Fazer criação de papagaios - conselhos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

domingo jul 13, 2008 3:43 pm

Boas tardes!

Obrigado pela participação de todos os foristas, especialmente a do lmgcardoso pelo excelente tutorial que aqui deixou. Apesar de ter conhecimento de páginas como a que aqui foi indicada, www.naturezactiva.com, do participante kikolb, decidi criar este tópico pelo facto de haver aqui, assim se espera, interacção. Assim que for possível, darei mais informações sobre o espaço que tenho para proporcionar o máximo de conforto e liberdade aos bichos, mas adianto já algumas coisas. Vamos por partes:

local: varanda. É um sítio tranquilo na medida em que não é um local de passagem. Porém, como qualquer pessoa que vive na cidade, há o inconveniente de haver carros a passarem constantemente, mas isso não chega a ser problema, visto os papagaios adorarem estar à janela a ver os carros a passar.

gaiola: lmgcardoso, se achas que as tuas medidas são poucas, as minhas ainda conseguem ser menores. Infelizmente terei de mandar que fazer uma, pois tenciono que seja com dois pisos, um para os meus papagaios (amazona amazonica), outro para futuros papagaios, de maior porte, como um cinzento ou aestiva.As medidas que tenho em mente para os amazónicos são: 0,67m (L) x 0,80m (P) x 0,70/0,80m (A). Para os outros: 0,67m (L) x 0,80m (P) x 1m (A). No total: 0,67m (L) x 0,80m (P) x 1,80/1,90m (acrescentei 0,10m para os rodízios).

Algumas considerações sobre o espaço: a largura é pequena por, embora a varanda tenha um pouco mais, cerca de 0,80m, não ser conveniente que ultrapasse esse valor dado o tamanho das portas cá de casa, como a que dá acesso à sala e a da varanda, ter 1 cm a mais, ou seja, 0,68m. Em caso de aflição, ou mesmo de limpeza, o que quer que seja, convém que seja algo prático, para que possa ser removida e transportada com facilidade; a profundidade não gostaria de exceder o 0,80m (pronto, pode ir aos 0,85m) porque depois ocupa uma grande parte da primeira janela, apesar de esta estar sempre fechada, para que o sol não incida sobre eles; a altura creio que seja adequada quer para uns, quer para outros, mas opiniões aguardam-se.

Há uma coisa importante, creio, a realçar para o meu caso: os meus papagaios passam mais tempo cá fora, a olhar para a janela, como referi, do que propriamente na gaiola. Só o fazem quando querem comer ou dormir. Aliás, o meu objectivo é proporcionar, cada vez mais, formas de eles exercitarem o voo, que façam mais exercício, de modo a não ficarem entediados. É por isso que tenciono pôr, na parte lateral da varanda e na parte traseira, grades ou cordas, para eles treparem, onde estará também o ninho.

ninho: creio que vai ser muito difícil fazê-los ambientarem-se ao ninho, porque constato que estes, à semelhança do outro que tive, têm medo de madeira ou algo semelhante. Quando adquirir um, terei de fazer esse esquema de apresentação.
Quanto ao tamanho, estava a pensar, como é dito em alguns sítios, como a página que já foi referida, em 0,30m (L) x 0,30m (P) x 0,60m (A). Até acho que, para o tamanho dos meus papagaios, é muito, mas vou optar pelo mais seguro. Confesso nunca ter visto de perto um ninho para papagaio, daí não saber como é. Só sei que costuma ter um buraco, a tal "porta" que é referida. Quanto à outra porta, a de acesso, é uma boa sugestão. Suponho que os ninhos, infelizmente, não venham com elas.

Sou um nabo quanto a bricolage, por isso pergunto se alguém tem conhecimento de quem possa fazer, em Lisboa, um ninho personalizado, como o que o lmgcardoso apresenta, mas com as dimensões que acabo de dizer? Se sim, envie-me uma mp, s.f.f.

Sobre o sistema de vigilância, colocarei questões brevemente no tópico que indiquei. Quando o fizer, aviso aqui.

papagaios: os papagaios estão juntos desde o início, porque já eram um casal quando fui buscá-los (já agora, quem tenciona comprar um papagaio, ainda que caros, aconselho sempre que tenham dois, mesmo que não sejam macho e fêmea, porque nem sempre estamos com eles e assim, para fugirem ao tédio, brincam um com o outro. Eu posso falar por experiência de ter tido um, com quem passava muito tempo e ele amuava se eu estava ausente durante um dia, havendo uma total dependência de nós e também nossa deles, muito mais visível quando nós perdemos o nosso amigo) e, estranhamente, o macho é muito mais meigo que ela (ela já me deixa, uma ou outra vez, tocar-lhe), embora ele, como indicas, seja territorial.
Apesar de se darem muito bem (foi um dos motivos para os ter comprado, porque custava-me separá-los), não há certezas que sejam compatíveis sexualmente. Nunca é demais dizer que isso, para mim, não é o mais importante, mas confesso que gostaria que fosse possível, pelo menos, ter mais uns quantos cá por casa.

