será que ela nao aprende

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

quarta abr 16, 2008 7:51 pm

Ponha-a na varanda quando ela acorda e diga: - Vai fazer xixi! (e aponte para o sitio) Insista algumas vezes. Se fizer, diga: Muito Bem! Recompensa-a e traga-a para casa. Se não fizer, não a deixe entrar em casa enquanto não fizer. De vez em quando vá espreitar, e se não fez volte a dizer o mesmo, e não a deixe entrar caso não faça. Costuma ser remédio santo! Normalmente não demoram muito tempo a fazer porque estão apertados. E ao fim de alguns dias já não demoram nada porque percebem a táctica.

Há que lembrar que até pelo menos aos 5/6 meses eles não se seguram, por isso, embora façam quase sempre no sitio certo, podem muito bem de vez em quando fazer fora.
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

quarta abr 16, 2008 9:12 pm

okay, vou fazer isso novamente e desta vez não a deixo sair. Eu costumo fazer isso, mas ela faz sempre ao lado. Mas vou persistir mais :wink:
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

quarta abr 16, 2008 10:21 pm

Bem… não lhe garanto que ela vá fazer no sanitário. Não é nada fácil ensina-los a fazer neles. Isto porque abrangem um espaço muito pequeno, e ainda por cima o cão tem de subir um ligeiro degrau (que acaba por o distinguir do chão, e para o cão é quase como se estivesse a fazer numa decoração da casa).
Mas se fizer como digo pelo menos é quase certo que fará na varanda, e não no tapete da sala. :D

Pode também tentar habitua-la primeiro ao jornal no chão. Assim que esteja 15 dias certinha a fazer no jornal, pode pôr o jornal em cima do sanitário, e depois ir reduzindo muito gradualmente o tamanho do jornal, de forma a ficar só o sanitário. Não sei se resulta… é só uma ideia.
jclarinos
Membro Veterano

quinta abr 17, 2008 12:15 am

é uma boa ideia, posso realmente fazer isso...vou tentar. Ela já está a fazer menos na sala e mais lá fora na varanda, sem ser no sanitário claro. Já deve estar a associar a rua á varanda, ao menos isso. Vou tentar então;) obrigada aldaa
loucao
Registado: segunda nov 05, 2007 10:09 am

quarta abr 30, 2008 1:44 pm

3dogs Escreveu:Também à em lojas de animais e nos grandes supermercados à venda uns produtos onde substitui os tradiçionais jornais, que ajuda os nossos amigos a irem fazer as necessidades nesse sitio (é parecido com as fraldas).

É mas higinénico, pois tem uma pelicula que não deixa passar (principalmente a urina) para o chão.
Eu comprei e comigo funcionou foi o que utilizei para o Tobias.
não ne sabe dizer o nome? è que eu tenho andado a procura e ´~ao encontro e talvez co o nome seja mais facil.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta abr 30, 2008 3:46 pm

Olá,eu compro uns resguardos daqueles que se coloca na cama das crianças,ou pessoas acamadas para não passar o xixi para o colchão,encontras perto das fraldas descartaveis de bébé ou de adulto ,é uns quadrados do mesmo material das fraldas ,só que pláno não deixa passar cheiro pois o algodão absorve muito ,é melhor que o jornal pois é proprio para essas coisas ,nas lojas de animais tambem encontras isso ,mas normalmente é mais cáro ,um abraço :wink:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
loucao
Registado: segunda nov 05, 2007 10:09 am

quarta abr 30, 2008 4:06 pm

keitinha Escreveu:Olá,eu compro uns resguardos daqueles que se coloca na cama das crianças,ou pessoas acamadas para não passar o xixi para o colchão,encontras perto das fraldas descartaveis de bébé ou de adulto ,é uns quadrados do mesmo material das fraldas ,só que pláno não deixa passar cheiro pois o algodão absorve muito ,é melhor que o jornal pois é proprio para essas coisas ,nas lojas de animais tambem encontras isso ,mas normalmente é mais cáro ,um abraço :wink:
ok.obrigado, mas diz me so mais uma coisa, poe se o spray para eles fazerem so ai em cima na mesma?
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta abr 30, 2008 4:33 pm

Olá,as primeiras que comprei foi na loja de animais e já vinha com o cheiro que os atrai,depois eles conhecem os ditos resguardos e fazem sempre ali,já mudei muitas vezes de casa e eles fazem sempre onde eu coloco o resguardo,mas se tem o spray ,asperge em cima do resguardo.Eu como lhe disse comprei as de treino na loja de animais que já vem com o dito cheiro que os atrai a fazer xixi ,só depois de eles saberem é que mudei para as de humanos que sai mais economico :wink: Mas tambem pode ,quando eles fizerem xixi molhar um pouco do resguardo e assim já vai ter o cheiro do xixi deles,é uma ideia,não sei dizer se esse spray funciona pois nunca usei.Boa sorte
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
jclarinos
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 3:36 pm

Hehe finalmente a minha menina aprendeu a ir á varanda...não faz no sanitário, mas ao menos faz na varanda!! Já há uma semana que só vai á varanda. Estou mesmo feliz! :D
Anarsvv
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 09, 2008 2:29 pm

jclarinos Escreveu:pois a minha está a ser um grande dilema...ela já se sabe sentar, rodar, por-se em pé, dar a pata, mas ainda não sabe fazer xixi no sitiu certo :evil: eu tenho um sanitario para caes na varanda, e sempre que acordo ponho-a lá em cima e ela deita-se e fica olhar para mim durante imenso tempo, depois eu viro-me e ela faz no meio da sala grrrr isto já vezes sem conta, já nao sei que inventar mais.

