Deve-se dar cálcio durante a gestação?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kimera
Membro Júnior
Registado: segunda mar 24, 2003 9:28 pm

terça abr 08, 2003 9:46 pm

Não Miau, não dei quaisqueres suplementos á minha cadela durante a gestação. Ela teve apenas dois filhotes,um macho e uma fêmea. A fêmea sobreviveu e ficou bastante forte, mas o macho nasceu com uma deficiência nas patas trazeiras. Esteve durante 2 semanas com talas e efectuámos fisioterapia, contudo não sobreviveu... :cry: Felizmente agora tenho mais um animal aqui no "jardim zoológico" chama-se Atena e é uma cedelita Pit Bull muito linda :D
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

terça abr 08, 2003 10:27 pm

Que ração é que deu durante a gestação? E qual era a raça?
Kimera
Membro Júnior
Registado: segunda mar 24, 2003 9:28 pm

terça abr 08, 2003 10:56 pm

Ela sempre comeu a ração que se comprava na loja dos animais(seca).
Era uma cadela rafeira semelhante ao cão que aparece na foto que está no meu albúm o Bethoven (castanho fogo).
sunymok
Membro
Registado: quinta fev 13, 2003 12:20 pm

quarta abr 09, 2003 9:02 am

[quote=Kimera]
[quote=Amitraz]
O problema é um bocadinho mais complexo.

O problema da suplementação durante a gestação é que não leva a essa hipertrofia da paratireoides, pelo que o organismo da cadela vai ter muitas dificuldades no pós-parto, que é quando a exigência de cálcio é maior (muito), para a lactação. Se tiver tido suplementos o organismo não está preparado e não consegue manter a tal normocalcémia, pelo que surge um problema conhecido por eclampsia ou hipocalcémia pós-parto. Esse problema é uma urgência e se não for tratado pode acabar na morte da cadela. Peso que terá sido isso que terá acontecido à cadelita da kimera...as fracturas do cachorrito poderá ter sido devido a uma distócia também, pode não estar relacionado.

Sim, creio que essa conclusão será a mais correcta, visto a minha cadelinha não ter falecido durante o parto, mas 2 semanas mais tarde durante a lactação.

cry cry
[/quote]

A resposta do Amitraz foi bastante clara, obrigada. Eu tinha essa ideia, porque uma veterinária já me tinha explicado o problema, mas não consegui explicar de uma forma credivel.

Mas pela sua resposta pensei que a cadela tinha tomado suplementos, o que originou a eclampsia ou hipocalcémia pós-parto. O seu caso veio contrariar esta justificação... Que medo! :o

Miau
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta abr 09, 2003 9:25 am

Amitraz Escreveu: Que ração é que deu durante a gestação? E qual era a raça?
Quando a minha boxer teve ninhada, durante os últimos 15 dias de gestação e nos primeiros 15 dias da ninhada, a conselho do Vet, esteve a comer ração de cachorro da Eukanuba. Foram feitas as análises e estava tudo normal, mas como ela tinha que amamentar e ia ficar fragilizada, a ração de cachorro tem suplementos de vitaminas e cálcio q.b. adequadas ao crescimento. Assim, a qualidade do leite estava garantida e a saúde dela também ;) . No entanto, aconselho sempre as análises ao sangue. Não custa nada, demora 5 minutos e é a única maneira de se ter a certeza que o animal tem carências... :)
Responder

Voltar para “Cães”