Li algures, não sei bem onde, que a melhor altura para reprodução é de Janeiro a Agosto. Confirmas(m)? Para mim, que sou leigo, acho que qualquer altura é boa reprodução, mas é capaz de haver uma fase para isso.

Outra coisa: quando fui à loja comprá-los e falei com o dono, que é criador, ele disse-me que uma forma de termos mais ovos ao longo de um ano é sermos nós a tomar conta das crias e não os progenitores. Assim dará com que eles fiquem menos cansados e tenham mais tempo para eles. Se houver postura, como nunca criei qualquer animal e não tenho interesse de ter muitos ovos, acho que vou deixar essa tarefa para os pais, a menos que sejam inexperientes.

De momento não me ocorre mais nada. Assim que puder, coloco fotos do espaço que lhes é destinado ou informações sobre a varanda, para receber uma ou outra dica. Uma vez mais, muito obrigado.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jul 14, 2008 6:02 pm

Olá,
Eu peço desculpa, mas não percebi muito bem as medidas que indicou que as suas gaiolas irão ter!
Não se importa de reformular isso, tendo por base o mesmo 'sistema' de medidas indicado pelo forista lmgcardoso e que eu reproduzo em baixo?
As dimensões que possuo nos meus viveiros são
1,22 de comprimento
0,92 de largura
0,86 de altura
VMPH
Membro

segunda jul 14, 2008 9:14 pm

Boa noite.

Eu costumo usar o esquema de medição largura (L) x profundidade (P) x altura (A). Pondo o equivalente ao que o lmgcardoso indicou, as medidas para a gaiola são:

0,67m de comprimento
0,80m de largura
1,80/1,90m de altura
jlima
Membro
Registado: segunda dez 15, 2003 5:32 pm

quarta jul 16, 2008 12:24 pm

Boas.

Para mim este artigo e deveras interessante e com a participação de todos ainda vai ser mais ainda.
Apesar de eu ser um leigo nesta materia mas partilhar o gosto pelas aves especialmente de bico curvo gostaria de voltar um pouco atrás deste topico para que alguem esclarece-se algumas situções que ao ler suscitou duvidas.

A primeira foi quando o lmgcardoso referiu que quando o casal não der conta do recado na criação das crias devido a sua falta de experiencia a gente deveria retirar as crias em dificuldade e aqui eu gostava de questionar mas e ambiguo pois o tempo de retira-las e complicado mas deve haver ali um periodo que elas tem que estar ao pe dos pais, pois é ai que são transmitidas as defesas necessarias a sua sobrevivência.

Outra seria no contexto do seguimento da questão acima que é o tipo de aquecimento deverá ter para manter as aves com a sua temperatura( quantos graus)corporal ser a ideal(artificialmente devido a ausência dos pais) e aqui acho que e alguma coisa relacionado com as incobadoras (soluções acho que as caseiras seriam as ideais).

Outra questão prendesse alimentação das mesmas ou seja quantas tomas deverão ser alimentadas por dia mediante o crescimento.
Já que a comida em si são papas (devem -se dar vitaminas extra papa)que existe a vender em varias lojas da especialidade com um leque de escolha de marcas ja bem aceitavel.

Na questão do anilhamento quando esta deve ser feita ou seja quando eles nascem até anilhar quantos dias vão e já agora que tipo de anilha.

Em relação as medidas dos viveiros acho que devia ser dado tambem para quem tenha a possibilidade de fazer viveiros maiores quais seriam as ideais.

Não sei se estas questões vem de encontro mas ao ler foi o que fiquei para já com mais duvidas.

jorge
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta jul 16, 2008 6:28 pm

Caro forista jlima

Muito obrigado pela sua intervenção, bastante pertinente e interessante.

Hoje em dia não é preocupante retirar um filhote do ninho mesmo em tenra idade. Há quem deixe ficar as crias em processo "in natura" até aos oito dias e depois retire a cria para acabar de a criar À mão.
Existem papagaios que nunca tiveram qualquer tipo de contacto com os progenitores (caso da incubação artificial)
Os preparados (papas para Criação) hoje em dia são tão completos que suprem as necessidades das crias por completo (caso nutribird para criação, agora neste momento falha-me a referencia, mas penso ser P19).