hehhe a minha cadelinha é a mesma coisa! Quando a levo ao quintal (que ela tem lá um grande espaço com relva para fazer , tem 2 maseu levo-a ao mais pequeno porque o maior e o 'parque de brincar' dela hehe) quando a levo ao quintal ela não faz, mas chega dentro de casa faz logo nos tapetes! Meu deus... a primeira semana que ela tava cá era raro ver prendinhas dela, pq sempre que a levava ao quintal ela fazia era lá, agora levo-a e ela fica é a olhar para mim, fico lá imenso tempo e ela não faz nada! Quando a trago para casa faz logo... :evil:
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

terça set 09, 2008 2:37 pm

Bem, pelo menos já vi que não sou só eu que tenho problemas destes!

Apetrechei-me com tudo antes da chegada da Kikas, resguardo, spray, jornal. O spray, sempre que aplico, é certinho que não faz NADA no jornal. Em vez de educativo como diz no rótulo, deveria dizer repulsivo. O reguardo é útil, costumo colocar jornais por cima. O problema é que, se em alguns dias, as coisas até parecem encaminhadas, noutros é para a desgraça. Os sólidos, salvo raras excepções, são sempre no sítio, os xixis, salvo raras excepções, são SEMPRE fora.

A técnica do apanhar em flagrante não serve, tanto para castigar como para recompensar, porque raramente a apanho em flagrante. Quando vi, já fez, seja dentro ou fora. Apesar de quando a apanhei no jornal lhe ter feito uma grande festa com direito a biscoito e tudo...

Será da idade? Melhora com o tempo?

Eu sei que ela sabe quando faz errado, porque, mesmo que eu não diga nada (algumas vezes, 2 a 3, apanhei-a em flagrante, ralhei, levei-a ao jornal e mandei-a para a cama dela uns minutos), porque não a apanhei no acto, ela vai directamente para a cama dela, assim que se descuida.

Eu só queria que ela fizesse os xixis também no jornal, e tal não acontece. O jornal está colocado no lado oposto da divisão, da cama e dos comedouros, e mesmo durante a noite, só lá faz os cocós. Até coloquei luz de presença, não fosse da escuridão e, mesmo assim, nada.

Sugestões???
dnisy
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 1:48 am
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

quinta set 11, 2008 12:31 am

mafaloureiro

Olá!

Seu cãozinho é recém chegado em casa e se lhe servir de conforto posso dizer que vai aprender sim, mas mesmo depois de aprendido precisará persistir para que mantenha-se obediente, pois tendem a testar a possibilidade de fazer o que querem. Por isso será necessário bastante firmeza, paciência e determinação.

Boa sorte :wink:
Kauita
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2008 12:49 pm

terça set 16, 2008 1:39 pm

Boa tarde a tod@s,

Esta é a minha estreia por aqui e antes de mais Parabéns, está impecável!!
Eu sou a dona do Niko que tem 3 mesinhos e meio.
O Niko já vai á rua desde que completou o plano inicial de vacinação. O sucesso é de, no meio de 3 a 4 idas por dia, apenas 2 "residuos sólidos"!!
Sabemos (e já tive a oportunidade de ler neste fórum) que é necessário ter calma mas ele por vezes depois de 1 hora na rua vem fazer o xixi á porta da entrada de casa, parece até que vem aflito! :(
Ele dorme na cozinha aonde tem o espacinho e as coisinhas dele incluindo o tapete do xixi. (Desistimos dos jornais pois ele brincava com eles até os desfazer cozinha fora.) Mas os xixis e o "resto" é feito aonde lhe apetece. :oops:
Quando está solto pela casa é também aonde lhe dá a vontade que os faz!:oops:
Estamos a educá-lo ralhando um pouco com ele e mostrando depois o sítio aonde fazer mas até ao momento nada. É desesperante pois por vezes não conseguimos ver aonde fez e pumba....chinelo molhado!
Vamos continuar nesta "batalha" pois ele merece isso mas há dias em que custa muito ver a casa suja. :|
Ele compensa-nos com a sua companhia (é a nossa sombra), com as suas brincadeiras e miminhos! Mas no dia que fizer as necessidades na rua... bem soltamos um foguete!!!! :D :D :D
citadp
Membro
Registado: domingo set 07, 2008 6:51 pm
Localização: Estrelinha (yorkie), Tartaruga, peixinhos no aquário

quarta set 17, 2008 1:25 pm

a minha estrelinha faz tres meses dia 29, fazer no jornal, NUNCA até hoje!! :D
Faz pela cozinha fora e pela casa quando se apanha livre...sei que ainda é cedo, mas ás vezes temos q insistir.
<p>Ana Pereira</p>
<p>&nbsp;</p>
Kauita
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2008 12:49 pm

sexta out 03, 2008 7:52 am

Olá,

Fiz dia 1 de Outubro 4 mesinhos e ainda faço quase tudo aonde me apetece. Na rua é que não, não quero :oops: :oops: :oops: :oops: :x
Á noite, como ainda não faço xixi na rua, fico fechado na cozinha e já faço tudo no meu tapete :D . Agora quando me abrem a porta... :roll: é onde calha.
Chego a estar 2 horas na rua mas guardo tudinho para vir fazer assim que as minhas patinhas entram em casa :o :!: :o :!:
:D
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”