Pois voltamos ao velho problema do termo "fase"... Neste caso utilizam o termo "morph" para descrever as diferenças entre os exemplares das várias regiões (embora pense que não sejam ainda reconhecidas qualquer sub-espécie) mas mesmo assim, e pelo meio se referem a fases " Diego Suarez: Found on the northern tip of Madagascar this morph is considered a red phase panther."texuga Escreveu:Mas não são "fases", são mutações morfológicas. Nos pardalis, pelo que percebi, varia o nome pela região de onde vêm ou por quem os descobriu... Pelo menos do que eu li...Thorgarth Escreveu:Texuga olha que não é bem assim...Neste caso, e mal comparado, são um pouco como as m.viridis. Dependendo da região de onde são oriundos (todos de Madagascar) têm variações não só ao nivel da cor como também da forma.
Aqui fica um link exemplificativo: http://www.adcham.com/html/taxonomy/spe ... dalis.html
PS: tive a ler um pouco sobre eles que a minha mulher anda com desejos de ter um camaleão e desde que viu estes no site da terraristika já me deu a dica umas 3 ou 4 vezes....
O problema é que para agravar a situação muitas vezes se utilizam diferentes termos para répteis diferentes, desde o "morph", "regional variants", "Phase", "Locality", etc....