Mais simples será você criar uma caixinha simples com uma lampada de infra-vermelhos (termo-aquecedora) para manter o papagaio em uma temperatura adequada.

A quantidade de vezes que você deverá alimentar o seu papagaio, vem geralmente descrita as quantidades nas bulas ou caixa das papas. Pois as vezes que você deve alimentar a ave depende d otempo de vida da mesma.

Para a construção de grandes viveiros existem inúmeras hipóteses e soluções sendo mais práctico primeiro saber qual será a área que pretende estar disposto a utilizar para a criação do viveiro e depois elaborar os planos necessários para a sua construção.

No entanto deixo aqui uma foto de um viveiro
Imagem

boa sorte
lmgcardoso
jlima
Membro

quarta jul 16, 2008 7:13 pm

Boas lmgcardoso

Antes demais obrigado pela resposta há mina intervenção.

A temperatura dentro da caixinha deveria ser quantos graus mais ou menos e claro?Mas convem ter aquecimento tambem nesta altura do ano ou seja no verão ?

jorge
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jul 16, 2008 7:54 pm

VMPH Escreveu:Boa noite.

Eu costumo usar o esquema de medição largura (L) x profundidade (P) x altura (A). Pondo o equivalente ao que o lmgcardoso indicou, as medidas para a gaiola são:

0,67m de comprimento
0,80m de largura
1,80/1,90m de altura
Olá,
Se me permite um comentário, não concretamente para os papagaios mas para qualquer gaiola, o comprimento é exactamente o mais importante. As aves precisam de voar em comprimento, e numa gaiola pouco usam o voo em altura. Com base nas medidas que indicou, permito-me quase a afirmar que a sua gaiola não será a mai adequada para criar papagaios. Mas o lmgcardoso, conhecedor do tema, será concerteza mais indicado para falar sobre isso.
VMPH
Membro

quinta jul 17, 2008 12:50 am

As medidas não são as melhores, confesso. Porém, não tenho possibilidade de ter mais comprimento. Quando muito, poderia aumentar a largura. Tentarei fazer com que eles se "entretenham" de outras formas, ou seja, no exterior, onde há mais espaço e costumam passar mais tempo. Mesmo que não chegue a haver reprodução, que não é essa a razão por que os tenho, penso que eles terão óptimas condições.

Já agora, faço as seguintes perguntas sobre ninhos ao lmgcardoso:

1) qual o tamanho do buraco de entrada/saída dos papagaios?

2) qual o tamanho do buraco para a câmara de vídeo?

3) qual a altura da porta?

Estou a fazer estas perguntas, pois não tenho jeito nenhum em trabalhos manuais e estou a ver que terei de pedir a quem saiba fazer. Já agora, alguém conhece quem faça ninhos na zona de Lisboa? Se sim, diga aqui ou envie mp, s.f.f.

Obrigado.
kikolb
Membro Júnior
Registado: quinta jun 09, 2005 12:52 pm

quinta jul 17, 2008 1:19 am

Boa noite a todos,

Estive a ver um pouco de todas as respostas ao qual achei bastante interessante a diversidade de opiniões, sendo assim aqui vai mais uma ;)
Desde já também agradeço terem mencionado o meu site como referencia a este tópico e como tal agradeço a vossa presença.

O que foi dito aqui em relação às medidas para a criação de papagaios, não é assim tão linear como descrevem. As medidas dos viveiros e dos ninhos variam de espécie para espécie, e como referiu o nosso amigo PauloC1 é bastante importante que cumpram os míninos exigidos para cada espécie em causa... Digo isto, porque por exemplo os papagaios cinzentos são aves que por vezes não criam em grande viveiros, serve apenas 1 x 1 x 1 m, ao contrario de outros que precisam de mais espaço, porque têm tendência a engordar (Eclectus)... por isso quando quiserem fazer criação, preocupem-se em reunir a informação detalhada de cada espécie em causa.

Para os ninhos existe uma pessoa que os faz por medida ou então já com as medidas necessárias para cada espécie, ninhos com excelente qualidade e preços muito acessíveis! Aconselho vivamente, é de Leiria. O link é http://www.ninhosdesonho.com/

Espero ter ajudado...

