito nesta tarefa :D

Caso a forista pretenda informações sobre os mesmo, basta solicitar que enviarei por PM :wink:

Boa sorte na sua aquisição :)
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Kyaraa
Membro Veterano

terça fev 26, 2008 10:28 pm

Será também de extrema importância consultar este tópico:

:arrow: Como dar banho, tratar e preparar um gato Persa
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... EAlo+persa

:wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 26, 2008 10:34 pm

No meio de tanta conversa fofa, esquecem-se do essencial que se deve saber quando se pensa em adquirir um gato persa... :|
Kyaraa
Membro Veterano

terça fev 26, 2008 11:04 pm

dinodane Escreveu:No meio de tanta conversa fofa, esquecem-se do essencial que se deve saber quando se pensa em adquirir um gato persa... :|
Bem verdade :|

Um gato persa requer mesmo muitos cuidados e atenção (não só emocional).
Os olhos e o grooming são, de facto, um trabalho diário e constante, eu que o diga... :roll:

O post que indico no post acima dá para ter uma boa ideia de como é ter e MANTER um persa...
asmf
Membro

quarta fev 27, 2008 8:08 am

Dinodane esta decisão de ter um gatinho foi muito bem pensada, antes pesquisei sobre os cuidados diários que os persas têm que ter.

A dona dos gatinhos, quando falei com ela pela primeira vez, também me disse logo que têm que ser escovados todos os dias, limpar os olhinhos diariamente porque como têm o narizinho pequenino choram muito, dar-lhe banho com champo e condicionador apropriado para evitar os nós....

Também me disse para, se pudesse, comprar silica em vez da areia normal porque como têm o pelo comprido assim não fica agarrada.

A gatinha já usa a caixa, mas agora pode estranhar...

Eu gostava era mais de saber como é que vocês conseguem evitar (se é que é possível!!!!) que os gatinhos não arranhem os sofas!!

E, por exemplo, com que regularidade cortam-lhes as unhas.

E se ela estranhar a casa e fizer as "coisinhas" fora da caixa como é que lhe volto a ensinar a ir à caixa?

Ah!! e o tipo de escovas que têm para eles? É que já vi uma quantidade tão grande de escovas :D

Já agora, onde costumam comprar a ração? no vet, loja de animais, hipermercados, lojas online....

Obrigada a todos :P
MERCI
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:44 pm

quarta fev 27, 2008 10:10 am

olá asmf, bom dia! antes de mais gostaria de felicita-la pela decisão que tomou de adoptar um persa. são animais fantásticos e o trabalho que dão é em muito compensado no carinho e amor que retribuem aos seus donos.
quanto ás unhas, eu de inicio cortava as unhas a ambas (tanto á mimi como á kittie) durante os primeiros 8 meses, assim nunca se habituaram a puxa-las nos sofás nem em quelquer outra coisa. uma boa solução é também comprar um arranhador. agora não preciso corta-las pois puxam-nas lá. não me estragam nada.
eu tenho uma escova e um pente. com o pente tiro qualquer nosito que se esteja a começãr a formar e a escova para a escovagem diária. deve ser macia de modo a que não se torne um sacrificio para o gatinho ser escovado. mas também pode pedir opinião na loja de animais.
quanto á ração eu optei por dar a RC comprada na veterinária, pois apesar de já ter experimentado outras, acho que esta é melhor tanto para a saude(pois ja tive um problema de intestinos grave com amimi devido á ração que lhe dava) e tambem porque deixa o pelo mais macio e brilhante.
boa sorte com a sua menina e lambidelas da kittie e da mimi.
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta fev 27, 2008 12:20 pm

Quanto ao problema da caixa da areia, o mais provável e não ter qualquer problema em habituar a gatinha à sua nova caixa mas para minimizar esses risco ao máximo, pode sempre pedir à criadora um saquinho com um pouco da sua areia usada para colocar na areia nova, ficando esta com o seu cheiro. Para além disso, convém começar com o mesmo tipo de caixa a que está habituada (aberta ou fechada) e mostrar à gatinha, mal chegue a casa, onde fica a sua caixa nova.

Relativamente às unhas, um arranhador (pelo menos) é indispensável. Os de sisal são os mais atractivos para os gatos. Como já foi dito, convém habituá-la desde logo a cortar as unhas (só as pontinhas e só a parte transparente) mas vou discordar com a Merci quanto a deixar de cortar depois de adulto. Mantendo as unhas sempre curtinhas diminui os danos que poderá fazer nos objectos e em si, para além de evitar que fiquem presas ou que se curvem para dentro das almofadas das patas. Caso apanhe a gatinha a arranhar alguma coisa, pode desencorajá-la dando-lhe, por exemplo, um esguicho de água e colocando-a junto do arranhador.

O pêlo... Embora já tenha sido dito por vários foristas e a própria criadora, reitero: tem de ser escovada todos os dias e desde já. Conheço muitos donos que caíram no erro de não habituar o gato desde pequeno a ser escovado por achar desnecessário e que agora vêem-se vesgos para se aproximarem dos gatos com um pente. Não caia no mesmo erro. Deve prestar particular atenção às áxilas (dianteiras e traseiras), à zona por trás das orelhas, e a parte de trás das pernas traseiras, pois é aqui que mais frequentemente se formam nós. Nunca se deve deixar atrás um nó, por mais pequeno que pareça, pois rapidamente se torna numa massa emaranhada que terá de ser cortada. Eu, pessoalmente, prefiro o pente (metálico de dentes largos) para o grooming diário, pois a escova mais facilmente deixa atrás nós. É de todo desaconselhável usar uma cardadeira (escova com pins metálicos curvados) regularmente porque arranca muito pêlo, embora possa ser útil para desembaraçar nós.

Quanto à ração, também gosto da Royal Canin mas cada gato é um caso diferente e deve escolher a que melhor se adequa à sua gatinha. Convém começar com a mesma ração que está a comer actualmente e caso entender mudar para outra, deve fazê-lo gradualmente para evitar perturbações intestinais (diarreia :lol: ), misturando a ração nova com a antiga, aumentando todos os dias a quantidade da nova, ao longo duma semana. Uma boa ração deve ter carne em primeiro lugar na lista dos ingredientes e não se encontram nos supermercados mas sim nos vets e nas lojas de animais.

Boa sorte com a sua nova persinha e não se esqueça das fotos! :wink: [/b]
asmf
Membro

quarta fev 27, 2008 5:49 pm

Olá!

Agradeço desde já todos os conselhos que me deram.

Já fui comprar a caixinha (aberta porque a da criadora também é), silica (porque a criadora diz que é melhor), 1 arranhador (tem uma cabeça de rato e rabo com um guizo, acho-o muito atractivo!!!), caminha, umas bolinhas com guizo, comedouro.

Penso que me fica a faltar a as escovas, tesoura para cortar as unhas, uma mantinha para quando for ao vet.

Depois tenho que comprar o champo e amaciador (já agora... com que idade se costuma dar o primeiro banho?).

Para limpar os olhos costumam usar o quê? soro fisiológico e discos de algodão?

Desculpem a quantidade de perguntas... mas quero estar preparada!
Responder

Voltar para “Gatos”