Deixo-vos aqui também o link directo da minha webpage com as medidas minimas para os ninhos e gaiolas -

http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=ninhos
Cumprimentos, <strong>
Frederico Lisboa</strong>
O Mundo dos Psitac&iacute;deos
<strong>www.naturezactiva.com</strong>
jlima
Membro

sexta jul 18, 2008 3:19 pm

Boas

Ainda em relação aos aposentos para papagaios estive a ler uns artigos a cerca deles e deparei me que existe criadores especialmente de especies aestivas , amazonas , entre outros psitacideos em que providenciam um sitema de aspressão dentro do viveiro para eles se banharem pois são aves que gostam de se forifarem.
A minha pergunta é sera que se pode ter um sitema desses cá devido a temperatura e clima visto os artigos que li eram de criadores espanhois e como sabem la as temperaturas são bem mais quentes.

jorge
jlima
Membro

sexta jul 18, 2008 3:21 pm

Boas

Ainda em relação aos aposentos para papagaios estive a ler uns artigos a cerca deles e deparei que existe criadores especialmente de especies aestivas , amazonas , entre outros psitacideos em que providenciam um sitema de aspressão dentro do viveiro para eles se banharem pois são aves que gostam de se forifarem.
A minha pergunta é sera que se pode ter um sitema desses cá devido a temperatura e clima visto os artigos que li eram de criadores espanhois e como sabem la as temperaturas são bem mais quentes.

jorge
VMPH
Membro

sábado jul 19, 2008 2:40 pm

Obrigado, kikolb, pela dica dessa página. Assim que possível, irei contactá-los para saber se fazem ninhos por medida. Além das perguntas que já coloquei, para as quais não obtive ainda resposta (façam lá esse favor), vou colocar mais umas quantas:

1) porquê madeira marítima? Qual a diferença desta para a normal, como acontece com os aestiva? (eles, melhor do que ninguém, saberão, mas gostaria de ouvir primeiro a vossa opinião)

2) para esta pergunta, vejam a foto que está em baixo, em que a minha pergunta pode parecer muito estúpida, mas nunca vi ao vivo um ninho, por isso aqui vai: como é que os bichos entram por esse buraco redondo? Que dimensões tem? Ou não entram, isto é, há um buraco na parte de cima? (na foto não é, para mim, visível se há um buraco na parte superior)

Imagem

Obrigado.
jlima
Membro

sábado jul 19, 2008 6:25 pm

Boas VMPH

Em relação a madeira maritima ou seja ao contraplacado maritimo e muinto mais resistente as condições climatericas do que a madeira normal devido a sua maneira como e confecionado pois se reparares e feito por varias camadas de madeira e com isto adicionam produtos para formar a tal resistencia.
Acho e se estiver errado alguem me corriga mas este material era usado para forrar embarcações maritimas e dai e que adevem o nome .
Ou seja podes ter um ninho feito de contrapacado maritimo em que este fique a chuva e em principio não apodrece ao contrario da dita madeira normal ate mesmo para limpeza e mais higienico pois podes lavar com agua que não tem problema nenhum.
Esse e um dos factores pois e usado muinto em dia esta madeira para fazer bancos de jardins ou mesmo revestir edificios exteriores.
Agora o preço isso ai fica ou deve ficar mais caro do que feito com a madeira normal, pois sendo esta e a parte menos boa .

Em relação ao buraco depreendo que tenha o diametro especifico para receber o tipo de ave para que foi projectado o ninho.
Com a ave entra basta por um poleiro em madeira relativamento perto da entrada para facilitar (acho eu alias deduzo que assim o seja)
jorge
VMPH
Membro

domingo jul 20, 2008 3:55 am

Obrigado pelas respostas.

Perguntei, repito, por nunca ter visto um ninho de papagaio ao vivo e por me parecer mesmo muito pequena a entrada. Irei colocar um poleiro por perto (ainda não sei quão perto), mas pergunto: valerá a pena um pequeno poleiro no ninho, como costuma haver à entrada para certas espécies (aratinga, roselas e caturras, entre outras)? Eis um exemplo:

Imagem

Tal como prometido, fiz algumas questões sobre vigilância de ninhos no tópico Filmar interior de ninho. Quem souber da poda ou estiver interessado nisto, está à vontade de comentar.

Obrigado.
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

segunda jul 21, 2008 9:06 am

Caro forista VMPH

Antes de mais gostaria de pedir desculpas pela demora de minha resposta

O buraco que tenho, no ninho, para a entrada e saída das aves é de 12 cms e fica a uma altura de 38 cms
A altura da porta fica a 22 cms
O buraco para a camara, bem isso depende de caso para caso, eu fiz um buraco rudimentar mas tive sempre em mente criar um buraco que desse para uma camara de vigilância, camara de vídeo ou camara fotográfica.

Acho que as medidas apresentadas aqui por você para a criação de seu viveiro são muito limitadas, mas não custa tentar, se não conseguir procriar assim, mude de estratégia.
Coloque o ninho no exterior do viveiro pois assim você não perde espaço que neste caso é muito importante.

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”